Planeta Herois

Planeta Herois
Cartel PH

ESPIÃO PH

Planeta Heróis Show

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Asa Noturna


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Asa Noturna
Nightwing
Asa Noturna - Dick Grayson.jpg
Dick Grayson sob o manto de Asa Noturna
Publicado porDC Comics
Primeira ApariçãoSuperman as Nightwing: Superman #158 (Janeiro de 1963)
Criado porEdmond Hamilton
Curt Swan
Personagens
Clark Kent/Kal-El
Dick Grayson
Jason Todd
Karen Starr
Van-Zee
Tad Ryerstad
Cheyenne Freemont
Chris Kent
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada
Asa Noturna é um codinome usado por um número considerável de super-heróis da DC Comics, sempre ligado ou ao Batman ou ao Superman. Atualmente, é Dick Grayson quem adota esse codinome[1].

História do personagem

Superman

Num período anterior à Crise nas Infinitas Terras houve uma história em Superman, Vol.1 #158 (Janeiro de 1963) em que Superman, numa aventura à cidade engarrafada de Kandor ao lado de Jimmy Olsen, adotou, pela primeira vez, o codinome "Asa Noturna".
Uma vez dentro de Kandor, Superman ficava sem poderes, e acabou, devido a um mal-entendido, sendo considerado um fora-da-lei. Para proteger-se e também proteger Jimmy, decidiu adotar uma segunda identidade, inspirado em Batman e Robin. Surgiram aí Asa Noturna(Superman) e Flamejante (Jimmy).
A ideia seria retomada, no pós-crise, apenas em 2001, na edição #111 da revista Superman: The Man of Steel, aonde Superman e Lois Lane, ao viajar para uma cidade kryptoniana, adotaram para si os nomes "Asa Noturna" e "Flamejante"[2].

Van-Zee

Numa história publicada em 1977, um primo de segundo grau de Superman chamado Van-Zee tomou para si a alcunha de Asa Noturna. Várias aventuras dele sob esse codinome foram publicadas, em geral no título Superman Family.

Dick Grayson

Uma vez que Superman não mais poderia ficar em Kandor, dois Kandorianos chamados Van-Zee e Ak-Var adotaram as identidade de Asa Noturna e Flamejante. Eventualmente, encontraram-se com os heróis que lhe serviram de inspiração, Batman e Robin, numa aventura que ficaria para sempre na mente do Menino Prodígio.
Com o tempo, Dick Grayson não mais se sentia confortável no papel de "ajudante mirim" de Batman, e acabou por se emancipar. Na hora de adotar um novo codinome, relembrou da aventura em Kandor. Nasceu aí o Asa Noturna mais conhecido.
Após a Crise nas Infinitas Terras, essa ligação não mais existiu. Ao invés dessa história de Kandor, a versão oficial assumiu que Asa Noturna era, na verdade, uma lenda urbana de Krypton, que Dick veio a conhecer após uma conversa com Superman.

Asa Noturna (Dick Grayson)


Por  do Protocolo da DC



Robin - Bob Kane, Bill Finger e Jerry Robinson
NightwingMarv Wolfman e George Perez
BatmanGrant Morrison
Primeira Aparição: Como Robin: Detective Comics #38 (1940)
Como Asa Noturna: Tales of the New Teen Titans #44 (1984)
Como Batman: Batman: Battle for the Cowl #3 (2009)
Nome: Richard “Dick” John Grayson-Wayne
Outros Nomes: Robin, Menino Prodígio, Batman, Renegado, Robbie Malone
Nacionalidade: Estadunidense [Terra 1]
Raça: Humana
Status: ativo
Poderes:
não possui poderes
Equipamentos:
possui uma mascara com visão noturna staline,seu traje é feito de um tecido chamado nomex resistente a fogo e materiais de kevlar e prova de balas
batganchos de monofilamentos e fateixas
bat-rangues estilizados
capsulas de gas
respiradores
bastões
espada de esgrima
Habilidades: artes marciais,combate corpo-a-corpo, hacker , trapezista
Características Psicológicas:
Características Físicas: Muitas cicatrizes pelo corpo, cabelos pretos, corpo atlético
Outras Características: Cristão
Afiliações: Departamento de Polícia de Gothan City, Graysons Voadores, Novos Titãs, Renegados, Liga da Justiça, Batfamily
Base de Operações: Bat-Caverna, Torre Wayne, Caverna Dos Titãs, Torre Titã
Ocupação: ex-cigano, ex-Acrobata de Circo, ex-Oficial de Polícia, ex-garçon, ex- Curador de Museu, ex-barman
Parentes Conhecidos:
John Grayson (pai, morto)
Mary Grayson (mãe,morta)
Bruce Wayne (pai adotivo)
Alfred Pennyworth (avô adotivo)
Jason Todd (irmão adotivo)
Timothy Wayne (irmão adotivo)
Damian Wayne (irmão adotivo)
Cassandra Cain (irmã adotivo)
Bob Grayson (morte cerebral, corpo em uso por Robert Crane)
Relacionamentos: Estelar , Donna Troy, Mulher-Gato, Bárbara Gordon, Caçadora (Helena Bertinelli)
Biografia:
1- Origem: Á muito, muito tempo atrás, enquanto o circo estava em Gotham City, um pequeno garoto fazia parte de um espetáculo de trapézio, os
“Graysons Voadores“.
 Porém o circo estava endividado e se não saldasse suas dívidas coisas trágicas iriam acontecer. E realmente aconteceram.
Durante o número dos Graysons uma corda se rompeu, fruto de sabotagem, e os pais de Dick morreram ao caír sem rede embaixo. Dick sobreviveu ao acidente que Bruce Wayne, o Batman, presenciou.
Penalizado com o que havia acontecido com o garoto, talvez pelo que lhe aconteceu quando tinha mais ou menos a mesma idade, Wayne resolveu adotá-lo e o levou para sua mansão. Ele revelou, meses mais tarde, ser o Batman e ensinou ao garoto todas as técnicas que ele aprendeu com os melhores mestres de todo mundo. Wayne também ofereceu ao menino a oportunidade de fazer dupla com ele na luta contra o crime. Como o primeiro e mais distinto pareceiro do Batman, Dick canalizou seu desejo de vingança contra o criminoso que assassinou seus pais em uma bem-sucedida carreira de combate ao crime. Como Robin, ele faria parte da dupla Batman e Robin a tão falada Dupla Dinâmica de Gotham!
2- Robin: Dick Grayson passou por muitas aventuras com Batman e seu batismo de fogo foi um confronto com um poderoso inimigo de Batman: o Duas-Caras. Uma de suas primeiras missões que não foi bem-sucedida. Como em todos os golpes de Duas-Caras, aquele também envolvia a duplicidade. Duas-Caras havia preparado um forca dupla para o Batman e para a coisa que ele mais detestava: um promotor público. Dick, ao tentar sair da situação, pediu para a famosa moedinha de Duas-Caras decidir o destino dos dois. Amoeda decidiu a morte e Duas-Caras abriu o alçapão debaixo do promotor.
Robin, na tentativa de salvá-lo, lançou seu bat-rangue e rompeu a corda, só que eles estavam nas docas e o promotor caiu no rio. Dick o salvou da forca para ele morrer afogado.
Após isso, Dick foi espancado por Duas-Caras até o Batman conseguir se libertar.
2.1- Novos Titãs: Muito tempo depois disso, Dick entrou para a Turma Titã e se tornou o líder muitas vezes tendo rixas comAqualad, um dos membros fundadores do grupo.
Suas primeiras aventuras o trouxeram para a cidade de Midville onde eles lutaram contra Jake Trask. Aventuras subsequentes os colocaram em conflito com um bando de criminosos ao se passarem por uma banda pop chamada Flips, bem como um robô gigante conhecido como El Conquistadore. Depois de desvendar o mistério por trás da chamada “Besta-Deus de Xochatan “, os Titãs se estabeleceram em sua primeira sede – Caverna dos Titãs. Caverna dos Titãs era uma instalação subterrânea que serviu como um armazém de registros para as Empresas Wayne. A equipe prosperou e passou a encontrar vários vilões estranhos, como Ding Dong Daddy e Carnaby Street, designer de moda da Mad Mod.
Com o tempo, os Titãs encontraram um industrial milionário chamado Loren Júpiter. Júpiter foi montar um programa de formação destinado a ajudar jovens heróis trabalhando dentro de uma equipe dinâmica. Os Titãs concordaram em trabalhar sob a tutela de Júpiter e conheceram vários heróis que acabariam por se tornar parte da equipe.
Ao perseguir os criminosos ligados à organização NG3(secretamente apoiado por alienígenas da Dimensão X), os Titãs encontraram os heróis Falcão e Dove, que também tinham estado na trilha de NG3. Rapina e Columba logo se tornariam aliados próximos, bem como membros da equipe.Júpiter e conheceram vários heróis que acabariam por se tornar parte da equipe. Ao perseguir os criminosos ligados à organização
3- Asa Noturna:
Durante algum tempo Dick trocou seu codinome de Robin para Asa Noturna, aposentado a capa e o capuz e provando a sua independência, saindo da sombra de Batman.

Dick chegou a flertar com Donna Troy, mas nada sério.
Sua grande paixão foi e ainda é, Estelar. Algum tempo depois de se conhecerem, logo apareceu o namoro. Namoro este que causou muitos problemas. Dick sempre se sobrecarregou de tarefas (ir à faculdade, fazer dupla com o Batman, ser líder dos Novos Titãs, manter sua identidade secreta) e às vezes se esquecia de dedicar seu tempo à Koriander, ou ficava distante e pensativo. Kory não entendia o porquê e achava que era culpa sua.
Mais tarde, chegaram a ter problemas por causa de Miragem dasTropas Titãs.
Dick sempre tentou ser um bom líder, mas recentes acusações da candidata a prefeita Elizabeth Alderman fizeram com que a popularidade dos Titãs caísse bruscamente. Ricardito teve uma discussão com Asa e este acabou abandonando a equipe. Ricarditoassumiu o comando.
Em meio a crise, Dick e Kory tentaram se casar mas o ego maligno de Ravena interveio e modificou Estelar. Dick resolveu, então, se isolar por uns tempos.
Dick Grayson martirizou-se muito pela morte do segundo Robin, culpando-se por ter dado a Jason o seu antigo uniforme. 
A primeira conversa entre Dick e Bruce após a morte de Jason Todd Não foi muito amigável. Descontrolado, Batman agride Asa Noturna, e aos berros diz para Dick não ousar culpá-lo pela morte de Robin.
4- Renegados: Outra equipe de Renegados foi formada com oArsenal, Grace, Indigo, Shift, Asa Noturna, Trovão e Jadecomo membros fundadores. Depois de algum tempo Caçadora se juntou à equipe. Então, em um ano após Estelar, Capitão Marvel Jr. e Boomerang se juntam à equipe.
5- Batman: Batman,após reconhecer a besteira que fez ao nomear Jean-Paul Valley, o Azrael, como novo Batman, Bruce chamou Dick para substituí-lo. Mais recentemente reassumiu seu posto de vez para assumir nova postura perante os criminosos.
Logo de início, como Batman, Dick combateu o Ventríloquo, oCrocodilo, o Caça-Ratos e o Duas-Caras, além de conter uma rebelião na prisão de Blackgate.
Ao combater novamente o Duas-Caras, Batman e Robin enfrentaram sérios problemas, pois Duas-Caras percebeu que quem ele realmente odiava era o Robin. Eram dois Robins contra um Duas-Caras que achava combater a tradicional dupla Batman e Robin.
6- Voltando a ser Asa noturna: Dick prontamente devolveu o manto do morcego a Bruce Wayne quando este retornou a Gotham. Outra vez assumindo o traje e a identidade de Asa, saiu de Gotham para desvendar o mistério de um assassinato na vizinhança de Blüdhaven, uma cidade tão sombria e corrupta quando Gotham. Lá ele permaneceu confiante de que era para Blüdhaven o que Batman era para Gotham: fazendo a diferença em uma cidade que nunca havia conhecido um Cavaleiro das Trevas… Até agora.
Citações:
Edições Importantes:
Agredido por Batman:  No Brasil Novos Titãs #48, editora Abril>
Primeiras aparições:
Como Robin: Detective Comics #38 (1940)
Como Asa Noturna: Tales of the New Teen Titans #44 (1984)
Como Batman: Batman: Battle for the Cowl #3 (2009)
Entra para os Renegados: Outsiders (vol. 3) # 1 (Agosto de 2003)- no Brasil: ??
( Contribuições: Bolivartrask, Law Cosci, Lockheed Pryde e Willian Guerra )
Quer acrescentar alguma informação? Comente:
Quer utilizar nosso texto? Ok, mas coloque a referência com link pro nosso site
Bibliografia:

Outras mídias

Além da banda desenhada, o personagem Asa Noturna apareceu somente em versões relacionadas à Dick Grayson.
A aparição de maior destaque se deu na série animada The New Batman Adventures, continuação da série Batman: The Animated Series, produzida por Bruce Timm.
No episódio Old Wounds, foi explicada que Dick Grayson, enquanto ainda era Robin, havia perdido a paciência com o excesso de controle que Batman exercia sobre ele. Como resultado, saiu de Gotham City. Retornaria apenas anos mais tarde, já como Asa Noturna, mas, embora tenha trabalhado ao lado de Batman diversas vezes, nunca se reconciliou completamente com seu antigo mentor.
Aparições menores ocorreram nas séries animadas Liga da Justiça Sem Limites e Liga da Justiça.
Houve também uma breve aparição do personagem na série animada Jovens Titãs, no episódio How Long is Forever?, em que mostrou-se que a futura identidade do personagem Robin seria a de Asa Noturna, que contribuiu para a teoria de que o personagem do desenho animado seria Dick Grayson.
Em Batman Beyond, que é definido com a muitos anos no futuro, uma copia do uniforme de Asa Noturna (ou pelo menos um deles) ainda paira na Batcaverna.
No filme Batman Forever, Dick Grayson (Chris O'Donnell) sugere "Batboy, Asa Noturna ..." como um nome para si mesmo. No filme seguinte, Batman & Robin, o Robin usa um traje que se assemelha ao uniforme do Asa Noturna, exceto o principal símbolo em seu peito e braços, é vermelho ao invés do azul, o traje do filme também inclui uma capa de pequeno porte.
O episódio "Artifacts" da série animada The Batman, Asa Noturna ainda trabalha com o Batman, no ano de 3027 com flashbacks do ano de 2027.
Robin faz a sua transcendência para Asa Noturna no final do episódio "Sidekicks Assemble!" na série animada Batman: The Brave and the Bold.
Asa Noturna é líder da equipe Justiça Jovem na segunda temporada da animação.

Ver também

  • Dick Grayson
  • Superman
  • Batman
  • Novos Titãs
  • Renegados
  • Blüdhaven
  • Referências

    1.  Fabricio Grellet (08 de Maio de 2001). Asa Noturna em edição especialOmelete.
    2.  Pedro Hunter (18 de Fevereiro de 2002). Superman 19Omelete.

    Asa Noturna



    Nome: Richard John "Dick" Grayson
    Nome original: Nightwing
    Licenciador: DC Comics 
    Criado por:
    George Pérez
    Marv Wolfman

    Outras identidades
  • Batman III (Richard "Dick" Grayson)
  • Robin (Richard "Dick" John Grayson)
  • Robin Vermelho I (Richard "Dick" John Grayson)

  • Grupos
  • Renegados III
  • Novos Titãs III
  • Liga da Justiça da América
  • Novos Titãs
  • Liga da Justiça do Arkham
  • Bat Família
  • Batsquad

  • Asa Noturna 

    história: Dick Grayson não tem poderes. É um ser humano comum, mas com habilidade em artes marciais e acrobacia além de ter sido treinado por Batman em combata corpo-a-corpo. 
    Possui máscara equipada com lentes de visão noturna Starlite. 
    Seu traje é feito com tecido especial de Nomex, resistente ao fogo, e materiais de Kevlar à prova de balas. 
    Emprega batganchos monofilamentados e fateixas, bat-rangues estilizados, cápsulas de gás, respiradores e outros dispositivos armazenados em seu cinto de utilidades. Prefere o uso de esgrima e bastões de luta no combate corpo-a-corpo. 

    Nome verdadeiro: Richard (Dick) Grayson 
    Ocupação: policial
    Estado civil: solteiro (esteve prestes a se casar com Estelar) 
    Parentes conhecidos: John e Mary Grayson, pai e mãe falecidos e Batman "pai adotivo" 
    Olhos: azuis 
    Cabelos: Escuros 
    Dados adicionais: Dick Grayson foi o 1o Robin, seguido de Jason Todd e Timothy Drake, e sempre liderou a equipe dos Titãs até se afastar do grupo. 



    Muito tempo atrás, enquanto o circo estava em Gotham City, um pequeno garoto fazia parte de um espetáculo de trapézio, os "Graysons Voadores". Porém o circo estava endividado e se não saldasse suas dívidas coisas trágicas iriam acontecer. E realmente aconteceram. 
    Durante o número dos Graysons uma corda se rompeu, fruto de sabotagem, e os pais de Dick caíram sem rede embaixo. Dick sobreviveu ao acidente que Bruce Wayne, o Batman, presenciou. 
    Penalizado com o que havia acontecido com o garoto, talvez pelo que lhe aconteceu quando tinha mais ou menos a idade deste, Wayne resolveu adotá-lo e o levou para sua mansão. Ele revelou, meses mais tarde, ser o Batman e ensinou ao garoto todas as técnicas que ele aprendeu com os melhores mestres de todo o mundo. Wayne também ofereceu ao menino a oportunidade de fazer dupla com ele na luta contra o crime. Como o primeiro e mais distinto pareceiro do Batman, Dick canalizou seu desejo de vingança contra o criminoso que assassinou seus pais em uma bem-sucedida carreira de combate ao crime. Como Robin, ele faria parte da dupla "Batman e Robin", a tão falada Dupla Dinâmica de Gotham! 
    Dick Grayson passou por muitas aventuras com Batman e seu batismo de fogo foi um confronto com um poderoso inimigo de Batman: o Duas-Caras. Uma de suas primeiras missões que não foi bem-sucedida. 
    Como em todos os golpes de Duas-Caras, aquele também envolvia a duplicidade. Duas-Caras havia preparado um forca dupla para o Batman e para a coisa que ele mais detestava: um promotor público. Dick, ao tentar sair da situação, pediu para a famosa moedinha de Duas-Caras decidir o destino dos dois. A moeda decidiu a morte e Duas-Caras abriu o alçapão debaixo do promotor. 
    Robin, na tentativa de salvá-lo, lançou seu bat-rangue e rompeu a corda, só que eles estavam nas docas e o promotor caiu no rio. Dick o salvou da forca para ele morrer afogado. 
    Após isso, Dick foi espancado por Duas-Caras até o Batman conseguir se libertar. 
    Muito tempo depois disso, Dick entrou para a Turma Titã e se tornou o líder. Durante o evento "Crise nas Infinitas Terras", Dick trocou seu codinome de Robin para Nightwing (Asa Noturna), aposentado a capa e o capuz de Robin e provando a si mesmo e a seu mentor sua independência, saindo da sombra de Batman.

    Durante algum tempo foi líder do Grupo dos Renegados (3ª geração), sendo substituído mais tarde por Batman (Bruce Wayne), antes da morte do Morcego na Saga Crise Final. 

  • Asa Noturna II (Jason Todd)



    Nome: Jason Todd
    Licenciador: DC Comics 
    Criado por:
    Don Newton
    Doug Mahnke
    Gerry Conway
    Judd Winick

    Outras identidades
  • Capuz Vermelho II (Jason Todd)
  • Robin II (Jason Todd)
  • Robin Vermelho II (Jason Todd)

  • Asa Noturna II (Jason Todd) 

    Todd ressurge após o período "One Year Later" , patrulhando as ruas de Nova Iorque como uma versão assassina de Asa Noturna . No entanto, Jason mostra nenhuma intenção de desistir da persona Asa Noturna quando confrontado por Dick Grayson, e continua a insultar Grayson, vestindo o traje e sugerindo que os dois se tornassem uma equipe de combate ao crime. Não muito tempo depois de os dois Nightwings reunirem-se, Todd é capturado e preso pelos mafiosos locais Barry Pierce e Buddy. Grayson relutantemente vai resgatá-lo, e os dois unem forças para derrotar os irmãos Pierce. Pouco depois, Todd deixa Nova York e o manto de Asa Noturna Grayson, juntamente com um telegrama dizendo a Grayson que ele voltou ao normal e ainda se considera parte da família Batman.
  • Asa Noturna IV (Lor-Zod)



    Nome: Chris Kent
    Nome original: Nightwing
    Licenciador: DC Comics 
    Criado por:
    Geoff Johns
    Richard Donner

    Grupos
  • Kryptonianos
  • Kandorianos

  • Asa Noturna IV (Lor-Zod) 

    Nome: Christopher Kent, Chris Kent
    Nome Verdadeiro: Lor-Zod
    Afiliações Anteriores: Nenhuma.
    Grupo Afiliado: Novo Krypton
    Condição: Ativo

    HISTORICO:

    Chris Kent juntamente com Tara Ak-Var, formaram uma dupla de aventureiros kryptonianos que usaram os nomes (e algo mais) de grandes heróis divinos do antigo Krypton. Sua missão na Terra apenas recentemente se revelou: caçar os agentes infiltrados do general Zod no nosso mundo.

    PODERES:

    Como Kryptoniano: 

    Vôo, Invulnerabilidade, Força sobre-humana, Visão telescópica, Respiração Vortex, Mentalidade Super-humana, Audição sobre-humana, Visão de Raio-X, Visão de calor, Fator de cura.

    Como Asa Noturna: 

    Teletransporte, Energia de construção de sombra, Onisciência, Telecinésia Tátil e imunidade à Zona Fantasma (já que ele nasceu lá).


    Fontes: Wikipedia, Hotsitepanini.


  • Fonte: Guia dos Quadrinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário