Planeta Herois

Planeta Herois
Cartel PH

ESPIÃO PH

Planeta Heróis Show

sábado, 12 de julho de 2014

Vilões dos X-Men: Apocalipse - En Sabah Nur

Apocalypse - Louise Simonson e Jackson Guice
Primeira Aparição: X-Factor vol.1 #5 (1986)
Nome: En Sabah Nur
Outros Nomes: Set, Sauru, Huitzilopochtli, Kali-Ma
Nacionalidade: Egípcia (Akkaba, Egito) Terra 616
Raça: Mutante X-Eterno
Status: Morto

Poderes Mutantes:
  • Controle de todas as moléculas do corpo, podendo mudar sua aparência, vestimenta, disparar poderosas rajadas, transformar partes de seu corpo em armas, levitar, entre outras coisas.
  • Longevidade
Outros Poderes:
Equipamentos:
  • Alta Tecnologia Celestial aos seu favor
-Permitindo-lhe se teletransportar, promover alterações genéticas, entre outras coisas
- Câmara de Lázarus – Permite-lhe rejuvenescer e recuperar suas forças, podendo hibernar durante centenas de anos.
- Armadura celestial
Habilidades:
Domínios de todas as línguas da Terra
Características Psicológicas: Arrogância
Características Físicas: Pele cinza (embora sua pele seja às vezes descrita como cor de carne ou escura) e com lábios azuis e desenhos naturais na face
Outras Características: Supremacista – acredita na superioridade mutante.
Afiliações: Clube do Inferno-1859, Clan Akkaba, Aliança do Mal (líder), Cavaleiros do Apocalipse (líder), Cavaleiros da Tempestade (líder)
Base de Operações: Nave
Ocupação: Já foi considerado Deus para muitas civilizações, ex-Guardião dos Celestiais,
Parentes Conhecidos:
Pai Adotivo – Baal
>> Filho adotivo (morto) - Conflyto
>> Filho - Gemocídio
Relacionamentos:
Biografia:
1-Origem: A história de Apocalipse começa em 3000 a.C., no Egito, durante a Primeira Dinastia. Nascido com pele cinza (embora sua pele seja às vezes descrita como cor de carne ou escura) e com lábios azuis e desenhos naturais na face, no povoado de Akkaba, ele foi abandonado ainda criança, mas foi achado por um bando de nômades do deserto, os Sandstormers, cujo líder, Baal, viu na criança o potencial para o poder, e o criou como se fosse seu, dando-lhe o nome de En Sabah Nur. Ele recebeu ensinamentos sobre a filosofia pela qual a tribo vivia e morria: A sobrevivência do mais apto. Nur e Baal foram os únicos Sandstormers a sobreviver no dia em que o general Ozymandias, com seu exército, destruiu a tribo dos Sandstormes, e eles acharam um refúgio em uma caverna sagrada antes dela desabar. Baal acabou morrendo de fome após algumas semanas, mas antes de sua morte, ele confessou a Nur que ele acreditava que este era o salvador previsto em antigas profecias que estava destinado a derrotar o faraó Rama-Tut. O jovem Nur prometeu se vingar do faraó e reivindicar seu destino. Ele se disfarçou como escravo na cidade de Tut, onde ele teve visões de deuses egípcios que lhe revelaram seu grande destino. O faraó Rama-Tut, na verdade uma antiga encarnação de Kang o Conquistador, que voltou no tempo para localizar o jovem Apocalipse e o colocar debaixo de sua asa, tentou convencer Nur a se juntar a ele, mas o jovem mutante atacou selvagemente o faraó só para ser derrotado pela arma futurista do Conquistador. Nur sobreviveu, e tentou resgatar Nephri, irmã de Ozymandias, que foi atraída pelo misterioso escravo, mas Nur foi depois rejeitado por Nephri por sua aparência inumada, e ela voltou para seu irmão, em pânico, para se proteger. Magoado por essa rejeição, En Sabah Nur viu emergir suas prodigiosas habilidades mutantes nesse estado de raiva, e então se renomeou de Apocalipse. Rama-Tut deixou fugir esse ex-escravo furioso, enquanto Nur usou sua avançada tecnologia para escravizar e transformar seu antigo atormentador, Ozymandias, em um profeta cego feito de pedra viva, que iria sempre registrar os acontecimentos futuros de Apocalipse.

Cinqüenta anos depois, Nur visitou Nephri, agora uma velha rainha egípcia em seu leito de morte, e comparou a perda de beleza e vitalidade dela, em contraste com a aparência imutável dele, apesar da passagem do tempo.
1.2 – Esperando o Tempo da Prova: Conforme os séculos e milênios foram passando, En Sabah Nur ia crescendo não apenas em poder, mas em fama. Emergindo periodicamente da reclusão, Nur viajava pelo mundo para determinar se o tempo da prova havia chegado. Embora ele tenha usado muitos nomes pelo caminho, En Sabah Nur era conhecido simplesmente como Apocalipse, o fim de tudo que existe. No final do século XX, o herói conhecido como Cable viria a descobrir evidências sobre as viagens de Apocalipse e sua influência.
Nos cinco mil anos anteriores, Apocalipse foi visitado por uns poucos indivíduos corajosos o bastante para visitor seu local de poder. Akhenaton, o faraó egípcio em 1500 a.C., visitou o covil de Apocalipse em Akkaba, implorou por seus favores e Apocalipse recusou. No século IV a.C., Alexandre da Macedônia foi desafiar o “deus” e informá-lo de que o mundo não precisava mais dele, só para ser informado por Apocalipse de que mesmo que o mundo acabasse, ele continuaria existindo.
Foi encarregado pelos Celestiais a garantir sucesso das novas mutações da humanidade e se tornassem a espécie dominante.
Sob ordem de Rama-tut. Apocalipse enfrenta Thor que, ainda jovem e sem Mjolnir, precisa recuar. Até que o Deus do Trovão consegue fazer com que seu machado de Guerra atravesse a armadura celestial que Apocalipse possuía.
1.3 – Encontra Exodus: Embora se saiba que Apocalipse fez muitas viagens a partir de seu lugar de isolamento, mas não se sabe quantas vezes ele fez isso. No entanto, uns poucos desses acontecimentos são conhecidos. No século XII, durante as Cruzadas, o cavaleiro francês Bennet du Paris obteve a posse de um antigo mapa. Descoberto depois da conquista de Jerusalém, o mapa mostrava a localização da antiga cidade de Akkaba, no que hoje é a Palestina. Procurando pela antiga Torre do Poder, Paris foi saudado pela voz sem corpo de Apocalipse. Fizeram um acordo, Apocalipse despertaria os poderes mutantes latentes de Paris, tranformando-o em algo mais. Exodus, embriagado com seus novos poderes, rapidamente se revoltou contra seu novo mestre. Apocalipse então tirou boa parte dos poderes que tinha lhe dado, e o deixou em coma por oito séculos.
1.4 – Era Vitoriana: Na Londres vitoriana, 1859, Apocalipse encontrou Nathaniel Essex, um cientista britânico, e com dele, aprendeu o termo científico para seres como ele – mutante. Coagindo Essex e os membros do Clube do Inferno a trabalharem para ele, Apocalipse iniciou os primeiros passos de sua busca pelo conflito global em uma escala sem precedentes. Ele usou sua tecnologia avançada para transformar Nathaniel no Sr. Sinistro, e mandou que ele criasse uma praga para devastar e transmutar a população do mundo. Ao mesmo tempo, os heróis mutantes Ciclope e Fênix foram mandados para o passado para impedir Apocalipse. Perto de matar a família real britânica, Apocalipse foi enfraquecido, e Ciclope e Fênix puderam derrotá-lo. Foi revelado que Sinistro traiu Apocalipse, percebendo que sua visão do futuro era loucura, e criou uma praga que atacou somente Apocalipse, forçando o antigo mutante a ir para seu santuário de hibernação.
Dizimou sozinho uma tribo de demônios N’garai.
1.4.1- Apocalipse versus Dracula: Em 1897, Apocalipse foi acordado por seus seguidores, com a intenção de fazer um acordo com Dracula, que estava transformando os membros do Clã Akkaba em vampiros para combater Apocalipse como vingança pela sua derrota séculos antes, como Vlad tepes. Apocalipse, com alguma ajuda de Abraham Van Helsing, matou Dracula.
A linhagem do clã Akkaba foi praticamente destruída mas a continuidade do clã foi assegurada por Ozymandias sem o conhecimento de Apocalipse, através do inválido porém poderoso teleportador chamado Frederick Slade junto com uma mulher (Ancestrais de Blink) e de Jon “Jack” Starsmore (Ancestral deCâmara).
2- Era Moderna: Apocalipse ficou muitos anos escondido, mas acordou de seu sono leve com a chegada do misterioso viajante do tempo, o mutante Cable (ironicamente, Cable foi para o presente para impedir o despertar desse antigo mutante). Acordado quase um século antes do que havia planejado, Apocalipse decidiu examinar o mundo e determinar as condições para a prova. Ele deu poderes super-humanos ao terrorista conhecido como Moses Magnum, que fez seu oferecidmento provando a força, lutando contra os X-Men e os Vingadores. Apocalipse primeiro cruzou o caminho do time original dos X-Men (então organizado como o grupo de caça mutante, X-Factor) quando ele empregou a Alliance of Evil, e ordenou que eles capturassem o mutante Michael Nowlan. Apocalipse planejava usar os poderes de Nowlan para provar a raça mutante com poder ilimitado. Esse plano foi derrotado pela interferência do X-Factor.
2.1 – Cavaleiros do Apocalipse:
Enquanto as equipes X estavam voltadas ao massacre de mutantes, que ocorreu no tunel dos Morlocks, Apocalipse recrutava seus Cavaleiros. Primeiro Apocalipse aparece nos tuneis enquanto dois Carrascos enfrentavam a Morlock Praga, ele a escolhe para ser Pestilencia. Depois ele visitou o ex-soldado Abrahan Kierosque tinha perdido os movimentos do corpo abaixo do pescoço, Apocalipse o escolheu como Guerra. A terceira escolhida foiAutumn Rolfson, como Fome. E por ultimo, para o posto de Morte, Apocalipse resgata Warren Worthingthon III, o Anjo, que tentou se suicidar por ter perdido suas asas. Apocalipse lhe da novas asas, metálicas.
Durante uma batalha contra o X-Factor, Pestilencia morre e Morte recobra a conciencia e abandona os cavaleiros. Caliban, um sobrevivente dos Morlocks, pede a Apocalipse poder para vingar seus companheiros asassinados. Apocalipse então reformula seus cavaleiros, transformando Caliban e o colocando como Morte.
2.2 – Guerra Evolucionaria:
3- Vs X-Factor e Inumanos na Lua, Infecta Nathan:
Apocalipse descobre sobre a intenção de Sinistro em criar um mutante capaz de derrotá-lo. Ele vê esse propósito se realizar em Nathan Summers, pois suspeita que a energia da criança foi a energia que o acordou meses antes. Para prevenir-se da futura ameaça ele envia os recém formados Cavaleiros da Tempestade para sequestrar a criança. Durante esse tempo Apocalipse havia conquistado Attilan, a terra dos Inumanos, e mantinha parte da população como escravos. O X-Factor aliado a Família Real dos Inumanos atacaram a fortaleza de Apocalipse. En Sabah Nur é derrotado, porem ele infecta Nathan com o vírus tecno-orgânico, o que acarreta em este ser mandado ao futuro aos cuidados da misteriosa Askani que prometeu poder salva-lo.
4- Cable e Conflyto:
5-Canção do Carrasco:
Como nas outras vezes, Apocalipse retorna a sua câmara de regeneração após ser derrotado. Porem ele é acordado prematuramente por seus Cavaleiros da Tempestade e descobre que alguém esta atuando em seu nome para controlar os Cavaleiros do Apocalipse e faze-los capturar Jean Grey e Scott Summers. Mais tarde ele luta contra os X-Men, mesmo enfraquecido, e julga isso como uma prova de que é um sobrevivente. Depois ele descobre que foi Sinistro quem manipulou os Cavaleiros fingindo ser o próprio Apocalipse. En Sabah Nur também salva a vida deXavier, que tinha sido baleado por Conflyto. Quando Apocalipse tentava voltar a sua camara de regeneração ele é atacado por Conflyto que quase o mata, mas Apocalipse teleporta-se. Na lua enquanto os X-Men lutam contra Conflyto, Apocalipse encontra os Cavaleiros da Tempestade, agora a serviço de Conflyto. Mais tarde o Arcanjo, em busca de vingança, vai atras dele e o encontra a beira da morte, Apocalipse o incita a mata-lo, porem Arcanjo se contem e o deixa para morrer.
6-Gênese:

7- Massacre:
Apocalipse retorna, ele conversa com Uatu, o Vigia, sobre o desenrolar dos acontecimentos e chega a conclusão que ele não será o “mais forte” se Massacre for bem sucedido em seus planos, Apocalipse decide então ajudar Cable a resgatar Frankilin Richards e enfraquecer o Massacre. Durante a missão Apocalipse oferece tirar o Vírus Tecnorganico de Cable, mas este não aceita dizendo que aprendeu a viver com ele. Quando chegam no seu alvo, Apocalipse revela seu real objetivo que não é resgatar Frankilin e sim mata-lo, por ser uma potencial ameaça futura, mas Cable que ja esperava por uma traição revála ter trazido a Mulher Invisivel junto dele, eles impedem Apocalipse mas não resgatam Frankilin. Apocalipse não os ajuda mais contra o Massacre.
8-Os Doze:
Apocalipse mais uma vez retorna, e agora com um plano muito mais complexo, ele quer capturar os Doze mutantes que estão destinados a mudar o curso da humanindade e, depois de capturá-los, transferir os poderes deles para o novo corpo que pretendia assumir. Com a ajuda dos Skrulls ele captura Wolverine e o substitui por um Skrull. Apocalipse realiza um duelo entre Wolverine e Dentes-de-Sabre para decidir quem sera o cavaleiro Morte. Wolverine pensa nas consequencias de Dentes-de-Sabre tornar-se cavaleiro e o derrota pensando em se libertar do controle mais tarde. Apocalipse retira o adamantium dos ossos de Dentes-de-Sabre e passa para Wolverine completando seu primeiro cavaleiro. Em seguida ele transforma Rapina em Guerra, mais tarde Caliban em Pestilencia e Rory Campbell em Fome. Os cavaleiros saem em busca dos Doze. Caliban e Rapina capturam Cable. enquanto Cable esta preso Apocalipse o ironiza e quando sai da sala Cable se liberta e luta contra Morte, Cable o derrota, mas então Apocalipse aparece e os dois começam a lutar, quando Cable estava prestes a vencer, Morte retorna com Caliban e Apocalipse ameaça mata-lo se Cable não se render.
Quando todos os Doze estão capturados começa o processo de trasferencia, as forças do grupo são canalizadas no Monolito Vivoe dele passa para Apocalipse e seu novo corpo que se revela serNate Grey, o X-Man, que tambem foi sequestrado. Os Doze se libertam e tentam impedir Apocalipse, que mesmo sem o poder dos outros ainda esta no processo de fusão com Nate. Por fim Ciclope interrompe o processo na ultima hora entrando entre eles e acaba ele fundindo-se a Apocalipse.
Alan-davis-cyclops-Apocalypse-
Ciclope vaga por muito tempo enquanto a conciencia de Apocalipse vai se manifestando cada 
vez mais, mostrando lembranças do passado de En Sabah Nur. Porem, graças ao elo psiquica entre Jean e Scott ela consegue liberta-lo projetando a forma astral de Apocalipse para fora de seu marido. Cable usa sua psimitarra para matar o vilão.

9- Pós Dia M:
10- O retorno:Arcanjo e Wolverine reúnem uma nova X-Force, junto com Deadpool, Fantomex e Psylocke, para deter Apocalipse e o clã Akkaba que o venera, mas agora ele se encarnou num menino e não se lembra de nada.
Ozymandias, seu assistente, o treina para torná-lo o regente brutal e desumano que já foi no passado, tempos atrás, Ozymandias apresenta os seus novos Cavaleiros definitivos para Apocalipse, agora com a formação definitiva dos Cavaleiros do Apocalipse, que conta com Decimus Furius (Guerra), Jeb Lee (Fome), Ichisumi (Peste) e Sanjar Javeed (Morte). A X-Force derrota os cavaleiros e continuam com o dilema apocalíptico. Anjo e Psylocke brigam sobre matar ou não Evan Sabah Nur (o seu nome atual), o menino assustado promete que não irá matar ninguém, mas no meio da discussão Apocalipse leva um tiro de Fantomex.
Citações:
Edições Importantes:
. Retorno: Uncanny X-Force#1-5 (2010), No brasil: X-Men Extra #119-121 (2011-12 Panini)
(Contribuição de Hermínio Neto, Bolivartrask, Paulo Essex e Microheroman)

Curiosidades:
Apocalipse, definição:
Apocalipse significa Revelação, mas a palavra é mais popularmente conhecida como “fim do mundo” pelo seu contexto bíblico. Pois, por extensão, passou-se a designar de Apocalipse os relatos descritos nessas revelações bíblicas.
Huitzilopochtli, definição:Huitzlopochtli (traduzido por Beija-flor Azul ou Beija-flor Canhoto) era o deus do Estado e da guerra asteca. Era o padroeiro da cidade de Tenochtitlán, capital da confederação asteca.
Passado Pré-Apocalíptico:
O curioso é repararmos que na história do personagem Apocalipse, ele nasceu muito antes do surgimento do Novo Testamento cristão
Cavaleiros Aleijados:
Entre seus cavalheiros do Apocalipse, já foram escolhidos 4 aleijados;
Anjo, que tinha acabado de ter suas asas amputadas;
Abraham Kierros, que era tetraplégico;
Rory Campbel que tinha perdido uma das pernas e
Solaris, que tinha perdido as duas pernas em um ataque de Lady Letal.
Todos tiveram a deficiência corrigida, o que, na minha opinião, não combina muito com o conceito basico dele de sobrevivencia do mais forte.
Cavaleiro Humano:
Uma outra incoerência, foi a escolha de Rory Campbel como Cavaleiro do Apocalipse que parece um grande erro dos roteiristas já que Apocalispse nunca concederia esse cargo a um humano por julgá-los inferiores.
Outro humano também já escolhido como Cavaleiro foi Bruce Banner, o Hulk, porém este é extremamente poderoso pela radiação gama.
Apocalipse filho de Corsário?
Antes de criarem Vulcano, o terceiro irmão Summers, existia o mistério de quem poderia ser esse terceiro irmão.
o escritor Robert Weimberg, em uma entrevista, disse que por ele, se tivesse tido a chance de continuar a escrever o título Cable, o terceiro Summers seria o Apocalipse, filho de Corsário com uma mulher desconhecida antes deste casar com a mãe de seus filhos, porém esta criança, muito poderosa, teria sido enviada ao passado e recebendo o nome de En Sabah Nur.
Primeira Aparição
Assim surgiu o Apocalipse pela primeira vez, já apresentando seus argumentos de soberania mutante mas sem nada que indicasse sua longa vida através dos tempos.
638px-EnSabahNurXF5p22f4

Outras Mídias:
Filmes

X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (2014)

blogger-image-1618281975
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:

X-Men Animated series

Apocalipse
Sabah_Nur_(Earth-92131)_003Existe a mais de 1000 anos antes de cristo. A vida eterna de apocalipse gerada através da câmara de Lázarus, onde a cada 100 anos ele hiberna.
Seus cavaleiros são os mesmos cavaleiros orginais dos quadrihos. Anjo quando deixa de ser o cavaleiro Morte, passa a ter obcessão em destruir Apocalipse. seu outro Arquinimigo é Cable, o viajante do tempo.
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:

X-Men Evolution

Apocalipse/ En Sabbah Nur
En_Sabah_Nur_(Earth-11052)_005
O mutante mais poderoso encontrava-se em descanço profundo em uma esfinge no Egito à 5.000 anos. Mesmero, seu seguidor, se encarrega de abrir as 3 portas para chegar até Apocalipse. Ao despertar, para conseguir as forças necessárias absorve energia vital de Vampira que tinha absorvido o poder de todos os personagens principais.
Mostrou ter poderes telecinéticos, telepaticos, pode alterar o tamanho e forma do corpo e transformar seu menbros em armas. Seus cavaleiros do Apocalipse foram Xavier, Tempestade, Mistica e Magneto.
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:

Wolverine e os X-Men

Apocalipse
No ultimo episódio do desenho surge um futuro literalmente “Apocalíptico” Onde aparece Sr.Sinistro, Apocalipse e Ciclope (com tapa olho e cabelos longos)  sendo aclamado por milhoes de mutantes onde gritam seu nome. (Claramente a versão para a era do Apocalipse.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário