Planeta Herois

Planeta Herois
Cartel PH

ESPIÃO PH

Planeta Heróis Show

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Gavião Arqueiro - Clint Barton


Ronin - Stan Lee e Don Heck
Primeira Aparição: Tales of Suspense #57 (1964)
Nome: Clinton Francis “Clint” Barton
Outros Nomes: Gavião Arqueiro, Golias, Arqueiro Dourado, Arqueiro Kid
Nacionalidade: Norte-Americano (Waverly, Iowa) Terra 616
Raça: Humana
Status: Ativo
Poderes:
Como Golias:
Aumentar ou diminuir seu tamanho
Equipamentos:
Como Gavião arqueiro:
Arco e Flexa
Como Ronin:
Diversos armamentos ninjas, como katanas e shurikens.
Habilidades:
Exímio arqueiro, ótima pontaria
Grande habilidade com armas brancas
Artes Marciais, habilidade atlética e acrobática,
Técnicas de luta (ensinada por Steve Rogers)
Características Psicológicas: Impaciente, rebelde, audacioso
Não gosta de receber ordens, se revoltava constantemente com autoridades. Causado pela péssima educação que seu pai alcoólatra lhe deu.
Características Físicas:
Outras Características:
Adora tudo relacionado a cowboys e ao velho oeste
Afiliações: Vingadores, Defensores, Vingadores Eternamente, Vingadores da Costa Oeste, Vingadores dos Grandes Lagos, Thunderbolts, AMC
Base de Operações: Mansão dos Vingadores, Hidrobase
Ocupação: ex-artista de circo, ex-chefe de segurança da Cross Technological Enterprises
Parentes Conhecidos:
Pai (morto)- ??
Irmão – Barney Barton
Relacionamentos: Viúva NegraMulher-Hulk, Harpia (casado),Rocha LunarFeiticeira Escarlate, Eco, Vespa
Biografia (Atualizações recentes em verde):
1- Origem: Clint Barton perdeu os pais em um acidente de carro causado pelo pai alcoolizado. Clint e seu irmão mais velho, Barney, foram enviados para um orfanato em Waverly, Iowa, lá ele passou a ter fascínio pelo Velho Oeste lendo livros sobre essa época. Além disso, aprendeu a se defender enfrentando os valentões do orfanato.
Até que os dois irmãos fugiram buscando refúgio em um circo, onde Clint se tornou aprendiz do Espadachim. Clint o idolatrou como a um herói, mas o mesmo revelou-se um grande mau-caráter, quase matando Clint antes de fugir. Trick Shot, um artista do circo que ensinou Clint a usar o arco e flecha, revelou-se não ter uma boa índole também, envolvendo Clint nos seus trabalhos sujos que o levaram a entrar em conflito com um mafioso e a atirar no próprio irmão acidentalmente, rompeu os trabalhos com Trick Shot, por ele não ter aceitado levar seu irmão para o hospital.
Anos depois, Clint vê o Homem de Ferro em ação, e conclui que suas habilidades com o arco e flecha seriam suficiente para fazer dele um super-herói como a roupa multibilionária fazia com Tony Stark, fazendo-o vestir um uniforme e adotar o codinome Gavião Arqueiro.

Mas, para seu azar, 
em sua primeira missão capturando ladrões de joias, foi confundido com membro de quadrilha pelos policiais. Ele foi salvo dos tiras pela espiã russa Viúva Negra, os dois tiveram um caso. E ela, pelo seu grande ego ferido por Tony Stark persuadiu Clint a ajuda-la a destruir o Homem de Ferro, transformando-o em um criminoso.

2- Vingadores: Por sorte, Clint resgatou e se tornou amigo de Edwin Jarvis, que possuía muito prestígio com os Vingadores como mordomo da mansão da equipe. Jarvis o abençoou e o indicou aos Vingadores, que surpreendentemente deixaram Clint entrar para a equipe assim como os irmãosMercúrio e Feiticeira Escarlate.

O passado de Clint com seu pai bêbado, o fez entrar em conflito com o Capitão América pois Clint não sabia receber ordens.
Os soviéticos capturaram e fizeram uma lavagem cerebral em Viúva Negra, ela reuniu Espadachim e Magnum para enfrentar os Vingadores. Durante a batalha, ela vê guardião apanhar na sua frente, isso foi o suficiente pra neutralizar a lavagem cerebral e ajuda os Vingadores a derrotar seus próprios capangas.
2.1 Golias – Com um enorme ego como o de Clint, trabalhar com gênios, heróis de guerra e deuses do trovão, fez com que o garoto de Iowa se sentisse um pouco inseguro, e usasse o soro de crescimento do vingador Hank Pym, para bancar o Golias por um tempo.

Os novos poderes de Clint não foram suficientes para salvar seu irmão, Barney, que sacrificou sua vida para salvar o mundo do vilão Cabeça de Ovo.
Participa da da equipe que interfere na Guerra Kree-Skrull.
Ao retornar, Clint retorna a identidade de Gavião Arqueiro. Entrou para um circo ambulante na Europa.
2.2 -Vingadores Eternamente: Estava tentando levar Hérculos de volta para a Mansão dos Vingadores quando foi convocado por Rick Jonespara uma seleção de vingadores de varias épcocas distintas. A equipe enfrenta Kang,Tempus, Immortus e por fim os Guardiões do Tempo, estes ultimos que queriam destruir toda a humanidade de se alastrar para fora da Terra por considerarem a raça mais destrutiva do universo. Depois da aventura, sua memória do que viveu ficou turva como um sonho e retorna exatemente onde estava, procurando uma forma de levar Hercules de volta pros Vingadores.
2.3- Quando Jennifer Walters não conseguiu retornar mais a sua forma de Mulher-Hulk após uma batalha com o Homem-Radiativo, Gavião Arqueiro foi quem a ajudou, provocando-a deliberadamente até desencadear a transformação; as ações do herói deram inicio a uma duradoura amizade.
Mais tarde, Clint descobriu que a vida mafiosa de seu irmão era apenas um disfarce. Chateado por ter sido colocado de lado, por ser despejado por uma regenerada Viúva Negra e romanticamente rejeitado pela vingadora Feiticeira Escarlate, que demonstrava cada vez mais sua atração pelo Visão, ele decide deixar os Vingadores e aceitar a proposta de treinar o gigante Campeão. As intenções do gigantesco milionário no entanto, são um tanto quanto vilanescas e resta aos Vingadores livrarem seu rebelde integrante das garras dessa ameaça.
3- Defensores – Clint busca refúgio no QG de outro grupo: os Defensores. Mas não há tempo para confraternizações: nossos heróis têm que interceptar as tropas de Attuma, da Atlântida, que invadiu de surpresa as praias de Atlantic City. Como se não bastasse, o homem-peixe tem um aliado tão perigoso quanto ele, oFantasma Vermelho. Gavião e outros defensores são capturados e salvos por HulkSurfista Prateado e Namor.
Pouco tempo depois ele retornou aos Vingadores, onde decidiu reencontrar o Cavaleiro Negro de qualquer maneira, foi até o castelo do Dr. Destino e ajustou sua máquina do tempo para levá-lo para o sec XII. Ao ser teleportado no tempo, encontrou Kang que o esperava, depois de escapar do vilão, caiu em pleno Velho-oeste onde encontrou o Defensor Mascarado e outros cowboys que são verdadeiras lendas do velho oeste. Após enfrentarem a ameaça (qual era mesmo, hein? :P ) o cavaleiro mascarado vem com Clint para o presente e os dois passam a trabalhar juntos, fazendo Clint deixar os vingadores um pouco de lado. Clint sempre foi vidrado por qualquer coisa relacionada a cowboys, por isso, trabalhar com o cavaleiro mascarado, foi ter um sonho realizado.
Clint reconciliou com seu regenerado ex-mentor, Espadachim, pouco antes do mesmo morrer heroicamente em batalha.
4- Clint e Harpia- Depois, Clint conseguiu um emprego de verdade, trabalhando como chefe de segurança da Cross Technological Enterprises, protegendo a empresa de ameças como a alienígena Rapina, e da heroína Harpia, que havia descoberto evidências de uma tecnologia ilegal do controle da mente, criada pela CTE. Após um breve embate, Harpia e Gavião se uniram e descobriram que a mente por trás do plano maligno da CTE era um ex-agente da CIA conhecido como Fogo Cruzado (Crossfire), que planejava controlar os super-heróis da américa, fazendo-os matar uns aos outros. A dupla quase não sobreviveu, mas por fim Clint salvou os dois, que juntos, derrotaram o vilão. A experiência de quase morte criou uma intensa conexão entre os dois, que se apaixonaram, e decidiram se casar.
5- Vingadores da Costa Oeste: Visão, ao assumir a liderança dos Vingadores resolve criar uma nova divisão, autorizando o recém retornado da lua-de-Mel, Gavião Arqueiro a fundar os Vingadores da Costa Oeste. Clint convoca sua namorada Harpia para participar da equipe além de Magnun, Tigresa e Homem de Ferro, o que ele não sabia é que este último não era Stark, e sim James Rhodes que, inicialmente, pensou em deixar sua identidade em sigilo, mas logo nas primeiras missões acabou se revelando a equipe.

Gavião Arqueiro assustado com a revelação diz que convocou um amador para os Vingadores, mas logo se desculpa – principalmente depois que descobriu que o “amador” foi quem o salvou durante as Guerras Secretas.
Gavião Arqueiro ficou sabendo meses mais tarde que Harpia havia matado o Cavaleiro Fantasma durante uma aventura temporal e não reagiu bem e, devido a isso, expulsou sua esposa do grupo e pararam de se falar. Tigresa e Cavaleiro da Lua tomaram as dores de harpia e saíram da equipe também.
6- Tempestade Galáctica: Gavião Arqueiro não gostou quando Steve Rogers não o convocou para a missão espacial durante a guerra entre Krees e Shiars, e o deixou para equipe na Terra alegando que ele não tinha força bruta necessária para a missão. Ofendido, providenciou com Pyn que ampliasse seu tamanho e questionou Steve dizendo se agora tinha força bruta o suficiente.
7-
Depois que foi baleado por uma gangue de rua, decidiu usar uma armadura projetada por Tony Stark.

Durante a batalha com o Massacre, Clint e os principais heróis marvel foram enviados para outro universo, Depois de voltar da Contra-Terra, voltou ao seu aspecto clássico por alguns anos.
Até que adotou uma novo traje mais pesado.
Clint e Harpia se uniram novamente para atuar como mentores dos Vingadores dos Grandes Lagos.
Até Clint deixar a equipe, e mais tarde, ver sua amada morrer em seus braços, após salva-lo do vilão Mefisto.
O conflito que Clint tinha com Steve acabou tendo uma outra consequência, a sua saída dos Vingadores.
8- Thunderbolts: Logo após sair, Clint prometeu perdoar a equipe de ex-vilões Thunderbolts e Rocha Lunar o convida para ser o líder da equipe.

Com o intuito de recuperar a alma da Harpia, os Thunderbolts mais Hellstorm, Hela e Plutão atacam o Inferno. Com a ajuda secreta da própria heroína falecida e com uma flecha fortificada com a magia do caos de Wanda Maximoff, o Gavião Arqueiro dispersou a essência de Mefisto por um breve período.
Na luta contra o Império Secreto, Clint se envolve com Rocha Lunar.
Liderar uma equipe de vilões renegados não é nada facil. Seu grande amigo Hércules procurou o integrante Atlas para se vingar de quando o ex-vilão o deixou em coma.

Gavião Arqueiro o convenceu a desistir da vingança, às custas da longa amizade com Hercules.
9- Vingadores, A Queda: Quando a Feiticeira Escarlate saiu de controle, as primeiras vítimas de seu desequilíbrio foram seus amigos mais próximos: os Vingadores. Na Queda dos Maiores Heróis da Terra, três de seus membros morreram. Scott Lang, o Homem Formiga, o andróide Visão e Clint Barton, o Gavião Arqueiro. Em um ataque de loucura, Wanda cria uma invasão Krre na Terra, e assim Vingadores e ex-Vingadores lutam contra os Krees criado por Wanda, é durante esta batalha que Clint Barton é levado para dentro de uma nave Kree que acaba explodindo no ar, matando o Vingador.
na2601.jpg image by cerineu
10- Dinastia M: Quando a loucura de Wanda Maximoff foi estimulada por seu irmão Pietro, e a realidade foi alterada para o que ficou conhecido como a Dinastia M, o mundo se tornou mais mutante do que nunca. Pouco depois, com o esforço de alguns dos heróis do planeta, a alteração foi desfeita às custas da maior parte dos mutantes do mundo. Dentre esses heróis estava Clint, ressuscitado e traumatizado por sua morte no Universo 616.

Questionando a razão de Wanda fazer isso, Clint ouve que o sentimento dele era recíproco. Ela o amava. Mas, fora de si a Feiticeira Escarlate fez o Gavião Arqueiro desaparecer da existência para, em seguida, retornar o universo a sua quase normalidade, extirpando cerca de 90% dos mutantes e trazer mais uma vez Clint Barton de volta à vida.
Clint abandona seu uniforme na devastada Mansão dos Vingadores antes do grupo chegar ao local, atendendo ao alarme de invasão. Ele prefere bater à porta de Stephen Strange e pergunta a ele onde está Wanda. Strange não pode responder. Sob a desconfiança de Clint, explica que tentou de tudo, mas não consegue mais sentir a presença de Wanda. O Gavião pede que o doutor não conte a ninguém que está vivo. Ele vai à procura da Feiticeira,
Clint vai até a Montanha Wundagore (onde Wanda e Pietro nasceram) e, ao ajudar uma moça roubada na feira, percebe que em sua frente está a Feiticeira Escarlate. Ele não contém o nervosismo e acaba desmaiando. Clint acorda sob os olhares da belíssima Wanda, sem memória. Aos poucos percebe que, propositalmente ou não, Wanda não parece se lembrar de nada de sua vida. Como se tivesse vivido sempre no isolamento da Trânsia. Percebendo o exílio auto-imposto pela Feiticeira, e que Strange estava certo. Ir até ali não compensou tudo o que perdeu.
Consolado por ela, acabamos percebendo um pouco o motivo de Clint ter sofrido tanto com a loucura de Wanda. Sofreu porque ela estava sofrendo. Em sua loucura, a Feiticeira Escarlate acabou ferindo aquele a quem talvez mais amasse naquele momento. Quase conscientemente pedindo que ele esquecesse o que passou, o acolhe em seus braços, consumando a paixão talvez nutrida há muito tempo.

Enquanto estava ausente, o Capitão América foi morto durante a Guerra Civil, Clint finalmente resolve mostrar para os outros que está vivo, através de um código antigo dos Vingadores ele chama Tony, que mal cumprimenta o ex parceiro, e o nocauteia, Tony faz uma bateria de exames para verificar se é mesmo Clint Barton este que se encontra em sua frente, e todo os exames dão positivo. Tony começa a contar tudo que aconteceu desde a morte de Clint, porém este já sabe o que aconteceu, manteve-se informado durante a Guerra Civil, Tony lhe oferece o Manto de Capitão América, Clint sente-se atentado em aceitar o fardo, ele veste o uniforme e usa o escudo de forma sábia, consegue dominar o escudo de uma forma que apenas Steve conseguia. Clint sai em missão com Tony, eles encontram Gaviã Arqueira e Patriota confrontando o vilão Inferno, após derrotar o vilão, Tony vai ao encontro dos garotos para lhes prender, porém é convencido por Clint em deixar ele falar com eles. Durante uma curta conversa sobre identidades, os garotos sem saber que era Clint no uniforme do capitão, eles questionam a pessoa dentro do uniforme, que se vestir igual a Steve não fazia ele honrar a pessoa que ele foi, Clint questiona a identidade de Gaviã Arqueria, e ela conta que este título lhe foi dado pelo própio Capitão, Homem de Ferro aparece para prender os jovens, porém é surpreendido por uma flecha PEM de Gaviã, que junto de Patriota fogem, Clint então decidido em não ser o capitão América, devolve o uniforme para Tony, e se despede do seu velho amigo.
11- Ronin / Novos Vingadores: Clint apareceu na mansão de Dr. Estranho logo após os Novos Vingadores serem emboscados pelos poderosos vingadores de Tony Stark. Sem muita confiança sobre de que lado do registro ele estava, ele acabou entrando para a equipe por um voto de confiança de Estranho, mesmo com Cage relutantemente querendo o ver fora da equipe.
Clint veste o uniforme de Ronin, que pertence a Maya Lopez.
Na primeira missão do Grupo que era libertar Maya do controle do Tentáculo liderado por Elektra, a equipe tem que lutar com centenas de ninjas e Clint, sem seu arco e flecha, precisou usar toda a tecnica de luta ensinada por Steve Rogers. No fim, Maya atinge mortalmente Elektra, o corpo morto de Elektra revela ser de uma transmorfa Skrull que se passava por ela.
No retorno, a equipe estava tensa, temendo ter integrantes skrulls infiltrados na equipe, ninguém mais poderia confiar nos outros, até que a nave é derrubada por Ultron (que derrubou todos os aviões do mundo inteiro). Mulher Aranha rouba o corpo da Skrull e a leva para Tony Stark.
Hospedados em um quarto de hotel em Nova Jersey, Clint aproveita o momento também para conhecer melhor a Maya.
Já em Nova York, Clint e a maioria dos integrantes da equipe foram dominados por simbiontes que dominava a cidade. Com a infecção erradicada, os Novos Vingadores e Poderosos Vingadores reunidos ajudam a resgatar as pessoas e a  limpar a cidade. Tony Stark ao descobrir que Barton era Ronin, vai perguntá-lo porque ele se uniu ao lado anti-registro, no entanto, Barton parece bem arisco e acusou Tony de ser em parte culpado pela morte de Steve Rogers.
Um pouco depois de enfrentarem o Capuz e sua Gangue, explode a invasão Skrull.

11.1- Invasão Skrull- Skrulls tentaram sequestrar e trocar a ninja Maya Lopez que, depois de escapar, acaba se envolvendo com Clint e vão para cama.
Na Terra Selvagem, Clint encontra Harpia, ela se dizia ser a verdadeira e inclusive sabia que a harpia original havia abortado na data de 12 de outubro. Clint acreditou que aquela era a verdadeira amada dele. Porém quando Reed Richards apareceu com uma arma capaz de desvendar quem era Skrulls, essa Harpia foi descoberta como uma Skrull. Clint se revolta com a situação e passa a matar os alienígenas sem dó. Após a batalha final em Manhatan, Barton se surpreende ao ver sua amada Harpia (agora verdadeira) saindo junto com os demais heróis que haviam sido sequestrados pelos Skrulls. Bobbie se junta aos Novos Vingadores.

11.2- Reinado Sombrio: Revoltado com a ascensão de Norman Osborn, vai até a tv e o denuncia, revelando a todos que Norman é um Sociopata e que fora o vilão Duende Verde. Com isso Clint integra a famosa Lista de Norman Osborn.
Após resgatar Luke Cage das mãos de Osborn e de ver o que o mesmo fez com os mutantes, Ronin tem um ataque de raiva, fala que irá matar Osborn e pede ajuda dos demais Vingadores, porém todos recusam e tentam acalmá-lo.
Durante a noite, na surdina ele pega diversos equipamentos e parte para a Torre dos Vingadores. Lá Clint joga Venom pela janela, baleia o Mercenário, imobiliza Daken, consegue passar por Rocha Lunar, e por um segundo não mata Osborn, que foi salvo graças ao equipamento de defesa do prédio. Porém é capturado por Ares e assim vira prisioneiro de Norman Osborn, o Patriota de Ferro.

Clint escapou de seu cárcere  no Aeroporta-Aviões do MARTELO quando foi resgatado por Jessica Jones, Carol Danvers e a Harpia.
12- Era Heróica: Com o fim do Reinado Sombrio de Norman Osborn, Maria Hill decidiu reunir um novo time de Vingadores. Clint resolve entrar também e volta a usar o manto de Gavião Arqueiro se unindo a Mulher Aranha, Thor, Bucky Barnes, Homem de Ferro e Homem Aranha e Wolverine.
Citações:
Edições Importantes:
- Estréia: (Tales of Suspense nº 57, 1964 ) No Brasil – (Capitão Z (3ª série) #4, 1967 Ed. Ebal)
- Entra nos Vingadores – Avengers, v.1 #16, 19?? No Brasil – ??
- Se torna Golias – Avengers v1 #63, 19?? No Brasil – ??
- Arqueiro Dourado – ?? No Brasil – Capitão América #40 (Ed. Abril 19??)
-Entra para os Defensores – (The Defenders #7-8, 1973) No Brasil – Os Defensores #3 (1976, Ed. Bloch)
- Funda os Vingadores da Costa Oeste – (West Coast Avengers #1, 1984) No Brasil – Hulk #72, 1989 Ed. Abril
- Morte – Avengers v.3 #502, 200? No Brasil – ??
- Ressuscitado – House of M#3, 200? No Brasil – Dinastia M #4,?? ed. Panini
- Convidado para ser o novo Capitao america - Capitão América – Morre uma Lenda nº 2




Nenhum comentário:

Postar um comentário