Planeta Herois

Planeta Herois
Cartel PH

ESPIÃO PH

Planeta Heróis Show

sábado, 20 de outubro de 2012

Supergirl (Super-moça) - Kara Zor-El ou Lenda Lee Danvers


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Supergirl
Supergirl
Supergirl por Adam Hughes e Jeremy Roberts.jpg
Publicado porDC Comics
Primeira ApariçãoComo Super-Girl:
Superman #123 (Agosto de 1958)
Como Supergirl:
Action Comics #252 (Maio de 1959)
Criado porOtto Binder
Curt Swan
Personagens
Kara Zor-El
Matriz
Linda Danvers
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada
Kara Zor-El, mais conhecida como Supergirl, ou Super-moça é uma personagem de histórias em quadrinhos da DC ComicsSupergirltambém é o nome de um filme de ação de 1984, com Helen Slater no papel principal, baseado na mesma personagem.

Origens

Na História da DC Comics, houve várias personagens e histórias que utilizaram o conceito de uma versão feminina do Superman.

Supergirl (protótipo)

A primeira vez que uma personagem chamada Supergirl apareceu foi em Superman #123 (Agosto 1958) numa história em que Jimmy Olsen, de posse de um totem místico, desejou a existência de uma Supergirl para ajudar Superman. Após mais atrapalhar do que ajudar, esta criatura morreu protegendo o Superman de um meteoro de kryptonita.

Supergirl original (Pré-Crise)

Em Action Comics #252 (Maio 1959), iniciou-se a publicação da série regular de estórias de uma prima adolescente do Superman, vinda diretamente do planeta Krypton.
Assim, na versão original a Supermoça é Kara-El, prima de Kal-El, o Superman. Ela havia sobrevivido a explosão de Krypton pois Argo City, a cidade em que morava, conseguiu permanecer intacta em sua redoma protetora. Quando, ao passar por uma chuva de meteoros, a aboboda e o solo de Argo City foi perfurado, radiação de kryptonita começou a vazar pelo solo. Isto foi matando os kryptonianos ali; como último recurso,Zor-El enviou Kara ao planeta Terra para se salvar na única nave existente. (quadrinhos da época não eram muito condizentes com a realidade, uma aboboda que suportasse a destruição dum planeta poderia ter facilmente repelido os meteoros… além do que, para começo de conversa, a abóboda não teria impedido os kryptonianos de morrerem pelo baque da explosão de Krypton, dado que eles não tinham poderes sob um sol vermelho). Vem para a Terra usando um uniforme parecido com o de seu primo. Ao encontrar Superman, este lhe pede que continue em segredo, até que ele resolva apresentá-la a Humanidade. Kara passa a viver então em um Orfanato (Midvale) com o nome de Linda Lee. Usa uma peruca morena de tranças, para esconder seu cabelo loiro. Depois foi adotada pelo casal Danvers, passando a se chamar Linda Lee Danvers. Apesar de permanecer em segredo, continua a agir como uma versão feminina do Superman. Em uma dessas saídas secretas, conhece Atlantis (a cidade de Aquaman) e namora um tritão adolescente (Jerro). Depois Superman finalmente a revela para o mundo. A Supermoça também entrou para a Legião dos Super-Heróis, onde conheceu Brainiac 5, outro de seus namorados.
Depois de várias mudanças de uniforme e relançamentos da personagem, a Supermoça original foi morta pelo Anti-Monitor na saga Crise das Infinitas Terras, publicada em 1985. Ademais, a própria saga eliminou quaisquer memórias a respeito desta Supermoça, dado que quando os heróis enfrentaram o Anti-Monitor na aurora do Tempo, a história foi mudada, e esta Supergirl nunca existiu para os efeitos do Pós-crise, sendo Superman o último kriptoniano vivo.

Poderosa

Poderosa era a versão feminina e prima do Superman da Terra 2, na dimensão da Terra 2. Sua primeira aparição foi em All Star Comics #58 (January/February 1976).

Supergirl (matriz)

John Byrne lançaria uma versão não humana da Supermoça que ficou conhecida como Matriz. Superman achou-a na dimensão chamada Mundo Compacto. Matriz foi uma criatura artificial criada pelo Lex Luthor daquele mundo, que era bondoso. Este Luthor usou DNA de Lana Lang do Mundo Compacto junto a uma substância chamada protomatéria.
Esta Lana havia morrido devido a destruição provocada por 3 criminosos kryptonianos que Luthor ingenuamente libertou da Zona Fantasma. Matriz tinha Super-força e velocidade mas diferente da Supermoça original ela era uma transmorfa e não era kryptoniana, ela também podia lançar poderosas rajadas mentais e tinha uma habilidade telecinética. Ela também podia assumir a forma de outras pessoas e ficar invisível.
Essa Supermoça chegou a se apaixonar por Lex Luthor do nosso mundo, acreditando que o mesmo fosse bondoso assim como o Luthor do Mundo Compacto e a ter um relacionamento com ele, e por muitos anos foi sua aliada. Mas após ela descobrir que ele tentou cloná-la várias vezes, ela tentou matá-lo e foi impedida por Superman. Após isso ela ficou vagando pela terra sem lembranças de seu planeta natal sem identidade e sem poucos laços afetivos.
Para salvar a vida de uma jovem chamada Linda Lee Danvers, ela fundiu-se com ela, tendo agora o poder de assumir uma identidade secreta real.

A nova Supergirl, rumo a Crise Final

Recentemente, em Superman/Batman #8, uma nova Supergirl, também prima de Superman, ressurgiu. Isto aparentemente elimina por completo quaisquer memórias a respeito da original.
Quando Krypton estava para explodir, o pai de Kara Zor-El, ajustou a espaçonave da filha para seguir a espaçonave do seu primo Kal-EL. Kara era uma criança crescida enquanto Kal-El era apenas um bebê rescém nascido. Durante a viagem pelo espaço Kara ficou em animação suspensa dentro de um enorme pedaço do planeta, ao chegar a terra o asteróide se quebrou e a nave caiu no porto de Gotham City e ela foi encontrada por Batman. Com a queda do asteróide no planeta, a Kryptonita passou a ser abundante e tendo também novas variações, como a Kryptonita vermelha, azul e preta. Ao ser encontrada por Batman, sozinha e assustada ela fugiu e tempo depois descobriu que seu primo é o heroi conhecido como Superman e é mais velho do que ela. Em uma de suas aventuras teve de enfrentar Lex Luthor, e quando estava prestes a morrer, Luthor lançou um raio de kryptonita negra nela fazendo com que seu lado sombrio saísse dela, e forçando-a a enfrentar seu demônio interior.
Kara residiu na Ilha paraíso junto com a Mulher-Maravilha e lutou no espaço (durante a saga Crise Infinita) para proteger o mundo.
Na saga da "Nova Krypton", supergirl teve sua verdadeira origem revelada após ser abduzida por Brainiac, descartando sua história anterior. ela foi a sobrevivente que escapou da destruição de Argo City, cidade que escapou milagrosamente da explosão de Krypton num grande bloco de asteroíde que se converteu em anti-kryptonita, devido a alta concentração de chumbo no solo da cidade. fugindo nos dominios de Brainiac, salva pelo seu pai Zor-EL numa espaço-nave partindo para a Terra. com a explosão de Argo City causada por Brainiac, a sua espaço-nave foi engolida pelos grandes fragmentos da cidade em rota de direção para a terra.
Após uma grande explosão, todos os super-heróis que lutavam no espaço foram mandados para lugares diferentes (como visto na minissérie 52).
Ao fim da Crise Infinita, Supergirl foi para o século 31 e está lutando ao lado da Legião dos Super-Heróis. Ela também aparece nas revistas do Superman. Nestas histórias, lutou junto com Poderosa para proteger a cidade de Kandor. Logo após estas lutas, ela vive hora como uma adolescente, hora protegendo o mundo como a Supergirl, nas últimas temporadas enfrentou anjo negro por essa considera-lá uma anomalia (seres que deveriam morrer na crise mas sobreviveram), ela é interrompida por um monitor de prosseguir no teste contra supergirl, logo em seguida chega Pariah um ser encapuzado que diz que ela tem que "quebrar" a sequência de eventos do "grande desastre" daí ela ter passado nos testes da agente Anjo Negro, enfrentou um dilema com as amazonas numa "brecha" da saga O ataque das amazonas, logo após se reencontra com dois legionários: Val Armorr (o karate kid) e Una (a antiga dama-tripla).
Agora ela esta ajudando a "quebrar" a sequência de eventos para evitar a crise final.

Smallville

Os primos saem em busca da nave de Kara, que aparentemente está nas mãos do serviço secreto americano. Clark ensina Kara a usar a super-audição, o que lhe permite identificar o sinal sonoro da Casa de El,emitido pela nave em uma frequência que os humanos não podem rastrear.No final do episódio, a nave de Kara é destruída, embora a moça afirme que isso não destruiu um cristal de Zor-El que se encontrava em seu interior.
Clark leva Kara ao rancho. Apesar de a jovem ainda estar chocada com a notícia do fim de seu mundo, compartilha algumas lembranças de Krypton com Clark a respeito de Lara, a mãe biológica do protagonista da série, por quem a moça nutria um forte afeto.
Clark vai à Fortaleza da Solidão e interpela a memória de Jor-El para entender porque ele nunca havia mencionado Kara (a não ser por uma implícita referência no último episódio da terceira temporada).Jor-El se mostra surpreso diante da notícia da chegada de Kara e ordena a Clark que a vigie, pois não seria digna de confiança, assim como Zor-El.
Em uma das ultimas temporadas, a personagem se despede do primo dizendo que irá procurar noticias sobre Kandor. Na temporada 9, Kandor e os seus habitantes são muito citados, mas ainda não se tem noticia de Kara. Na temporada final Kara retorna e se mostra ao mundo como nova super-heroina, ela avisa Clark da vinda de Darkside. No episódio 20 da décima temporada kara percebe que seu primo não precisa mais dela, pois está pronto para se tornar o superman, e decide usar o anel da Legião e ir para o futuro,assim é o desfecho da personagem na série.

Poderes e habilidades

Com exceção de Matriz, todas as personagens chamadas Supergirl tinham poderes semelhantes a Superman (veja Lista de poderes e habilidades do Superman), incluindo super força física, altíssima invulnerabilidade, capacidade de voo em velocidade super-sônica, sopro congelante, visão de raio X, visão de laser e etc.




SuperGirl (Série de TV Live Action)

A série vai lançar em outubro de 2015, desta vez Melissa Benoist será a Kara.




Supermoça (Pré-Crise)





Nome: Linda Danvers/Kara Zor-El
Nome original: Supergirl
Licenciador: DC Comics 
Criado por:






Grupos



  • Legião dos Super-Heróis
  • Kryptonianos


  • Apareceu pela primeira vez em 1959, no n° 252
    da revista “Action Comics”. 

    A Supermoça é Kara-El, prima de Kal-El, o Superman. Ela havia sobrevivido a explosão de Krypton pois Argo City, a cidade em que morava, conseguiu permanecer intacta em sua redoma protetora. Quando, ao passar por uma chuva de meteoros, a aboboda e o solo de Argo City foi perfurado, radiação de kryptonita começou a vazar pelo solo. Isto foi matando os kryptonianos ali; como último recurso, Zor-El enviou Kara ao planeta Terra para se salvar na única nave existente. Vem para a Terra usando um uniforme parecido com o de seu primo. Ao encontrar Superman, este lhe pede que continue em segredo, até que ele resolva apresentá-la a Humanidade. Kara passa a viver então em um Orfanato (Midvale) com o nome de Linda Lee. Usa uma peruca morena de tranças, para esconder seu cabelo loiro. Depois foi adotada pelo casal Danvers, passando a se chamar Linda Lee Danvers. Apesar de permanecer em segredo, continua a agir como uma versão feminina do Superman. Depois Superman finalmente a revela para o mundo.

    Em 1985 foi feito um filme para o cinema, com Helen Slater no papel principal. 

  • Supermoça III (Linda Danvers - Pós-Crise)



    Nome: Linda Lee Danvers
    Nome original: Supergirl (Linda Danvers - Pós-Crise)
    Licenciador: DC Comics 
    Criado por:



    Outras identidades
  • Supermoça II (Matriz - Pós-Crise)


  • Em 1996 foi lançada a revista "Supergirl" 1, onde novos autores resolveram fazer uma daquelas mudanças para resolver as eternas contradições de continuidade e também para alavancar as vendas. Assim, "Mãe" entra em crise de identidade (por achar que é um ser artificial sem alma) e vaga por aí até que encontra uma garota semi-morta chamada Linda Danvers (que, a rigor, era o nome da Supergirl dos anos 50). Ao tocar na moça, as duas se fundem em uma só. Na verdade, a história é muito confusa, envolvendo várias personalidades de várias personagens, trocas de identidades etc. Se a ideia original de 1986 já era meio estranha, com a ideia do protoplasma, agora ficou mais confusa ainda. Em 2008, a personagem (ou personagens) começou a aparecer em histórias sobrenaturais. Tudo muito complicado. Nem mesmo o pessoal da DC se entendia sobre essa nova Supergirl/protoplasma/Linda Danvers. Em uma entrevista ao site Newsarama, por exemplo, após a série "Crise Infinita" (2005-06), Dan Didio, chefão da editora, afirmou que a Supergirl/protoplasma (ou "Matriz") foi eliminada da existência durante uma daquelas viagens espaço-temporais da DC. No entanto, logo depois, o roteirista Geoff Johns desmentiu o chefe. De fato, Linda Danvers (sem a "Matriz") reapareceu em 2008, sem grandes explicações. Na verdade, os editores e roteiristas da DC caíram na própria armadilha que criaram. E a solução, pelo que tudo indica, está longe de acontecer.

  • Supergirl IV (Pós-Crise)



    Nome: Kara Zor-El
    Nome original: Supergirl
    Licenciador: DC Comics 



    Grupos
  • Renegados III
  • Kryptonianos
  • Legião dos Super-Heróis (Terra-Primordial)
  • Liga da Justiça da América


  • Quando Krypton estava para explodir, o pai de Kara Zor-El, ajustou a espaçonave da filha para seguir a espaçonave do seu primo Kal-El. Kara era uma criança crescida enquanto Kal-El era apenas um bebê recém-nascido. Durante a viagem pelo espaço Kara ficou em animação suspensa dentro de um enorme pedaço do planeta, ao chegar à Terra, o asteróide se quebrou e a nave caiu no porto de Gotham City, onde foi encontrada por Batman. Com a queda do asteróide no planeta, a Kryptonita passou a ser abundante e com novas variações, como a Kryptonita vermelha, azul e preta. Ao ser encontrada por Batman, sozinha e assustada, Kara fugiu e tempos depois descobriu que seu primo era o Superman. Atualmente Kara segue o legado de seu primo, Superman, e já residiu na Ilha Paraíso. Hoje reside em um apartamento em Manhattan.

    Em uma de suas aventuras teve de enfrentar Lex Luthor, e quando estava prestes a morrer, Luthor lançou um raio de kryptonita negra nela, fazendo com que seu lado sombrio se sobressaísse, forçando-a a enfretar seu lado negro interior.

    O primeiro encontro da heroína com os Titãs foi catastrófico, culminando numa batalha na qual Kara entrenfa quase todos os Titãs. Passando o tempo, Kara e Cassie, a Moça-Maravilha, acabaram tornando-se muito amigas, devido às ligações que tiveram na Ilha Paraíso. Kara também teve como namorado o ex-Titã conhecido como Powerboy, o qual ficou fascinado pela garota.

    Kara e Cassie lutaram juntas no Ataque das Amazonas e, ao que parece, esse foi um passo para a entrada da garota na equipe adolescente.

    Supergirl possui todos os poderes do Superman, ou seja, pode voar, possui super-força, super-velocidade, visão de calor, etc. E também possui cristais implantados em seu corpo no passado pelo seu pai, que se manifestam apenas em situações de muito estresse, como quando a heroína enfrentou Cassandra Cain, a Batgirl.



    Supermoça II (Matriz - Pós-Crise)






    Nome: 

    Nome original: Supergirl (Matrix)

    Licenciador: DC Comics 

    Criado por:






    Outras identidades
  • Supermoça III (Linda Danvers - Pós-Crise) (Linda Lee Danvers)




  • Quando a editora DC resolveu reformular seus títulos da linha "Superman", em meados dos anos 80, foi decidido que o famoso Homem de Aço seria o único sobrevivente do planeta Krypton. A ideia era trazer a historieta de volta às suas raízes de 1938, quando aquele poderoso herói era o único kryptoniano restante (ideia que foi deturpada no decorrer dos anos 40/50, quando começaram a surgir nos gibis vários outros sobreviventes). Por isso, quando Supergirl, a prima adolescente do famoso herói (um Superman de saias) nos anos 50/60/70, foi trazida de volta para a nova e zerada continuidade, foi apresentada como um ser artificial feita por humanos de um universo paralelo (uma Terra igual a nossa, só que em outra dimensão), e não mais como uma poderosa alienígena. Ela acaba vindo à Terra e se torna uma heroína local.




  • Essa segunda Supergirl fez sua estréia no nº 16 da nova revista "Superman", com data de abril de 1988. Na trama, essa Supergirl foi tutelada pelo kryptoniano indestrutível, que confiou sua educação aos pais adotivos dele do Kansas, o bondoso casal Jonathan e Martha Kent. Os Kent a batizaram de "Mae". Ao contrário da sua antecessora, essa nova heroína tem um poder a mais: como é feita de protoplasma, pode assumir a forma que bem entender.
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário