Planeta Herois

Planeta Herois
Cartel PH

ESPIÃO PH

Planeta Heróis Show

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Átomo Original - Albert "Al" Pratt


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Eléktron


Dados da publicação
Publicado porDC Comics
Primeira apariçãoCray:
Suicide Squad #44 (Agosto de 1990)
Choi:
DCU: Brave New World (2006)
Criado porCray:
John Ostrander
Choi:
Gail Simone
Grant Morrison
Características do personagem
Alter egoAl Pratt
Ray Palmer
Adam Cray
Ryan Choi
AfiliaçõesCray:
Esquadrão Suicida
HabilidadesTodos, exceto Pratt: Capaz de encolher o seu corpo em diferentes graus (incluindo o nível subatômico), enquanto manipulava o seu peso e massa a seu favor.
Choi: Perito em Nanotecnologia.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada
O Eléktron é um super-herói da editora DC Comics, criado na Era de Prata como uma reinvenção do antigo herói da Sociedade da Justiça, o Átomo.[1]

Átomo original

Criado por Ben Flinton e Bill O'Connor, o Átomo original, Al Pratt, apareceu pela primeira vez em All-American Comics #19 (outubro de 1940), da All-American Publications. Ele não tinha o poder de encolher como seu sucessor; antes, ele era um estudante de física de 1,60m, que era apelidado por seus colegas de faculdade de Átomo devido a seu tamanho, depois, ele ganhou superforça, invulnerabilidade e um "Soco Atômico" ao ser exposto à radiação por um de seus inimigos, o Cyclotron.

Átomo


Dados da publicação
Publicado porDC Comics
Primeira apariçãoAll-American Comics #19 (Out de 1940)
Criado porBen Flinton
Bill O'Conner
Características do personagem
Alter egoAlbert "Al" Pratt
AfiliaçõesSociedade da Justiça
All-Star Squadron
OcupaçãoLutador profissional
Codinomes conhecidosO Poderoso ácaro
HabilidadesForça e resistência, velocidade e durabilidade sobrehumanas, radioactividade "soco-atômico", invulnerabilidade a formas de radiação.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada
O Átomo original (também chamado de Átomo da Era de Ouro, Átomo da Terra 2 e Átomo da Terra Paralela) é um personagem da DC Comics. Este Átomo veio antes de Eléktron, herói da Liga da Justiça.

Origem

Albert "Al" Pratt era um rapaz baixinho e fraco que estudava física na Universidade de Calvin City. O ex-campeão dos pesos-pesados Joe Morgan aceitou treiná-lo e transformá-lo no atleta que desejava, em troca de um lugar para ficar e um trabalho honesto. Sob a tutela de Morgan, Pratt dobrou de peso e se tornou um grande lutador. Ele adotou a identidade e o uniforme de Átomo devido a um apelido que ganhou dos valentões que o atormentavam.

Carreira

O Átomo tornou-se parte da Sociedade da Justiça, e mais tarde do Esquadrão Invencível.
Ele ganhou superforça e agilidade ampliada, bem como o "soco atômico" durante uma exposição aos poderes radioativos do vilão Cyclotron. Estas habilidades se mantiveram latentes até que ele se expôs a uma explosão atômica em um confrontro da Sociedade da Justiça com o vilão Stalker em 1945. Al aposentou sua identidade secreta quando ele e o resto da Sociedade da Justiça foi pressionado pelo Congresso a revelar suas identidades secretas, em 1951. Ele casou então com Mary James e foir forçado pelo Governo americano a trabalhar como um agente secreto em troca da segurança da esposa por um breve período. Ele também ajudou a criar Terri Rotheinstein, a filha de Cyclotron, bem como mais tarde, o filho desta, Albert, que se tornaria o super-herói Nuklon, integrante da Corporação Infinito (chamado hoje de Esmaga-Átomo). Quando a Sociedade da Justiça foi reativada, o Átomo retomou a carreira e permaneceu ativo até sua morte durante a Zero Hora, pelas mãos do vilão Extemporâneo. Ele morreu sem saber que seu verdadeiro filho, que acreditave ter morrido com sua mulher durante o parto, estava vivo e havia se tornado o super-herói Grant Emerson, o Detonador.

Poderes

Força e resistência, velocidade e durabilidade sobrehumanas, radioactividade "soco-atômico", invulnerabilidade a formas de radiação.

Átomo da Era de Prata

O Eléktron foi o físico e professor universitário Ray Palmer, com aparecimento em 1961 na revista Showcase #34 e que teve Gil Kane como seu principal desenhista. Ele confeccionou um cinto a partir do material duma estrela anã branca, que permitia a ele encolher e ter controle sobre seu peso. Ele desapareceu na serie Crise Infinita.
Assim como o Átomo original, depois dos anos 60 ele não apareceu muito em histórias próprias, atuando mais como participante da Liga da Justiça da América.

Outros Átomos

Há ainda um terceiro herói, Adam Cray, um coadjuvante das histórias do Esquadrão Suicida, mas que foi assassinado; e um quarto, Ryan Choi, que surgiu em Agosto de 2006 em uma nova série que relança o personagem.

Poderes

Ray Palmer pode encolher a tamanhos microscópicos e até subatômicos, mantendo a mesma força que tem em tamanho normal. Ele também pode aumentar sua densidade, ficando extremamente pesado. Esta habilidade combinada com o encolhimento é muito útil para desequilibrar ou tombar oponentes.

Referências

  1.  Toni Rodrigues (31/03/05). Ebal 60 anos: uma celebraçãoUniverso HQ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário