Nightcrawler – Dave Cockrum e Len Wein
Primeira Aparição: Giant-Size X-Men #1, 1975
Nome – Kurt Wagner
Outros Nomes-
Nacionalidade- Alemã (Bavária, Alemanha) Marvel 616
Raça – Mutante
Status - Morto
Primeira Aparição: Giant-Size X-Men #1, 1975
Nome – Kurt Wagner
Outros Nomes-
Nacionalidade- Alemã (Bavária, Alemanha) Marvel 616
Raça – Mutante
Status - Morto
Poderes Mutantes:
Teleporte
- Cheiro de enxofre ao teleportar
- Distancia máxima de poucos quilômetros (3/4 km), dependendo do esforço e a direção.
- Quanto mas próximo, mais fácil. O mesmo vale para direção Norte e Sul, favorável à linha de força magnética da Terra. Teleportes verticais a longo alcance são mais difíceis.
Camuflar nas sombras
Andar pelas paredes
Sua anatomia incomum facilita seus movimentos acrobáticos
Teleporte
- Cheiro de enxofre ao teleportar
- Distancia máxima de poucos quilômetros (3/4 km), dependendo do esforço e a direção.
- Quanto mas próximo, mais fácil. O mesmo vale para direção Norte e Sul, favorável à linha de força magnética da Terra. Teleportes verticais a longo alcance são mais difíceis.
Camuflar nas sombras
Andar pelas paredes
Sua anatomia incomum facilita seus movimentos acrobáticos
Equipamentos :
-Indutor de imagens
-Espada de esgrima
-Espada Espiritual
-Indutor de imagens
-Espada de esgrima
-Espada Espiritual
Habilidades:
-Habilidades acrobáticas e malabaristas
-Espadachim
-bloqueio psíquico leve (ensinado por Xavier à seus principais alunos.)
-Habilidades acrobáticas e malabaristas
-Espadachim
-bloqueio psíquico leve (ensinado por Xavier à seus principais alunos.)
Características Psicológicas- Gentil, Simpático, galanteador
- Bem humorado, como uma forma de escapismo.
Características Físicas: - Pelagem curta azul escura, orelhas pontudas, olhos amarelados sem pupila, dentes pontudos, três dedos na mão e dois dedos no pé, cauda prensil. |
Outras Características:
Cinéfilo: Fã do ator Errol Flynn, adora filmes de piratas e Star Wars
Forte fé religiosa, adepto ao cristianismo. Católico apostólico romano
Cinéfilo: Fã do ator Errol Flynn, adora filmes de piratas e Star Wars
Forte fé religiosa, adepto ao cristianismo. Católico apostólico romano
Afiliações- X-men, Excalibur
Base de Operações- Instituto Xavier, Ilha Muir, Faról do Excalibur, Mansão Braddock
Ocupação- ex-Trapezista, ex-seminarista, ex-Padre, ex- Professor de artes dramáticas na Escola Xavier
Parentes Conhecidos:
Mãe – Raven Darkholme (Mística)
>>Meia-Irmã – Vampira
>>Meio-Irmão (morto)- Graydon Creed
>>Meia-Irmã – Gloria Brickman
Pai – Azazel
>>Meio-Irmão – Marcus Skarr (Kiwi Negro)
>>Meio-Irmão – Nyls Styger (Abismo)
Mãe – Raven Darkholme (Mística)
>>Meia-Irmã – Vampira
>>Meia-Irmã – Gloria Brickman
Pai – Azazel
>>Meio-Irmão – Marcus Skarr (Kiwi Negro)
>>Meio-Irmão – Nyls Styger (Abismo)
>>>>Filha de um futuro alternativo – Talia Josefine Wagner (Nocturna)
Mãe adotiva – Margali Szardos
>>>>Irmã de criação – Amanda Sefton (Magia)
>>>>Irmão de criação (morto) – Stefan Szardos
>>>>Irmã de criação – Amanda Sefton (Magia)
Relacionamentos: Amanda Sefton, Cerise, Rachel Summer (um beijo), Mara Keller (um beijo)
Histórico-
1- Origem: Kurt Wagner é filho da mutante transmorfa Mística e do demônio Azazel. E ao contrario da maioia dos mutantes, sua aparencia azul, suas orelhas pontudas, o rabo e seus estranhos dedos estavam presentes desde o seu nascimento. Mística, que usava uma aparencia humana, o abandonou num rio para não ser linchada pelos aldeões de sua vila quando viram o ser que tinha gerado.
1- Origem: Kurt Wagner é filho da mutante transmorfa Mística e do demônio Azazel. E ao contrario da maioia dos mutantes, sua aparencia azul, suas orelhas pontudas, o rabo e seus estranhos dedos estavam presentes desde o seu nascimento. Mística, que usava uma aparencia humana, o abandonou num rio para não ser linchada pelos aldeões de sua vila quando viram o ser que tinha gerado.
Ele foi encontrado por uma família de ciganos que não se importaram por sua aparência demoníaca. Sua família trabalhava no circo e logo Kurt virou uma estrela. E foi neste circo que Noturno cresceu, se apaixona por sua irmã de criação Jimaine Szardos (a Amanda Sefton) e com ela tem um caso quase incestuoso. Por causa de sua curiosa anatomia, tornou-se facilmente um grande acrobata. A platéia aplaudia seus vôos, achando que era uma pessoa normal vestida daquele jeito horrendo. Seus feitos no circo chamou atenção de um milionário do Texas que queria comprar o circo com a esperança de fazer de Noturno uma estrela no show de horrores da América. Cansado da vida de exposição no circo, Noturno resolveu sair e abandona Jimaine que queria fugir com ele mas foi impedida por sua mãe, a feiticeira Margali Szardos. Noturno encontra seu irmão de consideração Stefan Szardos que deixara o circo em um momento anterior e descobre que ele se tornou um assassino serial. E acabou matando-o acidentalmente ao tentar pará-lo.
Noturno acabou em Winzeldorf, na Alemanha. Além da aparência, Kurt era muito agil e rápido e fica praticamente invisível no escuro e podendo se teletransportar à pequenas distâncias. Porém, ao fazer isso liberava fumaça e o lugar em que estava ficava com um estranho cheiro de enxofre. Logo, não é difícil compreender porqueo vilarejo superticioso onde Kurt morava pensou que ele era o Diabo e tentou linchá-lo. Foi então que Professor X apareceu, paralisando todos do vilarejo, salvando Kurt de uma multidão enfurecida de camponeses que queriam matá-lo.
2-X-Men: Xavier contou para Kurt que ele era um mutante e que devia se juntar aos X-Men. Aceitando o convite, ele se tornou o X-Man conhecido como Noturno.
Kurt fez facilmente amizade com seus novos amigos, principalmente com Wolverine que o chamava de Elfo e o tímido Colossus, com quem Noturno usando um indutor de imagens saia para paquerar as garotas de NY.
Jimaine não conseguia acreditar que Kurt fosse um assassino de seu irmão Stefan. Ela mudou seu nome para Amanda Sefton e misticamente evitando que Kurt reconhecesse seu rosto, ela começou a se encontrar com ele.
Kurt fez facilmente amizade com seus novos amigos, principalmente com Wolverine que o chamava de Elfo e o tímido Colossus, com quem Noturno usando um indutor de imagens saia para paquerar as garotas de NY.
Jimaine não conseguia acreditar que Kurt fosse um assassino de seu irmão Stefan. Ela mudou seu nome para Amanda Sefton e misticamente evitando que Kurt reconhecesse seu rosto, ela começou a se encontrar com ele.
A novata Kitty Pryde no início tinha pavor dele por sua aparência. Aparência essa que o fez suspeitar de sua origem quando enfrentou pela primeira vez a Mística, ao ser indagada, Mística disse para perguntar a verdade para Margali Szardos.
Margali retorna para vingar o assassinato de seu filho Stefan e colocou Noturno em um inferno ilusório que havia criado, baseado no Inferno de Dante. Com a ajuda do Doutor Estranho, os X-Men seguiram-no e, quando eles finalmente alcançaram o último círculo do inferno, Jimaine materializou-se e apontou o caminho até Margali. Utilizando o Olho de Agamotto do Doutor Estranho, Jimaine consegue provar para Margali que Kurt não teve culpa da morte de seu irmão de criação. Margali perdoou-o e deixou-os, enquanto Jimaine revelava que estivera com Kurt o tempo todo, na forma de Amanda Sefton.
E assim Noturno manteve seu caso quase incestuoso com a sua irmã de criação Amanda Sefton, por mais que se gostassem muito, o casal tinha muita dificuldade de se entender, sempre incompativeis como o dia e a noite.
Amanda tenta avisar para Kurt não se teleportar pois havia um encantamento transdimensional ao redor de seu apartamento, mas antes que pudesse dizer a ele, Kurt o fez e acabou em outra dimensão, Crystallium, onde encontrou Crystar, o Guerreiro Cristalino. Horas depois, Kurt consegue teleportar-se de volta à Terra, trazendo um presente para Amanda — as jóias que Ika de Crystallium usava.
Depois que os X-Men encontraram o Beyonder, as crenças religiosas de Noturno foram estilhaçadas.
Querendo ficar sozinho, ele discutiu com Amanda. Uma coisa que sempre foi um empecilho entre a relação dos dois foi que ela é muito fechada e Kurt exige franqueza. E assim ela a insultou, acusando-a de usar seus poderes mágicos para fazer com que ele a amasse. Irritada, Amanda deixou Kurt.
Substitui temporariamente Tempestade quando ela perde seus poderes, e testa Vampira para ver se ela consegue utilizar o sétimo sentido precognitivo que Miss Marvel possuía. Vampira descobre onde ele iria aparecer em seguida o atingindo com um violento soco. Noturno é dolorosamente bem sucedido na tentativa.
Noturno desaparece ao enfrentar Nimrod e o Clube do Inferno. Os X-Men pensam que ele tinha sido desintegrado, felizmente ele é encontrado depois, apenas enfraquecido e com dificuldades para teleportar. Logo depois, ocorre o Massacre de Mutantes promovido pelos Carrascos, e Noturno mesmo debilitado vai com os X-Men tentar salvar os Morlocks, durante a batalha se feriu novamente com um ataque do Maré Selvagem onde agravou sua saúde. Tanto ele quanto Kitty Pryde tiveram que se afastar da equipe para se recuperar na Ilha Muir.
3-Excalibur- Noturno e Kitty ainda não estavam totalmente recuperados quando os X-men foram dados como mortos -Noturno estava com dificuldades de teleporte e Kitty com problemas de solidificação, eles encontram Rachel Summers, que escapava dos domínios de Mojo.
Mesmo longe de sua melhores formas -noturno estava com dificuldades de teleporte- os dois mais Meggan e Capitão Britânia acabam enfrentam a Technet juntos. Os 5 resolvem para formar o Excalibur, equipe sediada em um faról na Inglaterra. Lá eles se envolveram em longas missões pelo multiverso.
Kurt se sente atraído por Meggan, namorada do Capitão Britania. Ele retribui seu afeto principalmente por seu namorado não lhe dar tanta atenção como gostaria e por algumas vezes quase não resistiram a tentação.Até que Capitão Britania, em um momento de ciúmes, parte para a ignorancia com Noturno, que sai da briga com uma perna quebrada.
Depois que a shiar Cerise pousou na Terra e entrou para a equipe, Noturno a ajudou a introduzir a cultura terrestre da qual ela nada conhecia, Cerise gostou principalmente da “massagem labial” ensinada por ele.
Porém, seu tempo na equipe foi curto, os Piratas Siderais interceptam Cerise e a acusam de assassinato.
Porém, seu tempo na equipe foi curto, os Piratas Siderais interceptam Cerise e a acusam de assassinato.
O Excalibur enfrenta os Piratas mas depois Cerise assume sua culpa. E assim, o relacionamento entre Noturno e Cerise termina ao ser enviada para uma prisão Shiar no espaço.
Capitão Britania ficou preso no fluxo temporal então Noturno chamou sua ex-namorada Amanda Sefton para auxiliar Meggan e Rachel Summers a resgata-lo com suas habilidades mágicas. Mas, ao fazerem contato, conseguiram apenas trocar Brian por Rachel, que em seu lugar, entrou no fluxo temporal para emergir em algum futuro distante.
Após esse incidente, Kurt e Amanda viajaram para a Alemanha, onde sua mãe Margali fora capturada por Desespero. De volta ao Excalibur, Noturno foi dominado pelo mago Gravemoss que tentou matar Amanda.
Noturno foi líder da equipe até que o grupo se desfez, quando o Capitão casou-se com Meggan.
4-Retorno aos X-Men: Ao lado de Colossus e Lince Negra, Noturno retornou aos X-Men.
4.1-Noturno e a religiosidade:
Apesar de boêmio e mulherengo, Noturno é também muito religioso, e a sua crença religiosa aumentava cada vez mais até que deicide estudar para o sacerdócio. Conhece o padre Whitney e faz um retiro em sua igreja.
4.1-Noturno e a religiosidade:
Apesar de boêmio e mulherengo, Noturno é também muito religioso, e a sua crença religiosa aumentava cada vez mais até que deicide estudar para o sacerdócio. Conhece o padre Whitney e faz um retiro em sua igreja.
Tenta impedir que Homens inescrupulosos explorem estrangeiros como escravos e percebe que certas batalhas são muito mais dificeis de resolver que combater poderosos vilões.
Mais tarde tornou-se padre, mas abandonou a batina em virtude da necessidade de sua presença no grupo mutante.
Noturno decide sair da liderança de uma das equipes de X-Men que liderava e colocar Arcanjo em seu lugar. Ciclope não aceita bem a decisão de Kurt e se irrita com algumas atitudes dele como não informar aos outros da presença dos Amigos da Humanidade, que acabaram torturando vários alunos da escola.
Os X-Men vão atrás de respostas e descobrem que a Igreja onde Kurt fez seu retiro espiritual foi usada para torturar mutantes, assim como o humano Padre Whitney que morre nos braços de Kurt.
Depois, a equipe descobre no Triangulo da bermudas fósseis mutantes, lá eles tem conhecimento de supostos mutantes de tempos bíblicos e descobre que o líder é seu pai, o perverso Azazel.
Uma contraparte sua de uma realidade alternativa teve uma filha com Feiticeira Escarlate daquela realidade, a filha se chama Talia Josephine “TJ” Wagner, apelidada de Nocturna, possuindo características físicas de seu pai. A jovem encontrava-se na realidade “oficial” e Kurt a aceitou como filha.
Noturno e Wolverine acompanham seu grande amigo Colossus em uma viagem a união soviética para tentar superar a perda de Kitty e lá são aprisionados e torturados por uma organização governamental chamada Sala vermelha que acreditava que os X-Men tinham alguma relação com o fim dos mutantes. Depois de se soltarem, enfrentam o Ômega Vermelho. Noturno o derrota o teleportando diversas vezes e depois o soltando de uma altura bem alta.
Duvidando de sua atual utilidade na equipe, vai até Winzelderf, na Alemanha, onde foi convidado para o museu sobre ele que acabou de ser inaugurado pela socióloga Mara Keller – que disse foi salva por Noturno quando estava na faculdade.
Lá ele acaba enfrentando um ser chamado Vielfras que era acusado de ser um monstro canibal apenas por sua aparencia.
Depois disso, Mefisto surge para dizer que ele não poderia lutar por tanto tempo contra sua natureza demoníaca mas Kurt responde muito orgulhoso de seus escolhas que o demônio está errado, e que trilhará sempre o caminho do bem.
5- Morte: Os viajantes do tempo, Cable e a Esperança chegam ao presente, mas não estão livres de ameaças, como a de Bastion e seus aliados. Os X-Men escoltam Cable e Esperança, para ter segurança até a ilha de Utopia, mas são atacados por Willian Stryker e seus Purificadores, enquanto os X-Men lutam, Cable foge com Esperança para salva-la. Logo depois da batalha com os Purificadores, cabe a Noturno e Vampira escoltar Esperança até a ilha, mas são atacados por Bastion que, depois de uma batalha com vampira, consegue atacar Esperança.
Noturno com um ato heróico a salva, recebendo o golpe direto no seu peito, mas consegue teleporta-la com o seu ultimo suspiro direto para Utopia. Os x-men sentiram muito sua morte culpando Esperança e Ciclope.
Citações:Guten tag” (Bom dia), “Mein freund” (Meu amigo), “Mein Gott” (Meu Deus), “Was ist“, “Wunderbar” (maravilhoso)
Vamos ver Guerra nas Estrelas, é um dos meus filmes favotitos. Sabe como é… Metade do elenco parece ser parente meu” (os maiores Clássicos da Tropa Alfa #1)
Ó… Senhor… n-nesta hora de necessidade… daí-me forças… hnn… valeu… a pena… eu… acredito em você. (ultimas frases, dizendo para Esperança. X-Men Extra #114, Panini)
Edições Importantes:
. Nascimento (Uncanny X-Men #428, 2003) No Brasil – ??
. Mata seu irmão adotivo (Uncanny X-Men Annual #4, 1980)No Brasil - ??
. Entra nos X-Men (Giant-Size X-Men #1, 1975) No Brasil - X-Men Classic #1 (19??, Ed.Abril)
. Usa o indutor de imagem pela primeira vez (Classic X-Men #4, 1986) No Brasil - ??
. “Conhece Amanda Sefton” (Uncanny X-Men #98, 1976) No Brasil – ??
. Descobre que Jimaine é Amanda Sefton (Uncanny X-Men Annual #4, 19??) No Brasil - ??
. Primeiro encontro com Mística (Uncanny X-Men #141, 1981) No Brasil- X-Men Especial #2 (198?, Ed. Abril)
. Líder temporario dos X-Men – (Uncanny X-Men #192,1985) – No Brasil – ??
. Questiona sua fé em Deus por causa de Beyonder (Uncanny X-Men #196, 1985) – No Brasil – ??
. Tem os poderes embaralhados por Nimrod (Uncanny X-Men #209, 1986) – No Brasil – ??
. Ferido pelos Carrascos (Uncanny X-Men #210-212, 1986) No Brasil- ?? Republicado em: ??
. Transferido para a Ilha Muir para cuidados médicos (Uncanny X-Men #215, 1987) No Brasil- ??
. Funda o Excalibur (Excalibur: The Sword is Drawn, 1988) No Brasil- ??
. Recupera todo o poder (Excalibur #37, 1991) No Brasil- ??
. Forma os N-Men (Excalibur #45, 1991) No Brasil- ??
. Inicia um relacionamento com Cerise (Excalibur v1 #55, 1992) No Brasil- ??
. Descobre que Mística é sua mãe (X-Men Unlimited #4, 1994) No Brasil- ??
. Dominado por Gravemoss (Excalibur V1 #83-85, 1994-95) No Brasil – Wolverine #61-63 (1977, Ed. Abril)
. Fim do Excalibur (Excalibur #125, 1998) No Brasil- ??
. Retorna aos X-Men (Uncanny X-Men #360/X-Men #80, 1998) No Brasil- ??
. Ajuda Amanda Sefton a defender o Limbo (Magik #1-4, 2000) No Brasil- ??
. Estudando para o sacerdócio (X-Men #100, 2000) No Brasil - ??
. Retorna aos X-Men como um padre (Uncanny X-Men #395, 2001) No Brasil – ??
. Primeiro encontro com o Pontífice supremo (Uncanny X-Men #400, 2001) No Brasil - ??
. Abandona o sacerdócio (Uncanny X-Men #419, 2003) No Brasil - ??
. Se encontra pela primeira vez com Nocturna (Exiles #29-30, 2003) No Brasil – ??
. Descobre que Azazel é seu pai (Uncanny X-Men #429-434, 2003-2004) No Brasil- ??
. Acerto de contas com Caçador de Escalpos (X-Men: Divided We Stand #1, 2008) No Brasil – ??
. Morto por Bastion: X-Force v.3 #26 (2010), No Brasil: X-Men Extra #114 (2011, Panini)
. Nascimento (Uncanny X-Men #428, 2003) No Brasil – ??
. Mata seu irmão adotivo (Uncanny X-Men Annual #4, 1980)No Brasil - ??
. Entra nos X-Men (Giant-Size X-Men #1, 1975) No Brasil - X-Men Classic #1 (19??, Ed.Abril)
. Usa o indutor de imagem pela primeira vez (Classic X-Men #4, 1986) No Brasil - ??
. “Conhece Amanda Sefton” (Uncanny X-Men #98, 1976) No Brasil – ??
. Descobre que Jimaine é Amanda Sefton (Uncanny X-Men Annual #4, 19??) No Brasil - ??
. Primeiro encontro com Mística (Uncanny X-Men #141, 1981) No Brasil- X-Men Especial #2 (198?, Ed. Abril)
. Líder temporario dos X-Men – (Uncanny X-Men #192,1985) – No Brasil – ??
. Questiona sua fé em Deus por causa de Beyonder (Uncanny X-Men #196, 1985) – No Brasil – ??
. Tem os poderes embaralhados por Nimrod (Uncanny X-Men #209, 1986) – No Brasil – ??
. Ferido pelos Carrascos (Uncanny X-Men #210-212, 1986) No Brasil- ?? Republicado em: ??
. Transferido para a Ilha Muir para cuidados médicos (Uncanny X-Men #215, 1987) No Brasil- ??
. Funda o Excalibur (Excalibur: The Sword is Drawn, 1988) No Brasil- ??
. Recupera todo o poder (Excalibur #37, 1991) No Brasil- ??
. Forma os N-Men (Excalibur #45, 1991) No Brasil- ??
. Inicia um relacionamento com Cerise (Excalibur v1 #55, 1992) No Brasil- ??
. Descobre que Mística é sua mãe (X-Men Unlimited #4, 1994) No Brasil- ??
. Dominado por Gravemoss (Excalibur V1 #83-85, 1994-95) No Brasil – Wolverine #61-63 (1977, Ed. Abril)
. Fim do Excalibur (Excalibur #125, 1998) No Brasil- ??
. Retorna aos X-Men (Uncanny X-Men #360/X-Men #80, 1998) No Brasil- ??
. Ajuda Amanda Sefton a defender o Limbo (Magik #1-4, 2000) No Brasil- ??
. Estudando para o sacerdócio (X-Men #100, 2000) No Brasil - ??
. Retorna aos X-Men como um padre (Uncanny X-Men #395, 2001) No Brasil – ??
. Primeiro encontro com o Pontífice supremo (Uncanny X-Men #400, 2001) No Brasil - ??
. Abandona o sacerdócio (Uncanny X-Men #419, 2003) No Brasil - ??
. Se encontra pela primeira vez com Nocturna (Exiles #29-30, 2003) No Brasil – ??
. Descobre que Azazel é seu pai (Uncanny X-Men #429-434, 2003-2004) No Brasil- ??
. Acerto de contas com Caçador de Escalpos (X-Men: Divided We Stand #1, 2008) No Brasil – ??
. Morto por Bastion: X-Force v.3 #26 (2010), No Brasil: X-Men Extra #114 (2011, Panini)
Curiosidades
Nightcrawler definição
Ao pé da letra significa Rastejador Noturno, e é utilizado para designar algumas minhocas.
Ao pé da letra significa Rastejador Noturno, e é utilizado para designar algumas minhocas.
Em espanhol
Noturno nas revistas de lingua espanhola se chama Rondador Nocturno.
Criação:
Noturno foi um personagem criado por Dave Cockrum originalmente para uma revista espacial chamada The Outsiders que nunca foi publicada.
O primeiro uniforme de Tempestade também foi criado para uma personagem deste quadrinho.
Provavelmente Noturno seria um alienígena.
Algumas imagens do Outsiders: Aqui, aqui e aqui.
Noturno era o x-man favorito de Cockrum.
O primeiro uniforme de Tempestade também foi criado para uma personagem deste quadrinho.
Provavelmente Noturno seria um alienígena.
Algumas imagens do Outsiders: Aqui, aqui e aqui.
Noturno era o x-man favorito de Cockrum.
Critica ao nazismo?
Ao escreverem que Noturno foi perseguido por alemães usando tochas e foices só porque era diferente, propositalmente ou não, foi inevitável a comparação com a realidade da alemanha 30 anos antes, que era governada pelos nazistas. Mesmo que o intuito talvez não fosse esse.
Possível origem
Muito antes de sonharem em criar o demônio Azazel. Chris Claremont queria que a entidade Pesadelo fosse o pai de Nightcrawler. [mais detalhes aqui]
Citado em música:
Kitty e Noturno são mencionados nessa musica do Weezer chamada In The Garage.
Outras Mídias:
Filmes
X-Men 2
Noturno, Kurt Wagner, o Incrível Noturno
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Não possui cicatrizes no rosto
Erros:
Erros:
Desenhos
Pryde of the X-Men (1989)
Nightcrawler, Kurt
Foi capturado pelo vilão Cyberiad que criou uma cópia dele para enganar os X-Men.
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:
X-Men Animated series (1992-97)
Noturno
Noturno é filho de Mística e foi jogado em um rio por ela. Sobreviveu e foi acolhido por monges que não se importavam com sua aparencia demoníaca. Viveu em um mosteiro e teve uma educação católica.
Depois, descobre sobre seu passado e seu parentesco, incluindo Graydon Creed – um irmão humano (filho de mística) e Vampira, filha adotiva de Mística.
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:
X-Men: Evolution (2000)
Kurt Wagner, Noturno
Neste desenho, vemos um Jovem animado Kurt, com sotaque alemão
Shadowed Past- Vampira começa a ter recordações do passado do Noturno, e após umas sessões com o Professor X, sabemos do passado do Noturno e que ele é filho de Mística.
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:
Wolverine e os X-Men (2008)
Noturno, Kurt Wagner
Quando era mais jovem, foi perseguido por humanos que o chamavam de monstro e aberração. Foi quando o Professor Xavier apareceu, paralisou os humanos e o integrou aos X-men.
Depois de um ano com a equipe desfeita, Cérebro localiza o paradeiro de Noturno. Ele está em um navio de carga que leva mutantes à Genosha. Ele faz amizade com um garotinho chamado Sammy, o Squidboy e enfrenta Espiral e alguns Carniceiros que estavam em busca de mutantes para levar para Mojo.
O navio de Noturno finalmente chega à Genosha. Lá, ele e os outros passageiros são recebidos por Magneto que o convida para conhecer as maravilhas de Genosha e pede que a Feiticeira Escarlate mostre tudo a ele.
Noturno fica impressionado com o modo de vida de Genosha, onde os mutantes podem viver sem medo, porém acha estranho tudo isso vir de Magneto, alguém que queria dominar o mundo. Noturno contacta os X-Men e fala das maravilhas de Genosha. Kurt e a Feiticeira Escarlate assistem ao show da Cristal e flertam. Na saída, ele presencia os guardas de Magneto perseguindo um mutante e pede pra Feticeira o levar à prisão. Lá, ele vê que até os prisioneiros são bem tratados, se despede da Feiticeira e vai para o quarto. Pó, que já estava lá, avisa que Magneto não é o que parece e pede que ele se encontre com ela em dez minutos. Noturno presencia os guardas de Magneto levando Pó até umas celas secretas, onde o vilão mantém inúmeros mutantes presos, em péssimas condições. Magneto o descobre e manda seus guardas o seguirem. Depois de enfrentar vários Acólitos e a própria Feiticeira, Noturno se teletransporta pra costa de Genosha. Para fugir, ele se mantém teletransportando direto por cima do oceano. Chegando ao Instituto abatido e fraco, Noturno tenta avisar Wolverine sobre Magneto, porém este é Mística disfarçada, que acaba o detendo. Magneto manda Mística trazer Kurt de volta à Genosha, pois tem uma cela esperando por ele.
Cap: 01.15
Em Genosha, Magneto mantém Noturno preso em uma esfera que o impossibilita de se teletransportar. A Feiticeira Escarlate tenta fazer companhia e fazê-lo entender porque Magneto o prendeu, mas Kurt parece estar bravo com ela. Espiral abre um portal e aparece para raptar Noturno, depois de ter raptado a Feiticeira. Os dois são teletransportados para uma floresta. Noturno lembra que Espiral prometeu se vingar e tenta fugir dessa floresta com a Feiticeira. Um holograma de Mojo aparece no céu, explicando-lhes que ambos foram escolhidos para estrelar a “Incrível Caçada do Mojo” e que só precisam sobreviver por 52 minutos. Os Reavers aparecem e começam a perseguir Noturno e Wanda. A Feiticeira quer atacá-los, mas Noturno nota que se fizer isso, ela vai dar a Mojo o que ele quer. Os dois continuam fugindo dos Reavers, até darem de cara com uma parede invisível. Noturno percebe que estão dentro de uma cúpula e Wanda usa seus poderes, concluindo que essa cúpula está debaixo do mar. Mojo traz os Reavers de volta e manda um novo caçador: Wolverine, que foi capturado e está sob o controle dele. Noturno tenta fazer Wolverine voltar a si, mas é inútil. Wolverine parte pra cima de Kurt e Wanda, tentando acabar com eles. Kurt encontra uma saída, que está lacrada, e pede que Wanda se esconda, pois ele teve uma idéia. Kurt quer usar Wolverine, fazendo-o abrir abrir a porta de saída com suas garras. Mojo se dá conta do perigo e manda abrir as escotilhas no teto da cúpula, fazendo a água do mar invadir a redoma. O lugar fica inundado. Noturno finalmente consegue tirar o dispositivo que controla Wolverine e pede que Wanda cuide dele, enquanto ele vai abrir a porta da cúpula. Noturno consegue, e os três são levados para a sala de controles de Mojo e Espiral. Depois de uma breve briga, Espiral foge abrindo um portal, levando Mojo e os Reavers com ela. Noturno e Logan levam Wanda de volta para Genosha. Magneto os confronta, mas Wanda pede que ele os deixe ir embora, já que salvaram sua vida. Kurt pede pra Wanda ir com ele, mas ela diz que seu lugar é com seu pai. Os dois se despedem com tristeza.
Em Genosha, Magneto mantém Noturno preso em uma esfera que o impossibilita de se teletransportar. A Feiticeira Escarlate tenta fazer companhia e fazê-lo entender porque Magneto o prendeu, mas Kurt parece estar bravo com ela. Espiral abre um portal e aparece para raptar Noturno, depois de ter raptado a Feiticeira. Os dois são teletransportados para uma floresta. Noturno lembra que Espiral prometeu se vingar e tenta fugir dessa floresta com a Feiticeira. Um holograma de Mojo aparece no céu, explicando-lhes que ambos foram escolhidos para estrelar a “Incrível Caçada do Mojo” e que só precisam sobreviver por 52 minutos. Os Reavers aparecem e começam a perseguir Noturno e Wanda. A Feiticeira quer atacá-los, mas Noturno nota que se fizer isso, ela vai dar a Mojo o que ele quer. Os dois continuam fugindo dos Reavers, até darem de cara com uma parede invisível. Noturno percebe que estão dentro de uma cúpula e Wanda usa seus poderes, concluindo que essa cúpula está debaixo do mar. Mojo traz os Reavers de volta e manda um novo caçador: Wolverine, que foi capturado e está sob o controle dele. Noturno tenta fazer Wolverine voltar a si, mas é inútil. Wolverine parte pra cima de Kurt e Wanda, tentando acabar com eles. Kurt encontra uma saída, que está lacrada, e pede que Wanda se esconda, pois ele teve uma idéia. Kurt quer usar Wolverine, fazendo-o abrir abrir a porta de saída com suas garras. Mojo se dá conta do perigo e manda abrir as escotilhas no teto da cúpula, fazendo a água do mar invadir a redoma. O lugar fica inundado. Noturno finalmente consegue tirar o dispositivo que controla Wolverine e pede que Wanda cuide dele, enquanto ele vai abrir a porta da cúpula. Noturno consegue, e os três são levados para a sala de controles de Mojo e Espiral. Depois de uma breve briga, Espiral foge abrindo um portal, levando Mojo e os Reavers com ela. Noturno e Logan levam Wanda de volta para Genosha. Magneto os confronta, mas Wanda pede que ele os deixe ir embora, já que salvaram sua vida. Kurt pede pra Wanda ir com ele, mas ela diz que seu lugar é com seu pai. Os dois se despedem com tristeza.
Cap: 01.18
Noturno e os outros X-Men partem para as Indústrias Worthington, em busca de informações sobre o projeto o Projeto Despertar do Senador Kelly, quando são surpreendidos por Sentinelas. Noturno salva seus companheiros dos disparos dos Sentinelas, teletransportando-os quando preciso. Kurt teletransporta Forge para dentro da fábrica, para colocar um vírus no Molde Mestre. Kurt salva Forge de um disparo do Sentinela, mas os dois são encurralados por mais Sentinelas.
Noturno e os outros X-Men partem para as Indústrias Worthington, em busca de informações sobre o projeto o Projeto Despertar do Senador Kelly, quando são surpreendidos por Sentinelas. Noturno salva seus companheiros dos disparos dos Sentinelas, teletransportando-os quando preciso. Kurt teletransporta Forge para dentro da fábrica, para colocar um vírus no Molde Mestre. Kurt salva Forge de um disparo do Sentinela, mas os dois são encurralados por mais Sentinelas.
Cap: 01.20
Kurt e outos X-Men enfrentam o Fanático, que acaba fugindo por causa da distração de Ciclope.
Kurt e outos X-Men enfrentam o Fanático, que acaba fugindo por causa da distração de Ciclope.
Cap: 01.22
Kurt é chamado por Logan, que explica que só eles irão para Genosha, impedir o roubo do capacete de Magneto por Gambit. Ao chegar no país, Logan manda Kurt ficar de olho aberto e descobrir tudo o que pode. Noturno se teletransporta para perto de Wanda, e lhe diz dos planos do Senador Kelly. Wanda diz que já sabe disso, mas Kurt alerta que Gambit está eganando-os. Noturno informa Wolverine que Gambit confessou o crime para Magneto. Logan manda Kurt ficar de olho nele. Mais tarde, Noturno surpreende Gambit instalando bombas em Genosha e se dá conta que esse era o verdadeiro plano dele todo o tempo. Os dois começam a brigar, mas Gambit leva a melhor. Quando as bombas começam a explodir, Kurt salva Wanda e testemunha Magneto dizendo que vai atrás do Senador em busca de vingança. Kurt informa a Logan dos planos de Magneto.
Kurt é chamado por Logan, que explica que só eles irão para Genosha, impedir o roubo do capacete de Magneto por Gambit. Ao chegar no país, Logan manda Kurt ficar de olho aberto e descobrir tudo o que pode. Noturno se teletransporta para perto de Wanda, e lhe diz dos planos do Senador Kelly. Wanda diz que já sabe disso, mas Kurt alerta que Gambit está eganando-os. Noturno informa Wolverine que Gambit confessou o crime para Magneto. Logan manda Kurt ficar de olho nele. Mais tarde, Noturno surpreende Gambit instalando bombas em Genosha e se dá conta que esse era o verdadeiro plano dele todo o tempo. Os dois começam a brigar, mas Gambit leva a melhor. Quando as bombas começam a explodir, Kurt salva Wanda e testemunha Magneto dizendo que vai atrás do Senador em busca de vingança. Kurt informa a Logan dos planos de Magneto.
Cap: 01.23
Emma encontra Noturno inconsciente, por causa da onda psíquica de Jean Grey, na entrada da Mansão e informa que Sinistro raptou Scott e Jean. Noturno teletransporta Forge e Emma para o laboratório de Sinistro. Kurt e os outros entram em combate contra os Carrascos. Depois que Jean acorda e derrota Arcanjo, todos voltam para o Instituto. Emma ataca os X-Men, usando um ataque psíquico, deixando Kurt e os outros inconscientes.
Emma encontra Noturno inconsciente, por causa da onda psíquica de Jean Grey, na entrada da Mansão e informa que Sinistro raptou Scott e Jean. Noturno teletransporta Forge e Emma para o laboratório de Sinistro. Kurt e os outros entram em combate contra os Carrascos. Depois que Jean acorda e derrota Arcanjo, todos voltam para o Instituto. Emma ataca os X-Men, usando um ataque psíquico, deixando Kurt e os outros inconscientes.
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:
X-Men Anime (2011)
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:
Jogos
The Uncanny X-Men (1989)
Plataforma: Nintendo
Desenvolvedor: ??
Desenvolvedor: ??
Nightcrawler
Erros:
Curiosamente, o nome do jogo na tela de apresentação é Marvel’s X-Men e na caixa é The Uncanny X-Men
Curiosamente, o nome do jogo na tela de apresentação é Marvel’s X-Men e na caixa é The Uncanny X-Men
X-Men: Madness in Murderworld (1989)
Plataforma: Commodore 64, Amiga, Pc
Desenvolvedor: ??
Nightcrawler
Xmen II: Fall of Mutants (1990)
Plataforma: Pc
Desenvolvedor: ??
Nightcrawler
X-Men: The Arcade Game (1992)
Plataforma: Arcade
Desenvolvedor: Konami
Desenvolvedor: Konami
Nightcrawler
Personagem jogável
Jogo baseado na animação “X-Men: Pride of the X-Men“
X-Men (1993)
Plataforma: Mega Drive, Game Gear
Desenvolvedor: ?? Distribuidor: Sega
Desenvolvedor: ?? Distribuidor: Sega
Nightcrawler, Kurt Wagner
Basicamente, o jogo se passa em uma Sala de Perigo totalmente fora de controle, criando vários tipos de ambientes e situações de risco.
Basicamente, o jogo se passa em uma Sala de Perigo totalmente fora de controle, criando vários tipos de ambientes e situações de risco.
Personagem jogável. O teleporte de Kurt pode fazê-lo atravessar paredes, ferir os inimigos e destruir máquinas.
X-Men 2: Clone Wars (1995)
consoles: Mega Drive
desenvolvedor: Sega, Headgames
Os X-Men se unem a Magneto para combater a Falange, uma sinistra raça alienígena
desenvolvedor: Sega, Headgames
Os X-Men se unem a Magneto para combater a Falange, uma sinistra raça alienígena
X-Men Legends II: Rise of Apocalypse (2005)
consoles: Pc, Playstation 2, X-Box, Gamecube, Ncage, Playstation Portable
desenvolvedor: Raven software,vicarious vision,beenox, Barking Lizards Technologies
desenvolvedor: Raven software,vicarious vision,beenox, Barking Lizards Technologies
Nightcrawler
Marvel: Ultimate Alliance (2006)
Nightcrawler
consoles:Game Boy Advance, Windows,PlayStation 2,PlayStation 3,PlayStation Portable, Wii,Xbox, Xbox 360
desenvolvedores:Raven Software (PS2, Xbox, PS3, PSP (Playstation Portable) Xbox 360), nVicarious Visions (PSP, Wii), Beenox Studios (Windows), Barking Lizards Technologies (Game Boy Advance)
X-Men: The Official Game (2006)
consoles: GameCube, Playstation 2, Playstation Portable, DS, Xbox
desenvolvedor: Nihilistic Software, EA Canada – Team Fusion (PSP)
desenvolvedor: Nihilistic Software, EA Canada – Team Fusion (PSP)
Nightcrawler
X-men: Destiny (2011)
Plataforma: PlayStation 3, Wii, Xbox 360, e Nintendo DS.
Desenvolvedor: Silicon Knights e Activision
Desenvolvedor: Silicon Knights e Activision
Fonte: Protocolo Xavier
Nenhum comentário:
Postar um comentário