Planeta Herois

Planeta Herois
Cartel PH

ESPIÃO PH

Planeta Heróis Show

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Galeria de Vilões: Tropa dos Lanternas Negros

Black lantern corps.jpgTropa dos Lanternas Negros é uma organização fictícia de zumbis que aparece nos quadrinhos da DC Comics. O grupo é composto de personagens falecidos e seu objetivo é eliminar toda a vida no universo.



História das publicações

Uma versão inicial da Tropa dos Lanternas Negros surgiu na revista Green Lantern Annual vol. 3 #7 (1998), escrita por Steve Vance e desenhada por Ron Lim. Na história, um grupo de Lanternas Verdes mortos são reanimados e comandados pelo demônio Nekron.


Centro dos eventos de "A noite mais densa", o vilão Mão Negra (líder e primeiro membro da Tropa dos Lanternas Negros) na verdade é um antigo inimigo doLanterna Verde (Hal Jordan). O escritor Geoff Johns revisou a origem e expandiu determinados aspectos do Mão Negra durante as histórias das Origens Secretas. Nessas tramas, a arma absorvedora de energia do Mão Negra (que se acreditava ser uma invenção própria) é revelada como tendo sido construída por Atrócitus, um grande inimigo dosGuardiões do Universo e o futuro fundador da Tropa dos Lanternas Vermelhos. Atrócitus veio à Terra e se aproximou do Mão Negra, reconhecendo nele um "caminho para o escuro" com poder para trazer "A noite mais densa". Ele faz com que o Mão Negra fuja com a arma escondido no bolso após Hal Jordan e Sinestro aparecerem para capturá-lo pela morte de Abin Sur. A posse da arma mais tarde o torna alvo da Tropa dos Lanternas Verdes, além de fazê-lo sentir uma necessidade de extinguir a luz do espectro emocional (conceito fictício da DC Comics).



Ao ser transportado da prisão, o Mão Negra experimenta um súbito poder que elimina seus captores. Ele vai ao deserto onde ouve uma voz instruindo-o a reclamar as almas dos personagens ressuscitados. Mão Negra assassina sua família e logo depois comete suicídio. A Guardiã Scar chega e cria o primeiro anel de poder negro, que ressuscita o Mão Negra. Ela revela ao vilão ser ele uma personificação física da morte, e serve como o avatar da Tropa dos Lanternas Negros da mesma maneira que IonParallax e Safira Estrela representam a força de vontade, o medo e o amor, respectivamente. O Mão Negra viola o túmulo de Bruce Wayne e retira sua caveira, e com isso nas mãos recita o juramento dos Lanternas Negros pela primeira vez. Pouco depois, os anéis de energia negra aparecem no universo e começam a reviver os personagens mortos e a transformarem-nos em Lanternas Negros que atacarão os heróis do Universo DC. Mão Negra é visto segurando a caveira de Wayne em todas as suas futuras aparições, alimentando os anéis com uma bateria de energia escura em Blackest Night #1. Ele afirma que a morte de Wayne "será de grande importância na "Noite mais densa"". No final da revista, é mostrado que o Mão Negra usa a caveira para produzir novos anéis de poder, criando dois para os recém falecidos Carter Hall e Kendra Saunders.



Em Blackest Night #3, Indigo-1 descreve a premissa básica da relação da Tropa dos Lanternas Negros com o universo. Ela explica que a Escuridão existia antes da criação e era o que dava poder aos Lanternas Negros. Banida pela luz branca, houve a fratura do espectro emocional. A combinação das sete cores desse espectro pode restaurar a luz branca e eliminar os Lanternas Negros. Em Blackest Night #4, Scar transporta a Bateria Central da Energia Negra para Coast City e o verdadeiro arquiteto da criação dos Lanternas Negros é revelado: Nekron.



Indigo-1 recruta Hal Jordan para formar uma equipe capaz de recriar a luz branca da criação (escolhendo aqueles que tiveram conexão com os mais poderosos membros das cinco tropas remanescentes). Jordan e Indigo-1 recrutam Carol FerrisSinestro, Santo Andarilho da Tropa dos Lanternas AzuisAtrocitus e Larfleeze com seus próprios objetivos. Em Blackest Night #5, a equipe ataca a Bateria Central da Energia Negra mas os resultados são opostos ao esperado. Nekron é fortalecido e recruta personagens mortos revividos para a Tropa dos Lanternas Negros.


Principais membros

Na convenção dos quadrinhos em San Diego, Geoff Johns explicou a escolha do Mão Negra como líder da nova Tropa de Lanternas, dos personagens que comporiam a organização e seus objetivos ao escrever a história. O anel negro não afeta quem está morto; ele afeta os vivos. As cenas em que o Homem Elástico e Sue Dibny conversam com Gavião Negro e Moça Gavião é um tipo de início de conflito emocional e terror que será mostrado em Blackest Night. Os aneis procuram dentre os mortos aqueles que foram importantes para os heróis.


Durante a criação de Blackest Night, Johns (que nunca teve interesse nem medo de zumbis) quis trazer de volta personagens falecidos dum jeito que aterrorizassem e provocassem distúrbios emocionais nos personagens vivos que encontrassem. Os Lanternas Negros possuem personalidade e procuram aqueles que seriam afetados emocionalmente com sua aparição. Um primeiro exemplo de Johns para o uso da personalidade como causadora de distúrbios é quando o Lanterna Negro Homem Elástico (típico personagem "luminoso" que usa seu nariz detetive para "cheirar" alguma coisa errada) olha para suas vítimas e diz para sua esposa revivida: "Eu sinto o cheiro de mistério." Johns diz que o poder dos Lanternas Negros não é necessariamente maligno, mas tão pouco bom.



Durante sua concepção inicial da nova Tropa, Johns desenvolveu o que aprendera sobre a luz em suas aulas de Física. Com as outras Tropas com as cores do espectro emocional personificando a vida, ele sabe que essa deveria personificar a morte. O negro é a ausência de luz, assim ele escolheu o Mão Negra como o lider da Tropa pelo nome e porque ele gosta de revisar vilões desde quando escrevia The Flash. Como em outros membros da Tropa dos Lanternas Negros, Johns queria uma diferente abordagem para o Mão Negra. Ele é descrito como um personagem claramente insano cuja presença deixa a todos desconfortáveis.



Em Blackest Night #2, múltiplos aneis de energia negra tentam reanimar o corpo de Don Hall, mas são impedidos por uma barreira invisível que protege o túmulo dele. Os anéis soam seu típico comando ("levante") mas são interrompidos e respondem "Don Hall da Terra está em paz." Essa foi a primeira vez que os anéis negros falharam ao tentar recrutarem um membro para a Tropa dos Lanternas Negros. Na entrevista com a IGN, Johns comenta a imunidade de Columba ao poder dos anéis negros: "Vocês saberão mais disso adiante. Mas diz respeito a natureza de Don Hall. Não pode ser profanada por essas coisas. Ele é intocável na morte e está em total paz mais do que qualquer outro ser no universo." Refletindo sobre as limitações dos anéis, Johns diz que a "magia" é piada para os anéis do poder negro (o zumbi Giovanni Zatara é capaz de manipular magia negra) e Don é o oposto. EmBlackest Night: Titans #1 é mostrado o Lanterna Negro Hank Hall incapaz de ler a aura emocional de Dawn Granger pois a mesma é branca.



Em Blackest Night: Batman #1, o espírito do Desafiador (Deadman) é incapaz de deter a reanimação de seu cadáver por um anel negro. Desafiador tenta possuir o corpo, mas não consegue controlá-lo. No Comic Con 2009, Geoff Johns foi perguntado se os Lanternas Negros falavam com eles mesmos ou se estavam sendo controlados por outras forças. Johns não respondeu, o que significa que a solução seria mostrada durante a série Blackest Night. Em uma passagem, o Espectro declara que ele "não seria usado". Após isso, o Mão Negra nota que os membros do Pacto das Sombras Zatanna e Demônio Azul são rodeados por uma aura de vida. Ao ler a aura do Vingador Fantasma, Mão Negra deduz que ele não está "nem vivo nem morto".


Lista de Lanternas Negros

Líderes
  • Nekron - Líder da Tropa dos Lanternas Negros
  • Scar - Guardiã da Tropa e possuidor do Livro da Escuridão
  • Mão Negra (William Hand) - Referido como a encarnação negra, o avatar dos Lanternas Negros.

A noite mais densa (Blackest Night) #1 (setembro de 2009)

Blackest Night #2 (outubro de 2009)

Blackest Night: Batman #1 (outubro de 2009)

Green Lantern Corps (vol. 2) #39 (outubro de 2009)
  • Jack T. Chance - Mostrado sem o nome emBlackest Night #1
  • Tomar-Re
  • Jade - Nomeada em Blackest Night #1 mas sem aparecer o uniforme.

Blackest Night: Superman #1 (outubro de 2009)

Blackest Night: Titans #1 (outubro de 2009)

Green Lantern (vol. 4) #45 (outubro de 2009)

Solomon Grundy #7 (novembro de 2009)

Green Lantern Corps (vol. 2) #40 (novembro de 2009)
  • Bzzd - Mostrado sem o nome em Blackest Night#1

Blackest Night #3 (novembro de 2009)

Blackest Night: Superman #2 (novembro de 2009)

Green Lantern (vol. 4) #46 (novembro de 2009)

Blackest Night: Titans #2 (novembro de 2009)
Blackest Night: Batman #3 (dezembro de 2009)

Green Lantern Corps (vol. 2) #41 (dezembro de 2009)
  • Ermey
  • Ke'Haan - Mostrado sem o nome em Blackest Night #1
  • Fentara Rrab
  • Marata Rrab
  • Santara Rrab

Blackest Night #4 (dezembro de 2009)

Blackest Night: Titans #3 (dezembro de 2009)
  • Bebê Gnu - Mostrado sem o nome na revista #2

Green Lantern (vol. 4) #47 (dezembro de 2009)
  • Laira - Nomeado na revista #45, mostrado na revista #47.
  • Qull dos Five Inversions - Nomeado na revista #45, mostrado na revista #47.
  • Roxeaume dos Five Inversions

Doom Patrol (vol. 5) #4 (janeiro de 2010)

Booster Gold (vol. 2) #26 (janeiro de 2010)

R.E.B.E.L.S (vol. 2) #10 (janeiro de 2010)

Outsiders (vol. 4) #24 (janeiro de 2010)
  • Maseo Yamashiro
  • Yuki Yamashiro
  • Reiko Yamashiro

Blackest Night #5 (janeiro de 2010)

Justice League of America (vol. 2) #39 (janeiro de 2010)

Teen Titans (vol. 3) #77 (janeiro de 2010)

Blackest Night: The Flash #1 (fevereiro de 2010)

Justice League of America (vol. 2) #40 (fevereiro de 2010)

Blackest Night: JSA #1 (fevereiro de 2010)

Green Lantern (vol. 4) #49 (fevereiro de 2010)
  • Lanterna Verde Driq

Suicide Squad (vol. 1) #71 (março de 2010)

Weird Western Tales #71 (março de 2010)

Catwoman (vol. 3) #83 (março de 2010)

The Power of Shazam! #48 (março de 2010)

Secret Six (vol. 3) #17 (março de 2010)
  • Yasemine Soze

Blackest Night: The Flash #2 (março de 2010)

Starman (vol. 2) #81 (março de 2010)

Green Lantern (vol. 4) #50 (março de 2010)

The Question #37 (março de 2010)

Blackest Night: The Flash #3 (abril de 2010)

Blackest Night #7 (abril de 2010)

Green Lantern Corps (vol. 2) #46 (maio de 2010)


Segundo o anel de Kyle Rayner, todos os Lanternas Verdes falecidos se transformaram em Lanternas Negros, mas não há uma lista exata.


Juramento

Como nas outras Tropas, o Mão Negra criou um juramento para os Lanternas Negros:
No alto dos céus A Noite Mais Densa desponta,
Enquanto a luz morre a escuridão toma conta,
Almejamos seu fim e miramos seu coração,
Pela minha mão negra os mortos se erguerão!

Poderes e habilidades

Os Lanternas Negros são cadáveres reanimados pelos anéis de energia negra. Os corpos são reparados quando danificados, mantendo-os em funcionamento todo o tempo. Os anéis de Energia Negra são capazes de regenerar ferimentos fatais infligidos aos seus possuidores (inclusive decapitações e completa dissolução).


Em Blackest Night #3, Indigo-1 explica que todos os ressuscitados se alimentam de emoção. A cada ganho de energia, os anéis darão aos seus possuidores poderes de voar e criar coisas energéticas. Não são afetados pelamagia. A mordida de um Lanterna Negro induz a uma vagarosa necrose e eventualmente torna a vítima amigável aos zumbis. É desconhecido se o poder afeta todos os vivos, ou apenas aqueles que foram ressuscitados antes de morrerem (como o Superman,Arqueiro Verde e Donna Troy).



Lanternas Negros conseguem ler a aura colorida do espectro emocional. Múltiplas emoções levam a múltiplas cores, enquanto a falta de emoções é branca. Demônios e similares como Etrigan possuem uma aura negra. O estado de animação suspensa engana um Lanterna Negro pois torna o corpo invisível aos sentidos dele. Corações sem emoções como o do Espantalho também não são sentidos pelos Lanternas Negros.Em mentes deturpadas ou adicionadas como a de Bizarro, as cores são vistas invertidas pelos Lanternas Negros.


Vulnerabilidades

Os Lanternas Negros são vulneráveis a luz branca e a uma combinação de luz verde com luzes de outras tropas.


Uma vez o anel de energia negra destruído, o cadáver se torna inerte.



Doutora Luz e Halo podem destruir completamente um Lanterna Negro usando seus poderes luminosos. Conner Kent usou a Máscara Medusa para destruir dois Lanternas Negros forçando emoções. Os Lanternas Negros também são vulneráveis ao Laço da Verdade da Mulher Maravilha. O "toque" de um Lanterna Negro, usado para remover os corações das vítimas e drenar suas emoções, também pode romper a conexão com outros Lanternas Negros e seus anéis de poder negro. A viagem no tempo pode desativar um anel negro.



Uma maneira de deter um Lanterna Negro é feri-lo mais rapidamente do que o anel o regenere.

Fonte: http://dcheroesrpg.wikia.com/wiki/Tropa_dos_Lanternas_Negros

Nenhum comentário:

Postar um comentário