Planeta Herois

Planeta Herois
Cartel PH

ESPIÃO PH

Planeta Heróis Show

segunda-feira, 30 de março de 2015

Super-boy - Kal-el (Clark Kent)

SuperboySuperboy

Nome: Clark Kent
Nome original: Superboy
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América


A idéia inicial de se criar as aventuras do Super-Homem quando era rapaz surgiu em novembro de 1938, quando o criador do Homem de Aço, Jerry Siegel (desta vez sem seu habitual parceiro, Joe Shuster) propôs à DC uma HQ do herói quando jovem. A editora rejeitou a idéia, mas Siegel não desistiu: dois anos depois, apresentou um novo e mais detalhado projeto. Foi rejeitado de novo. 

Mas a DC mudou de idéia no final de 1944, vendo o sucesso de Robin e outros "aprendizes de heróis". Assim, uma versão de "Superboy" (sem a participação ou aprovação de Siegel, que estava servindo na Guerra) finalmente estreiou, nas páginas do gibi "More Fun Comics" 101 (1944, com data de 1945 na capa). A arte, no entanto, continuou por conta de Shuster, o desenhista titular de "Super-Homem". Esse "Superboy" feito à revelia de Siegel, aumentou ainda mais seu ressentimento com a empresa, que culminaria num famoso processo por direitos autorais.

"Superboy", em si, não apresentava grandes novidades. Nada mais era do que uma versão adolescente da série "Super-Homem": o mesmo uniforme, a mesma identidade secreta de Clark Kent e os mesmos óculos. A diferença mais significativa foi o cenário: sai a cidade grande, Metropolis, e entra a cidadezinha interiorana de Smallville (ou Pequenópolis, como também é conhecida no Brasil). O interesse romântico do garoto Clark desta vez é Lana Lang, que, assim como a futura Lois Lane, desconfia que ele é, na verdade, o Rapaz de Aço. Também é introduzida a figura do adolescente boa-praça Peter Ross, o único que sabe seu segredo e que prometeu guardar para si. 

A nova historieta fez sucesso e, a partir de 1946, foi transferida para a revista "Adventure Comics", onde fez mais sucesso ainda. Três anos depois, "Superboy" ganhou revista própria. 

Em uma de suas aventuras, Superboy encontrou um grupo de heróis adolescentes vindo do futuro, a Legião dos Super-Heróis. Inaugurava-se aí uma nova fase das HQs do garoto indestrutível, com o jovem herói vivendo inúmeras aventuras junto com a Legião. 

Em 1961, tentou-se levar Superboy para a TV. As filmagens principais (material bruto) foram feitas em apenas três dias, exceto os efeitos especiais. Mas os realizadores não se sentiram seguros, principalmente com o ator principal, John Rockwell, e o programa não foi levado ao ar. Em 1988, finalmente surgiu uma série de TV, “As aventuras do Superboy”, com John Haymes Newton (substituído por Gerard Christopher a partir da segunda temporada, em 1989). 

- Antônio Luiz Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário