Planeta Herois

Planeta Herois
Cartel PH

ESPIÃO PH

Planeta Heróis Show

sábado, 5 de julho de 2014

Ciclope - Scott Summers


Cyclops - Stan Lee e Jack kirby
Primeira Aparição: X-Men #1 (1963)
Nome: Scott Summers
Outros Nomes: Magro, Erik Escarlate, Magro Dayspring, Fênix Negra
Nacionalidade: Norte Americana (Anchorage, Alaska, EUA.) Terra 616
Raça: Mutante
Status: Ativo


Poderes Mutantes:
Rajadas óticas concusivas:
- Fonte do poder: energia solar, absorvida através da pele
- Apenas o quartzo-rubi pode conter o seu poder
- Não é afetado por seu próprio poder ou o de seu irmão, Alex Summers (vulgo Destrutor).
- Acidente traumático o impede de controlar totalmente seu poder
- Apesar da fonte ser a energia solar, o raio não gera calor.
Equipamentos:
- Visor com lente de quartzo-rubi utilizado para conter e controlar a emissão de raios óticos. A potência das rajadas é controlada por movimentos de suas pálpebras ou acionamento manual.
- Óculos escuros de quartzo-Rubi
- Óculos reserva (modelo semelhante a um óculos de natação)
- Lentes de contato de quartzo-rubi (utilizado ao menos uma vez.)
Obs: O quartzo-rubi faz com que ele enxergue tudo em tons de vermelho (segundo Grant Morrisson em amarelo)
- Espada Muramasa (Espada com poderes de freiar regenerações)
Habilidades:
- Líder nato e grande estrategista.
- Excelente noção  espacial, sendo capaz de calcular a trajetória de seu raio, inclusive de onde deveria ricochetear para atingir o alvo.
- Grandes habilidades de combate corpo a corpo e defesa pessoal. É capaz de lutar de olhos fechados, guiando-se apenas por sua audição.
- Poliglota (fala Inglês, alemão, russo e swahili, a língua nativa do povo de Ororo)
- Resistência limitada a ataques psíquicos (graças ao treinamento com Xavier)
- Elo psíquico com Jean Grey
- Excelente na pilotagem de aeronaves, tendo herdado a habilidade do pai.
Características Psicológicas:
- Frieza para tomar decisões difíceis de campo porém inseguro em suas decisões pessoais/conjugais
- Dificuldade de compartilhar suas emoções, fica se remoendo calado
Características Físicas:
- Olhos vermelhos (quando está sem poder suas pupilas são castanhas.)
- Era mais franzino que os demais (Por isso o seu apelido Magro, Magrão.)
Afiliações: X-Men, X-Factor, Exterminadores, Farejadores, Os Doze, Quinteto Fênix
Base de Operações: Instituto Xavier, QG do X-Factor, Nave,Graymalking, Ilha Utopia, Base Arma X (novo Instituto Xavier)
Ocupação: ex- locutor de rádio, ex-Diretor do Instituto Xavier, ex-Monitor dos Córsários
Parentes Conhecidos:
Avô – Phillip Summers
Avó – Deborah Summers
>>Pai (morto)- Christopher Summers (Corsário)
>>Mãe (morta) – Katherine Anne Summers
>>>>Irmão – Alex Summers (Destrutor)
>>>>Irmão (morto) - Gabriel Summers (Vulcano)
>>Ex-sogro – John Grey
>>Ex-sogra – Elaine Grey
>>>>Ex-esposa (morta) – Jean Grey Summers
>>>>Ex-cunhada (morta) – Sarah Grey-Bailey
>>>>>>Filha de um futuro alternativo – Rachel Summers (Garota Marvel)
>>>>>>Filho de um futuro alternativo – Nate Grey (X-Man)
>>>>Ex-Esposa (morta) – Madelyne Pryor
>>>>>>Filho – Nathan Christopher Charles Summers (Cable)
>>>>>>Nora do futuro (morta) – Aliya Dayspring
>>>>>>>>Neto do futuro (morto) – Tyler Dayspring (Gênese)
Relacionamentos:
Jean Grey SummersFênix, Colleen Wing, Lee Forrester, Madelyne PryorEmma Frost
Biografia: (Atualizações recentes em verde)
1- Origem:A família Summers voltava de uma visita aos avôs de Scott no Alaska em um aeroplano pilotado por Christopher Summers, major da Força Aérea Americana, pai de Scott. Quando estavam próximos ao cabo Yakataga, ainda no Alasca, o aeroplano é atingido.
Scott Summers tinha dez anos e era o irmão mais velho de Alex (futuramente conhecido como Destrutor), que tinha seis. Sua mãe, Katherine Anne Summers, coloca em Scott o único pára-quedas do avião, e fala para ele abraçar seu irmão. Quando os dois saltam, o pára-quedas funciona perfeitamente, mas começa pegar fogo. Em seguida, o avião explode e seus corpos não foram encontrados. Seus pais na verdade foram atingidos por uma nave alienígena Shiar e capturados por eles antes da explosão. Milagrosamente, apesar do pára-quedas em chamas, as crianças conseguem pousar sem graves ferimentos, e são salvas por pessoas que estavam na região. Ao cair, Scott sofre um ferimento na cabeça e um trauma psicológico que futuramente não lhe permitiria pleno domínio de suas habilidades mutantes. Depois de algum tempo hospitalizados, os meninos são levados para um orfanato em Nebraska, dirigido por Michael Milbury, que na verdade era ninguém menos do que o Sr. Sinistro disfarçado.
Alex, sendo mais novo, logo é adotado por uma família inglesa. Ao que parece Sinistro facilitou essa ida de Alex, a fim de deixar Scott mais vulnerável emocionalmente. E assim o garoto permanece por mais algum tempo no lugar, onde é, discretamente, alvo de experiências genéticas e psicológicas de Sinistro, que também se disfarçava como um outro órfão chamado Nathan, tornando-se amigo de Scott.
As constantes dores de cabeça de Scott, presentes desde o incidente, são diagnosticadas como problema de vista e Scott passa a usar um óculos de quartzo Rubi projetado secretamente por Sinistro. Depois, seu poder despertou e o único material que conseguia segurar seus poderosos raios ópticos eram seus próprios óculos de quartzo rubi. O trauma da queda, a solidão e o medo de perder o controle de seus poderes o fez decidir por nunca se descontrolar, tornando-se desde então uma pessoa racional e metódica. Por outro lado, Scott acaba ficando para sempre dependente do quartzo-rubi para conter seu imenso poder.
Uma série de acontecimentos o fez aliar-se a um criminoso chamado Jack Winters, Ele é salvo por Charles Xavier, que o leva para seu Instituto, no condado de Westchester, Nova Iorque.
Lá Scott aprende a utilizar melhor os seus poderes. Contudo, ainda não é capaz contê-lo, sendo forçado a utilizar sempre um visor projetado para ele.
2- X-Men: Scott se torna o primeiro X-Man, sua mais nova família. E logo depois que a equipe é formada, eles já se deparam com uma difícil missão: Enfrentar Magneto.
Sua capacidade de liderança faz com que em poucas missões já se torne o líder da equipe. posto que ocuparia em quase toda sua trajetória nos X-Men. Sua devoção e dedicação ao ideal de Xavier sempre foi inquestionável, fazendo com que ele sempre se sacrificasse em nome da equipe.
Scott nutre um sentimento muito forte por Jean Grey, sua companheira de grupo e finalmente os revela para Jean. Logo os dois começam um longo relacionamento.
Quando Xavier convocou uma nova equipe, todos os antigos X-Men deixaram a equipe menos Ciclope, que acreditava jamais poder levar uma vida normal, por conta da natureza incontrolável de seus poderes.
Por muito tempo acreditou que seus pais haviam morrido no acidente de avião. Mas durante uma aventura no espaço, Ciclope reencontra seu pai, agora conhecido como Corsário, líder dos Piratas Siderais, um grupo de alienígenas que se opõe ao que eles vêem como a tirania do Império Shi’ar. No início os dois não suspeitavam que fossem pai e filho.
Uma entidade cósmica conhecida como Força Fênix assumiu a identidade de Jean e tomou seu lugar no grupo. Scott não percebe que a entidade não era Jean, pois até a entidade acreditava sê-la e assim seu relacionamento continuou.
Quando a Força Fênix cometeu suicídio para salvar seu mundo, Ciclope acreditou que seu amor tinha acabado junto com ela. Abandonou os X-Men e tentou ter uma vida normal.
Tentando esquecer a perda, se envolveu com Colleen Wing , com a marinheira Lee Forrester até que conheceu Madelyne Pryor.Ele se impressionava com a semelhança com Jean, apesar de suspeitar de algumas estranhas coincidências como o fato dela ter sobrevivido a um acidente de avião no mesmo dia da morte de Jean.
Scott casa com Pryor sem saber que era uma clone de Jean criado pelo Sr. Sinistro e designada para enganá-lo. Eles estavam em lua de mel quando Scott foi teleportado por Beyonder para o evento conhecido como as Guerras Secretas. Lá ele se reuniu novamente com os X-Men e os principais heróis da Terra para enfrentar a terrível ameaça de Beyonder.
Essas constantes ausências de Scott comprometia o seu casamento. Madelyne (que não suspeitava ser um clone de sinistro) se sentia solitária e sentia que Scott não estava junto nos momentos importantes do casal. O casamento resultou num filho: Nathan Summers (Futuramente conhecido como Cable).
Ciclope resolve retornar aos X-Men e Tempestade (que havia perdido seus poderes) defende que a liderança seja decidida em uma batalha entre os dois. Ciclope perde a luta e, se sentindo humilhando, diz que os X-Men não são mais o seu lugar. Mas ele nem suspeitou que sua derrota foi totalmente orquestrada por sua esposa, Madelyne, que inconscientemente interferiu telepaticamente para que ele fosse derrotado e não se integrasse novamente a equipe.
3- X-Factor: Jean não estava morta, mas apenas em animação suspensa. Ela entra em contato com os integrantes originais dos X-men que decidem formar o X-Factor. Ciclope evitou no início contar a Jean que estava casado e que tinha um filho. E sentia-se culpado por estar se dedicando tanto à nova equipe e não dar atenção a sua esposa e seu filho, colocando novamente sua vida pessoal em segundo plano.  Entretanto, a verdade é que ele estava apaixonado por Jean Grey, a mulher que sempre amou.
A Força Federal captura do mutante fugitivo Rusty Collins que era perseguido do governo e estava sob a proteção do X-Factor. Ciclope vai atrás da Força Federal a fim de respostas sobre o destino de Rusty, consegue acuar os integrantes e a ferir Blob com um raio concentrado, porém não consegue recuperar o jovem.
Os demônios Syn e Nastirth corromperam os sentimentos de depressão de Madelyne, transformando-a na Rainha dos Duendes. Madelyne tentou se vingar de Ciclope por tê-la deixado mas comete o suicídio quando foi revelado que  era um clone criado pelo Sr. Sinistro apenas para ser uma reprodutora, suas lembranças são tragadas por Jean Grey, assim como as lembranças de Fênix, que teve sua participação na criação de Madelyne.
Após a derrota de Madelyne Pryor, os X-Men e o X-Factor partem em busca do Sr. Sinistro, responsável pela criação do clone de Jean Grey, além de ser o líder dos Carrascos, responsável pelo Massacre dos Morlocks. As equipes partem para a Escola Xavier, onde se encontram seus inimigos: Sr. Sinistro, Malígna/Polaris,Dentes de Sabre e Arrasa Quarteirão. No confronto decisivo, é revelado todo o passado de Scott Summers, toda sua vida manipulado pelo vilão.
Jean recusa um pedido de casamento de Scott por ainda estar em dúvida sobre qual das três ele realmente amou.
Durante um ataque do vilão A-Hab, Rachel finalmente diz a Ciclope e Jean que ela é filha deles de outra realidade.
rachel25ss
Seu filho Nathan foi infectado com vírus tecno-orgânico por Apocalipse que pretendia eliminar seu futuro rival. Este vírus é um microorganismo cibernético que mata através da destruição física do hospeiro, cujos órgãos e tecidos são consumidos pelo metal orgânico.
No meio desta luta pela vida de Nathan vítima deste vírus desconhecido e incurável está Scott Summers, sua madrasta Jean Grey e um grande dilema: Surge uma guerreira Askani vinda do futuro, dizendo que a única forma de curá-lo seria enviando a criança para o futuro onde seria curado e treinado para derrotar o Apocalipse e seu império de terror. Ciclope, para salvar a vida de seu filho, tomou a decisão mais dolorosa de sua vida: Entregou seu filho para uma desconhecida correndo o risco de nunca mais vê-lo.user posted image
4- X-Men: Jean pensa sobre o assunto e aceita o convite de casamento de Scott e ambos se casam.
Durante a Lua-de-Mel, suas mentes foram enviadas ao futuro onde criaram Nathan nos primeiros doze anos de sua vida.
Os X-Men foram capturados por Bastion e aprisionados na Base Gama. Então Bastion plantou uma bomba no peito de Ciclope, perto do coração. Com a vida de Ciclope em perigo, os X-Men voltaram para a Mansão X, mas não havia mais nenhum equipamento na base por causa da ocupação da Operação Tolerância Zero. Então Cecilia Reyesorganizou uma cirurgia às pressas. Sem instrumentos médicos, os X-Men usaram seus poderes para a realização da cirurgia. As garras de Wolverineserviram como bisturi. A telecinésia de Jean conteve a hemorragia de Ciclope. Os poderes climáticos de Tempestade e Homem de Gelo esterilizaram o ambiente e assim por diante.
Salvo, Scott foi para o Alasca para se recuperar na casa de seus avós acompanhado de sua esposa, Jean. Os dois permaneceram mais algum tempo no Alasca depois que Jean perdeu seus poderes psíquicos como consequência da Guerra Psíquica.
4.1- Mescla com Apocalipse: Depois de Apocalipse reunir os Doze, ele foi derrotado e seu corpo destruído mas sua alma se mesclou com a do Scott que, dado como morto, vagou por muito tempo enquanto a consciência de Apocalipse ia se manifestando cada vez mais, mostrando lembranças do passado de En Sabah Nur. Porem, graças ao elo psiquicoentre Jean e Scott ela consegue liberta-lo projetando a forma astral de Apocalipse para fora de seu marido. Cable usa sua psimitarra para matar o vilão e libertar Scott.
4.2- Scott e Emma Frost: Depois que se recuperou da fusão com Apocalipse, Scott se tornou uma pessoa mais fria e distante, o que desgastou seu relacionamento com Jean.
A ex-vilã Emma Frost iniciou uma terapia com ele a fim de sanar seu problema de relacionamento. Eles tiveram um affair psiquíco, descoberto por Jean. Ela expulsou Scott do quarto e usou o poder da Fênix para fazer com que Emma revelasse o que realmente aconteceu. Ciclope cada vez se envolvia com Emma quando Jean foi assassinada por um falso Magneto.
5.0- Scott e Emma Frost: Ciclope substitui Xavier como diretor do Instituto e, ao lado de Emma Frost, mantém vivo o ideal de seu tutor, com o qual já há muito tempo não corrobora.
Scott começa a descobrir alguns dos segredos sombrios de Xavier, desaprovando completamente as decisões obscuras de seu tutor, como esconder de todos que a Sala de perigo é um ser com consciência – o que resultou na morte do estudante Asa. Outro grande erro de Charles foi esconder de todos – apagando suas memórias relativas a este fato – que uma outra equipe foi convocada e dada como morta ao tentar salvar a equipe original de seu cativeiro em Krakoa, a Ilha Viva. Também escondeu de Ciclope que um dos integrantes era seu terceiro irmão, Gabriel Summers, cuja existência era desconhecida de todos até ele atacar os X-Men em busca de vingança contra Xavier.
Decepcionado com as atitudes de quem tanto admirou, Ciclope diz a Xavier que ele não é mais bem vindo na escola e na equipe que ele mesmo criou. Ciclope e os X-men seguem seus sonhos sem Xavier.
Scott concede a Vampira a liderança de uma das equipes de X-Men, mas Vampira seguiu em frente com sua equipe nova mesmo com Scott desaprovando a escolha dos integrantes. As consequências não poderiam ser piores: Seu filho Cable foi dado como morto dentre varias outras baixas. Ciclope se sente culpado por ter permitido que Vampira seguisse em frente com a equipe.
Wolverine resolve entregar para Ciclope a espada Muramasa. Essa espada tem o poder de anular os poderes regenerativos, Logan diz que Scott é o cara correto para usar a espada caso um dia precisem detê-lo.
Para desbloquear o trauma de Scott, Emma Frost diz verdades duras de serem ouvidas e o faz enfrentar seus demônios interiores. Diz que ele no fundo queria ser como Wolverine, lembra também da derrota que sofreu para Tempestade há alguns anos, do fato dos X-Men nunca conseguirem a aprovação do público e das perdas constantes de Jean. Segundo ela, Scott não tinha controle. Controle esse perdido desde que saltou de paraquedas com seu irmão mais novo, Alex, no colo. Diz que ele teme e se ressente de seu poder, constantemente com medo de ferir alguém. Ciclope confronta seus temores e aparentemente perde seus poderes.
Até que, ao enfrentar Lorde Krunn no Grimmamundo, Scott usou seu às na manga com um genial e arriscado plano, se fazendo de isca para mostrar que não estava sem poder e sim que estava o controlando, derrotando o líder alienígena com uma poderosa rajada.
5.1- Mudanças de Atitude: Ciclope passa a agir de forma muito mais violenta, mandando matar caso seja necessário. Ainda na ilha Muir, Ciclope manda Wolverine atrás de Mística
Charles Xavier reencontra com Scott, que se irrita com a intenção de Charles vasculhar sua mente em busca de influencia de  Sinistro, mas com a ajuda de Emma, faz exatamente isso com o professor. Bom paralelo e nos faz pensar que mestre e aluno são mais parecidos do que gostariam de admitir.
5.1.1- São Francisco:
Scott encontra sua falecida ex-esposa, Madelyne Pryor que inexplicavelmente retornou como um fantasma psíquica chamando a si mesma a Rainha Vermelha e com uma equipe só de mulheres que se autodenominam de Irmandade Feminina de Mutantes. Sua equipe ataca os X-Men e Madelyne tenta sem sucesso possuir corpo de Jean Grey.
(Ajude o site atualizando o protoc0lo de Ciclope)
Depois que os X-Men de Norman Osborn (vulgo X-men Sombrios) enfrentaram uns mutantes arruaceiros, Ciclope se encontra com Osborn e pede para ele e suas equipes se retirarem de São Francisco.
5.1.2- Ilha Utopia:
(Ajude o site atualizando o protoc0lo de Ciclope)
Emma explica para Scott sua frieza, devido sua prisão na forma de diamante para conter o Vácuo, quando são interrompidos por Magneto, que acaba de chegar à ilha, exibindo seus vastos poderes magnéticos.
Citações:aspasOs olhos, dizem, são os espelhos da alma. Por isso eu abro bem os meus” (X-Men – Ed. Abril)
aspasA mim, meus X-men” (X-Men Extra 80 – Ed. Panini)
aspasFico imaginando… Se me descontrolasse a energia viria só dos meus olhos?” (X-men Extra 68 – Ed. Panini)
Edições Importantes:
. Primeira aparição: (X-Men #1, 1963) No Brasil – Heróis da TV# 100 (1988, Ed. Abril) republicado em Biblioteca Histórica Marvel: Os X-Men# 1(2007, Ed. Panini)
. Se torna líder (X-Men #7, 1964) No Brasil - Edições GEP #1 (1968, Ed. GEP) e Biblioteca Histórica Marvel: Os X-Men# 1(200?, Ed. Panini)
. Iniciou seu romance com Jean Grey (X-Men #32, 1967) No Brasil – Não publicado
. Largou os X-Men (X-Men #138, 1980) No Brasil – X-Men #24(19??, ed. Abril)
. Reencontrou seu pai (Uncanny X-Men #154, 1982) No Brasil -Superaventuras Marvel #59 (1987, Ed. Abril)
. Casou com Madelyne (Uncanny X-Men #175, 1983) No Brasil -Minissérie X-Men #3-4 (1988, Ed. Abril)
. Nathan nasce (Uncanny X-Men #201, 1986) No Brasil -X-Men #25 (1990, Ed. Abril)
. Entrou no X-Factor (X-Factor #1, 1986) No Brasil - Grandes Heróis Marvel #30 (1990, Ed. Abril)
. Entrega Nathan ao futuro (X-Factor #68, 1991) No Brasil - X-Men #75 (1995, Ed. Abril)
. Casa com Jean (X-Men #30, 1994) No Brasil –Fabulosos X-Men #10 (1996, Ed. Abril)
. Cuida de Nathan no futuro (Adventures of Cyclops and Phoenix #1-4, 1994) No Brasil -Aventuras de Ciclope e Fênix #1-2 (1996, Ed. Abril)
. Se mescla à Apocalypse (Uncanny X-Men #377/X-Men #97, 2000) No Brasil - X-Men Premium #10 (2001, Ed. Abril)
. Libertado de Apocalypse (X-Men: The Search For Cyclops #1-4, 2000-2001) No Brasil –X-Men Extra #6 (2002, Ed. Abril)
. Inicia um caso psíquico com Emma (New X-Men #128, 2002) No Brasil - X-Men #20 (2003, Ed. Panini)
(Contribuição por Bolivartrask e Igor Mello)



Sobre o Codinome
Criado na mitologia Grega, os Ciclopes são seres gigantes com um só olho no meio da testa.
Esse olho único era considerado o símbolo do mal. Geralmente são brutais, selvagens e devoram humanos quando os encontram. Na mitologia existem quatro espécies de ciclopes: os uranianos, os ferreiros, os construtores e os pastores. Desde então, é constantemente representado nas literaturas fantásticas com temas medievais.
Não gostou da propaganda
Uncanny X-Men #6 (July 1964) pagina inteira.
No Brasil : A editora EBAL publicava o material da DC Comics por aqui desde os anos 40, adquiriu então os direitos de publicação dos personagens Marvel, e, num convênio com os postos Shell, distribuiu as edições “zero” de “Capitão Z” (trazendo as aventuras de Homem de Ferro e do Capitão América – nos moldes da “Tales of Suspense” americana), “Super X” (com Namor e Hulk – a exemplo da original “Tales to Astonish”) e “Album Gigante” (com as aventuras de Thor” – no original, “Journey into Mistery”) para quem abastecesse seus carros naquele mês de julho de 1967. No mês seguinte, as edições número 1 pintaram nas bancas. Todas em preto-e-branco e num formato “quase” americano.
Só que a EBAL não possuía exclusividade sobre o material da Marvel. A partir de 1969, outros títulos começaram a pipocar por outros selos. A GEP (Gráfica Editora Penteado), por exemplo, publicava X-Men.
Primeira história do Ciclope e os X-Men no Brasil
A revista X-MEN # 1 (1968 pela GEP) foi a primeiríssima história publicada dos X-Men aqui no Brasil, era equivalente a história Uncanny X-Men #7, o título original americano: “The return of the Blob” foi substituido por “A Volta do Bolão”.
Na história, os X-Men enfrentam o Blob, (ou “Bolão”) e a Irmandade de Mutantes (chamada aqui de Maldosos Mutantes): Magneto, Feiticeira Escarlate (chamada de Bruxa Escarlate), Mestre Mental (aqui, simplesment Mestre), Groxo (“Sapo”) e Mercúrio. Esta aventura também marca a primeira aparição do computador Cérebro.
As edições Uncanny X-Men de 1 a 6 não saíram por aqui nessa época. A editora Gep publicou as histórias das Uncanny 7 a 19.
Raios na velocidade da luz?
Na revista X-Men Annual #5 (1981) publicada no Brasil em Sam 58, é dito que o raio do Ciclope sai a velocidade da luz.
Não coloquei na informação da ficha pois, na minha humilde opnião, isso não faz muito sentido. Ou seu raio seria tão veloz que nem seria visto, e também não teria nenhuma chance de alguem escapar.
Em nenhum outro lugar foi citada a velocidade de seu raio.
Vivendo junto com Madelyne
A idéia de Claremont quando Madelyne surgiu, era fazer com que a semelhança com Jean e a queda do avião coincidir com a morte de Jean não passassem apenas de pura coincidencia mesmo. A idéia era instigar os leitores a pensarem que Madelyne era Jean sem memória ou algo do tipo mas apesar das suspeitas, Maddie não teria relação alguma com Jean e o casal seria feliz junto. Ciclope teria sua vida de casado se afastando da equipe e só apareceria ajudando os X-Men em casos especiais.
Claremont não pensava em transforma-la em Rainha dos Duendes e nem dela ser clone de Jean, tudo isso foi pensado depois que os editores resolveram trazer Jean Grey de volta para participar da nova equipe mutante da época: O primeiro X-Factor. (Antes cogitaram na possibilidade de Cristal partencer a formação a equipe, substituindo a defunta)
Para Claremont, essa interferência editorial, que fez Ciclope lutar novamente numa equipe ao lado de Jean, era um grande problema. No X-Factor, Scott volta a se envolver com Jean e muitos leitores acharam que isso não era nada legal de sua parte já que ele agora era casado e tinha um filho.
Então, para amenizar o peso dos atos de Scott, os escritores decidiram dizer que Madelyne era um clone de Jean e que se tornara uma vilã chamada rainha dos Duendes, a matando depois.
Fã de U2
Scott e Jean dançam a musica “One” do U2 quando eles se casam em X-Men #30, 1994  (No Brasil Fabulosos X-Men #10, 1996 Ed. Abril).  É seguro dizer que essa musica representa bastante para eles.
Caso Psíquico
É interessante analisar que no affair psíquico entre Emma e Ciclope, vemos Emma vestida de Fênix na cama com Scott. Mesmo tendo um caso com outra mulher, o maior desejo de Scott era ter a mulher que ele amou no passado e que se distanciava cada vez mais agravado por sua dificuldade de demonstrar afeto. Um enredo com uma grande profundidade psicológica, ponto pro Morrisson.
Jean X Emma e as mudanças de atitudes
(Opnião de Luwig, do blog Pulse)
“…Um amor juvenil, idealizado demais para ser real, deu lugar a variante do amor que pode funcionar entre adultos, moldado na aceitação dos defeitos mútuos e no poder de se surpreender dia após dia.
Com Jean, verdade seja dita, tudo passou a ser miseravelmente previsível, dadas as grandes expectativas que poderia se esperar de sua parte, com a cumplicidade de Emma, Scott pegou no tranco e fez a maior de todas as descobertas: conheceu a si próprio.
Enfim, Jean está para “Vada Sultenfuss”, assim como Emma está para “Mrs. Robinson”.”
Queda por telepatas?
Eu não sei se é coincidência ou proposital, mas tanto a Jean quanto a Emma são telepatas, assim como a Madelyne, mesmo sem nem ela saber… e quando os X-men se dividiram em duas equipes (azul e dourada) o Ciclope sentia uma atração pela Psylocke, tambem telepata…
Sera q o Scott possui uma queda por telepatas?
O mistério do Terceiro Summers
Antes de surgir Vulcano, o terceiro Summers foi um grande mistério das revistas X.
A teoria de que Ciclope possui mais de um irmão foi plantada a muitos anos atrás por Fabian Nicieza em uma história da nova revista X-men que ele assume logo após a saída de Chris Claremont. Sinistro aparece sugerindo que ele andou observando por muito tempo os irmãos de Ciclope (Sim, irmãos.) e demonstra estar preocupado em protegê-los do vírus legado, porém Essex desconversou quando percebe que Scott não lembra da existencia do misterioso irmão. (Publicado no Brasil na Fabulosos X-men #6.)
O principal cogitado pelos fãs foi o Gambit, que não sabe quem são seus verdadeiros pais. Muitos acreditam que Claremont já até planejava isso anteriormente quando criou o Gambit. Afinal, bem no início, o mutante energizava os objetos por raios que partiam de seus olhos.
Outra especulação foi quando surgiu Adam X, um personagem meio-shiar e meio-humano que veio até a Terra. Tudo levava a crer que Adam tinha sangue real e muitos supunham que ele seria o resultado de um estupro cometido pelo imperador D´Ken na esposa capturada do Corsário, ou seja, meio irmão de Scott e Alex. A idéia , no entanto, foi descartada por alguns fatores: Não sendo filho de Corsário ele não seria um Summers e, além disso, não teria motivo para Sinistro se preocupar com alguém a galaxias de distancia.
Além das especulações dos fãs, o escritor Robert Weimberg, em uma entrevista, disse que por ele, se tivesse tido a chance de continuar a escrever o título Cable, o terceiro Summers seria oApocalipse, filho de Corsário com uma mulher desconhecida antes deste casar com a mãe de seus filhos, porém esta criança, muito poderosa, teria sido enviada ao passado e recebendo o nome de Em Sabah Nur.
Quanta viagem . rs
A resposta ao mistério só foi respondida por Ed. Brubaker, quando criou o personagem Vulcano na polêmico história Gênese Mortal. Mas, depois de rever as outras opções, vejo que foi melhor assim.
Utopia / Ilha X – Incoerencia:
Segundo o escritor Matt Fraction, por a ilha não estar no continente americano, Norman Osborn não teria autoridade sobre ela. O Problema é que a Ilha tinha que estar a mais de 300 milhas de distancia da costa ou então continua sendo território americano.
Grandes Absurdos Marvel:
Heróis Hulkficados
Atingidos por energia gama enquanto tentavam se infiltrar no aeroporta-aviões da Intelligencia, alguns dos maiores heróis da Marvel foram hulkficados e se tornaram mais poderosos e burros do que nunca.
A história -escrita por Jeph Loeb- além de uma premissa infantilóide é mal elaborada.
No caso do Ciclope, sua versão Hulkificada possuia vários olhos (!)

Outras Mídias:
Filmes

X-Men Origens: Wolverine (2009)

X-Men: O Filme (2000)

Scot Summers, Ciclope

X-Men 2 (2003)


X-Men – O Confronto Final (2006)

Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
- Eu nenhum momento sugere que ele é o líder
- Morto por Jean Grey.
Erros:
Observações: O personagem infelizmente foi sub-utilizado, participando mas sempre sendo motivo de escarnio de Logan. Em nenhum momento mostra seu dom de liderança e sua habilidade.
Desenhos

The Marvel Superheroes (1966)

Nome não revelado
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:

Homem-Aranha e Seus Incríveis Amigos (1981-83)

Aparece no capítulo The Origin of The Iceman e no A Firestar is Born e The X-Men Adventure.
Participando tanto da formação original dos X-Men quanto da atual.
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:
Dois Ciclopes ?
Olha quemancada dos desenhistas.  No capitulo The Origin of Iceman o Ciclope foi desenhado duas vezes.

Pryde of the X-Men (1989)

Cyclops
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:

X-Men Animated series (1992-97)

Scott Summers, Ciclope
Depois da explosão do avião onde estava toda a sua família, passou sua infancia no orfanato acreditando não ter família, lá seus poderes mutantes foram manifestados. Depois Ciclope foi adotado pelos Foster.
Quando a equipe é surpreendida por um ataque de Sentinelas, Ciclope como líder toma a dura decisão de abandonar dois integrantes, Fera e Morfo. Wolverine enfurecido pela decisão o soca. Fera é preso pelo governo e Morfo foi dado como morto.
Para o ciumes de Wolverine, Ciclope e Jean vão se casar, mas o padre que efetuou a missa era na verdade o Morfo querendo se vingar por ter diso abandonado pelos X-Men. Enfrentam Sr. Sinistro e seus Nasty Boys. O casamento não foi validado.
Ciclope está preocupado com Jean depois que ela se tranforma em Fênix pois seus poderes estavam cada vez mais incontroláveis, mas acaba se envolvendo com Dazzler (Cristal), uma mutante cantora que quase é sequestrada pelo clube do Inferno, deixando Jean enciumada.
Durante a série reencontra seu pai, Corsair (Corsário), que se tornou um viajante espacial depois de acreditar que sua familia estava morta.
Sua mãe foi assassinada pelo shiar D’Ken
Casa-se com Jean depois de uma tentativa mal sucedida.
Capítulos Importantes:
01.02- A noite das sentinelas Pt.2 - Abandona Morfo e Fera em uma missão
02.01 – Ate que a morte os separem Pt.1- Tenta se casar com Jean
03.13- A saga da fenix Negra pt.1 - Caso com Dazzler
03.17- Orfão nunca Mais: Descobre que Corsair é seu pai.
04.03 – Além do bem e do mal Pt.1 – Casa com Jean Grey

Homem-Aranha (1994)

Ciclope, assim como os principais personagens do grupo, teve uma pequena participação no episódio #17 – The Mutant Agenda e no episódio #18 – The Mutants’ Revenge da série do Homem Aranha que passava no mesmo período.
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:
Curiosidades:
- A Família que o adotou se chamar Foster, foi uma piada, coincidencia ou foi mesmo erro de tradução? Pois foster, alémde ser um sobrenome, pode significar “Adotivo”.
.Família desfalcada – Ciclope descobre que Corsair (Corsário) é seu pai mas outras 2 pontas soltas sobre sua família foram jogadas e não foram aproveitadas:
1- Ciclope e Havok (Destrutor) atacam um ao outro e seus poderes não funcionam sem explicação nenhuma.
2- Jean, depois que invade a mente de Cable, diz a Scott: “Ele é muito importante para o futuro, para o nosso futuro”.
Duas futuras revelações de parentesco que não foi dado prosseguimento.

X-Men: Evolution (2000)

Ciclope, Scott Summers
Dublagem -Kirby Morrow (em inglês), Hermes Baroli e Alexandre Moreno (em português)
Liderança – Chega a peitar wolverine, desmoralizando-o provando que durante os capiulos soube se  tornar um grande líder.
- Imune aos poderes de seu irmão
Outros Poderes:
Em contato com a cristal Cytorakk:
- Seus poderes ficam ainda mais poderosos e como efeito colateral, seu cabelo fica branco.
Histórico:
Scott Summers por volta dos seus 18 anos, estudante do colégio de Bayville, órfão, acreditava ser o unico sobrevivente de sua
ciclocarfamília causado pela explosão do avião.
Jean Grey era sua grande amiga na qual nutria uma paixão platônica. Tinha uma grande rivalidade com Duncan Matthews, namorado de Jean
Reencontra seu irmão Alex que foi adotado por uma familia do Havaí.
Apesar da pouca idade, mostrou ser um grande líder e chegou até a peitar o experiente Wolverine ao discordar da tática do canadense. Scott sempre tem a preocupação de fazer o que Xavier faria na mesma situação.
Capítulos Importantes:
cap.35- Blind Alley - Beija Jean Grey e começam a namorar
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:

Wolverine e os X-Men (2008)

Ciclope, Scott Summers
Dublagem - Nolan North (em inglês), Antonio Simão (em português)
Quando era criança, Scott permaneceu desacordado por dois anos em um hospital. O médico lhe diz que ele e sua família sofreram um acidente aéreo e que só ele e seu irmão sobreviveram. Scott quer ver seu irmão Alex, mas o médico diz que ele foi adotado e Scott se desespera.
Quando era adolescente, Scott foi abordado por dois garotos em frente ao orfanato onde vivia. Os garotos começaram a provocá-lo e a bater nele. Scott se irritou e manifestou seu poder mutante pela primeira vez, atingindo um garoto com sua rajada óptica e destruindo parte do orfanato. Scott se desesperou e vivia com medo de abrir os olhos novamente, até que o Professor Xavier o encontrou e lhe explicou que ele é um mutante e que suas habilidades poderiam ser controladas. O Professor, então, o convida para viver no Instituo Xavier, onde estudam Fera, Anjo e Homem de Gelo.
Após falhar em um treinamento na Sala de Perigo, Scott se questiona e diz que ele não serve para ser herói. O Professor pede que ele tenha paciência e o leva para conhecer uma pessoa muito especial. Os dois vão até a casa de Jean Grey, e Scott a vê pela primeira vez. Scott e Jean flertam, e ela decide se juntar aos X-Men também. Pouco tempo depois Magneto ataca os X-Men, em busca de Jean. Magneto derruba todos, inclusive Scott, que acaba perdendo seu visor. Jean pede que ele abra os olhos e contém suas rajadas com telecinésia. Scott dispara uma rajada em Magneto, derrotando-o. Ciclope e Jean se beijam, começando a namorar.
Scott se enfurece quando Wolverine chega ao Instituto, por dar em cima de Jean. Ciclope avisa para ele cair fora, mas Logan só faz provocar. Algum tempo depois, Scott finalmente confronta Wolverine, que não revida. Jean pede que Scott pare e lhe diz que ela fez Logan promete que não brigaria com ele. No dia seguinte, Scott pede desculpa a Jean, e ela diz que ele deveria se desculpar com Logan, até que a explosão atinge o Instituto tirando de ação os dois telepatas da equipe, Charles e Jean. A explosão também destrói o Instituto Xavier e a equipe se desfaz.
Um ano depois, Ciclope em depressão, taciturno e isolado de todos, está morando em um hotel sujo e barato. Wolverine o convida para voltar aos X-Men mas Ciclope se recusa a participar mas depois retorna a equipe para salvar o Professor X.
Enfrentam Magneto que se mostrou em vantagem na batalha, após o desentendido, Magneto devolve Xavier aos X-men, ele está em coma e só voltará 20 anos no futuro.
Xavier, de seu futuro, entra em contato com os X-Men do presente. Diz sobre a importancia da equipe permanecer unida para evitar um futuro apocalíptico para toda a humanidade e, para liderar a equipe, nomeia Wolverine. Ciclope não gosta da escolha e pensa em abandonar a equipe mas Xavier diz que Ciclope é uma peça fundamental na equipe e o chama de “filho”.
Emma Frost, nova integrante da equipe,  tenta localizar Jean no Cérebro por insistência de Ciclope, mas não a encontra, diz que talvez não tenha sobrado nada para ser encontrada.
Ciclope segue os carrascos e sinistro para ver se eles tinham informaçõa sobre Jean, atropelando as ordens de Wolverine.
Ciclope beija Emma achando que é a Jean. Scott se desculpa e se sente culpado por ter colocado os X-Men em perigo. Ciclope arruma suas malas e tenta ir embora, mas Emma propõe apagar as memórias de Jean da mente dele. Ciclope se concentra e deixa Emma entrar em sua mente e vasculhar suas memórias. Scott e Emma finalmente descobrem a causa da explosão: Jean Grey, possuída pela Fênix.
Emma diz ter encontrado Jean. Chegando ao local, e Ciclope atinge Arcanjo, que queria raptar Jean, com uma rajada. Scott fica feliz ao encontrar Jean, mas ela não se lembra dele por ter perdido a memória. Scott pede que Jean confie nele e a leva dali. Na entrada do hospital, Arcanjo reaparece, e Ciclope o atinge de novo com uma rajada mais poderosa. Scott, Emma e Jean fogem dele na van. Dentro de um túnel, Arcanjo fura os pneus do carro com suas penas e faz o carro capotar, deixando todos inconscientes. Warren acaba levando Scott e Jean para Sinistro. Sinistro tira amostras de DNA de Scott e Jean e manda Arcanjo liquidá-los. Os X-Men chegam e o interrompem. Forge liberta Scott, que sai atirando rajadas ópticas em todos os Carrascos de Sinistro. Jean acorda, possuída pela Fênix, e Ciclope tenta a acalmar. Todos voltam para o Instituto. Na enfermaria, Scott diz a Jean que Emma vai ajudá-la a recuperar sua memória. Emma ataca os X-Men, usando um ataque psíquico, deixando Scott e os outros inconscientes.
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:
Citações:
aspasE aí Logan, a gente vai ficar posando pra foto aqui ou você tem um plano?”

Esquadrão de Heróis (2009)

nomes
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:

Black Panther (2010)

Ciclope assim como Wolverine e Noturno participam do desenho do Pantera Negra no sexto episódio como integrante da equipe de Tempestade, eles enfrentam o Fanático.

X-Men Anime (2011)

Ciclope, Scott Summers
Em uma missão da equipe Ciclope ve Jean morrer e desiste de sua vida de heroi para lamentar a perda. Até que o sequestro da mutante Hisako faz a equipe busca-lo para uma nova missão.
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:
Curiosidades:
- Aparentemente ele será o membro “bishounen” da equipe. Pra gente, esse estilo meio, digamos, afeminado não pega bem, mas lá no Japão as mulheres adoram homens com certa androginia – e por incrível que pareça, eles não consideram isso como falta de masculinidade.
- A trama por enquanto lembra muito a de Wolverine e os X-Men em alguns pontos como a morte de Jean grey no início e  Scott em estado de luto não querendo retornar a equipe e soltando raio em Wolverine ao provoca-lo para retornar a equipe.

Os Vingadores: Os Maiores Super-Heróis da Terra (2010)

Cyclops-1-
Aparece apenas uma foto na parede junto com outras fotos de heróis.
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:

Avengers Disc Wars (2014)

Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:
Jogos

X-Men II: The Fall of the Mutants (1990 – PC)

Personagem jogavel

X-Men (1993 – Sega Genesis)

personagem jogavel.

X-Men 2 Mutant Apocalypse

personagem jogavel.

X-Men: Gamemaster’s Legacy (1994 – Game Gear)

Personagem jogável


X-Men Mutant Academy (2000 - diversos consoles)

Personagem jogável


X-Men Mutant Academy 2  (2001 – Playstation)

Personagem jogável


X-Men: Next Dimension  (2002 - diversos consoles)

Personagem jogável


X-Men Legends (2004 - diversos consoles)

Personagem jogável


X-Men Legends II (2005 - diversos consoles)

Personagem jogável


Marvel Ultimate Alliance


Marvel Ultimate Alliance 2  (2009 - diversos consoles)

Personagem jogável

Nenhum comentário:

Postar um comentário