Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Caçador de Marte | |
---|---|
Dados da publicação | |
Publicado por | DC Comics |
Primeira aparição | Detective Comics #225 (novembro de 1955) |
Criado por | Joseph Samachson Joe Certa |
Características do personagem | |
Alter ego | J'onn J'onzz ou John Jones |
Espécie | Marciano verde |
Afiliações | Liga da Justiça Renegados Força-Tarefa Liga da Justiça |
Codinomes conhecidos | Marco Xavier Bloodwynd II |
Habilidades | Força, velocidade, resistência durabilidade e regeneração sobre-humanas, voo, visão marciana, intangibilidade, invisibilidade, telepatia, longevidade, transmorfismo. |
Projecto Banda desenhada · Portal da Banda desenhada | |
Caçador de Marte ou Caçador Marciano (Martian Manhunter no original) é um super-herói fictício de histórias em quadrinhos, que foi criado pela DC Comics. Ele apareceu pela primeira vez na história "The Strange Experiment of Dr. Erdel" em Detective Comics #225 (Novembro de 1955), escrita por Jack Miller e ilustrada por Joe Certa. J'onn J'onzz é um nativo de Marte, também conhecido como Ma'aleca'andra em sua língua nativa (uma referência a "Malacandra," o nome usado pelos habitantes de Marte na novela de C. S. Lewis, Além do Planeta Silencioso). No Brasil, durante muitos anos o personagem foi chamado de Ajax, o marciano.
Origem Pré-Crise
A história de J'onn J'onzz no Pré-Crise é ligeiramente diferente. A começar, o Dr. Erdel, que teleportou o marciano a Terra, morreu de enfarte logo após a chegada do mesmo. J'onn também não era o último marciano de sua raça; Ademais, ele tinha uma rivalidade com General Blanx, um marciano que foi responsável pela destruição da atmosfera de Marte. Os marcianos conseguiram construir uma colonia chamada Novo Marte. Durante alguns anos, J'Onn esteve fora da Terra, nesta colonia. Ele só participou da Liga em seus primeiros anos, e juntou-se de novo, como líder, duma fraca encarnação do grupo, pouco antes de Crise.
Origem Pós-Crise
Marte era um planeta habitado por seres cuja ciência era totalmente voltada para a vida. Os marcianos são uma raça que evoluíram a criaturas gloriosas. Enquanto isso, a Terra ainda estava na infância, e Marte já tinha uma sociedade muito aberta. Isto foi baseado na natureza muito física de Marte, cujo grande potencial físico que se rivalizava com os Kryptonianos e Daxamitas. Enfim, Marte tinha uma raça de artistas, filósofos, guerreiros. Eles viviam em paz e em harmonia.... até que surgiu a grande peste. J'onn J'onzz foi separado do restante de sua raça quando o cientista da Terra, Saul Erdel, criou uma maquina, que segundo ele poderia alcançar os confins do universo, a fim de verificar se existia vida inteligente. Mas ele raramente conseguia com que sua maquina funcionasse. Até que algum dia nos anos 50, seu invento funcionou. Para a sua surpresa, a maquina transportou um marciano macho com o corpo de uma pequena criança (marciana) nos braços. Ele era J'onn J'onzz, e se comunicou com Erdel telepaticamente. Após J'onzz recuperar a sua saúde, Erdel estava pronto para envia-lo d`volta para casa. Mas J'onn não quis. Ele estava arrasado com a praga que atacava Marte, dizimando seu povo, e com a morte de sua filha. Tudo o que J`onzz queria, era se preservar de mais sofrimento. Neste estado, Erdel aproveitou seu link telepático com Ajax para dar uma nova identidade para o alienígena. Em uma sugestão de Erdel, J'onn tentou esquecer as magoas de seu passado, e viver uma nova vida, entre os humanos. J'onn queria tornar a Terra a sua nova casa. Após ensinar para J'onn a sua língua, Erdel encenou a sua própria morte, para forçar à J'onzz ir viver a sua própria vida entre os humanos. J'onzz adotou a TV como uma grande fonte de informação. Após ver os inúmeros casos de polícia (pela TV), ele decidiu lutar pela justiça. Usando seus poderes telepáticos, Ajax criou uma nova vida com passado (na mente de outras pessoas).
Ele tinha até ido à escola e universidade e era agora John Jones. Ele se tornou um detetive, na luta contra o crime, em Gotham City. Mas ele nunca pode esquecer o seu passado real. Por quase uma década, J'onn viveu entre os humanos como John Jones, só usando sua verdadeira forma quando tinha que enfrentar oponentes mais poderesos. Em 1968, ele simulou a própria morte, a fim de proteger a sua verdadeira personalidade. Assumiu a identidade de Marco Xavier, e enfrentou ameaças mais poderosas. Contudo, ainda manteve-se escondido do mundo. Foi quando foi membro fundador da Liga da Justiça. Como um guerreiro marciano, ele permaneceu no grupo durante décadas, já que lá, poderia lutar pela justiça sem medo. Ele se tornou o mais antigo membro da Liga da Justiça, que desde então esteve diretamente ligada a sua história. Anos mais tarde retomou à identidade de John Jones, quando se transformou em um detetive particular. J'onn também fez parte da Liga da Justiça da América, e Liga da Justiça Internacional. Ele considerava a equipe como uma família. Apesar de ser um brilhante líder, geralmente deixava a liderança com o Super-Homem. Em uma missão da LJI, J'onn enfrentou um vírus, e por meio da magia do Sr. Destino, J'onn se tornou um prisioneiro de si mesmo. Por meses, ele ficou sem saber o que estava acontecendo dentro de si. Isso levou à intervenção de H'ronmeer, o deus marciano do fogo. Foi reconstruída a máquina de Erdel, a fim de enviar O Caçador de Marte de volta à Marte, onde J'onn poderia enfrentar H'ronmeer. Quando retornou de Marte, J'onn não tinha mais conflitos internos nem tinha mais medo de seu passado. Quando a LJI se dissolveu, ele considerou a possibilidade de retornar para o seu planeta natal, mas foi novamente convidado à reintegrar a força-tarefa da Liga da Justiça.
Poderes
Caçador de Marte possui uma grande variedade de poderes sobre-humanos, muitos dos quais são semelhantes aos do Superman e Mulher-Maravilha, incluindo a superforça, supervelocidade, invulnerabilidade e voo. Como o Superman, o Caçador de Marte também tem "visão marciana" (um termo que designa tanto a capacidade de ver através de objetos sólidos e capacidade para gerar óticas da força e de calor). Superman uma vez chamou de "o mais poderoso ser na face da terra".
Durante os anos de 1990, foi afirmado que a origem do seu voo e "visão marciana" é uma forma de telecinese (tinha ocasionalmente demonstrada usa mais tradicionais de telecinese para levitar e animar objetos durante sua Detective Comics e Casa das aparências Mystery). Sua visão marciana foi mostrado para bater adversários para trás com o impacto que poderia ser devido à sua natureza telecinética.
O Caçador de Marte também possui o poder de transmutação, que ele utiliza para vários efeitos (por exemplo,para ficar com aparência humana ou monstruoso, alongando seus membros, crescendo de tamanho imenso). Ele pode alterar a composição química de seu corpo para imitar diversos materiais como aço ou pedra. J'onn pode tornar-se invisível, e também é capaz de se tornar intangível, de modo a passar sem causar danos através de objetos sólidos. Ele é um telepata poderoso, capaz de perceber os pensamentos dos outros e de projetar seus próprios pensamentos. Muitas vezes ele age como um quadro de distribuição "entre as mentes, a fim de coordenar as ações da Liga da Justiça. A extensão de suas habilidades telepáticas é grande, por várias vezes ele conectou-se a todo o planeta Terra.
Ele tem demonstrado a capacidade de regeneração, uma vez capaz de regenerar-se apenas de sua mão decepada, mas com grande pressão (devido à perda de massa que ele achou necessário incorporar elementos novos a partir de areia de Marte). Early aparições do personagem mostrar-lhe como capaz de respirar debaixo d'água; a última vez que ele demonstrou esse poder foi quando ele encontrou Zauriel no mar de São Francisco em JLA # 6. O Caçador de por vezes tem sido dito possuir nove sentidos, mas estes sentidos adicionais são mal definidos e geralmente ignorado pela maioria dos escritores.
Além de seus poderes sobre-humanos, o Caçador também é um detetive especializada e muito capaz. Como Batman menciona em seu arquivo, que "em muitos aspectos, Martian Manhunter é como um amálgama de Superman e do Cavaleiro das Trevas si mesmo."
Fraqueza
Um dos traços do Caçador de Marte da assinatura é sua vulnerabilidade ao fogo. Embora tenha sido um elemento do personagem desde suas primeiras aparições, os escritores têm retratado com grande inconsistência em toda sua longa carreira do personagem. Em alguns casos, é retratado como uma susceptibilidade física inerente à raça marciana, enquanto em outros momentos, tem sido explicada como um transtorno pessoal psicossomáticas. O grau de vulnerabilidade também tem sido extremamente incoerente, em alguns casos, capaz de despir seus poderes e matá-lo, enquanto em outras vezes simplesmente infligir dor ou delírio com nenhum perigo real de danos físicos. Esta fraqueza foi diminuída ou curado em mais de uma ocasião, só para ter que voltar com uma vingança em uma história mais tarde. Assim, é difícil de definir.
Em suas primeiras aparições, o personagem foi mostrada como tendo uma fraqueza ao fogo, enquanto em sua forma nativa marciana.
Ao longo do tempo, este foi desenvolvido em conta o caráter pyrophobia, com o fogo ser "o calcanhar de Aquiles de Marte", equivalente ao do Super-Homem fraqueza a kriptonita. A exposição ao fogo normalmente provoca J'onn a perder sua capacidade de manter sua forma física, 'derretimento' em poça de plasma verde contorcida. Um retrato explicou que a fraqueza da chama foi amarrado em telepatia marciano, com o fogo causando tanto caos nas mentes marciano que desmoronam. Recentemente foi revelado, durante o enredo Trial By Fire [15], que esse medo foi inculcado em um nível genético pelos Guardiões do Universo 20.000 anos atrás, para enfraquecer o que era então uma espécie muito agressiva à beira da conquista interestelar—este ato dividir a corrida em que os marcianos Verde e Branco, embora não seja feita da terceira raça conhecida como os marcianos Amarelo [16]. No final do arco, esta deficiência foi parcialmente removida, com J'onn explicando que é acionado somente do significado psíquico foram de mal a ele, como as chamas do sofrimento ou paixão (este era aparentemente uma rotunda forma de limitar a sua fraqueza em chamas de natureza mística ou pyrokinetic). Na sequência de Infinite Crisis e um ano depois, foi demonstrado que a fraqueza J'onn de fogo mudou mais uma vez. Marcianos não têm mais medo do fogo, mas eles perdem os seus poderes em sua presença; fogo físico e calor intenso pode, em alguns casos, feri-los.
Ajax
O nome Ajax foi dado pela editora brasileira EBA, no original seu nome é apenas "Martian Manhunter" (Caçador de Marte)[1], para poder caber dentro dos balões de diálogo no formato adotado noBrasil, fora mantido pela Abril; só recentemente, com a publicação da DC Comics pela Panini é que se estabeleceu a tradução do seu nome original. Outros nomes foram alterados no Brasil, como o casal Lois Lane e Clark Kent, no Brasil batizados de Mírian Lane e Eduardo, até uma certa época.
Outras mídias
- O Caçador de Marte não teve participação em nenhuma série dos Super-Amigos, nem mesmo era situado em qualquer menção.
- Em 1997, J'onn J'onzz fez sua primeira participação em outra mídia: A Televisão. Ajax foi adaptado para TV num filme da Liga da Justiça produzido pela HBO. O ator David Ogden Stiersinterpretava o J'onn J'onzZ, o líder da Liga da Justiça, que pouco aparece no filme, e mesmo assim só é visto com uma iluminação bastante precária. Mesmo barrigudo e com uma máscara de borracha cruelmente esquisita, o marciano conseguiu ser a personagem mais envolvente no filme, as melhores falas estão em sua boca e os ângulos de câmeras mais atrativos também. Em Liga da Justiça da América, Ajax contata a Liga pelo aparelho de TV do apartamento de Guy Gardner interrompendo a programação para dar as últimas notícias para a Liga.
- Em 2000, estreou a série animada Justice League Animated, trazendo a Liga da Justiça formada por Super-Homem, Batman, Mulher-Maravilha, John Stewart, Flash, Mulher-Gavião e Caçador de Marte. A série mantêm uma certa fidelidade com os quadrinhos, principalmente na personalidade dos heróis. Último sobrevivente de seu planeta, veio à Terra para avisar sobre a invasão dos marcianos brancos que devastaram seu mundo e acabou ingressando na Liga da Justiça. Apesar de algumas diferenças em relação aos quadrinhos, o super-herói marciano é um dos mais poderosos membros da Liga. No original, a dublagem de J'onzz é feita por Carl Lumbly. E, no Brasil, por Dário de Castro. Em 2002, surgiu uma nova série da Liga Justiça, uma continuação da antiga: Liga da Justiça Sem Limites, apresentando centenas de personagens novos. Nesta série, J'onn apenas mantêm-se na Torre da Liga coordenando tudo, até que passa por uma crise e desaparece, deixando o cargo de coordenação para Sr. Incrível.
- Por volta de 2006, na série Smallville, no episódio Statix, surge um misterioso herói com seu rosto sempre desfocado e com olhos vermelhos. Sim, é J'onn J'onzz, fazendo uma participação no viria a ser a Liga da Justiça. Nessa série, John Jones é interpretado por Phil Morris.
- No inovador desenho com uma tendência mangá, The Batman, produzido por um dos produtos da antiga Justice League Animated, Ajax faz um participação, mantendo fidelidade com os quadrinhos.
- Em 2008, com o longa animado Liga da Justiça: Nova Fronteira, Caçador de Marte surge de forma fiel a obra-prima de Darwyn Cooke vencedora dos prêmios Eisner, Shuster e Harvey.
- Em 2011-2012, Caçador de Marte aparece em Justiça Jovem diversas vezes na primeira e segunda temporada da série, juntamente com sua sobrinha, a marciana branca: M'gann, que na primeira temporada tem um relacionamento complicado com Superboy.
Referências
-
Ligações externas
Ajax - Caçador de Marte
Nome: J'onn J'onzzNome original: Martian ManhunterLicenciador: DC ComicsCriado por:Outras identidades -
- Bloodwynd II (J'onn J'onnz)
- Fernus, O Incandescente
- Liga da Justiça da América
- Liga da Justiça Internacional
- Força-Tarefa Liga da Justiça
- Tropa dos Lanternas Negros
- Stormwatch
Grupos
Fernus, O Incandescente
Nome:
Licenciador: DC Comics
Criado por:
Joe Kelly
Bloodwynd II
Nome: J'onn J'onnz
Licenciador: DC Comics
Outras identidades
Nenhum comentário:
Postar um comentário