Planeta Herois

Planeta Herois
Cartel PH

ESPIÃO PH

Planeta Heróis Show

domingo, 6 de julho de 2014

Mancha Solar - Roberto da Costa (Nosso Mutante Brasileiro)

Sunspot – Chris Claremont e Bob McLeod,1982
Primeira Aparição: Marvel Graphic Novel #4 (1982)
Nome: Roberto DaCosta
Outros Nomes: Cólera, Torre Negra, Rei Negro
Nacionalidade- Brasileira (Rio de Janeiro, Brasil) Terra 616
Raça – Mutante
Status- Ativo



Poderes Mutantes:
Absorver energia solar e converter em plasma negro que lhe confere força sobre humana
- Seu poder ficar armazenado, podendo utilizar de noite. Mas quando mais tempo ficar sem contato com energia solar mais fraco seu poder fica. O Sol de Asgard o deixa mais forte.
- Aprendeu posteriormente que pode também voar e emitir rajadas de plasma
- Não possui invulnerabilidade
- (Nada foi dito sobre seu poder gerar calor)
Outros Poderes: Não Possui
Equipamentos: Não Possui
Habilidades:
- Facilidade em administrar, empreender e negociar
- Ótimo jogador de futebol
- Grande conhecimento sobre a cultura Askani (Absorvido de Cable)
- Línguas: (Ver pag. 2) Português, Inglês, latin e Askani
Características Psicológicas:
Possui o famoso sangue quente latino; conquistador, amigo e, principalmente, muito esquentado.
Características Físicas:
- Mulato; filho de negro com branca. Sua pele é escura mais seu cabelo não é muito crespo
- Usando o poder: Energia solar negra quando usa seu poder e expele esferas negras semelhante a fuligem
Outras Característias: Cristão, milionário

Afiliações: Novos Mutantes (I), Anjos Caídos, X-Force(I), Corporação X, Clube do Inferno, Vingadores
Base de Operações: Instituto Xavier, antigo Mundo do Crime, Sede da Corporação X, Mansão do Clube do Inferno
Ocupação: Ex-empresário das Indústrias DaCosta
Parentes Conhecidos:
Pai (Morto) – Emmanuel DaCosta
Mãe (morta) – Nina DaCosta
Relacionamentos:
Juliana Sandoval (namoro), DinamiteEscalpo
Biografiaê por
1-Origem: Roberto é brasileiro nascido e criado no Rio de Janeiro e tinha um grande futuro como jogador de futebol, tinha uma vida de mordomia por ser filho de Emmanuel DaCosta, um grande empresário. Sua mãe, Nina DaCosta, é uma arqueóloga que pouco o vê por estar sempre viajando a trabalho e por ser separada de seu pai.
Ele manifestou suas habilidades mutantes pela primeira vez enquanto participava de um campeonato de futebol se transformando na frente de todos. Roberto ficou desesperado enquanto todos fugiram assustados e sua família e sua namoradaJuliana Sandoval presenciavam atônitos.
fato chamou atenção do anti-mutate Donald Pierce que, utilizando um detector de mutantes do Clube do Inferno, captou a mutação do jovem. Mandou alguns de seus capangas até o Brasil que sequestradaram Robeto e sua namorada. Roberto estava prestes a ser morto pelos mercenários quando foi salvo por KarmaMiragem. Juliana morreu durante esse confronto tentando proteger o namorado de um disparo.
2- Novos Mutantes:Sunspot170 Os três mutantes além deLupina e Míssil formam a nova equipe de Charles Xavier, os Novos Mutantes, após a suposta morte dos X-Men. Esta equipe estaria mais focada em aprender a controlar seus poderes.
Roberto e Lupina foram vítimas de experimentos de traficantes que injetaram a mesma droga que deram poderes para Manto e Adaga. Foram resgatados pela dupla e o Homem-Aranha porém ignoraram que havia estabelecido um vínculo entre os quatro.
Os Novos Mutantes enfrentaram Víbora e  Samurai de Prata, na missão Karma foi dada por morta. Roberto se sentiu particularmente culpado por não conseguir salvar a amiga assim como foi com Juliana.
Recebe um convite de sua mãe, Nina, que pouco via por ela viver em expedições arqueológicas, para ele e seus amigos participar de uma expedição na Amazônia, ele leva seus amigos de equipe e lá os jovens conhecem uma estranha cidade no meio da floresta chamada Nova Roma e recrutam uma mutante de lá, Magma.
Enquanto isso, seu pai foi admitido pelo clube do Inferno porSebastian Shaw. Emmanuel assim como Shaw, demonstram grande interesse em que seu filho, Roberto DaCosta um dia entre para o Clube. Mas, ao Roberto voltar ao Rio, renuncia todos os laços que tinha com seu pai ao descobrir que seu pai pretendia tomar ilegalmente aquela região da Amazônia e lucrar com seus recursos naturais.
Karma estava possuída pelo Rei das Sombras quando capturou e drogou alguns dos Novos Mutantes para batalhar em uma arena. Depois de escaparem e soltarem Karma do domínio do vilão, Roberto ficou muito irritado por Xavier não tê-los contado que ela estava viva.
Seu temperamento explosivo só piora quando Xavier deixaMagneto como tutor dos Novos Mutantes, Magneto era muito mais rígido com os alunos e Roberto constantemente batia de frente com isso.
Seu encontro com Beyonder deixou-o em uma grande crise, pois nada poderiam fazer com um inimigo que poderia destruir todo o universo com um simples pensamento. Mas, depois de um tempo na casa de sua mãe no Rio, de enfrentarem o vilão Magus e de acabar aparecendo num futuro distópico dominado por Sentinelas, jurou proteger a humanidade quantas vezes for necessário.
Durante um jogo de futebol, Roberto machuca Sam Guthrie, o Míssil, acidentalmente. E se sentindo injustiçado pela sua equipe resolve ir embora para Los Angeles acompanhado de Warlock. Os dois conhecem os Anjos Caídos, um grupo de jovens desgarradosliderados por Vanisher, e permaneceram com eles por um breve tempo até que descobrem que os jovens tinham sido selecionados por um ser chamado Ariel com intuito de estudá-los. Mancha e Warlock ajudaram-os a escapar e retornaram aos Novos Mutantes.
Quando o seu colega de equipe Cifra morreu em batalha, Mancha Solar ficou novamente se sentindo culpado até que culpou Magneto por estar omisso com os estudantes.
Em uma aventura espacial, conhece uma sedutora alienígena chamada Gozamyrque permaneceu ao lado da equipe durante algumas missões sem que percebessem que ela gerava quimicamente uma intensificação nas emoções das pessoas que está por perto, inclusive gerando uma paixão possessiva entre os homens da equipe, chegando a enfrentar Míssil. No entanto, ela foi considerada muito perigosa para permanecer no planeta. Roberto lutou para mantê-la, mas Gosamyr concordou com a avaliação, escolheu voluntariamente retornar ao espaço.
Encontram a mansão em ruínas ao retornarem e descobrem que Magneto estava se aliando ao Clube do Inferno. Magneto diz que um dia ele iria se unir a eles também, deixando Roberto indignado com sua horrível sina.
Os Novos Mutantes se aliam aos Novos Exterminadores e depois passam a ser liderados pelo misterioso Cable, que os transformou em um esquadrão mais pró-ativo, preparados para as piores situações. Roberto respeitava Cable como um líder de uma maneira que ele nunca fez com Professor X e Magneto.
Um velho amigo da família DaCosta, um empresário chamadoGedeão, mandou matar o pai de Roberto, que foi envenenado por uma mulher infiltrada em sua empresa. O diagnostico de sua morte foi ataque cardíaco. Com a morte de seu pai, Roberto deixou os Novos Mutantes para substituí-lo na empresa. Cable agiu com indiferença a saída de Roberto mas o mesmo não pode ser dito de seu grande amigo Míssil e de Dinamite.
3-Empresário: Durante os seis meses que se seguiram, Roberto aprendeu os caminhos do mundo dos negócios com Gedeão, seu novo mentor que reconheceu seu talento empresarial, convidando-o a participar em compras de ações de uma poderosa empresa rival. Gedeão era um X-Eterno – uma sub-raça de mutantes que se diziam imortais- e acreditava que Mancha também seria um deles, até que percebeu que não era e o sujeitou a várias torturaspara descobrir até onde ia a sua capacidade de armazenamente de energia.
4-X-Force: Enquanto estava fora da equipe; os Novos Mutantes mudaram o nome para X-Force. Roberto foi salvo das torturas de Gedeão pela X-Force e se uniu a eles.
Uma consequencia positiva é que essa experiencia gerou habilidades aprimoradas, o que lhe permitiu redirecionar a energia solar que ele absorveu como explosões concussivas. Ele acabaria por descobrir até mesmo novas aplicações para seus poderes como o vôo e a capacidade de receber uma resistencia física da luz solar.
As experiências aumentaram a sua capacidade de absorção solar, fazendo Mancha Solar ter a capacidade de disparar rajadas energéticas concussivas e vôo.
Ao lutar contra Locus, Mancha Solar acabou sendo teleportado e desaparecendo por um tempo.
Outra experiência de Gedeão era tentar reproduzir os poderes de Mancha Solar em outra pessoa. A tentativa chamada Projeto 19 recebeu uma transfusão de sangue do mutante, e o resultado foi o surgimento do poderoso vilão Cólera que se tornou líder da Frente de Libertação Mutante.
Enquanto Roberto estava desaparecido, o vilão Cólera se dizia ser o verdadeiro Roberto daCosta vindo de um futuro próximo. Cable descobre toda a verdade, acha o Mancha Solar e o ajuda a retirar todo o poder de Cólera. Neste processo, Roberto teve acesso às memórias de Cable, aprendendo sobre a cultura, religião e língua Askani.
Mancha Solar e Caliban vêem Gedeão caindo de seu arranha céu e tentam acudir o corpo sem vida atirado no chão quando os X-Eternos Absalom e Crule os atacam acreditando serem culpados pela morte de Gedeão. Pois anteriormente, Crule tinha avisado a Absalom que havia alguém os caçando. A assassina era Selene, outra X-Eterna, que absorveu a energia vital a ponto de deixá-los bem vulneráveis, e matando-os em seguida. Resultando na quase extinção dessa sub-raça.
Mancha Solar perde toda a sua herança milionária, o curioso é queDinamite – companheira de equipe e namorada de Míssil, seu melhor amigo - passa a achá-lo muito mais interessante agora. Roberto estava dançando com Dinamite quando acabam se beijando. Os passam a ficar escondidos quando ninguém estava vendo até que Míssil vê os dois aos beijos.
5-Clube do Inferno: Mancha Solar estava sendo ludibriado porDeviantes que se passavam por agentes da S.H.I.E.L.D. e ao lado de Selene lutaram contra a ameaça. Ela lhe ofereceu uma posição no Círculo Interno do Clube do Inferno, mas ele recusou . Os dois foram atacar uma raça amálgama derivada dos Deviantes que pretendia abrir um portal Celestial.
Selene facilmente derrotou os inimigos e quando ia acessar o poder do maquinário, este foi destruído por Moonstar e Arcadia, uma aliada temporária da X-Force. Posteriormente Selene tenta novamente convencê-lo de se unir ao Clube,  dessa vez com a irrecusável proposta de ressuscitar sua ex-namorada Juliana Sandoval que morreu em seus braços. Mancha aceita, se tornando Torre Negra do Clube.
5.1-Corporação X: Paralelamente ao Clube, Roberto mostrou que aprendeu rápido a negociar e administrar empresas quando se tornou chefe da Corporacao X, na sede em Los Angeles, conseguindo grande status e credibilidade. Em um dos casos mostrou-se bastante articulado ao negociar com o prefeito de Los Angeles sobre a intereferncia de Bishop em uma missão.
Mas a Corporação não durou depois do Dia M, onde a quantidade de mutantes no mundo foi reduzida a poucas centenas.
5.2- Rei Negro/Lorde Imperial: Esta formação do Clube do Inferno durou pouco , já que Sebatian Shaw reclamou novamente seu posto como Rei Negro. Mas Sebastian é gravemente ferido por Pierce e Roberto toma seu lugar como Rei Negro do Clube do Inferno.
Roberto DaCosta fica enfurecido com Shaw por não ter sido avisado de um aparelho de monitoramento qu explodiu matando dos empregados do Clube.
Donald Pierce, fingindo ser Ciclope, faz a equipe Jovens X-Men acreditar que os antigos Novos Mutantes eram a nova Irmandade de Mutantes. Os Jovens X-Men atacam a filial do Clube do Inferno e enfrentam Míssil e Mancha Solar. Os antigos Novos Mutantes pensavam que os Jovens X-Men queriam derrotá-los pelo novo cargo de Lorde Imperial que Mancha Solar havia conquistado no Clube. Depois do mal entendido ser resolvido, as duas equipes vão ao esconderijo de Pierce, e após um curto embate, Pierce mata o integrante Lobinho.
Bobby e Sam são teleportados para o Mojoverso onde Mojo os convida para produzir material para sua mundo assistir.
6-Novos Mutantes:
Roberto e alguns antigos integrantes dos Novos Mutantes foram buscar Karma e Moonstar que estava sendo presa aparentemente pelo Legião.
Ajude o site com essa fase do Mancha Solar (sem spoilers)
Citações:
Edições Importantes:
- Aprende a voar - X-Force v.1 #28 No Brasil - ??

Curiosidades
Mancha Solar, significado:
Uma mancha solar é uma região onde ocorre uma redução de temperatura e pressão das massas gasosas no Sol. Geralmente são maiores que o nosso planeta e, quanto maior for, maiores são as alterações na ionosfera terrestre, influindo nas comunicações de rádio no planeta Terra.
As manchas solares são de coloração avermelhada, e não negras como as enxergamos. Esta ilusão de ótica se dá por causa do contraste com a claridade do sol.
Representante nacional
Mancha Solar é um dos poucos personagens brasileiros da Marvel. Existem outros brasileiros mas, sem dúvida, ele é o mutante brasileiro mais famoso. Com exceção de Magma, a maioria dos outros apareceram apenas em uma história e nunca mais foram aproveitados ou então são familiares e coadjuvantes de Robero DaCosta.
Interessante que ele tem poder relativo ao sol, a amara com Magma e a Flama da DC que é brasileira tem poder de fogo… Os três principais heróis brasileiros publicados até agora no Brasil tem poderes relativo a fogo ou calor.
¿Hablas español?
Infelizmente, o nosso representante brasileiro sofre com o desconhecimento de alguns escritores que diversas vezes já o fizeram falar em espanhol no lugar do português nas edições americanas.
A primeira edição em que ocorre esse grave erro foi já na edição nº2 de Novos Mutantes V1 (3ª aparição de Roberto), onde ele deixa escapar um “hombre”.
Agora em Novos Mutantes V3 #7, o escritor Zeb Wells pisa na bola novamente e o faz falar em espanhol novamente.
Por questão de bom senso, coloquei nesta ficha que o Mancha Solar não fala espanhol, considerando como erro esse deslize que algumas vezes deixam passar na revista americana.

Incongruência – maturidade de RobertoComo chefe da Corporação X, na sede em Los Angeles, conseguiu grande status e credibilidade. Mostrando bastante traquejo e articulação ao negociar com o prefeito de Los Angeles a interferência de Bishop em uma missão. Além da curta experiencia como Rei Negro do Clube do Inferno.
Mas em seguida, quiseram trazê-lo novamente para os Novos Mutantes onde a caracterização  está muito adolescente, difícil imaginar que ele esteve até pouco tempo atrás no comando de cargos tão importantes.

Namorado de Escalpo?
Bobby foi namorado de Paige (Escalpo), porém isso nunca foi  mostrado, apenas como piada no diálogo abaixo.

Erro: Atualmente ele pode voar ou não ?
Na edição New Mutants #3 Roberto da Costa precisou que Missil o carregasse enquanto voava, já na saga Utopia, quase paralelamente, Roberto aparece voando.

Outras Mídias:
Filmes

X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (2014)

Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:

Desenhos

X-Men: Evolution (2000)

nomes
Foi um dos novos mutantes convocados por Xavier para aprender a usar suas habilidades.
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:
Jogos

Título

Plataforma:
Desenvolvedor:
nomes


Nenhum comentário:

Postar um comentário