Planeta Herois

Planeta Herois
Cartel PH

ESPIÃO PH

Planeta Heróis Show

sábado, 11 de julho de 2015

Vespa - Janet Van Dyne


Wasp – Stan Lee & jack Kirby
Primeira Aparição: Tales to Astonish #44 (1963)
Nome: Janet “Jan” Van Dyne
Outros Nomes: Janet Pym (nome de casada)
Nacionalidade: Estadunidense (Cresskill, Nova Jersey, Estados Unidos) Terra 616
Raça: Humana (Modificada pelo excesso de partículas Pym)
Status: Inativa – Presa no subespaço


Poderes:
Reduzir ou aumentar sua massa corpórea ( Antes precisava das partículas Pym, depois, seu corpo absorveu partículas o suficiente para se transformar quando quiser). Ela é capaz de reduzir a no minimo meia polegada ou crescer até um máximo de várias centenas de metros. Tamanhos maiores ou menores são possíveis, mas o esforço começa a fazer pressão sobre seu corpo. Sua massa é alterada numa relação com a dimensão alternativa conhecida como Kosmos
– Força proporcional quando cresce e força de uma mulher normal quando diminui. (Aos 10 metros de altura, ela poderia levantar 1.000 quilos, a 25 metros de altura, ela poderia levantar 10 toneladas, e a 100 metros de altura, ela poderia levantar 50 toneladas.)
-Pode voar através de asas de inseto implantadas por bioengenharia (só aparecem quando reduz seu tamanho).
– Rajadas bio-elétricas das mãos (só tem essa habilidade quando reduz seu tamanho).
– Antenas que a habilitam a comunicar-se telepaticamente com insetos.

Equipamentos:
Habilidades:
– Pensamento dedutivo e intuitivo para investigações, grande potencial para liderança;
– Forte senso estético;
– Fala fluentemente inglês e espanhol;
– Foi treinada em várias artes marciais pelo Capitão América.
– Janet aprendeu com seu ex-marido a capacidade de lutar em um estilo único criado por ele que consiste na alteração de tamanho para esquiva, movimentação e ataque.
– Línguas: Inglês e dialeto do microverso
Características Psicológicas:
Forte senso moral;
Vaidosa, excessivamente preocupada com as unhas, cabelos e roupas muitas vezes chegando a ser frívola.
Características Físicas:
Cabelos castanhos curtos
Outras Características:
Divorciada;
Viciada em compras
Afiliações: Vingadores, Libertadoras,  Defensores, Vingadores da Costa Oeste
Base de Operações: Indústrias Van Dyne, Mansão dos Vingadores, Mansão dos Vingadores da Costa Oeste, Hidrobase, Torre Stark
Ocupação: Designer de moda/estilista, socialite independente, ex-roteirista de cinema, Ex- sócia das Industrias Nevell, Ex-Apresentadora de TV
Parentes Conhecidos:
Pai (morto) – Vernon Van Dyne
Tia – Ruth
Tio – Bertram
>> Prima – Jennifer
>> ex-marido – Hank Pym 

Relacionamentos:
Paladino, Hank Pym (ex-marido), Homem de FerroMagneto, Gavião Arqueiro

Biografia:
1- Origem: Janet Van Dyne era uma rica herdeira que conheceu seu futuro marido Hank Pym quando o seu pai, o renomado Vernon Van Dyne, contacta o bioquímico Pym para ajudá-lo com um projeto de raios gamma feito para contactar vidas alienígenas. Pym rejeita o convite já que isso fugia muito de sua especialidade.
Janet quando jovem foi uma moça bonita porém volúvel e egocêntrica que vivia magnificamente bem fora do mundo real por ser filha de um homem rico. Ela mantinha um relacionamento romântico com o mercenário conhecido como Paladino.
Vernon foi assassinado por um alienigena chamdo Kosmosian, trazido à Terra por um de seus experimentos e Janet buscou apoio em Pym que já se sentia atraído por ela e começam a namorar. Ela desconhecia a vida dupla que Pym possuia como o diminuto herói Homem-Formiga. Pym atraído por Jan e ansioso para ajudar revelou sua identidade secreta e propôs converte-la em uma super heroína, para que assim pudesse vingar a morte de seu pai.

Baseando-se em suas recentes pesquisas sobre a estrutura orgânica das vespas. Pym implantou células insectóides sob as escápulas e têmporas de Janet, dando-lhe asas, antenas e a capacidade de comunicar-se telepaticamente com insetos. Ele também a ensinou a utilizar as Particulas Pym, capacitando-a a encolher à altura mínima de 3,8 centímetros e voltar ao normal. Então ela desenhou um traje para sí (o primeiro de muitos) e Janet Van Dyne se tornou a super-heroína conhecida como Vespa.
Como Vespa, ela ajudou o Homem-Formiga a encontrar, derrotar e enviar o alien assassino de seu pai de volta para seu planeta. E assim se tornou parceira do combate ao crime do diminuto herói. Desenvolvendo suas habilidades de modo a um dia poder tornar-se uma heroína por conta própria.
2- Vingadores: Não tardariam muito em unir-se a outros heróis após um conflito com Loki, para lutarem contra inimigos que nenhum super-herói sozinho poderia derrotar, fundando assim os Vingadores, nome escolhido pela própria Jan.

Em mais um marco na história dos Vingadores, Jan e os outros fundadores (menos o Hulk) foram os descobridores do grande héroi da segunda guerra mundial, o Capitão América.
Não levava muito a sério a postura de combatente do crime, pra ela não passava de uma grande diversão. Tinha um jeito de socialite e costumava flertar com outros membros da equipe para provocar ciúme em seu namorado.
O casal, Junto com os Vingadores, enfrentaram o Conde Nefaria que quase matou Janet. Ao se recuperar, o casal decidiu deixar temporariamente a equipe e a luta contra o crime, ao mesmo tempoThor e Homem de Ferro tambem se afastam e deixam o Capitão América liderando uma nova encarnação dos Vingadores. Jan se tornou uma designer de moda e Pym continuou com suas pesquisas ciêntificas.
Algum tempo depois Jan e Pym descobrem que Namor está se dirigindo à Nova Iorque e, prevendo problemas, alertam os Vingadores. Vespa é capturada pelo inimígo de Namor, Attuma, e Pym decide ajudar os Vingadores no resgate de Jan.
Depois o casal volta a equipe mas Pym (agora como Golias) passa a ter varios problemas de saúde por causa das mudanças de tamanho.
Quando fez 23 anos, Janet assumiu integralmente sua herança ficando milionária. O vilão Tufão, tentou se infiltrar nos Vingadores com o nome falso de Charles Matthews se fazendo passar pelo chofer da Vingadora. Seu objetivo no início era roubar a fortuna de Jan mas logo se viu apaixonado por ela, o que viria a se tornar uma obecessão. Tentou várias vezes conquistar o coração de Jan em quanto seu ex-namorado Pym era considerado morto. Tufão acabaria por ser demitido depois de ser pego tentando desviar dinheiro de Jan, isso e o retorno de Pym fizeram o criminoso atacar o casal e revelar sua identidade. Durante a luta a casa de Jan começa a pegar fogo e o vilão foge deixando os dois lá dentro para morrerem, mas eles sobrevivem.
2.1- Casamento: A relação com seu namorado Pym não estava indo bem. Por uma serie de traumas, inclusive pela criação do vilãoUltron, ele não se achava no direito de pedí-la em casamento. Até que ele passou a ter uma crise de dupla personalidade causada por um acidente de laboratório com gases experimentais e se tornou o Jaqueta Amarela, que tinha uma personalidade mais agressiva e ousada, e assim finalmente o casamento acontece.
A heroína Valkíria liderou por um curto período uma versão dos Vingadores formada exclusivamente por mulheres com o nomeLibertadoras, o grupo era composto por MedusaViuva Negra, Vespa e Feiticeira Escarlate.
Hank foi capturado por uma versão atualizada de Ultron, este o envia de volta a mansão dos Vingadores para atacar seus companheiros. Durante o combate foi a Vespa que derrotou seu marido rebelde. Ultron atacou os Vingadores e conseguiu sequestrar a Vespa, com a intenção de usar seus padrões cerebrais como modelo para sua noiva, Jocasta.
Wasp_(Earth-616)_mind_being_transferred_to_Jocasta_(Earth-616)
No entanto Ultron subestima a influência da personalidade heróica de Janet sobre a sua criação. E uma vez animada, Jocasta, contactou os Vingadores que chegaram a tempo de resgatar Vespa e derrotar Ultron.
Janet teve sucesso apenas em sua vida profissional como estilista pois seu casamento foi conturbado pela crise de identidade de Pym, começando a ser agressivo verbal e fisicamente.

Planejou o retorno de Ultron para atacar os Vingadores e assim destruir ele mesmo para melhorar sua imagem ante o grupo. Com isso, o conturbado casamento com Hank terminou em divórcio quando Jan descobriu o que tramava seu marido.
Com o fim de tranqüilizar-se e recuperar-se de sua falha relação, decidiu deixar o grupo.
3- Divorcio: Após seu divórcio de Henry Pym, finalmente pode se considerar uma pessoa independente. Engajou-se em sua carreira de estilista, obtendo ainda mais éxito que antes.
Teve um relacionamento romântico com o playboy Tony Stark. Janet tinha lutado lado a lado com o Homem de Ferro por anos sem saber sua identidade secreta. Capitão América repreendeu Stark e insistiu que ele deveria revelar seu segredo para Janet. E quem não ouviria um conselho/bronca de Steve Rogers? Tony tirou a máscara e revelou sua identidade a Janet. Saber disso significava saber que estava se relacionando com um dos melhores amigos de seu ex-marido. Chateada, ela terminou essa relação.
Após o divórcio ela reviveu várias vezes seu românce com Paladino.
4- Líder dos Vingadores:  Jan até então não havia demonstrado qualidades de líder, possivelmente devido a pressão de seu matrimonio e ao rol secundário que desempenhava no mesmo, mas demonstrou estar mais que capacitada para essa responsabilidade quando assumiu a liderança dos Vingadores. E nessa posição ficou por muito tempo, sendo que o único outro líder que permaneceu nesse cargo por mais tempo foi o Capitão América.
Se mostrou um dos líderes mais efetivos da história da equipe. E ajudou a recrutar membros como Mulher-Hulk, que se tornou uma grande amiga, Starfox, e a Capitã Marvel.
4.1 – Guerras secretas: Nas Guerras Secretas promovidas porBeyonder, Vespa se fez seduzir por Magneto para saber os reais planos do vilão (que na época estava se arrependendo de seus erros e aliado-se aos X-Men).

Depois ela foge e acaba encontrando com o Lagarto que tenta protege-la mas ela é ferida mortalmente pela Gangue da Demoliçãoe teria morrido se não fosse a curandeira Zsaji.

Durante sua líderança nos Vingadores, a Vespa levou a equipe a descobrir Jean Grey, um membro dos X-men que se pensava estar morta. Seu companheiro de equipe Cavaleiro Negro mantinha uma paixão não correspondida por ela, enquanto o deus grego Hérculesse irritou em receber ordens de uma mulher.
4.2- Sob Pressão:  Seu maior desafio como líder veio quando osMestres do Terror liderados pelo Barão Zemo atacaram e dominaram a Mansão dos Vingadores. Hercules nunca a respeitou como lider e com isto acaba entrando em coma por desobedece-la durante a invasão. Com todos os membros de sua equipe derrotados e um pequeno exército de super-vilões dominando sua sede foi responsabilidade de Vespa montar uma equipe de resgate e retomar a Mansão.
Janet conversa com Hercules em coma e decide sair da equipe .
5- Vingadores da Costa Oeste: Uniu-se a equipe da Costa Oeste e se reconciliou com seu ex-marido quando ele recuperou sua saúde mental, eles quase retornaram a ter um romance mas decidiram manter-se como grandes amigos.
Depois Janet deixaria seu posto para trabalhar em Hollywood como roteirista de cinema, seu plano era fazer um filme sobre os Vingadores, aparentemente sem sucesso. Solteira, teve vários flertes com homens atraentes porém nada significante.
Voltou a concentrar-se na sua carreira de estilista conseguindo um novo sucesso avassalador. Pym foi parabenizá-la e ambos voltaram a se envolver, juntos derrotaram um grupo de Kosmosianos que ameaçavam as mudanças de tamanho de Pym.
No entanto, durante uma viagem à Las-Vegas Jan recusou-se a casar novamente com Hank.
Ambos terminaram retornando aos Vingadores da Costa Oeste e dessa vez ficaram até a dissolução da equipe.
6- The Crossing: Foi gravemente ferida por Homem de Ferro que traiu a equipe e matou alguns heróis quando ficou enlouquecido num plano malígno de Immortus. Para salvá-la, Pym a converteu em um insectóide, um híbrido entre humano e inseto. (Não publicado no Brasil)
7- Massacre / Heróis Renascem: A Vespa, como todos os Vingadores e o Quarteto Fantastico, se deu por morta ao viajar ao universo de bolso de Franklin Richards e, quando regressou adquiriu seu aspecto normal.
Quando os heróis regressaram a Terra, os poderes de Franklin haviam corrigido algumas coisas, no caso de janet, perdeu sua forma hibrida voltando a aparencia humana. Pym e Janet se tornam integrantes reserva dos vingadores e Janet se esforçou para reconstruir sua fortuna com ajuda de Stark e renovar a sua relação com Pym.
8 – Vingadores Eternamente: um Rick Jones de um futuro próximo conjura um grupo de sete Vingadores, Janet foi um deles, os integrantes vieram de diversas épocas. Curiosamente, dois Hank Pym foram convocados, um como Jaqueta Amarela antes de se casar e outro como Gigante.
A equipe enfrenta KangTempus, Immortus e por fim os Guardiões do Tempo, estes ultimos que queriam destruir toda a humanidade de se alastrar para fora da Terra por considerarem a raça mais destrutiva do universo.
9 – Começou a treinar a aumentar o seu tamanho assim como Pym já tinha feito no passado. As mudanças geraram efeitos colaterais em Janet deixando-a nada tolerante com Pym e jogando na cara dele os seus erros do passado. Se envolve romanticamente com Gavião Arqueiro, que deixou Pym arrasado.

Quando a Feiticeira enlouqueceu e provocou a queda dos Vingadores, Janet saiu gravemente ferida, Gavião morreu e a equipe foi dissolvida. Pym permaneceu ao lado de Janet em sua recuperação o que a convenceu a dar uma nova chance.

Longe da vida heróica, o casal se mudou para o Reino Unido, onde Pym começou a trabalhar em Oxford.
10.0- Morte: O relacionamento dos dois novamente estava mal, Henry estava disposto a se dedicar a sua pesquisa e Janet, sem a atenção que gostaria do marido, sai, bebe e se recente de terem saído de Nova Iorque. Enquanto isso, Hank dá uma palestra sobre genética avançada e acaba tendo um caso com uma ouvinte, porém ela era uma skrull, ela o derrota e o substitui. Janet -sem nem suspeitar que Pym foi substituido por um Skrull- pegou seu ex-marido a traindo e sai inconsolada.
Depois de um tempo, Janet estava concentrada no desenho de novos uniformes de equipe, quando recebe a visita inesperada de seu ex-marido (na veradade o skrull) e aceita um presente de desculpas dele – um medicamento que supostamente melhoraria suas alterações de tamanho, mas na verdade o que ela acabou ingerindo foi um virus, uma arma do juízo final.
Janet começou a crescer descontroladamente gerando partículas Pym negativas que geravam energias corrosivas que afetavam a todos. Para todos sobreviverem, Thor cria um vórtice com seu martelo que a desintegra, fazendo o vírus sumir, salvando todos.
10.1- Luto: A pessoa que mais sofreu com a suposta morte de Jan foi seu ex-marido Hank Pym (o de verdade) que, como homenagem, assumiu seu codinome, sendo temporariamente conhecido como O Vespa.
Pym suspeita que Janet não foi desintegrada e sim convertida numa explosão viva de partícula Pym e se encontra no vazio do subespaço, a dimensão abaixo do microverso, mas suas suspeitas estavam parcialmente errada, na verdade a mulher que ele detectou eraCarina Walters.
Em um outro momento, Pym encontra uma Vespa-Deathlok e não consegue agir contra ela.  

10.1- Retorno: Janet estava viva durante todo esse período, perdida no Microverso e, depois de muito tempo finalmente consegue mandar um chamado para os Vingadores que vão até ela resgatá-la. Eles enfrentam um vilão chamado Lorde Gouzar e a trazem de volta.


11- Fabulosos Vingadores: De volta a ativa, integra uma equipe de Vingadores com diversos mutantes X-Men onde enfrentam Caveira Vermelha e os herdeiros de Apocalipse
uncanny-avengers-full

Citações:
aspasE quer saber de uma coisa, grandalhão? Se você casou comigo como Hank Pym, como Jaqueta Amarela ou como Mickey Mouse, não interessa.. A Partir de hoje nós somos marido e mulher!” ( Para Hank Pym – Avengers #60 (1969)
aspas Quando o mundo está prestes a acabar por causa de uma coisa que você criou e saiu de controle, ficar se gabando de sua inteligência não é legal.”. (Para Hank Pym – Avante Vingadores #18)
Edições Importantes:
  • Estréia:
Tales to Astonish nº 44 (1963). No Brasil: ??
  • Casa com Hank Pym:
Avengers #60 (1969). No Brasil: Heróis da Tv #37 (1982)
  • Libertadoras:
Avengers #83 (1970). No Brasil: ??
  • Encontro com Tony Stark:
Vingadores #224. No Brasil: ??
  • Skrull disfarçado de Pym lhe dá um virus mortal:
??. No Brasil: Avante Vingadores #24



Curiosidades:
av_janetvandyne
Significado de Vespa
Nome comum que se dá a todos os insetos himenópteros de diversas formas que possuem ferrão na extremidade do abdome, são gerados alados e com patas posteriores não achatadas, como o marimbondo.
No Brasil
A Vespa aqui no Brasil já foi chamada de “Vilma Vespa” e “Wasps” por outras editoras.
Em outros Países
Em espanhol a personagem é chamada de Avispa
Os muitos uniformes de vespa
Se tem uma coisa que Janet adorava é experimentar um uniforme novo.
Estilista e vaidosa do jeito que é, já dava pra deduzir. É melhor nem imaginar a sua gaveta de sapatos.
(Clique na imagem para ampliar)
Querendo ver mais uniformes, Clique aqui para conferir um site sobre os uniformes da heroína.
Safadenha

Janet, você é comprometida!! Comporte-se!

Violencia doméstica
Uma história marcante foi quando seu marido Hank Pym a agrediu. Lei Maria da Penha nele!
Jim Shooter disse que não pretendia que Hank Pym agredisse Janet em Avengers #213. Segundo Shooter, foi um erro do desenhista Bob Hall. Eles não tiveram tempo para alteração tendo que assumir o fato.
The Crossing
Nesta fase, a personagem se tornou um hibrido entre humano e inseto.
Essa fase foi duramente criticada pelos leitores, e a versão de vespa durou poucos meses até que a equipe pulasse para outra reformulação.


ERRO – Morreu ou não morreu ?
Em uma história de Hércules, o herói estava no além vida e encontra vários personagens mortos, inclusive Janet que tentava a sorte grande de retornar a vida em uma máquina caça-níquel. Com essa cena, não deixava duvidas que Janet estava realmente morta.


Mas depois, Bendis ignorou completamente essa cena ao fazê-la presa no microverso sendo resgatada pelos Vingadores, uma falha na continuidade das histórias. E, para quem pensa que ela pode ter voltado dos mortos e depois parado no microverso, essa frase quebra toda a teoria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário