Planeta Herois

Planeta Herois
Cartel PH

ESPIÃO PH

Planeta Heróis Show

sábado, 11 de julho de 2015

Cavaleiro da Lua - Marc Spector


Moon Knight – Doug Moench e Don Perlin
Primeira Aparição: Werewolf by Night #32 (1975)
Nome: Marc Spector
Outros Nomes: Steven Grant, Jake Lockley, Yitzak Topol, Punho de Konshu
Nacionalidade: Tcheco-americano (Chicago, Illinois, EUA) Terra 616
Raça: Humana (Alterado misticamente)
Status: Ativo


Poderes:
– Poder da Lua – A noite, Marc Spector têm força, agilidade, resistência e velocidades aumentadas de acordo com as fases da Lua. Na lua cheia pode suportar um peso de duas toneladas e se tornar quase invisível.
Durante seu tempo como avatar de Konshu:
– Poder da Lua, mas em um nível superior
– Visão Noturna
– Visão Astral
– Invisibilidade nas sombras
– Fator de Cura
– Resistência a ataques psíquicos
Equipamentos:
– Capa que o permite planar;
-Shurikens-lunares de adamantium;
-helicóptero adaptado,
-Uniforme de Kevlar que contém Adamantium em áreas estratégicas.
Habilidades:
Resistência Psiquica;
Piloto Expert;
Detetive Qualificado;
Especialista em interrogamento;
Grande atirador;
Mestre em todo tipo de arma inventada;
Mestre em artes marciais diversas;
Treinamento Militar de Elite;
Linguas: Inglês, Symcariano.
Características Psicológicas: Esquizofrênico, múltiplas personalidades
Características Físicas: Olhos e cabelos castanhos,Cicatriz sobre o olho esquerdo
Outras Características: De família judaica, converteu-se à antiga religião egípcia Khonshu. Muito religioso.
Afiliações: Vingadores da Costa Oeste, Defensores, Heróis de Aluguel (Knight e Wing), Cia, US Marine Corps, Marvel Knigths, Vingadores Secretos
Base de Operações: Mansão Spector
Ocupação: Vigilante e empresário da Spectorcorp.  ex-taxista (como Jake Lockley), Corretor de Imóveis, Mercenário, Espião e Soldado
Parentes Conhecidos:
Pai (morto) – Elias
Irmão (morto) – Randall Spector (Homem da Machadinha, Shadow Night) 
Relacionamentos: Lisa, Candace Calder, Marlene Alraune, Tigresa, Isabelle Kristel, Maya Lopez (Eco),
Biografia:
1- Origem: O pai de Marc Spector era um judeu ortodoxo que fugiu para os Estados Unidos durante a segunda Guerra mundial. Sua mãe morreu pouco tempo depois de seu nascimento.
  Marc Spector seguiu uma vida bastante materialista após rejeitar o estilo de vida de seu pai, um rabino. Ao atingir a maturidade, Marc ganhou a vida como boxeador, fuzileiro naval e contato da CIA, se tornando um agente de campo da CIA após duas missões. Lá ele trabalhou com várias pessoas que mais tarde iria interagir com Cavaleiro da Lua, incluindo William Cross (Fogo Cruzado) , Amos Lardner, e seu próprio irmão, Randall Spector .
Randall matou a namorada Lisa com um machado para impedí-la de expor um esquema ilegal; Spector revidou com uma granada e achou que Randall estava morto.
 Depois, Spector renunciou de seu cargo para transformar-se em um soldado mercenário onde trabalhou em conjunto com Roald Bushman, um terrorista de aluguel com o rosto tatuado. Em uma missão, Bushman planejava saquear o tesouro arqueológico do deus egípcio Khonshu, o deus da Lua. O arqueologista chamado Dr. Peter Alraune tentou impedir Bushman, mas teve o pescoço quebrado na frente de Spector.
Spector resolver se virar contra o seu chefe mas foi derrotado e largado para morrer no deserto.
Os seguidores do deus Khonshu encontraram Spector, que estava clinicamente sem vida, e fizeram um ritual sob a estátua do deus egípcio, que surge em uma visão e lhe oferece a chance de ser seu avatar na terra. Marc aceita e desfez a organização de Bushman nesta parte do mundo.
2- Cavaleiro Da Lua: Quando retornou para os Estados Unidos, decidiu seguir uma vida voltada para se redimir de seus atos, adotou um uniforme prateado em homenagem a Khonshu e se auto-denomina Cavaleiro da Lua, passando a atuar como vigilante da cidade.
Utilizou parte de seu dinheiro para comprar tecnologias e armamentos em sua luta contra o crime.
Empregou o seu amigo, Jean-Paul Duchamp, conhecido apenas comoFrancês, para infiltrar numa organização criminosa chamada Comitê, com o propósito de investigar seus negócios no submundo. Combatendo a organização, o Cavaleiro da Lua conseguiu por fim as suas operações criminosas. Iniciou um namoro com Marlene Alrauneque a ajudava em suas missões.
Conseguiu transformar numa fortuna o dinheiro que possuía como mercenário aplicando na bolsa de valores.
Adotou a identidade do milionário filantropo Steve Grant e, para investigar o submundo da cidade, ele adotou também a identidade de um motorista de táxi chamado Jake Lockley. E assim Spector seguiu vivendo 4 vidas diferentes.
Lockley desenvolveu uma rede de informantes, incluindo os sem-teto Bertrand Crawley , o dono de lanchonete Gena Johnson, e seus filhos Ricky e Ray.
O Comitê o contratou para capturar o Lobisomem (Jack Russell). Ele conseguiu, em grande parte graças à prata em seus equipamentos, no entanto, percebe que planejavam transformar a irmã de Russell em outro lobisomem e usá-los como armas. Ele troca de lado salvando Russel e sua irmã.
Lutou brevemente com os Defensores contra o Zodíaco mas prefere lutar sozinho, como contra Conquer-Lord.
Enfrentou Fogo-Cruzado para resgatar O Coisa. Enfrentou o seu irmão Randall.
Foi visitar seu pai em Chicago quando descobriu que ele estava morrendo, mas chegou tarde demais. Para seu horror, o túmulo de seu foi roubado por Zohar que usou o corpo como fonte de energia.
Sofreu um colapso mental grave e decidiu abandonar todas as suas identidades alternativas para estabelecer-se com Marlene. Também encontrou a paz por se reconciliar com o legado de seu pai, e decidiu se aposentar da vida heroica.
Spector desistiu da identidade de Steven Grant e vendeu o ídolo em uma galeria em Paris. Mas teve uma visão, no entanto, dizendo-lhe que “a imagem será entregue para o mal.” retornando como Cavaleiro da Lua, Marlene não pode mais tolerar seu comportamento esquizofrênico e o deixa.
No Vale do egípcio dos Reis, Spector conheceu três Anciães sacerdotes de Khonshu, que lhe disseram que  Khonshu tinha-o escolhido como um campeão terreno e deu-lhe novas armas.
3 – Vingadores da Costa Oeste: Se torna um aliado dos Vingadores da Costa Oeste desde o início da existência da equipe mas o herói inicialmente se recusou a participar da equipe, só entrando na equipe durante uma aventura temporal no Egito faraônico onde Spector os resgatou.
Se envolveu com a sedutora Tigresa.
A colega de equipe Harpia matou o Cavaleiro Fantasma e foi expulsa pelo líder e marido Gavião Arqueiro por isto. Cavaleiro da Lua e Tigresa tomaram as dores da heroína e saíram da equipe também.
Os três dissidentes junto com Bill Foster, o Golias Negro, enfrentam o Alto Evolucionário. Depois o trio enfrenta o grupo Night Shift.  Eles consultaram Hellstorm sobre o Cavaleiro Fantasma e Spector descobre sobre da presença de Khonshu em sua própria psique, Hellstorm convenceu o deus da lua se afastar. Livres da intromissão do Khonshu, Spector abandona a equipe.
4- De volta a Nova Iorque, Spector reúne novamente com Marlene e descobre que Jeff Wilde , filho de seu velho inimigo Homem da Meia-Noite, tentou tomar o seu lugar durante o seu tempo na Costa Oeste e agora queria tornar-se um aliado. Jeff se torna o Meia-Noite lutando contra o crime por algum tempo junto com Spector, até que Meia-Noite foi aparentemente desintegrado durante a batalha com o Império Secreto. Wilde tinha sobrevivido, no entanto,  foi transformado em um soldado ciborgue e agora acusava Spector de ser o responsável pela morte de seu pai. O conflito com o Império atraiu heróis como os Novos Guerreiros, Justiceiro e Homem-Aranha. Na batalha final, Wilde novamente morre aparentemente, esmagado pelos escombros quando a sede do império desaba.
Spector passou por outra experiência de quase-morte. E então descobriu que seu irmão Randall tinha sobrevivido, e estava tentando tomar o seu lugar como o campeão do Khonshu. Randall (como Shadowknight ) conseguiu usurpar os poderes de Spector temporariamente. Com a ajuda do Justiceiro, Spector derrota Shadowknight.
Para não ficar desatualizado, Spector continuamente atualiza seu próprio equipamento. Reformulou suas armaduras de Kevlar e seus dardos lunares com adamantium , e sua persona pública com uma empresa chamada Spectorcorp.
 Spector teve de lidar com uma contraparte malígna criada por Magus Warlock e pouco tempo depois, Spector foi definido pela Deusacomo um dos seres mais espirituais na Terra, graças às suas experiências de quase-morte e sua devoção a Khonshu.
O deus egípcio Seth atacou a Spectorcorp com um vírus de computador. Ao invés de deixá-lo destruir todo o conglomerado e seus colaboradores, Spector se deixou em quarentena em sua própria construção e morreu na crise que se seguiu.
5- Segunda Ressurreição: Khonshu ressuscita Spector novamente para enfrentar novamente Seth, que havia recrutado antigos inimigos de Spector como Bushman , o Espectro Negro e Morfeus. Usando um ídolo de Seth, eles tentaram quebrar uma conferência de paz na ONU. Spector frustrou a trama, destruindo o ídolo.
A CIA tentou assassinar Spector, porque ele sabia demais sobre os seus programas de controle da mente. Junto com um antigo caso na agência, Candace Calder, expôs os últimos atos de seus esquemas sinistros.
Ajudou o Pantera Negra a se reconectar com Bast , o seu próprio patrono. Apesar do pesadelo representado por um falso Khonshu tentar desviá-los de sua finalidade, o real Khonshu ajudou a terminar a missão.
Foi abordado por Porta dos Vingadores Centrais, que estava em busca de sangue novo para a sua equipe mas Spector o confunde com o Meia-noite, levando a uma briga. Depois do mal entendido resolvido, Spector não se alia a equipe.
6- Paladinos Marvel: Apesar de sua desconfiança de equipes, ao saber da equipe de paladinos urbanos que o Demolidor estava formando, se convida a participar e financiar a equipe, dando base, veículos e os equipamentos que precisassem. A equipe era formada por heróis como Viúva NegraAdaga e Mestre do Kung Fu e surgiu inicialmente para impedir o Justiceiro ao perceberem o perigo que Castle representa.
O vilao Zaran feriu Spector severamente e arruinou a equipe. Sem dinheiro, saúde e entusiasmo de continuar com a vida de herói, Spector se aposenta novamente.
7 – Problemas psicológicos: Spector finalmente teve a derradeira luta com Bushman quando o matou mas o preço foram seus dois joelhos quebrados.
Aleijado e desanimado, ele voltou-se para as drogas e álcool.
Durante a guerra civil entre heróis, Capitão América e Homem de Ferro tentaram recrutá-lo para os seus lados mas ele negou participar.
Encontros recentes forçam Spector para sacudir sua letargia, ao preço de alguma estabilidade psicológica. Ele ainda acredita que ele é o campeão do Khonshu, mas em sua mente Khonshu usa o rosto de Bushman. Enfrenta um retornado Meia-Noite, o Treinador e um Comitê revitalizado.
Cavaleiro da Lua teve de fingir a própria morte, quando Osborn enviou seus Thunderbolts para matá-lo.Depois disso, ele fugiu para o México por um tempo e, finalmente, se encontrou com Justiceiro.
Retorna a Nova York com Jake Lockley como sua personalidade dominante, mas ainda luta contra a sua natureza violenta e é perseguido por um pequeno algoz imaginário que o incita a matar enquanto tenta trilhar o caminho heroico sem matar vilões, o povo de Nova Iorque começa a vê-lo como um herói e não um vigilante assassino.

8- Vingadores Secretos: Cavaleiro da Lua aceita a proposta de Steve Rogers de integrar os Vingadores, essa equipe foi formada com o intuito de localizar ameaças secretas de alto nível para assegurar a população. Sua primeira missão foi ir atrás do Capitão Barracuda e salvar os tripulantes de um navio. Em seguida, Cavaleiro da Lua se infiltra na sede da Roxxon com o companheiro Vingador, Homem-Formiga.
Eles, então, tiveram que viajar ao planeta Marte para salvar outro companheiro de equipe, Nova que estava atrás da Coroa da Serpente. Após a ameaça em Marte, a equipe voltou para a Terra e muitas vezes se deparavam com o Conselho das Sombras, uma organização secreta que a muito andava sumida.
Alguns de seus companheiros de equipe, como Fera, não confiava em Spector devido à sua doença mental.

9- Esquizofrenia heróica: Mudou-se para Los Angeles para trabalhar como um produtor de televisão, estava em uma festa comemorando o sucesso de seu novo show, “The Legend of Khonshu”, quando sua celebração foi interrompida por uma chamada, e ele saiu para atender Wolverine , Homem-Aranha e Capitão América que os informou sobre criminosos que migraram para Los Angeles, e como agora ele opera lá, queria que descobrisse a razão.
A verdade é que os três vingadores não passavam de meras alucinações. Spector avista Mr. Hyde matando dois de seus capangas e o herói tira da posse do vilão um Ultron desativado.
A personalidade de Cavaleiro da Lua passa a variar, horas como Homem-Aranha, outras como Capitão-América ou violento como o Wolverine. Em missões esquizofrenicas, ele se apaixona por Eco, investiga uma série de assassinatos onde o principal suspeito era Daken e enfrenta o Conde Nefária que, em determinado momento mata Eco. Spector perde o controle e seu lado Wolverine mata as duas outras personalidades, e depois ataca selvagemente Nefária.
Depois enfrenta Madame Máscara e outra personalidade aflora em Spector, a da recém falecida Eco.  A cabeça de Ultron foi dada a Tony Stark , que fez uma forte impressão em Marc. Cavaleiro da Lua manifesta uma nova personalidade Homem de Ferro. Três meses depois, “Legend of Khonshu” é cancelado e Cavaleiro da Lua retorna a Nova York.

10- Vingadores versus X-Men: Alguns Vingadores vão até o Instituto Jean Grey impedir que alunos e professores se unissem a batalha mas a mutante Frenesi provoca uma briga entre eles. Para tirar Vampira de batalha, a faz tocar nele para assim absorver sua psiquê. Spector tem anos de prática e consegue manter suas múltiplas personalidades minimamente controladas mas foi forte demais para Vampira.
Citações:
aspasEu sou Cavaleiro da Lua. O portador do manto de Khonshu. Khonshu o portador da justiça. Eu sou a vingança.
Edições Importantes:
Primeira aparição: Werewolf by Night nº 32, 1975  No Brasil – Almanaque Premiere Marvel nº 3, 1982 (RGE)
( Contribuições: Bolivartrask, Caio Ribeiro, Lucas Coutinho, João Pedro nascimento Souza, Henrique Deadpool )
Bibliografia:


Curiosidades:
Transtorno de identidade dissociativa X Esquizofrenia
O transtorno de Identidade dissociativa, conhecido popularmente como Personalidade Múltipla, reflete um fracasso em integrar vários aspectos da identidade, memória e consciência. Cada estado de personalidade é vivenciado como se possuísse uma história pessoal distinta, auto-imagem e identidade própria, tendo inclusive nomes diferentes.
É geralmente confundido com a Esquizofrenia que seriam alucinações principalmente auditivas e delírios paranoides, podendo ter discurso desorganizado e pensar de forma disfuncional.
No caso do Cavaleiro da Lua, ele parece sofrer dos dois casos, assim como Deadpool. Sendo o primeiro com mais foco na múltipla personalidade e o segundo mais na esquizofrenia.
Mas é um erro pensar que um esquizofrênico tem múltiplas personalidades e vice-versa. Infelizmente os dois personagens acabam passando essa má impressão.
No Brasil
Quando suas histórias eram publicadas no Brasil pela RGE, ele era conhecido como Lunar, o Cavaleiro de Prata e só depois na editora Abril que mudaram o seu nome para Cavaleiro da Lua (o garoto que mandou a carta errou o nome mas podemos ver a grafia original na resposta.).
Historia repetida
A Editora Abril comeu mosca e publicou a mesma história do Cavaleiro da Lua duas vezes uma em Grande Herós Marvel #1 e em Hulk 42.

Batman
O personagem se parece muito com Batman da DC Comic, ambos são heróis noturnos, milionários que investem seu dinheiro em equipamentos para si.


Outras Mídias:
Filmes

Blade: A Serie (2006)

No episódio piloto entítulada Blade: A Nova Geração, quando a existência de vampiros é revelada a Krista, ela ironicamente diz: “e lobisomens também são reais?”. E ela recebe a resposta que “lobisomens são a especialidade do meu colega Mark Spector” Porém em nenhum momento o personagem chega a aparecer.
Semelhança com os Quadrinhos:
Diferença com os Quadrinhos:
Erros:
Jogos

Marvel: Ultimate Alliance (2006)

Plataformas:Game Boy Advance, Windows,PlayStation 2,PlayStation 3,PlayStation Portable, Wii,Xbox, Xbox 360
Desenvolvedores:Raven Software (Playstation 2, Xbox, Playstation 3, Playstation Portable, Xbox 360), Vicarious Visions (Plastation Portable, Wii), Beenox Studios (Windows), Barking Lizards Technologies (Game Boy Advance) Distribuidor Actvision
Moonknight
Personagem jogável.Pode ser visto em 3 uniformes e um 4º para Pc. O segundo da imagem é o de sua versão Ultimate.

Spider-Man: Web of Shadows (2008)

Plataforma: Pc, PlayStation 2, PlayStation 3, PlayStation Portable, Wii, Xbox 360, Nintendo DS
Desenvolvedor: Shaba Games, Treyarch (exc. X360), Griptonite Games (Nintendo DS) Distribuidor: Activision
Moonknight
Aparece diversas vezes dando missões para Spider-Man em New York, algumas vezes o levando em sua nave. O jogador pode convocar Moonknight para ajudar.

Marvel: Avengers Alliance (2012 – 201?)

Plataforma: Facebook
Desenvolvedor: Playdom Distribuidor:
Moonknight
é um herói a ser recrutado, depois que os jogadores cumprirem doze tarefas especiais. Assim como a Garota Esquilo, o Cavaleiro da Lua será liberado aos jogadores que conseguirem chegar ao fim das doze tarefas dentro do prazo determinado pela Playdom, criadora do game.

Lego Marvel (2013)

Plataforma: Microsoft Windows, Nintendo DS, Nintendo 3DS, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation Vita, Wii U, Xbox 360, Xbox One
Desenvolvedor: TT Games Dtstribuidor: Warner Bros. Interactive Entertainment


FONTE: PROTOCOLOS MARVEL

Um comentário:

  1. Um personagem fantástico, que deveria ser melhor explorado pela Marvel e ter um filme.

    ResponderExcluir