Planeta Herois

Planeta Herois
Cartel PH

ESPIÃO PH

Planeta Heróis Show

segunda-feira, 15 de julho de 2013

GALERIA DE VILÕES MARVEL: Escorpião - MacDonald “Mac” Gargan


Scorpion- Stan Lee & Steve Ditko
Venom – Mark Millar e Terry Dodson
Spider-Man –
 Brian Michael Bendis e Mike Deodato Jr.
Primeira Aparição: como Gargan – Amazing Spider-Man #19 (1964); como Escorpião – Amazing Spider-Man #20 (1965); como Venom – Marvel Knights: Spider-Man #9-10 (2005); como Homem-Aranha – Dark Avengers #1 (2009)
Nome: MacDonald “Mac” Gargan
Outros Nomes: Escorpião, Venom
Nacionalidade: Norte-Americano (Yonkers, New York) [Terra 616]
Raça: Humana
Status: Ativo
Poderes:
Como o Escorpião:
- Força ampliada – permitindo que ele levante cerca de 15 toneladas
- resistência, velocidade e Agilidades ampliadas.
- Escalar pelas paredes
Como Venom:
- Habilidades semelhantes ao do Homem-Aranha: lançar teias orgânicas, grudar nas superfícies, Sentido de aranha
- Ampliação de seus atributos, como agilidade e força (permitindo-lhe para levantar 60 toneladas ideais)
- Imitação de qualquer aparência podendo disfarçar-se, pode camuflar-se tornando-se invisível
- Imunidade ao sentido de alerta de perigo do Homem-Aranha e ao Olhar da Penitencia do Motoqueiro Fantasma
- Adaptação digestiva, podendo engolir objetos grandes
- Invulnerabilidade, imune a doenças e venenos
- Regeneração
- Sentidos aguçados (audição, visão, olfato)
>> Ponto fraco são as ondas vibratórias de som.
Equipamentos:
Como Escorpião:
Trajes especiais de escorpião – Roupa especial com uma cauda mentalmente controlada, A ponta de sua cauda, dependendo da versão do uniforme, possui armas embutidas, como laminas com veneno paralisante, laminas energeticas, ácidos e rajadas de energia.
Habilidades:
Características Psicológicas:
Como Escorpiao:
Insanidade
Como Venom:
Passa a ter um grande apetite por carne humana, descontrolado
Características Físicas:
Como MacGargan:
cabelos castanhos, atualmente careca
Como Venom:
Corpo enorme, maleavel, boca enorme com dentes afiados
Outras Características:
Afiliações: Mestres do Terror, Sexteto Sinistro, “Spider-Man Revenge League”,  Doze Sinistros, Thunderbolts, Vingadores (Sombrios)
Base de Operações: Montanha Thunderbolts, Torre dos Vingadores
Ocupação: ex-Detetive particular
Parentes Conhecidos:
Relacionamentos:
Biografia:
1- Origem:
Gargan era um investigador particular contratado por J. Jonah Jameson para seguir Peter Parker e descobrir como ele tirava as incríveis fotos do Homem-Aranha. Gragan se esforçava para conseguir alguma pista porém fracassava em função de ser sempre detectado pelo “Sentido de Aranha” do herói.
Frustrado, Jameson decidiu pagar US $ 10.000 para Gargan para submeter-se as experiências do Dr. Farley Stillwell, um especialista em mutações com animais.
Stilwell submeteu Gargan a um tratamento onde o material genético de um escorpião foi injetado em seu corpo. O tratamento lhe concedeu força e agilidade semelhantes a do aracnídeo e, para completar, Gargan passou a usar uma roupa especial com uma cauda mentalmente controlada, com um ferrão energético embutido.
Infelizmente, o processo resultou na perda da sanidade Gargan, e a criação da ameaça super-poderosa conhecido como o escorpião.
O primeiro confronto com o Homem-Aranha foi vencido pelo vilão, devido a suas habilidades quimicamente adquiridas. No confronto, Stillwell acabou morto enquanto tentava reverter o efeito do tratamento em Gargan.
Porém, Gargan se tornou absolutamente insano, fazendo o se voltar contra Jameson. Ironicamente, o Homem-Aranha acabou sendo o responsável pelo salvamento de Jameson, nessa e em muitas outras ocasiões.
Ao longo dos anos Escorpião lutou e foi vencido pelo Homem-Aranha várias vezes.
A maioria desses confrontos foram resultado do Homem-Aranha salvando a vida de Jameson, que Gargan odiava ainda mais do que Homem-Aranha. Gargan altera seu uniforme acrescentando uma lamina envenenada na ponta de sua cauda mecânica, se tornando mais perigoso. Mas mesmo assim a suceção de derrotas continua.
O Escorpião modificou sua cauda com o tempo, dotando-a de um disparador de raios. Essa inovação surpreendeu o Homem-Aranha em um dos seus vários confrontos e quase o liquidou se não fosse a intervenção do Capitão América.
Enfrentou também outros super-heróis, como o Demolidor e Miss Marvel, esta ultima quando a vingança contra Jameson também o fez enfrentar Carol Danvers, nos tempos de jornalista da Revista Agora. Após a briga com Miss Marvel, Escorpião começou a acreditar que a roupa de escorpião estava preso ao seu corpo, e ele começou a ver a si mesmo como um monstro. O Homem-Aranha mais tarde provou que isso era de sua cabeça. Depois de experimentar muitas derrotas do Homem-Aranha, Mac ficou deprimido e decidiu que ele queria se redimir de seu passado. Gargan fala com o Homem-Aranha, dizendo que esta sofrendo de depressão, ele implorou para que ele tinha mudado a sua maneira de ser, mas Homem-Aranha não da ouvido e derrota o Escorpião. Isso leva Escorpião a loucura.
Escorpião trabalhou mais tarde na Roxxon, onde diziam que poderia ajudá-lo, mas ele não sabia que estava recebendo atualizações em seu traje e foi prometido que ele agora pode derrotar seus inimigos. O Homem-Aranha depois convenceu de que ele estava sendo usado pela Roxxon como Jameson fez no passado. Escorpião ataca a Roxxon, mas depois foi derrotado pelo Homem-Aranha.
Ele também esteve presente na guerra secreta na Latvéria, onde foi recrutado pelo líder da Latvéria, Dr. Destino.
2- Venom: Escorpião foi recrutado por Norman Osborn, informado da real identidade do Homem-Aranha para seqüestrar aTia May de Peter se qualquer coisa acontecesse a Osborn. No meio da tarefa dele, Escorpião se deparou com o simbionte recém saído de Angelo Fortunato. Buscando um novo anfitrião que compartilhasse ambos o ódio do Homem-Aranha como também o instinto criminoso e assassino, o simbionte propôs a Mac Gargan a tornar-se seu hospedeiro. Ele avidamente aceitou a oferta arriscando a ira de Osborn, escolheu o simbionte sobre a missão de Osborn, uma vez que o potencial do simbionte era muito maior do que qualquer armadura recém projetada do Escorpião poderia ser.
Gargan foi transformado assim no monstruoso Venom.
2.1- Sexteto Sinistro: Duende Verde conduziu o Homem-Aranha e a Gata Negra em uma confrontação direta com o recém formados Doze Sinistros, que incluíra o novo Venom como integrante. Venom e os Doze derrotam o Homem-Aranha mas o Quarteto Fantástico e uma facção pequena dos Vingadores chefiadas pelo Capitão América chegam e derrotam os Doze.
No meio da batalha Osborn escapou, com a intenção de assassinar a esposa de Peter, Mary Jane. O Homem-Aranha o seguiu só para ser parado por Venom. Os dois inimigos continuaram batalhando acima dos edifícios de Nova Iorque. Até que Gargan é derrotado ao desabar uma construção condenada nele, termina a batalha, Venom foi preso e foi enviado para a Ilha Ryker. Ele prometeu ao Homem-Aranha que ele nunca revelaria a identidade dele, como isso o único trunfo dele estava contra ele.
Recentemente, Gargan escapou da prisão. Primeiro, viajou a Battleworld, junto com Henry Pym, Gravidade, Capuz e outros, a fim de participar de um super-grupo. Depois disso, Venom foi convidado a participar de uma força tarefa da CSA/S.H.I.E.L.D.
2.2- Guerra Civil: Se juntou à uma nova equipe Thunderbolts que foi formada durante a Guerra Civil para capturar de heróis não registrados.
3- Thunderbolts: Após a Guerra Civil, Gargan foi efetivado na equipe dos Thunderbolts. Para manter controle sobre ele, os agentes da Montanha dos Thunderbolts injetaram em sua corrente sanguínea, correntes elétricas de nanorobos. Logo na primeira missão o grupo enfrenta o ex-ajudante do Capitão América, Jack Flag, Venom ao ser atingido por um estilhaço da espada revestida de Adamantium de Espadachim enfurece-se e descontroladamente parte para cima de Flag, só não mata o herói porque havia câmeras de TV ao redor, e por isso Rocha Lunarordenou que fossem ligadas suas nanocorrentes. Flag é capturado por Mercenário. De volta a Montanha, Mac vive um dilema com o simbionte, ao mesmo tempo em que repara o quão mal o simbionte lhe faz, ele se demonstra estar demasiadamente viciado por tal.
A próxima missão dos Thunderbolts é capturar o herói não registrado Aranha de Aço, grande fã de Peter Parker que por sua vez possui um grande histórico com Osborn e Gargan. Aranha de Aço acaba trombando com o Águia Americana e juntos lutam contra os Thunderbolts, Venom logo é atingido por uma munição não letal no rosto, o que novamente o faz perder o controle e começar a atacar os civis e só para quando é atingido pela heroína não registrada e inativa Sepulcro. Agora o combate aparenta está mais parelho, três heróis não registrados contra os Thunderbolts. Venom sofre um corte na região do abdômen e parte para cima de Aranha de Aço, Venom sem controle acaba arrancando o braço do herói aracnídeo e ganha uma bela fama de canibal. Quando alguns heróis rendem-se apenas com a visão dos Thunderbolts, acredita-se que tal fato é atribuído ao medo de serem devorados por Venom, porém mais tarde descobre-se que tudo não passava de um plano dos não-registrados, todos telepatas, para entrarem na Montanha dos Thunderbolts e criarem o caos lá dentro dominando toda a equipe.
Com Gargan vivendo seu dilema com o simbionte, e os telepatas bagunçando sua mente, o simbionte ameaça devorar seu hospedeiro caso ele continue a chorar e negar a se alimentar de carne humana., com Venom totalmente a mercê dos telepatas, ele acaba matando e devorando alguns agentes dos Thunderbolts. Os mais controlados pelos telepatas são Venom e Espadachim que acabam lutando, Espadachim finca a espada na barriga de Venom, que desmaia e é levado para a cuidados médicos. Enquanto isso o restante da equipe literalmente estava se destruindo, o massacre só acaba quando Mercenário assassina todos os telepatas. Venom se recupera dos ferimentos e continua com seu estado mental “normalizado”.
Durante uma missão de campo é capturado por Bumerangue, Mr. Hyde, Tubarão Tigre e Tufão, é atentado a aceitar uma proposta deles de se voltar contra Osborn e ser livre, porém Mac não aceita e acaba virando o jogo contra os vilões, e junto com Osborn acaba derrotando-os.
Venom a pedido de seu diretor vai atrás do Homem-Aranha, Venom acaba indo no Fundo de Emergência Social, Treinamento e Abrigo (FESTA) e encontra Eddie Brock, o simbionte de Mac começa a grudar em Brock, quando de repente começa a sair uma gosma branca do corpo de Eddie e ele acaba se transformando no Anti-Venom, o Anti-Venom tem uma capacidade de curar, e com essa capacidade ele derrota facilmente o Venom tirando o simbionte dele. Em uma outra hora Mac Gargan volta vestido com a roupa de Escorpião, seu antigo uniforme, junto com o simbionte, essa roupa possui uma toxina que anula os poderes no Anti-Venom, e Venom acaba derrotando o Anti-Venom.
3.1- Invasão Secreta: Quando o Capitão Marvel (Skrull) ataca os Thunderbolts, Venom é o primeiro a cair, ou melhor voar, é arremessado para longe da Montanha. Norman negocia com o Capitão Marvel e os Thunderbolts rumam para Whashington onde inicia-se uma épica batalha, Venom delicia-se no combate, devora dezenas de Skrulls, rumo a Manhatan onde ocorre a verdadeira batalha, Venom aproveita e faz a única coisa que sabe fazer bem, destruir e trucidar pessoas, no caso Skrulls. Sente uma vontade de partir para cima do Homem-Aranha, mas é contido por Osborn.
4- Vingadores Sombrios: Mac entra para os Vingadores de Norman Osborn, e adota o nome de Homem-Aranha, fazendo-se passar pelo herói aracnídeo perante a mídia e o público.
Alimenta-se de uma engenhoca criada por Norman, e adquire a forma perfeita de Peter nos seus tempos de Uniforme escuro. Sua primeira missão com o grupo mais poderoso da Terra é proteger Dr. Destino de Morgana Le Fay, Morgana usando o tempo contra os Vingadores acaba se tornando imortal, afinal se morrer, bastava voltar no tempo e evitar a morte, através de feitiços ela convoca demônios e domina Venom, que por sua vez acaba atacando seus companheiros de equipe. Venom estava sendo controlado por Morgana, que o fez atacar Mercenário. Quando Osborn e Destino finalmente conseguiram vencer Morgana e Venom voltou ao normal, Mercenário adquiriu um considerável desejo de matar Venom, devido ao ataque que lhe foi dado.
4.1- Vs. X-Men: Quando alguns mutantes brigam com pessoas que faziam protesto contra os mutantes, liderados pelo ressuscitadoSimon Trask, o Patriota de Ferro e seus Vingadores Sombrios lutam contra os X-Men, Venom lutam contra o Colossus em uma luta desenfreada, onde Colossus leva a vantagem, e, até que oHomem de Gelo leva Colossus embora. Em um outro dia, quando Norman monta sua própria equipe de X-Men, Venom e Colossus tornam em sua grande luta, Venom aumenta seu tamanho e  solta sua enorme língua estrangulando Colossus. Patriota de Ferro percebe que não esta em uma grande vantagem e retorna com seus Vingadores, e os mutantes comemoram a vitória.
4.2- O Sombrio Homem-Aranha: Um assalto a banco cometido pelo General Wolfram, que é logo frustrado pelo novo Homem Aranha. O Homem-Aranha de Gargan, ao contrario de Peter Parker, tem fãs. E, quando Gargan vai para um lugar afastado de qualquer curioso, o Aranha devora um braço do General Wolfram e ainda fica com o dinheiro.
Gargan pondo ainda mais lenha na fogueira, fazendo a guerra de gangues se espalhar por toda a cidade. E ainda arruma tempo para levar o atual prefeito de Nova York J.J.Jameson ao desespero, o que só prova que nenhum Homem-Aranha gosta do Jameson.
Homem Aranha é encurralado pelo grupo de um vilão conhecido como Redentor, um dos poucos que percebiam que este Aranha era um grande perigo para a cidade. Gargan não dá muita importância e enfrenta a equipe, inclusive devorando pedaços de alguns. Jameson é informado da vida criminosa desse novo Aranha e compartilha a informação com Osborn, que diz que iria retira-lo de sua equipe de Vingadores. E Osborn realmente enviou Mercenário e Wolverine (Daken) para eliminar Venom para não tornar-se um problema maior. Quando eles falharam, Venom retomou seu lugar nos Vingadores – sabendo que a próxima vez que ele for considerado dispensável, ele iria lidar diretamente com Osborn.
Gargan começa a agir de uma forma diferente de seu normal desde que se tornou Venom, ele está se mostrando muito mais pacifico e medroso segundo Hand isso pode esta acontecendo como efeito colateral dos medicamentos que lhe passaram. Em sua primeira atitude fora de seu padrão, Mercenário ficou incomodado com esse comportamento e, na segunda, Norman suspendeu da missão dos Vingadores em Colorado.
5- Escorpião:  Retorna a ser o Escorpião quando Alistair Smythe, o Esmaga-Aranha  planejou vingança contra J. Jonah Jameson, atacando sua família e seus amigos com uma legião de inimigos com poderes de insetos. 
bumerangueabutreescorpiao
superior12
Citações:
aspasVou sugar todo seu tutano”
aspasRusso filho duma–” (lutando com Colossus) X-Men #106 ed. Panini
Edições Importantes:
. Primeira aparição Como MacDonald Gargan: Amazing Spider-Man #19, 1964 No Brasil – ??
. Se torna o Escorpião: Amazing Spider-Man #20, 1965 No Brasil –??
. Se torna Venon : Marvel Knights: Spider-Man #8-10 (2005) No Brasil – ??
( Contribuições: Rodrigo Yuri, Bolivartrask, Mr. X e Deadpool )


Curiosidades:
Significado de Venom
A tradução de Venom para o português seria peçonha, ou seja, animais como anfíbios e insetos que possuem veneno, muito usado para aracnídeos.
Há uma pequena, porém importantíssima, diferença entre animais venenosos e peçonhentos. Os que são chamados de venenosos possuem as substâncias tóxicas, mas não injetam na vitima para ataque. Já os animais peçonhentos, possuem algum mecanismo (ferroes, presas, etc) que os permite injetar seu veneno no organismo de outro animal. Um exemplo de animal peçonhento é oescorpião (talvez daí justamente o Escorpião ter se tornado o Venom).
Ameaça hoje, mulher de malandro amanhã
Tecnicamente o Venom de McGargan deveria ser mais forte que o Venom original pois Gargan já possui super-forca como Escorpião enquanto Eddie Brock era uma pessoa musculosa normal antes de ser transformado.
Mas, na pratica, não é exatamente isso que vemos.

Outras Mídias:
Desenhos

Homem-Aranha (1967)

nomes
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:

Homem-Aranha e Seus Incríveis Amigos (1981-83)

nomes
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:

Homem-Aranha (1994)

Escorpião, Gargan
Em seu episódio de estréia, “A picada do escorpião”, Mac Gargan é um careca neurótico cansado de caçoado.
Em uma tentativa de descobrir a verdadeira identidade do Homem-Aranha, Jameson convenceu Gargan para ser transformado em um super-herói . Foi levado para o laboratório do Dr. Stillwell que usando o Recombinador neogênicos misturou o código genético de Gargan com o de um escorpião.
Semelhança com os Quadrinhos:
Origem bem parecida
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:

Espetacular Homem-Aranha (2008)

nomes
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:
Jogos

Spider-man: web of Shadows (??)

Plataforma:
Desenvolvedor: 
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:

Marvel Ultimate Alliance 2 (??)

Plataforma:
Desenvolvedor: 

Spider Man 3 (2007)

Plataforma: X-Box 360
Desenvolvedor: Activision

Spider-Man: Friend or Foe (2007)

Plataforma: 
Desenvolvedor:

Nenhum comentário:

Postar um comentário