Planeta Herois

Planeta Herois
Cartel PH

ESPIÃO PH

Planeta Heróis Show

domingo, 14 de outubro de 2012

Família Marvel


Família Marvel



Nome original: Marvel Family
Licenciador: DC Comics 
Criado por:



Membros (4)
  • Capitão Marvel (William Joseph "Billy" Batson)
  • Capitão Marvel Jr. (Freddy Freeman)
  • Mary Marvel (Mary Batson)
  • Mentor, O Tio Marvel (Dudley H. Dudley)


  • Família Marvel 

    (acima, os membros da Família Marvel são os que tem raios estampados na roupa)

    A Família Marvel é composta pelos pupilos do mago Shazam, que herdaram os poderes de deuses e heróis da antiguidade para usar em favor da Humanidade. 


  • - Antônio Luiz Ribeiro


  • Capitão Marvel



    Nome: William Joseph "Billy" Batson
    Nome original: Captain Marvel
    Licenciador: DC Comics 
    Criado por:



    Grupos
  • Sociedade da Justiça da América
  • Liga da Justiça Internacional
  • Família Marvel
  • Familia Adam

  • Capitão Marvel 

    (acima, o famoso super-herói e seu alter-ego, Billy Batson)

    Primeira aparição: gibi "Whiz Comics" 2 (data de fevereiro de 1940 na capa, mas que chegou às bancas americanas ainda em 1939). 

    O aparecimento de "Superman" desencadeou uma série de outros gibis do gênero. Mas o único que rivalizava com o Homem de Aço era o Capitão Marvel. Como bem notou Marv Evanier, o conceito era simples, mas eficaz: quando o jornaleiro órfão Billy Batson pronuncia a palavra mágica "Shazam", se transforma no poderoso Capitão Marvel. 

    A historieta tinha os ingredientes que agradavam o público: mistério, o mago egípcio Shazam (uma espécie de Merlin que escolheu Billy para ser seu campeão na Terra), o relâmpago quase hipnótico que sempre surgia quando se pronunciava a palavra mágica e que era também o símbolo estampado no peito do Capitão, a rádio Whizz, onde Billy virara locutor.

    O Capitão Marvel logo apareceu em outros gibis além da "Whizz": "Captain Marvel", "Marvel Family", "Captain Marvel story Book", "Master Comics" etc. 

    O sucesso do novo defensor da América abriu as portas para o cinema: em 1941 foi produzido um seriado da Republic, “The adventures of Captain Marvel” (no Brasil, “O homem de aço” — que, ironicamente, era o apelido do rival Superman), com Tom Tyler no papel principal (Tyler também foi outro herói dos quadrinhos: o Fantasma, de Lee Falk). 

    O Mortal Mais Poderoso do Mundo sumiu nos anos 50/60, mas quando ele voltou às bancas, na década de 70, a Filmation fez uma série de TV com 28 episódios, "Shazam!" (aqui, “Capitão Marvel”), entre 1974-77. Jackson Bostwick fazia o papel do herói no início, sendo substituído depois por John Davey. A série fez sucesso e teve até um "spin-off" (desdobramento), "Isis", onde nosso campeão chegou a participar em 1976. 

    Em 1979, a NBC fez "Legends of the super-heroes — The challenge", especial de baixo orçamento que reunia diversos super-heróis da DC Comics. O Capitão, desta vez, era vivido por Garrett Craig, que repetiu o papel na continuação feita no mesmo ano, "Legends of the super-heroes — The roast".

    Sem contar os ínumeros desenhos animados feitos para a TV, como "The kid super power hour with ‘Shazam’" (Filmation/NBC, 1981-82) e "The clash" (Warner, 2005), episódio da “Liga da Justiça sem limites”. 

    No Brasil, o Capitão estreiou em 1940, no "Gibi Mensal" (revista que emplacou definitivamente o formato "comic book" entre nós).

    - Antônio Luiz Ribeiro 

  • Capitão Marvel Jr.



    Nome: Freddy Freeman
    Nome original: Captain Marvel Jr.
    Licenciador: DC Comics 
    Criado por:



    Grupos
  • Novos Titãs II
  • Titãs L.A.
  • Família Marvel
  • Renegados III

  • Capitão Marvel Jr. 

    (na ilustração acima, o personagem desenhado por Mac Raboy, no início dos anos 40)

    Capitão Marvel Jr. surgiu na revista "Whiz Comics" 25 (com data de dezembro de 1941 na capa), como um "spin-off" (desdobramento) do grande sucesso da editora Fawcett, o Capitão Marvel. 

    Para os desenhos, o editor Ed Herron decidiu que o novo personagem deveria seguir um estilo mais realista, ao contrário do Capitão Marvel, que seguia uma linha mais caricata. Para isso, escalou-se o artista Mac Raboy (que mais tarde faria "Flash Gordon"), que fez a concepção visual do novo herói.

    Na trama, Freddy Freeman acompanhava seu avô em uma trivial pescaria quando ambos foram atacados pelo temível Capitão Nazista. O avô de Freddy foi morto e Freddy atingido por uma rajada do vilão. Billy Batson, o Capitão Marvel, pediu ao mago Shazam que restaurasse a saúde do aleijado rapaz. O mago então orientou Billy a dar uma porção de seu poder para o enfermo jovem, permitindo que o mesmo, ao pronunciar “Capitão Marvel”, transformar-se em Capitão Marvel Jr. 

    Capitão Marvel Jr. continuou agindo em Fawcett City junto com Capitão Marvel e Mary Marvel, formando assim a Família Marvel. Embora usasse o codinome de Capitão Marvel Jr., a editora DC, recentemente, estabeleceu que o personagem também usa a alcunha de "Capitão Marvel 3", provocando protestos dos fãs mais veteranos. 

    Ainda em tempos recentes, Freddy ajudou a Turma Titã a libertar Supergirl e Limite da organização sinistra conhecida como “A Veia”, determinada a eliminar qualquer rastro alienígena na Terra. Após este evento, Loren Júpiter decidiu desfazer o time, mas Argenta decidiu reunir o grupo mais uma vez. Uma série de heróis pretendia se juntar ao grupo. Capitão Marvel Jr. estava entre eles. “A Veia” aproveitou a oportunidade e decidiu atacar a equipe. Os Titãs ficaram impressionados com o heroísmo de Freddy e o aceitaram como membro. Freddy, neste período, se interessou por Argenta. Embora tenham saído juntos uma só vez, o encontro foi um desastre. Em seguida, o grupo se desfez oficialmente. 

    Freddy ajudou os Titãs em outras circunstâncias, como quando enfrentaram o Império Technis e contra Dr. Luz recentemente. Após o confronto com o Império Technis, Matt Logan, primo de Garfield Logan, idealizou um grupo de Titãs na Costa Oeste dos EUA. Sob a relutante aceitação de Gar em participar dos então Titãs L.A. (da Costa Oeste), alguns heróis se juntaram ao grupo, composto por: Mutano (Rapaz-Fera), Labareda, Arauto, Abelha, Capitão Marvel Jr., Terra, Hero Cruz e Bushido. Mas o grupo nem chegou a existir realmente. Capitão Marvel Jr. continuou ajudando os Marvels em Fawcett City, mas ajudava os Titãs quando solicitado. Recentemente, o jovem herói se juntou aos Renegados. 

    Após os eventos de “Crise Infinita”, Freeman juntou-se novamente aos Titãs, mas sua permanência no grupo foi curta. 
    Com a morte do Mago Shazam e por consequência disso, Billy Batson tornou-se o novo Mago. Freddy então, depois de passar por vários desafios, tornou-se o novo Capitão Marvel. A partir de então ele é o detentor da sabedoria de Salomão, da força de Hércules; a coragem de Apolo, o poder de Zeus, a resistência de Atlas e a velocidade de Mercúrio, todos deuses da magia.

  • Mary Marvel



    Nome: Mary Batson
    Nome original: Mary Marvel
    Licenciador: DC Comics 
    Criado por:



    Grupos
  • Família Marvel
  • Superamiguinhos
  • Familia Adam

  • Mary Marvel 

    Com o sucesso do Capitão Marvel original, a editora Fawcett lançou, no gibi "Captain Marvel Adventures" n° 18 (data de dez. de 1942 na capa), uma versão faminina do herói, a adolescente Mary Marvel. Com a fisionomia calcada na da atriz Judy Garland, Mary era a irmã desaparecida de Billy Batson (o garoto que se transformava no adulto Capitão). Quando os dois finalmente se reencontraram, ela descobriu que compartilhava os mesmos poderes de seu irmão. Assim, sempre que ela pronunciava o nome do mago Shazam, se transforma na poderosa heroína. Os poderes da jovem derivam de um grupo diferente de velhos amigos de Shazam:

    Selena - graça
    Hipólita - força
    Ariadne - habilidade
    Zéfiro - rapidez
    Aurora - beleza
    Minerva - sabedoria

    Mary, o Capitão e todos os títulos Família Marvel foram cancelados no início da década de 50. Mas em 1972, a DC Comics adqüiriu os direitos destes personagens e os lançou em novas aventuras. Foi nesse período que o Capitão ganhou até uma série de TV. Em 1994, foi feita uma reformulação politicamente correta da Família Marvel, sob o comando de Jerry Ordway. A série ainda teve fôlego para durar cinco anos, sendo cancelada em 1999. Antes do término, no número 28, a DC mudou o visual de Mary Marvel, fazendo-a usar um novo uniforme, branco (o original era vermelho). Foi dada aos leitores a explicação que a bela heroína mudara sua roupa para diferenciar-se de seu famoso parceiro (como se os leitores não pudessem distinguir os dois). 

    - Antônio Luiz Ribeiro 

  • Mentor, O Tio Marvel



    Nome: Dudley H. Dudley
    Nome original: Mentor
    Licenciador: DC Comics 
    Criado por:



    Grupos
  • Família Marvel


  • Mentor, O Tio Marvel 

    O Tio Marvel (ou Tio Dudley, na identidade civil) surgiu em 1943, no nº 18 do gibi "Wow Comics" (com data de outubro) e era um "sidekick" (ajudante) da Famíla Marvel (Capitão, Junior e Mary) que não tinha poderes mas queria ajudar os jovens (tipo amigo trapalhão dos heróis), vestindo um uniforme de Capitão Marvel. Como explicação para a falta de habilidades, ele alegava que seu poder ("Shazambeco") estava falhando devido à gripe e à idade. A Família Marvel, considerando-o um adorável farsante, fingia acreditar na lorota. 

    Nos anos 70, quando a figura de Mentor surgiu na série de TV "Capitão Marvel" (Shazam!), interpretado por Les Tremayne, o roteirista E. Nelson Bridwell recebeu sinal verde da DC Comics para incluir a continuidade da série na versão em quadrinhos. E, entre as mudanças, estabeleceu que Tio Marvel e Mentor eram a mesma pessoa. Foi explicado aos leitores, então, que o personagem tinha abandonado a identidade de Tio Marvel anos atrás, e que agora seria o "mentor" de Billy Batson, sem fantasia, usando apenas roupas civis. 

    Em 1994, com a série já esquecida, Dudley voltou, desta vez como guardião de Billy Batson, voltando a vestir a velha fantasia vermelha no ano seguinte. Só que, desta vez, na reformulação capitaneada por Jerry Ordway, Dudley tinha poderes de verdade, graças à magia de Ibis, o mago aliado da Família Marvel. 

    - Antônio Luiz Ribeiro

  • Tenentes Marvel

  • Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

  • Tenentes Marvel
    Dados sobre publicação
    Publicado porFawcett Comics (1941-1953)
    DC Comics (1972-1985)
    Primeira apariçãoWhiz Comics #21 (1941)
    Criado porC. C. Beck
    Características do grupo
    Base de operaçõesFawcett City
    Pedra da Eternidade
    Membros atuaisMarvel Cowboy
    Marvel Gordo
    Marvel Matuto
    Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada
    Os Tenentes Marvel foram super-heróis fictícios de histórias em quadrinhos, originalmente publicados pela Fawcett Comics e agora propriedade da DC Comics. Eles foram membros Pré-Crise da Família Marvel. Surgiram em Whiz Comics #21 em 1941.
    Os Tenentes Marvel, assim como Capitão Marvel, também se chamavam todos Billy Batson. Para diferenciar-se, o Billy do oeste dos EUA sugeriu ser chamado de Billy "Alto", O Billy do Sul é o Billy "das montanhas" e o Billy do Brooklyn é o Billy "Gordo". Quando os capangas de Dr. Silvana foram instruídos a sequestrar e matar Billy Batson, eles levam todos os "Billy". Quando amarrados numa esteira em direção de uma motosserra  o real Billy tenta gritar Shazam, mas o barulho da serra é muito alto. Então todos os Billy gritam Shazam também, e todos eles são transformados em Marvel, a partir daí ajudando o Capitão esporadicamente. Os Tenentes foram vistos ao lado de Fúria Verde (a atual Fogo) em Crise nas Infinitas Terras defendendo o Brasil contra os demônios das sombras . Na continuidade Pós-Crise os Tenentes continuam existindo, mas sem poderes.

    Poderes e habilidades

    Os Tenentes tem todos os poderes do Capitão Marvel, mas em menores padrões.

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário