Planeta Herois

Planeta Herois
Cartel PH

ESPIÃO PH

Planeta Heróis Show

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Galeria de vilões: Metallo


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Metallo


Dados da publicação
Publicado porDC Comics
Primeira apariçãoAction Comics #252 (Maio de 1959)
Características do personagem
Alter egoJohn Corben
AfiliaçõesSociedade da Injustiça
Sociedade Underground
Habilidadesresistência sobreumana e durabilidade
Pode usar sua fonte de energia(kryptonita) como uma arma contra o Superman, superforça.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada
Metallo é um supervilão de Banda Desenhada da DC Comics. John Corben é um ciborgue que funciona a base de um coração de kryptonita que fica alojada em seu peito. Metallo tem superforça e durabilidade sobrehumanas além de emissão de radiação de kryptonita. Metallo tem esse nome devido a liga metálica de seu corpo robótico que se chama exatamente Metallo, um tipo de metal praticamente indestrutível.

Era de Prata

John Corben era um jornalista (e, secretamente, um ladrão e assassino), que tinha acabado de cometer o que ele pensou ser o crime perfeito. Apesar de fugir da cena do crime, Corben sofreu um acidente quase fatal que deixou o seu corpo mutilado. Um cientista chamado Professor Vale, usou seus conhecimentos científicos para transferir o cérebro de John para um corpo robótico com pele artificial. John descobre que sua fonte de energia, uma cápsula de urânio, duraria apenas um dia, mas foi informado por Vale que a kryptonita duraria por tempo indeterminado.
Depois de obter um trabalho no Planeta Diário, John tenta se envolver com Lois Lane, enquanto usa seus poderes para tentar matar Superman, o único que pode expor seus crimes. Depois de prender Superman em uma armadilha envolvendo kryptonita, John rouba uma amostra do mineral para aumentar seu poder, no entanto, a kryptonita que ele roubou era uma cópia e ao pôr em seu peito ele morre. Depois disso Superman consegue escapar da armadilha.
Um segundo Metallo, irmão de John Corben, Roger Corben, estreou em Superman # 310 (abril de 1977). Este Metallo foi criado por uma organização secreta chamada "Skull", que transferiu o cérebro de Roger para um novo corpo robótico, para que ele pudesse se vingar de Superman pela morte de seu irmão. Como o Metallo anterior, este também era alimentado por kriptonita, embora esta versão mais recente usava armadura laranja e verde, bem como um capacete verde para esconder a "nova" identidade que ele havia criado usando a cirurgia plástica (que acabou sendo a de um funcionário da WGBS chamado Martin Korda). A última aparição de Roger foi na história de Alan Moore O Que Aconteceu ao Super-Homem?.

Era Moderna

Primeira Encontro com Superman

Depois que John Byrne reiniciou a história do Superman com The Man of Steel, John era um criminoso que foi severamente ferido após ser atropelado por um carro. Ele é encontrado pelo Professor Emmet Vale, um especialista em cibernética, estava obssessivo com a ideia de que Superman poderia dar início a uma invasão alienígena. Emmet leva John até seu laboratório e transplanta o cérebro de John para um robô com pele artificial que funciona com coração de kryptonita. Depois disso, ele instrui Metallo (nome vindo do metal usado para construir o corpo robótico de John) a como matar Superman. Revoltado pelo que Emmet fez, como agradecimento, John quebra o pescoço de Vale. Ignorando as instruções de Vale, John enfrenta Superman, mas é derrotado. Ele é encontrado por Lex Luthor, que melhorou o corpo do vilão deixando-o mais mortal para Superman, com isso, o vilão tornou-se definitivamente uma máquina.

Barganha com Neron

Algum tempo depois, Metallo recebeu mais melhorias devido a uma barganha com o demônio Neron. Com isso, novas habilidade surgiram, Metallo podia agora usar qualquer metal para fundir em seu corpo e instalar sua consciência em um computador. Além disso ele podia crescer a um nível monstruoso. Em muitas ocasiões, o jeito mais efetivo de destruir Metallo é remover sua cabeça e bloqueá-la de outros metais.

Lex Luthor: Presidente dos Estados Unidos

Quando Lex estava como presidente dos Estados Unidos, evidências mostravam que o responsável pelas mortes dos pais de Bruce Wayne, Thomas e Martha Wayne, era John Corben. Depois foi mostrado que essas evidências eram falsas, criadas por Lex para conduzir Batman e Superman em um confronto final.

Humano novamente

John, não aguentando mais viver como uma máquina de matar, pede ajuda a Hiro Okamura (Toyman), para ajudá-lo a voltar a ser humano por completo. Hiro faz uma um clone do corpo humano de John e transfere a mente dele para esse novo corpo. É revelado nessa história, que a família de Hiro inventou a armadura. Embora ele seja um humano de novo, ele ainda é um poderoso inimgo do Superman. Não se sabe se ele ainda continua com os poderes ganhos em sua barganha com Neron.

O Último Filho

Metallo ressurge, agora em um corpo totalmente humano. Agora ele usa uma armadura que funciona à base de kryptonita. Lex adaptou a armadura para que Jonh pudesse usar mais de uma kryptonita. Além da verde, Metallo possuía agora a azul, dourada e a vermelha. Metallo foi recrutado por Lex para fazer parte de um esquadrão criado pelo vilão para derrotar o Superman, ao lado de Parasita e de Bizarro. Depois que General Zod e seus companheiros kryptonianos invadem a Terra, Superman se junta ao esquadrão de Lex para enfrentar Zod e os outros criminosos de Krypton. Metallo tenta matar seis kryptonianos com uma rajada de kryptonita dourada,que anula os poders de um kryptoniano, mas consegue matar somente cinco, o outro é atingido por uma rajada de kryptonita vermelha e se torna uma formiga gigante, Metallo então o mata esmagaando sua cabeça com o pé.

Novo Krypton

John Corben é recrutado pelo governo americano para exterminar os kandorianos, que mataram cinco guardas ao sequestrar Parasita e instalá-lo na Zona Fantasma. John agora usa uma armadura com um coração de kryptonita novamente. Ele também ganhou um parceiro chamado Reactron, que tem uma armadura similar a nova de John só que com kryptonita dourada. Eles se deixam ser capturados pelos kandorianos e, em Kandor, usando as kryptonitas eles matam vários deles e escapam. Mais tarde Metallo e Reactron se disfarçam de agentes kandorianos para capturar Asa Noturna e Pássaro Flamejante.

Superman: Origem Secreta - minissérie (2009-2010)

Devido aos eventos de Crise Final, o passado de Superman e de todos os seus amigos e vilões foram alterados.
Na minissérie (que reconta a origem de Superman e de seu elenco) que chegou ao Brasil na edição #90 da revista Superman publicada pela Panini Comics, Metallo aparece na quinta e penúltima e depois na sexta e última edição da minissérie (aqui no Brasil Superman #94, setembro de 2010 e Superman #95, outubro de 2010) como o Sargento John Corben.
Ele atua sob as oredns do pai de Lois Lane, o General Sam Lane. General Lane tenta empurrar a sua filha, Lois, em um relacionamento com Corben. Apesar de terem um encontro, ela não corresponde os sentimentos de John, mas apesar disso, ele acha que John é o homem certo para ela.
Quando Superman aparece em Metrópolis pela primeira vez, Lane vai conversar com Lex Luthor, ele fala a respeito de seres como Superman ou Parasita serem uma ameaça à segurança nacional, com isso ele aceita investir na armadura criada por Lex, composta de uma liga metálica chamada Metallo que funciona a base de kryptonita. John se oferece para usar a armadura e, assim, neutralizar o Superman.
No entanto, na batalha com o Homem de Aço, uma bala perdida atinge a kryptonita dentro da armadura, levando a uma cascata de energia desastrosa na armadura que quase mata John. Lex Luthor salva a vida de John por literalmente integrá-lo à armadura com a pedra de kryptonita funcionando como seu "coração" novo. Impulsionado por um grande ódio pelo Superman, ele se torna o vilão conhecido como Metallo. Metallo posteriormente ataca Superman novamente em um tumulto que pôs em perigo não só os cidadãos de Metrópolis, mas seus próprios companheiros. Ele foi derrotado pelo Superman mais uma vez.

Poderes e Habilidades

O corpo metálico de Metallo lhe oferece um elevado grau de proteção contra ataques físicos e energéticos. Ele tem mais habilidades. Metallo não precisa comer, dormir ou respirar. Seu cérebro é hermeticamente fechado dentro de um crânio de liga blindados que tem a sua própria fonte de alimentação. Quando ele foi criado, ele era alimentado por um coração de kryptonita.
Metallo vendeu sua alma (ou o que restou dele) a Neron, a fim de obter a capacidade de absorver qualquer metal mecânico ou objeto que ele toca. Ele pode transformar qualquer computador em uma extensão de seu exo-esqueleto (uma habilidade similar ao Superman Ciborgue).
Brainiac 13 atualizou Metallo para bater em espectros de luz e frequências de energia. Metallo também usou a tecnologia para atualizar seu corpo a proporções gigantes.

Em outras mídias

Desenhos Animados

  • Em Superman: The Animated Series, Metallo aparece em alguns episódios. Sua origem é similar à versão de John Byrne, com a diferença de que ele estava com câncer em fase terminal e Lex Luthor paga o experimento que o transforma em Metallo.
  • Em Liga da Justiça, Metallo aparece na primeira parte do episódio "Hereafter", que adapta a saga A Morte do Superman.
  • Em Liga da Justiça: Sem Limtes, Metallo aparece em somente um episódio, onde aparentemente ele é destruído de uma vez por todas.
  • No filme animado Superman/Batman: Public Enemies que é baseado no arco de 2003 da revista Superman/Batman, Metallo é o segurança do Presidente Lex Luthor. Em uma luta comSuperman e Batman ele é derrotado e morto Clliford Zmeck. Sua morte é usada por Lex para incriminar o Homem de Aço.

    Smallville


    Na nona temporada de Smallville, John Corben aparece sendo interpretado por Brian Austin Green. Mas a versão mostrada do personagem é diferente do que vemos nos quadrinhos. Na série, John é mostrado de uma forma mais humanizada do que nos quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário