Planeta Herois

Planeta Herois
Cartel PH

ESPIÃO PH

Planeta Heróis Show

domingo, 14 de outubro de 2012

Galeria de Vilões: Mulher-Gato



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mulher-Gato
Mulher-gato.jpg

Capa de "Catwoman: Nine Lives of a Feline Fatale (junho de 2004)", mostrando as várias faces da personagem ao longo da história.
Dados da publicação
Primeira aparição
Batman #1 (1940)
Características do personagem
Selina Kyle
Criminosa profissional/Vigilante
Base de operações
A Gata
Irena Dubrovna
Super atleta, combatente corpo-a-corpo,super-força,agilidade sobre-humana,mestre em acrobacias, usa um chicote e equipamentos de ginástica
Mulher-Gato (em inglês Catwoman) é o alter ego de Selina Kyle, uma personagem de HQs, inimiga de Batman, que foi criada em 1940 porBill Finger e Bob Kane, e teve sua primeira aparição na edição número 1 de Batman.
História
Órfã desde menina, Selina Kyle passou algum tempo em um orfanato feminino, do qual eventualmente fugiu. Sua inspiração para se tornar a Mulher-Gato teria se originado ao observar o próprio Batman, personagem com o qual acabou tendo um romance, que não durou. Após anos atuando como ladra em Gotham City e no mundo, Selina resolveu atuar como protetora do Eastside, bairro em que viveu e trabalhou como prostituta após fugir do orfanato. Hoje mãe, Selina tenta passar o "manto" da Mulher-Gato para sua protegida, a jovem Holly, desde os tempos em que primeiro morou no Eastside. Tarefa essa que tem se provado bastante desafiadora devido aos apuros em que a garota tende a se meter. Recentemente, Selina deu sua filha Helena para adoção, não se considerando mais mãe, e a tarefa de passar o manto da Mulher-Gato para Holly não deu certo, fazendo com que Selina continuasse a patrulhar as ruas de Gotham como Mulher-Gato, ao lado de Batman e Robin. Atualmente, a anti-heroína é responsável também pela morte do vilão Máscara Negra, movida por vingança, deixando claro que a personagem não possui os mesmos valores que o Batman e seus demais aliados. Também se uniu as psicopatas Hera Venenosa e Arlequina, e andam trabalhando juntas.
Origem
A Mulher-Gato surgiu em 1940, na revista Batman, número 1. (O Coringa também fez sua primeira aparição nessa edição). Ela era chamada deThe Cat e não possuía um uniforme especial para se caracterizar como o faz atualmente.
Desde as primeiríssimas aventuras da personagem para com o Homem-Morcego, a Mulher-Gato já era uma ladra inescrupulosa da qual Batman sempre se monstrou menos rígido e mais ameno em relação à mesma. Pois sempre após recuperar os pertences roubados pela felina, Batman sempre a deixava escapar.
Bob Kane e Bill Finger trabalharam duro para encontrar o visual e o nome perfeito para a personagem. Com o tempo ela ganhou o nome de Selina Kyle, cuja mesma era dona de diversas lojas de animais que decidiu um dia se tornar uma ladra e, como gostava principalmente e de um modo todo particular de felinos, adquiriu o nome de Mulher-Gato para atuar em Gotham City como criminosa profissional.
Numa história publicada em Batman # 52, de dez-1950/jan-1951, conhecida no Brasil por "A vida secreta da Mulher-Gato" (republicada pela Panini Comics em "Coleção DC 70 Anos" # 6, Outubro de 2008), Selina sofre uma pancada na cabeça e passa a se recordar da sua vida antes de se tornar ladra. Ela conta que era aeromoça e sofreu um acidente de avião, quando então se esqueceu do passado (sofria de amnésia) e se tornou uma ladra. Ela fala também que seu pai era dono de uma loja de animais, onde havia muitos gatos.
No começo, ela se vestia com um vestido de seda e usava um chicote como arma. Assim sendo, a Mulher-Gato tornou-se uma das personagens mais sensuais e populares da história dos quadrinhos, sendo considerada uma das personagens mais importantes e valorizadas no mundo do Homem-Morcego. Sua exuberância e charme, e o "amor-bandido" vivido pela mesma para com o Batman, chamaram uma atenção toda particular para si, adquirindo uma imensidão de fãs por todo o mundo.
Não era considerada precisamente como sendo uma personagem maldosa, mas passava longe também de ser uma personagem do bem. Simplesmente ela era uma mulher aventureira e animada que sentia um prazer imenso em não cumprir a lei e infernizar a vida do Batman.
Havia sempre em suas aparições, uma certa "tensão sexual" entre a Mulher-Gato e o Batman. Onde que por diversas vezes é ressaltada a ideia de que um morcego não passa de um rato voador, e uma gata pode com facilidade caçar tal animal.
Revista própria
A Mulher-Gato com o sucesso de sua personagem nas revistas do Batman, ganhou também uma série própria nos quadrinhos, e essa sua nova versão nessa série era muito mais aventureira e bem humorada. No final dos anos 90 o título rendeu seu 2º Volume, que durou até o número 82 nos EUA.
Crise nas Infinitas Terras
Em Batman Ano Um, Selina é retratada como uma garota-de-programa que decide abandonar o ofício para se tornar a ladra mais sensual, se tornando assim a Mulher-Gato.
Consecutivamente, foi lançado um especial intitulado Mulher-Gato, que reconta a origem da personagem.
Newell utiliza a caracterização de Miller em Batman Ano Um e elabora uma história paralela estrelada por Selina, cuja mesma era prostituta e após ser abusada por um cafetão e ir parar em um hospital, é treinada pelo Pantera que a ensina a lutar e a se defender. Depois disso, ela parte para o mundo do crime como a temível ladra conhecida como Mulher-Gato.
Após Zero Hora, o passado duvidoso da Mulher-Gato como garota-de-programa foi ignorado completamente.
Na história As Regras, de Catwoman 75, de 1999 (publicado no Brasil em Batman Premium 6 (Editora Abril), a ladra felina é baleada e relembra mais uma parte do seu passado. Selina rememora o tempo em que passou no circo de Del Halperm. A ainda adolescente Selina é pega em flagrante por Del ao bater carteiras no circo. Ele propõe que ela entre para a trupe, pois ao fazê-lo poderá bater carteiras livrevemente por fazer parte deles. Selina aceita. Lá ela recebe treinamento físico, como contorcionismo e equilibrismo, e Del torna-se uma influência poderosa que ajuda a forjar seu caráter corajoso, aventureiro e trapaceiro.
Outras mídias

Televisão
Houve uma enorme moralização nos anos 50 e assim sendo, a personagem acabou ficando "apagada" dos quadrinhos, até que à série de televisão estrelada por Adam West como Batman e Burt Ward como Robin, trouxeram a Mulher-Gato de volta a ativa.
No começo do seríado, a atriz Julie Newmar é quem vestiu o manto da felina. A personagem se mantinha altamente sexy e cômica. Continuava como sendo uma vilã, mas ainda mantinha seu ar sedutora e cativante. Vestia látex como uniforme com orelhas de gato. Com o tremendo sucesso da personagem, a Mulher-Gato passou a ser retratada nos quadrinhos de forma semelhante à personagem do seríado.
Em 1966 a atriz Julie Newmar deu adeus a série na terceira temporada e em seu lugar entrou a cantora negra Eartha Kitt, que fez uma Mulher-Gato extremamente exagerada em comparação com Julie Newmar. Mas o seu "ronronar" sensual causou um certo furor entre os fãs americanos.
Em 2002, no episódio piloto da série de TV Birds of Prey, a Mulher-Gato faz uma participação especial, sendo interpretada por Maggie Baird.
Cinema
Ficheiro:Michelle Pfeiffer como Mulher Gato.jpg

A atriz Michelle Pfeiffer interpretou a personagem no filme Batman: O Retorno, de 1992.
O sucesso da série de televisão do Batman durante a década de 1960 foi tão grande, que fizeram um longa metragem baseado na mesma. Nessa nova adaptação, a Mulher Gato foi interpretada por Lee Meriwether, ex-Miss América, que ficou no lugar de Julie Newmar, já que a mesma na época estava com a agenda cheia e não podia comparecer para filmar o longa.
Em 1992, Tim Burton deu sequência a seu segundo filme do Cavaleiro das Trevas, chamado de Batman: O Retorno. A personagem de Selina Kyle foi interpretada por Michelle Pfeiffer. Ela era secretária de Max Schreck (representado por Christopher Walken) que após descobrir uma de série de ilegalidades suas, foi assassinada bruscamente pelo mesmo. Mas Misteriosamente, ela é ressucitada por gatos, tornando-se uma vilã perversa e sensual que alia-se ao Pingüim (representado por Danny de Vito) para destruirem Batman.
Mulher-Gato foi brevemente mencionada no filme Batman Eternamente (1995), o roteiro pelo qual foi originalmente escrito como uma continuação direta do filme anterior.

A atriz Halle Berry interpretou a personagem no filme Catwoman. Ganhando outra identidade, Patience Phillips.
Em 2004, no filme Catwoman, foi interpretada pela atriz Halle Berry.[1] Nessa adaptação, que não tem relação alguma com o universo de Batman, a personagem ganhou uma nova identidade, Patience Phillips.
Anne Hathaway
Em 2012 a atriz Anne Hathaway deu vida a Mulher-Gato no terceiro filme da mais recente franquia de Batman, intitulado The Dark Knight Rises, dirigido por Christopher Nolan. Nesse filme não há citação do nome "catwoman" ela é Selina kyle, se veste com roupas e mascara de couro pretas, as orelhas de gato de seu uniforme é seu óculos de visão noturna repousados sobre sua cabeça, ela é apenas uma ladra de Gotham e em algumas cenas do filme fazem referência a um gato com: chama-la de gata, gatuna e etc. Seu visual é inspirado na na mulher-gato dos anos 60. E ela é colocada como vilã secundária. [2]
Desenhos animados
Foi lançado um desenho animado estrelado pela dupla dinâmica Batman e Robin e tinha grandes participações também da Mulher-Gato, que na época se vestia com um uniforme verde e era uma vilã perversa cheia de capangas.[quando?] Possuía também um Gatomóvel e um Gatocóptero, ambos com gigantescas orelhas de gato.
Em 1992, no desenho Batman: The Animated Series de Paul Dini e Bruce Timm, a personagem da Mulher-Gato era loira, inspirada no filme Batman - O Retorno. Somente depois de mais algumas temporadas é que a Mulher-Gato passou a ter seu cabelo escuro e clássico de volta. Essa mudança foi explicada apenas na revista em quadrinhos derivada da série de tv Batman: Gotham Adventures nº 04 (setembro de 1998). Nela é mostrado que Selina usava tintura para cabelos para ficar loira, mas deixou de usá-la por causa dos testes com animais.[3]
Referências
1.      BORGO, Érico. Halle Berry confirma Mulher-Gato Omelete
Ligações externas


Mulher-Gato



Nome: Selina Kyle
Nome original: Catwoman
Licenciador: DC Comics 
Criado por:



Grupos
  • Sociedade Secreta dos Supervilões
  • Aves de Rapina
  • Fúrias Felinas
  • Liga da Injustiça
  • Liga da Justiça do Arkham
  • Bat Família
  • Corporação Batman

  • Weasel (Capanga da Mulher-Gato)



    Nome: 
    Licenciador: DC Comics 


  • Fonte: Guia dos quadrinhos e Wikipédia


  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário