Planeta Herois

Planeta Herois
Cartel PH

ESPIÃO PH

Planeta Heróis Show

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Galeria de Vilões: Bane

Bane é um personagem fictício, supervilão inimigo do Batman no Universo DC. Foi criado em 1993 por Chuck DixonDoug Moench e Graham Nolan.
Bane
Bane por Alex Horley.jpg

Arte de Alex Horley
Dados da publicação
Publicado porDC Comics
Primeira apariçãoBatman: Vengeance of Bane #1 (janeiro de 1993)
Criado porChuck Dixon
Doug Moench
Graham Nolan
AfiliaçõesSociedade Secreta dos Super-Vilões
Esquadrão Suicida
Sexteto Secreto
HabilidadesPico da condição física humana (o Veneno aumenta suas habilidades físicas)
Alto nível de inteligência
Especialista em artes marciais e escapismo.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

História

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo (spoilers).
Bane nasceu na prisão de Pietra Dura, localizada na ilha de Santa Prisca, no Caribe. Teve de cumprir a prisão perpétua, condenado pelos crimes cometidos por seu pai, o Rei Cobra. Na infância, passou a ser cuidado por um padre jesuíta, que viria a ser assassinado pelo próprio Bane, anos mais tarde. Aos oito anos de idade, cometeu seu primeiro assassinato, matando um criminoso que queria usá-lo como moeda de troca de informações na prisão. Sua única companhia era seu ursinho de pelúcia chamado Osito. O urso possuía um buraco em suas costas, no qual Bane escondia uma faca para usá-la contra qualquer um que tentasse ameaçá-lo.
Mesmo aprisionado, Bane não deixou de aperfeiçoar suas habilidades naturais: dedicou-se à leitura de diversos livros, modelou seu corpo no ginásio da prisão e aprendeu a lutar para poder se defender de outros prisioneiros. Tornou-se lenda quando passou dez anos na solitária e sair dela são. Em certa ocasião, Bane desentendeu-se com outro prisioneiro e acabou sofrendo um acidente, que o deixou em estado de coma. Teve visões do seu futuro e descobriu que o medo de um morcego poderia impedi-lo de conseguir seus objetivos. Tornou-se obcecado pela leitura sobre Gotham City (lugar que, assim como a prisão, era comandada pelo medo) e sobre seu guardião.
Inevitavelmente, sua resistência acabou chamando a atenção dos administradores do presídio, que o forçaram a tornar-se cobaia em experimentos com uma misteriosa droga viciante, conhecida como Veneno, a qual havia matado todas as cobaias anteriores. Bane sobrevive e tem sua força consideravelmente aumentada. Porém, necessita tomar o Veneno a cada 12 horas (atrávés de um sistema de tubos que bombeiam a droga diretamente para o cérebro), sob pena da reação adversa enfraquecê-lo ao extremo.
Apesar de ter sobrevivido ao Veneno, Bane fingiu-se de morto para poder escapar, já que a maioria dos mortos do presídio eram jogados no precipício. Lançado ao mar, livrou-se dos acessórios que o prendiam e rumou para Gotham City, com a intenção de destruir o morcego demoníaco que o atormentava em suas visões. Ele estava convencido de que o morcego em questão era Batman.
Advertido de que um confronto direto com Batman seria loucura, Bane usa sua força para derrubar as paredes do Asilo Arkham e libertar os mais perigosos criminosos da cidade, entre os quais estão CoringaEspantalhoChapeleiro LoucoVentríloquoVagalumeGrande Tubarão Branco e Zsasz. A fuga em massa do manicômio sobrecarregou Batman, levando-o à exaustão, após três meses sem descanso de recaptura dos fugitivos.
Ao retornar à Mansão Wayne, após cumprir sua missão, Batman encontra Bane esperando-o. Ao confrontar o Homem-Morcego na Batcaverna, Bane o deixa paralítico, ao quebrar-lhe a coluna. Sem poder mover as pernas, Bruce Wayne então deixa o posto de Batman, transferindo-o paraJean-Paul Valley (também conhecido como Azrael). Utilizando um sofisticado traje de combate, ao invés do tradicional uniforme de Batman, Jean-Paul derrota Bane, danificando os tubos que lançam o Veneno na corrente sanguínea de Bane e causando-lhe uma severa síndrome de abstinência.
Após ser derrotado, Bane é enviado para a Prisão Blackgate.

Quadrinhos

Bane fez sua primeira aparição na revista Batman: The Vengeance of Bane, em 1 de janeiro de 1993. Ficou conhecido como o único vilão a ter causado dano mais grave ao Homem-Morcego, quando o deixou paralítico da cintura para baixo, ao quebrar-lhe a espinha. O fato é relatado na história "Batman: Knightfall", na edição nº 497 da revista Batman de julho de 1993.
Em Catwoman #4 (1993), Bane aparece em estado catatônico, revivendo sua derrota para Jean-Paul Valley, enquanto Mulher-Gato aventura-se em Santa Prisca. Ela descobre que o atual governante do país é o pai de Bane. Posteriormente, em Robin #8 (1994), um Bruce Wayne recuperado da lesão exige o seu posto de Batman de volta, ao mesmo tempo que um ainda catatônico Bane é atormentado por visões repentinas de morcegos. Bane sussurra que Batman está de volta.
Em Vengeance of Bane II: The Redemption (1995), Bane recupera-se de seu vício de Veneno. Ele escapa da Prisão Blackgate e retorna à Gotham City para juntar-se a Batman na luta contra um grupo de criminosos que distribuem um derivado do Veneno nas ruas da cidade. Após descobrir que o responsável por estes crimes é o mesmo médico que o transformou em Bane na prisão de Pietra Dura, anos atrás, ele se autoproclama inocente de todos os crimes do passado e sai de Gotham para procurar seu pai.
Na minissérie Bane of the Demon, publicada em 1998, Bane retorna a Santa Prisca para interrogar o padre jesuíta que o cuidou enquanto ele estava na prisão. O padre explica que, dentre quatro homens, estaria o pai de Bane: um revolucionário de Santa Prisca, um doutor americano, um mercenário inglês e um banqueiro suíço. Enquanto procurava pelo suíço, Bane encontra Talia al Ghul, que o apresenta a Ra's Al Ghul. Este fica impressionado com Bane e o escolhe para ser seu herdeiro.
Na edição 701 da revista Detective Comics (setembro de 1996), Bane e Ra's Al Ghul atacam Gotham CityBruce Wayne, já como Batman novamente, derrota Bane em um único combate.
Em Gotham Knights #47 (janeiro de 2004), Bane descobre a verdadeira identidade de seu pai, o qual não é o governante de Santa Prisca. Trata-se do inescrupuloso vilão Rei Cobra. Com a ajuda de Batman, Bane impede o plano de Rei Cobra de dominar o mundo. Ele salva Batman de ser atingido por um tiro, mas é mortalmente ferido durante o processo. Batman então salva Bane, mergulhando-o em um dos Poços de Lázaro de Ra's Al Ghul e dando-lhe uma nova oportunidade de vida.
Em Infinite Crisis #7 (junho de 2006), Bane aparece lutando ao lado dos vilões durante a Batalha de Metrópolis. Durante a batalha, Bane quebra a coluna do herói Mestre Judoca, matando-o. Ele reaparece em One Year Later pedindo a ajuda de Homem-Hora.
Ao final da minissérie Suicide Squad: Raise the Flag (2007-2008), Amanda Waller recruta Bane para o Esquadrão Suicida. Bane aparece uma vez mais em Outsiders #50 (setembro de 2007), usando o sistema de tubos para a aplicação de Veneno (não é revelado se ele voltou a usar a droga).
Em Salvation Run #2, Bane é enganado por seus companheiros de esquadrão e enviado para a prisão em outro planeta.

Bane

Por  do Protocolo da DC


Bane - Chuck Dixon, Doug Moench & Graham Nolan
Primeira Aparição: Batman: Vengeance Of Bane #1,(1993).
Nome: (primeiro nome desconhecido) Dorrance
Outros Nomes: O Homem Mascarado
Nacionalidade: Caribenho (Santa Prisca, Caribe) [Universo 1]
Raça: humana
Status: ativo
Poderes:
Força sobrehumana ao usar a droga Veneno
Equipamentos:
máscara de luta livre mexicana e suas injeções de “veneno”
Habilidades: Brilhante estrategista
Características Psicológicas: Intelectual
Características Físicas: grande porte físico
Outras Características: Estudioso de todos os líderes militares e conquistadores através da história
Afiliações: Liga dos Assassinos, Esquadrão Suicida, Sociedade Secreta dos Super-Vilões, Sexteto Secreto
Base de Operações: Pietra Düra
Ocupação:
Parentes Conhecidos:
>Pai: Rei Cobra
>Mãe: ?? (Morta)
Relacionamentos:
Biografia:
1- Infância encarcerada: Seu pai (que mais tarde viria a ser o vilão Rei Cobra) era um terrorista revolucionário que vivia em Santa Prisca, uma ilha do Caribe. Um grupo de rebeldes locais planejava dar um golpe no governo, e a mãe de Bane acabou levada à prisão Pietra Dura, onde deu à luz ao garoto.
Como as leis locais determinavam, ele foi condenado a cumprir a pena de prisão perpétua atribuída a seu pai, então fugitivo.
O garoto cresceu na prisão sob condições deploráveis, mas ali se desenvolveu intelectual e fisicamente, além de aprender a duras penas as leis da sobrevivência.
Ao crescer em meio aos detentos, o garoto aprendeu topo tipo de crueldade.
 Sua única companhia era seu ursinho de pelúcia chamado Osito. O urso possuía um buraco em suas costas, no qual Bane escondia uma faca para usá-la contra qualquer um que tentasse ameaçá-lo.
Aos oito anos de idade, cometeu seu primeiro assassinato, matando um criminoso que queria usá-lo como moeda de troca de informações na prisão.
Já adolescente, viu o corpo de sua mãe, recém-morta, ser jogado aos tubarões em vez de receber um enterro digno. Sem a proteção materna, Bane passou a ser responsabilidade do Estado e foi transferido para uma ala mais perigosa da prisão.
 Mal chegou e quase foi atacado por um pedófilo conhecido como Puerco, que cumpria pena na cela ao lado. Bane só não foi abusado por causa da intervenção de Trogg, outro detento que o defendeu. Mas, durante a briga, Bane caiu do alto de uma plataforma e ficou em coma durante um mês. Nesse período, teve visões de si mesmo no futuro e recebeu a revelação de que o único empecilho para seu sucesso seria o medo, personificado pela figura de um morcego, mesmo sem saber direito o que ele significava.
Tão logo saiu da enfermaria, sua primeira atitude foi matar Puerco, o que provocou pânico coletivo nos presos, obrigando o diretor a transferir Bane para uma cela individual.
Ali, permaneceu por uma década, fortalecendo corpo e mente para cumprir sua missão. Quando saiu da solitária, ganhou o respeito dos criminosos, pois nunca antes alguém havia sobrevivido àquela condição.

Ao mesmo tempo, ficou amigo de Pássaro, um detento que adestrava aves, de Trogg, o gigante que o havia defendido antes, e de Zumbi, que trabalhava nos laboratórios de Pietra Dura. Foi Pássaro quem lhe contou sobre um vigilante que morava em Gotham City e impunha o terror aos criminosos. Ao descobrir que o herói usava uma roupa de morcego, Bane encontrou seu objetivo de vida: acabar com Batman. Mas para isso precisaria antes sair da prisão…
A oportunidade surgiu quando cientistas da prisão começaram a testar nos presos um superanabolizante chamado Veneno, que agia nas glândulas suprarrenais, responsáveis pelo controle de estresse no organismo. Nenhum dos detentos anteriormente usados como cobais sobreviveram ao processo. Bane, no entanto, respondeu positivamente e teve a droga injetada no cérebro, para que os estímulos fossem imediatos. Conhecida como Veneno, Bane, teve sua força consideravelmente aumentada. Porém, necessita tomar o Veneno a cada 12 horas (atrávés de um sistema de tubos que bombeiam a droga diretamente para o cérebro), sob pena da reação adversa enfraquecê-lo ao extremo.

Com a ajuda de Zumbi, que roubou uma amostra do Veneno para reproduzi-la posteriormente. Bane forjou a própria morte e teve um destino semelhante ao de sua mãe: foi jogado ao mar para servir de alimento aos tubarões que rondavam a ilha. Com força ampliada pela droga, Bane matou os tubarões e voltou à prisão para se vingar. Após sequestrar e matar o diretor de Pietra Dura, fugiu em um helicóptero acompanhado de seus três companheiros. Seu destino era Gotham City e lá começou a arquitetar seu plano para destruir o Batman.
2- Queda do Morcego:

Bane percebe que, para derrotar o Homem-Morcego, é preciso mais do que seus músculos e arquiteta um plano ambicioso: esgotar oherói fisicamente para conseguir vencê-lo no combate corpo a corpo. Para isso, o vilão ataca o Asilo Arkham e liberta os mais perigosos inimigos do Batman. Enquanto o herói se esforça para recapturá-los. Bane estuda seus movimentos e descobre que o Cavaleiro das trevas é Bruce Wayne. Assim, invade a Mansão Wayne.
Ao confrontar o Homem-Morcego na Batcaverna, Bane o deixa paralítico, ao quebrar-lhe a coluna.
Sem poder mover as pernas, Bruce Wayne então deixa o posto de Batman e leva anos para se recuperrar. Bruce Wayne decide viajar pelo mundo em busca de uma cura para os seus ferimentos, ao perceber que a cidade precisa de um protetor, permite que Jean Paul Valley, o herói conhecido como Azrael, assuma o uniforme do morcego. Porém, exige do rapaz que fique longe de Bane, Valley obedece, mas por pouco tempo. Derrotado em um primeiro confronto contra Bane, o impulsivo Azrael constrói uma armadura e consegue dar uma surra no vilão após cortar os tubos que injetavam a droga em seu cérebro.
Bane volta para a prisão sem o Veneno.

Convencido de que o vício pela droga havia sido a causa da derrota, Bane luta para se livrar do “veneno” e chega até a se unir ao Batman – novamente Bruce Wayne, recuperado – contra traficantes locais. 
Agora dependendo apenas da força dos seus músculos e livre da droga, Bane impressiona Ra’s Al Ghul, que o escolhe como herdeiro da Liga dos Assassinos, uma honra previamente cedida ao próprio Batman, porém recusada. 
É então que Bruce Wayne tem sua revanche contra o homem que o derrotou: a fim de deter a tentativa de Ra’s de espalhar uma epidemia em Gotham, ele finalmente derrota Bane.
Mais tarde, Bane abandona novamente o crime e sai em busca de suas origens. Ele chega a se convencer por um tempo de que seu pai biológico era um médico americano que visitava Santa Prisca: ninguém menos que Thomas Wayne, pai de Bruce. Nessa época ele luta ao lado do Batman, e os dois permanecem aliados mesmo após os testes de DNA desmentirem essa teoria. Após algumas curtas recaídas, Bane retorna ao seu país natal, onde enfrenta os cartéis locais e descobre que a droga “veneno” é baseada na pílula “miraclo”, que confere uma hora de superforça ao herói Homem-Hora.
3- Esquadrão Suicída: Jurando encontrar seu pai ele encontra-se com Rei Cobra um traficante na Ásia, derrepente pareceram Batman e Robin e pararam Rei Cobra. Embora brevemente em conflito, Bane aliou-se com a dupla dinâmica, e acabou levando um tiro para salvar a vida de Batman. Perto da morte, Batman decidelevar Bane para o Pits Lázaro e restaurar a saúde de Bane e dar-lhe um novo começo.
Bane, em seguida, retorna a Santa Prisca. Alegando estar novamente viciado em Veneno, ele se infiltra do governo, e se envolve no comércio da droga. Ele tenta acabar com a produção da droga, derrubar o governo corrupto e dar a sua pátria eleições democráticas livres. Ele é finalmente vence, e por um tempo junta-se ao Esquadrão Suícida de Amanda Waller.
4- Crise Infinita e Um ano depois: Recrutado para a Sociedade Secreta dos Super-Vilões, Bane participou da Batalha de Metrópolis durante a Crise Infinita. Ele lutou contra o Judomaster original e quebrou as costas, matando-o.
Bane retorna a um negócio próprio depois disso. Ele e Homem Hora desmantelaram uma operação de distribuição de drogas, uma nova versão do Veneno. Ele soube das eleições em Santa Prisca, apoiando um dos candidatos. A eleição foi fraudada, e o candidato de Bane perdeu. Ele reagiu usando suas forças para colocar Santa Prisca sob a lei marcial e procurando a pessoa com conhecimento da fraude eleitoral, o coronel Computron.
Bane acreditava que Checkmate foi responsável pela eleição de Santa Prisca, e ele atacou-o. Ele e Jagger lutaram, e Jagger foi derrotado. Foi-lhe dito que a única razão que ele foi capaz de matar pai de Jagger era porque Judomaster propositadamente colocou-se em perigo para proteger a vida.
5- Sexteto Secreto: Seu tempo no Esquadrão Suícida foi curto, logo em seguida ele se junta com uma equipe formada por ex-vilões, onde ele adota uma postura paterna em relação à personagem Escândalo. 
6-Darkest House: Bane aventurou-se no Inferno com Escândalo e sua turma para recuperar Ragdoll e Knockout e enfrentou seu maior medo. Ele logo superou seu medo e no final resgataram Knockout eRagdoll.
7- Última missão do Sexteto Secreto: Bane é mais uma vez visto com implantes para a injeção do veneno na parte de trás de sua cabeça. Ele chegou à conclusão de que, apesar do código de honra que viveu, ele ainda está destinado a ir para o inferno. Ele acredita que a única maneira para ele atingir a verdadeira realização que aludiu a ele toda a sua vida é matar Batman e seus aliados.
Citações:
Edições Importantes:
( Contribuições: Bolivar Trask, Law Cosci, Gardner Martins & Lockheed Pryde )
Bibliografia: http://www.mbbforum.com/mbb/showthread.php?32170-Grandes-Momentos-DC-A-Queda-do-Morcego


Outras mídias

Filmes

Batman & Robin

No cinema, Bane foi interpretado pelo ex-lutador de wrestling Jeep Swenson em Batman & Robin, de 1997, dirigido por Joel Schumacher. Diferente da versão dos quadrinhos, o Bane do filme possui identidade: Antonio Diego. Além disso, sua personalidade e aparência foram modificadas. Deixou de ser o intelectual vilão das histórias em quadrinhos para, no filme, ser o guarda-costas pouco inteligente de Hera Venenosa, comunicando-se apenas por meio de grunhidos. Sua pele apresenta uma coloração verde. Estas mudanças drásticas na composição do personagem renderam diversas críticas ao filme.

Batman- O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Bane também foi o vilão do filme Batman-O Cavaleiro das Trevas Ressurge, que estreou em 20 de julho de 2012. Bane é interpretado por Tom Hardy,[1] e tentará destruir Gotham 8 anos depois dos ataques do Coringa. Neste novo filme dirigido por Christopher Nolan, Bane é fiel aos quadrinhos, sendo incrivelmente inteligente, amedrontador e forte, apesar de não fazer uso da substancia veneno no filme. O roteiro retrata Bane como uma mistura da saga A queda do morcego (1993) e da minissérie Bane of the Demon (1998). O diretor Nolan finalmente mostrou o Bane que aparentemente os fãs queriam ver.[2] Inteligente forte, e impiedoso. Mostrou todo o seu poder de conquista e suas habilidades naturais para o terrorismo e persuasão, completamente diferente do Bane do filme Batman & Robin de Joel Schumacher de 1997.

Batman: O Mistério da Mulher-Morcego

Na animação Batman: O Mistério da Mulher-Morcego, um spin-off de Batman: A Série Animada, Bane é contratado por Rupert Thorne para matar Batwoman. Foi dublado por Héctor Elizondo.

Televisão

Batman: A Série Animada

No desenho Batman: A Série Animada, Bane aparece no episódio 75, que leva o seu nome. Foi dublado por Henry Silva.
Na série, Bane é um assassino musculoso, contratado por Rupert Thorne para exterminar Batman. Ele enfrenta Batman no navio onde Robin fora mantido em cativeiro e antes que pudesse ter sua coluna quebrada, Batman lança um batarang sobre o controle que injeta o Veneno em Bane. Isto causa uma rápida e incontrolável vontade de se drogar em Bane. Seus músculos começam a crescer rapidamente, porém é impedido de ter uma overdose por Batman, quando este retira o tubo que injeta-lhe o Veneno.

The New Batman Adventures

Em The New Batman Adventures, Bane reaparece nos episódios "Knight Time" e "Over the Edge", sendo novamente dublado por Henry Silva.
No episódio Knight TimeBruce Wayne sofre uma lavagem cerebral realizada por Brainiac. Na tentativa de resgatá-lo, Robin une-se a Superman. Para prevenir que a identidade de Wayne seja revelada, pela também ausência de Batman, Superman veste a roupa do Homem-Morcego e disfarça sua voz. Durante o episódio, ele espreita um encontro entre Bane, Coringa e Chapeleiro Louco. Acreditando se tratar de Batman, Bane o ataca e, com a ajuda de um invento de Charada, arremessa uma estátua gigante sobre Superman. Bane fica espantado ao ver Superman, ainda como Batman, arremessar a estátua em direção ao céu.
Em Over the EdgeBatgirl é assassinada por Espantalho. O pai de Barbara, Comissário James Gordon, volta-se contra Batman, contratando Bane para eliminá-lo. Após um violento confronto, Bane morre eletrocutado quando Batman amarra seu tubo de Veneno no Bat-sinal quebrado.

Batman do Futuro

No episódio "The Winning Edge" de Batman do Futuro, Bane é novamente interpretado por Henry Silva. Nesse episódio Bane está totalmente incapacitado, ele mal se move, devido aos anos de uso do veneno.

O Batman

Uma versão mais monstruosa de Bane, de coloração vermelha, é exibida em O Batman, dublado por Joaquim de Almeida em "Traction", e por Ron Perlman em "Team Penguin".

Young Justice

Bane aparece na série animada Young Justice no episódio "Drop Zone" dublado por Danny Trejo. Bane está envolvido numa guerrilha contra o culto Kobra pela produção de sua droga chamada Veneno. A partir daí perde o controle sobre a ilha prisional de Santa Prisca prison para reverter a situação ele concorda em enfretar o campeão deles, o Mamute (que havia sido cobaia de uma fórmula mista Veneno/Arrasa-Quarteirão) para tomar a ilha de volta. Em seguida, a equipe Young Justice se infiltra na ilha para descobrir porque todos os carregamentos da droga Veneno pararam de ser entregues se a droga ainda continua a ser produzida na capacidade máxima. Bane logo se encontra com a equipe e propõe uma aliança, e como a Miss Marciana é incapaz de ler sua mente por estar recitando resultados de jogos de futebol em espanhol, para se proteger, eles aceitam o acordo. Posteriormente Bane revela que só precisava deles para recuperar sua fábrica, e com a equipe incapaz de conseguir tal objetivo, ele decide matar a todos e culpar o culto Kobra por suas mortes, com o conhecimento de que a Liga da Justiça da América iria até Santa Prisca e acabaria com o Culto em retribuição. Ele é então solidamente derrotado pelos poderes combinados da telecinese da Miss Marciana e a super-força do Superboy, e é visto pela última vez sendo amarrado enquanto assiste a sua fábrica sendo queimada durante o combate da equipe contra o Culto Kobra. É interessante notar que, embora Bane seja tradicionalmente dublado por atores e dubladores latinos (salvo por Ron Perlman e Clancy Brown, ambos Caucasianos e Michael Dorn, que é Africo-americano), Young Justice é a primeira série que mostra Bane ativamente falando em espanhol.

Videogame

A primeira aparição de Bane nos videogames foi como chefe em Batman & Robin (1998), uma adaptação do filme homônimo para PlayStation. Também foi um dos chefes em Batman: Chaos in Gotham, de 2001, para Game Boy Color.
Bane aparece também em Batman: Rise of Sin Tzu, de 2003, sendo dublado por Héctor Elizondo. Em 2008, foi um dos inimigos de Batman e seguidor de Pinguim em Lego Batman: The Videogame. Bane aparece nos jogos baseado nos quadrinhos: Batman: Arkham Asylum e Batman: Arkham CityGtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo (spoilers).

Referências

  1.  Jeff Jensen (19 de janeiro de 2011). 'The Dark Knight Rises' scoop: Anne Hathaway, Tom Hardy join cast (em inglês). Entertainment Weekly. Página visitada em 12 de agosto de 2012.
  2.  Helen O'Hara (21 de novembro de 2011). News On The Dark Knight Rises (em inglês). Empire magazine. Página visitada em 12 de agosto de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário