Planeta Herois

Planeta Herois
Cartel PH

ESPIÃO PH

Planeta Heróis Show

sábado, 13 de outubro de 2012

Batgirl (Batmoça)



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Batgirl
Batgirl
Batgirl (Barbara Gordon) por Alex Ross.jpg
Barbara Gordon como Batgirl. Arte de Alex Ross.
Publicado porDC Comics
Primeira ApariçãoBatman #139 (1961)
Criado porBob Kane
Sheldon Moldoff
Personagens
Bette Kane
Barbara Gordon
Helena Bertinelli
Cassandra Cain
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada
Batgirl (ou Batmoça), é o nome de algumas personagens de ficção de banda desenhada (quadrinhos, no Brasil) pertencente ao universo da DC Comics, parceira de Batman e de Robin. A mais conhecida Batgirl foi Barbara Gordon.

Bette Kane

A primeira personagem a se chamar originalmente Bat-girl era Mary Elizabeth (Betty) Kane, sobrinha de Kathy Kane, a Batwoman.[1] Ela era apaixonada por Robin. Mais tarde, ela se tornou a heroína Labareda, e integrou os Novos Titãs da Costa Oeste. Depois de Crise nas Infinitas Terras, ficou estabelecido que Betty Kane sempre foi Labareda, nunca Bat-Girl.

Barbara Gordon

Com o sucesso da série de TV do Batman nos anos 60, surgiu uma Batgirl, e rapidamente, sua versão foi incorporada aos quadrinhos.
Agora Batgirl era Barbara Gordon, bibliotecária e filha do Comissário Gordon.[2] Em sua primeira aventura, ela auxiliou Batman e Robin a capturar o Mariposa Assassina.
A Batgirl (Barbara Gordon) foi baleada por Coringa na publicação Batman: A Piada Mortal, de 1988, e perdeu o movimento das pernas.[3]Incapaz de abandonar a luta contra o crime, ela se tornou especialista em sistemas de informação, informática e adotou o nome "Oráculo", auxiliando todos os heróis e vigilantes fornecendo informações via internet. Juntamente com Canário Negro e Caçadora formou o grupo conhecido como Aves de Rapina. Manteve um romance durante muito tempo com Asa Noturna.

Cassandra Cain

No lugar de Barbara surgiu uma nova Batgirl, Cassandra, filha de Cain (um assassino profissional e um dos inúmeros professores de Batman). Cassandra é uma adolescente que foi treinada para ler movimentos em detrimento da própria fala, por isso apesar de ser uma exímia lutadora é incapaz de se comunicar com frases complexas, usando apenas algumas palavras e gestos. Sua habilidade em artes marciais foi comprovada em duelos contra Lady Shiva (a qual derrotou) e contra o próprio Batman. Aparentemente Cassandra deu seu manto a Stephanie Brown.

Stephanie Brown

Anteriormente conhecida como Salteadora, Stephanie já assumiu o manto de Robin e posteriormente foi a escolhida para ser a nova Batgirl.

Outras mídias

Live action

Na série de TV Batman, dos anos 60, a Batgirl (Barbara Gordon) foi interpretada por Yvone Craig.
Em 1997, no filme "Batman e Robin", a Batgirl foi interpretada por Alicia Silverstone, onde foi feita uma alteração na identidade da personagem, com o nome de Barbara Wilson, sobrinha de Alfred, mordomo do bilionário Bruce Wayne.
Em 2002, foi interpretada por Dina Meyer na série de televisão produzida para a Warner, chamada Birds of Prey.[4] Na série a personagem Barbara Gordon, outrora Batgirl, já se encontra paraplégica e assumindo a identidade de "Oráculo". A atriz aparece na série como Batgirl em alguns flashbacks da personagem.

Animação

Batgirl (sempre Barbara Gordon) tem aparecido em várias produções de animação relativas ao Batman. As duas primeiras animações são dos estúdios Filmation, uma produzida nos anos 60 e a outra na década seguinte.
Nos anos 90 ela apareceu em diversas animações, muitas delas no extenso universo fictício conhecido como DC Animated Universe (ou, simplesmente, DCAU), criado por Paul Dini e Bruce Timm. Em Batman do Futuro, ela aparece mais velha e não atua mais como Batgirl. Em vez disso, ela atua como comissária de polícia, seguindo os passos profissionais de seu pai.
Fora da continuidade do DCAU, Batgirl apareceu também nos desenhos O Batman e Batman: os Bravos e os Destemidos.

Notas e Referências

  1.  Batman #139, 1961
  2.  Detective Comics #359, 1967
  3.  MONTEIRO, Rodrigo. Batman: A piada mortal Omelete
  4.  BORGO, Érico. Birds of prey estréia com sucesso Omelete

Batgirl de "Thrillkiller"



Nome: Barbara Miles Gordon
Nome original: Batgirl (From Thrillkiller)
Licenciador: DC Comics 

Batgirl de  

Personagem de uma Terra Alternativa do ano de 1961.

Nesta versão a Dupla Dinâmica é formada por Bitgirl (Bárbara Gordon) Robin, que aqui se chama Richart Graustark. A Dupla faz uso de arma de fogo no combate ao crime.

Após uma infância conturbada, com vária visitas a consultórios de psicanalistas, Bárbara adota o sobrenome de Jordan foge para o circo onde conhece e se apaixona por Richart.

Bárbara Mantendo sua base na antiga mansão Wayne.

Após a morte Richart ele se junta ao novo vigilante de Gotham, Batman e assume o seu lugar como a nova Robin.



Fonte: Ed. Batman Thrillkiller
Atualizado em: 03/03/2011
Por: Ulisses Nonato

Batgirl I



Nome: Betty Kane
Nome original: Bat-Girl
Licenciador: DC Comics 
Criado por:
Bill Finger
Sheldon Moldoff

Outras identidades
  • Labareda (Mary Elizabeth "Bette" Kane)

  • Batgirl I 

    Personagem das HQs de "Batman". Trata-se de uma antecessora da Batgirl (Barbara Gordon) que conhecemos. 

    Primeira aparição: número 139 da revista "Batman" americana, 1961. (ALR)
    Na Pré-Crise, Bette Kane era uma tenista vencedora de diversas competições desde sua infância, competitiva e determinada, Bette arrasava tanto nas quadras, como fora delas, devido à sua beleza. Bette tinha como seu maior ídolo o jovem menino prodígio conhecido como Robin, com o passar dos anos Bette acabou tendo amorr platônico pelo herói, foi quando aos seus 16 anos, ela decidiu que já era tempo de conhecer Robin pessoalmente. Usando uma brilhante roupa vermelha e dourada, ela adotou o codinome de Batgirl e passou a lutar ao lado de sua tia, que atuava como Batwoman. Após algumas aventuras, Bette acabou frustrada por não ter seu amor correspondido, voltando à sua vida normal de estudante, mesmo assim sempre procurando por esportes que à dessem uma dose de emoção (paraquedismo, alpinismo) mas quanto mais esportes radicais ela praticava, mais ela percebia que nada se comparava à vida de combatente de crimes.

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Bette_Kane

  • Batgirl II



    Nome: Barbara Gordon
    Nome original: Batgirl II
    Licenciador: DC Comics 
    Criado por:
    Carmine Infantino
    Gardner Fox
    Julius Schwartz

    Outras identidades
  • Oráculo (Barbara Gordon)

  • Batgirl II 

    Quando o produtor William Dozier renovou a série de TV "Batman" para uma terceira temporada (1967-68), pediu ao editor Julius Schwartz uma nova personagem feminina que pudesse ser usada nos novos episódios. A intenção de Dozier era atrair mais a audiência feminina. Schwartz então se reuniu com o roteirista Gardner Fox e com o desenhista Carmine Infantino. 

    Infantino então mostrou a Dozier três personagens da casa. Existem pelo menos duas versões sobre quais foram essas beldades de papel que o desenhista apresentou. O que se sabe com certeza é que duas das garotas que Infantino sugeriu foram Era Venenosa e uma outra chamada "Silver Fox" (ou "Grey Fox"). A terceira da lista é motivo de controvérsia, mas a versão mais aceita é que a terceira candidata era Batgirl, antiga personagem dos anos 50. Mas o visual daquela Batgirl não tinha muito a ver com um morcego: parecia mais um Robin de saias, com sua alegre roupa verde, vermelha e amarela. Infantino redesenhou o traje, usando tons de preto, azul e cinza. O resultado final foi aprovado por Dozier. 

    Esta nova Batgirl (também já foi chamada no Brasil de "Menina-Morcego", "Mulher-Morcego" e "Bat-Moça") estreiou no número 359 do gibi "Detective Comics", com data de 1967 na capa (mas vendida nas bancas americanas já no final de 1966) e foi um "hit" instantâneo.

    Dozier estreiou a versão em carne e osso logo em seguida. O papel, originalmente destinado à Mary Ann Mobley, acabou indo para Yvonne Craig (*). 

    Na trama, Batgirl é a filha bibliotecária do Comissário Gordon, que desconhece o segredo da heroína. Na versão em quadrinhos, ela vestiu o uniforme de Batgirl para ir a um baile à fantasia. No caminho, ela por acaso impede uma tentativa de sequestro do milionário Bruce Wayne (secretamente, o Batman). Tomando gosto pela aventura que viveu, ela decide continuar como vigilante.

    Craig, acostumada com maquiagens pesadas (ela teve o corpo inteiramente pintado de verde para viver uma oriana em "Jornada nas estrelas"), reclamou da máscara, cujas extremidades ponteagudas (em forma de "V") espetavam suas bochechas. Assim, a borda foi arredondada. Mas nos quadrinhos a máscara não foi alterada. 

    Com fim do "show", em 1968, poderia-se pensar que Batgirl seria esquecida, mas a heroína continuou firme na versão em quadrinhos, aparecendo não só em "Detective", mas também em "Batman Family", "Batman", "Superman" e outros gibis. E até a própria Craig retornou brevemente ao papel, para um comercial de TV em 1972. 

    A personagem, por sua vez, acabou mudando de profissão: de bibliotecária para política. É nessa fase que ela começa a fazer dupla com Robin (o parceiro do Cruzado Embuçado) e, depois, com Supergirl (a versão feminina do Superman).

    Nos anos 80, numa das reformulações intermináveis da editora DC em seus heróis, a heroína sobre um atentado do Coringa (o arquiinimigo de "Batman") e fica aleijada numa cadeira de rodas. Algum tempo depois, mais uma mudança: Barbara Gordon deixa de ser filha do Comissário Gordon e se torna sua sobrinha. O "novos" pais da heroína passam a ser Roger (irmão do Comissário) e Thelma Gordon, que morreram tragicamente. Assim, foi explicado aos leitores que o bom Comissário adotou a pequena. 

    Mais tarde, em outra reformulação, Barbara Gordon assume uma nova identidade secreta, a Oráculo, uma especialista em computadores, informante do Homem-Morcego. Ainda nesse novo "alias", ela funda um grupo de heroínas, Aves de Rapina. 

    Essas constantes mudanças acabaram afastando muitos leitores, desembocando na atual crise que a editora DC atravessa. 

    Em tempos recentes, a atriz Dina Meyer reviveu a heroína na nova série de TV "Birds of Prey" (1993-92), sem o mesmo sucesso de Yvonne. 

    - Antônio Luiz Ribeiro



    Fontes:
    (*) Edson Rodrigues e http://www.dialbforblog.com/archives/209/


  • Batgirl III



    Nome: Helena Rosa Bertinelli
    Nome original: Batgirl III
    Licenciador: DC Comics 
    Criado por:
    Alex Maleev
    Bob Gale

    Outras identidades
  • Caçadora (Helena Rosa Bertinelli)

  • Batgirl III

  • Batgirl IV



    Nome: Cassandra Cain
    Nome original: Batgirl IV
    Licenciador: DC Comics 
    Criado por:
    Damion Scott
    Kelley Puckett

    Outras identidades
  • Kasumi (Cassandra Cain)
  • Morcego Negra (Cassandra Cain)

  • Grupos
  • Titãs da Costa Leste
  • Justiça Jovem
  • Bat Família
  • Batsquad


  • Batgirl IV 

    Procurando criar o perfeito assassino para Ras Al Ghul, o assassino-guerreiro conhecido como David Cain percebeu que a genética possuía um papel muito importante, assim como o treinamento. Com este fim, Cain procurou uma guerreira-fêmea para ser mãe de sua filha, cuja seria treinada a partir de seu nascimento. A busca de Cain o levou às irmãs Wu-San, Carolyn e Sandra. Cain creditou o potencial à Sandra, mas seu verdadeiro amor era a irmã. Cain assassinou Carolyn, despertando grande ira em Sandra. Mas para preservar a vida da guerreira, Cain propôs uma barganha: a treinaria em troca de uma filha. Sandra concordou, dando à luz uma garota, tornando-se a assassina conhecida como Lady Shiva.
    A garota, que se tornaria Batgirl, foi criada desde o nascimento por Cain, que a tinha como assistente e, mais tarde, teria como sucessora. Cain nunca ensinou à garota falar, acreditando que a violência era linguagem suficiente para a vida que ela levaria. Em seu "dia de formatura", aos nove anos de idade, a garota não conseguiu ser tão fria para matar. Assim, Cassandra repgnou suas ações, deixando seu Mestre.
    Assim, ao contrário de outras garotas de sua idade, Cassandra passou a viver nas ruas do mundo, encontrando uma das mais difíceis cidades da Terra, Gotham City. Oráculo, a antiga Batgirl, reconheceu as habilidades incríveis da garota e a recrutou como informante. Quando Cain chegou a Gotham para assassinar o Comissário Gordon, foi impedido por Cassandra. Impressionado com a bravura e habilidades da garota, Batman a tornou a nova Batgirl.
    Ainda muda, Cassandra rapidamente tomou seu papel como heroína. Mais tarde, Batgirl salvou um telepata chamado Jeffers, que usou seus poderes para "ordenar" o cérebro de Cassandra, dando à garota a habilidade de falar. Este ato também proporcionou habilidades marciais à garota.
    Então, Batgirl decidiu procurar Lady Shiva, a maior artista marcial do mundo, para aprimorar suas habilidades. O preço para a ajuda era um duelo de morte. Batgirl lutou com Shiva e venceu, preservando a vida da guerreira. Como a única pessoa a derrotar Shiva em combate, Batgirl tomou para si o título da maior artista marcial do mundo.
    Cassandra passou a levar uma vida normal, mas logo passou a questionar a identidade de sua mãe. Sua procura a levou à Liga dos Assassinos e à sua nova mestra, Nyssa. A Liga se dividiu em duas facções: aqueles devotos àquela que consideravam a "única" - Batgirl; e outros devotos à Lady Shiva. A batalha entre os assassinos levou a outro confronto entre Lady Shiva e Cassandra. Nesta batalha, Shiva revelou ser a mãe biológica de Cassandra. Mais uma vez, Batgirl derrotou Shiva, se dirigindo a lugares desconhecidos.
    Algum tempo depois, as habilidades de detetive de Robin o levaram à verdade: a possível morte de Cassandra foi um engodo pela própria garota, que agora liderava a Liga dos Assassinos. Assim, Cassandra o convidou a se unir a ela, oferecendo a Robin, como primeira missão, assassinar seu pai, Cain. O menino-prodígio recusou e, frustradamente, viu Batgirl se unir ao lado negro.
    Tempos depois, o Exterminador recrutou Batgirl como membro dos Titãs do Leste. Ao confrontar Robin, Slade revelou que vem injetando em Cassandra uma droga que afeta sua mente. Irado pelos Titãs terem "roubado" suas crianças, Slade jurou uma vingança especial, roubando "Batgirl" do Clã do Morcego. A droga que afetou Cassandra era a mesma que tornou Rose Wilson a instável Devastadora. 
    Robin elaborou um antídoto "anti-Exterminador" no caso de Rose se voltar contra os Titãs. Este antídoto trouxe Batigirl de volta ao seu estado de mente normal, mas com uma única idéia: Matar o Exterminador! Ela quase conseguiu, não fosse Asa Noturna. Neste episódio, Cassandra ajudou os Titãs a reclamarem sua Ilha de Nova Iorque. Após a derrota dos Titãs do Leste, Batgirl desapareceu.
    Uma das grandes artistas marciais do mundo, Cassandra pode "ler" a linguagem corporal de seu oponente, prevendo seus movimentos.

  • Batgirl V



    Nome: Charlotte "Charlie" Gage-Radcliffe
    Nome original: Batgirl V
    Licenciador: DC Comics 

    Outras identidades
  • Marginal (Charlotte "Charlie" Gage-Radcliffe)


  • Batgirl V 

    Histórico:

    Marginal apareceu pela primeira vez vestindo uma variação do uniforme clássico da Batgirl. Assim que Bárbara Gordon soube da aparição da garota, ela enviou Canário Negro e Caçadora para encontrá-la. Então, descobriu-se que a garota possuía poderes meta-humanos quando a mesma impediu a morte de Caçadora. Em seguida, demonstrando grande conhecimento das ações das "Aves de Rapina", Charlie se teleportou bem de encontro à Bárbara para se falarem.

    Oráculo, impressionada com as habilidades e a idade da garota, mostrou-lhe fotos da autópsia de Stephanie Brown, tentando impedi-la de seguir uma carreira heróica. A misteriosa garota concordou em não usar a identidade de Batgirl, mas continuou seguindo sua carreira contra o crime.

    Na verdade, Charlie apenas mudou seu uniforme, inspirando-se na linha do Morcego, batizando-se de Marginal. Neste período, ela passou a gerenciar melhor seus poderes, podendo-se teleportar de Metrópolis até o sul da Califórnia ou do quartel-general de Oráculo até algum local da Rússia, durante uma batalha entre o Sexteto Secreto e as Aves de Rapina.

    Poderes & Armas

    Marginal possui super-força, regeneração acelerada e pode se teleportar entre grandes distâncias sem margem de erro. Ela só não pode levar consigo, em uma teleportação, matéria orgânica, que fatalmente explodiria. A garota também recebeu treinamento marcial das Aves de Rapina

    Atualizado em: 04/05/2010
    Por: Ulisses Nonato
  • Batgirl VI



    Nome: Stephanie Brown
    Nome original: Stephanie Brown
    Licenciador: DC Comics 

    Outras identidades
  • Robin IV (Stephanie Brown)
  • Salteadora (Stephanie Brown)

  • Grupos
  • Bat Família
  • Corporação Batman


  • Batgirl VI 

    DADOS PESSOAIS:

    Altura: 1,67 m 
    Peso: 50 kg 
    Olhos: Azuis 
    Cabelos: Loiros 

    HISTÓRICO:

    Stephanie Brown era filha de um dos inimigos de Batman, o Cluemaster (Mestre das Pistas). Ela já foi a Salteadora e Robin (veja Robin IV).

    Após a morte do Batman durante o evento Crise Final (FINAL CRISIS), Stephanie assume a identidade de Batgril (Veja Batgril III) deixada por Cassandra Cain (Veja Batgril II).





    Atualizado em: 04/05/2010
    Por: Ulisses Nonato
    Fonte: Wikipédia
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário