Mulher-Maravilha
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Dados da publicação
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Primeira aparição
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Características do personagem
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Terra natal
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Embaixadora,
Guerreira e aventureira
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Parceria
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Base de operações
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Situação presente
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Ativa
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Entre várias
habilidades, podemos citar:
§ Super Força;
§ Velocidade,
reflexos, resistência, durabilidade e audição sobre-humanas;
§ Voo;
§ Mestre em combate
corpo-a-corpo e habilidade com armas de combate;
§ Empatia com
animais;
§ Resistência à magia
§ Habilidade para
descobrir a verdade;
§ Acesso à armas
mágicas;
§ Imortalidade (Por
causas naturais).
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A Mulher-Maravilha (em inglês Wonder Woman) é uma super-heroína de histórias em quadrinhos e desenhos
animados da DC
Comics. Ela é a princesa de Themyscira (às vezes chamada
de Ilha Paraíso), filha da rainha das amazonas, Hipólita.
Sua mãe a criou a partir de uma imagem de barro, à qual cinco deusas do Olimpo deram vida e
presentearam com superpoderes. Já adulta, foi enviada para o "mundo dos
homens" para espalhar uma missão de paz, bem como lutar contra o deus da
guerra, Ares.
Tornou-se integrante da Liga da Justiça,
assim como Superman eBatman. Foi a primeira heroína a ser criada,
em 1941,
pela DC
Comics. Estreou em All Star Comics #8 (Dez. 1941).
Publicação
Em entrevista datada de 25 de outubro de 1940,
conduzida pela sua aluna Olive Byrne (sob o pseudônimo de "Richard
Olive") e publicado pelaFamily Circle com o título de
"Não ria dos Quadrinhos", William Moulton Marston descrevia o que
viu como o potencial educacional das histórias em quadrinhos (um artigo deu
sequência a entrevista e foi publicado dois anos mais tarde em 1942).[1] Este artigo chamou
a atenção de Max Gaines, que empregou Marston como consultor
educacional da National Periodicals e All-American Publications, duas das companhias
que se fundiriam para dar forma a futura DC Comics. Foi nesta
época que Marston decidiu criar um novo super-herói.
No início dos anos 1940, a DC Comics era dominada pelos
personagens masculinos com superpoderes tais como Lanterna Verde, Batman, e o principal deles, Superman. Atribui-se
à esposa de Marston, Elizabeth Holloway Marston, a ideia de se
criar uma super-heroína:
Marston apresentou a ideia à Max Gaines,
co-fundador (junto com Jack Liebowitz) de All-American Publications.
Marston desenvolveu a Mulher-Maravilha junto com Elizabeth.[2] Para criar a
Mulher-Maravilha, Marston foi inspirado também por Olive Charles Byrne, uma mulher que viveu com
ele em situação de poligamia[3] Para escrever as
aventuras em quadrinhos da nova super-heroína, Marston usou o pseudônimo de
Charles Moulton, combinando seu nome do meio com o de Olive.
Daí, "a Mulher-Maravilha é a propaganda
psicológica para o novo tipo de mulher que deve governar o mundo", Marston
escreveu.[4] EmboraGloria Steinem tivesse colocado a
Mulher-Maravilha na primeira capa autônoma de Ms em 1972, Marston,
escrevendo bem antes, projetou a Mulher-Maravilha como representante de um
modelo particular do poder feminino. O Feminismo discute que as
mulheres são iguais aos homens e devem ser tratadas como elas são.
Outros
nomes
Na versão brasileira, já foi erroneamente traduzida
como Super Mulher na editora Orbis e Miss América na época da Editora Ebal, o nome só mudou de nome quando o serie
de TV Mulher
Maravilha foi exibido no país[5]. Isto é
digno de nota, pois a DC Comics já possuía uma heroína chamada Miss America, e
também a Marvel.
Em Portugal,
a Mulher-Maravilha é traduzida como Supermulher, o que também é
errôneo.Supermulher é o nome de duas personagens
já existentes da DC Comics, sendo uma vilã do Sindicato
do Crime, e outra uma heroína que apareceu em duas aventuras de
Superman, e deixou de existir após Crise nas Infinitas Terras.
Características
Aparência
Basicamente, a Mulher-Maravilha é uma mulher
caucasiana de cabelos pretos (os quais já foram curtos, longos, encaracolados e
lisos), usando uma tiara dourada com uma estrela, um traje que combina bustiê
vermelho com uma águia dourada como símbolo (sendo substituída por um duplo
"W" nos anos 1980 até então), short azul com estrelas
brancas e botas de cano longo vermelhas.[6] Depois da guerra
civil em que sua mãe foi deposta do trono das Amazonas, a Mulher-Maravilha
deixou de usar a tiara.[7]
Poderes
e habilidades
Os poderes da Mulher-Maravilha são enormes:
gigantesca força física sobre-humana (capaz de ser quase comparada com a de Superman, sendo ela
capaz de erguer bilhões de toneladas com relativa facilidade), capacidade de
voar em velocidade gigantesca, agilidade sobre-humana (podendo apanhar uma bala
no ar, por exemplo), além de resistência física que, no entanto, é de medição
confusa, dado que ela pode suportar rajadas de raios supersônicos de seres
poderosos, mas não resiste a balas, flechadas e tiros, usando seus braceletes
para desviá-los.
É dito que tem a força de Hércules, a
sabedoria de Atena,
a beleza de Afrodite e a velocidade de Hermes. Na era Pré-Crise, ela tinha
apenas o dom de planar (a poucos metros do chão), sendo essa habilidade
substituída anos depois pela capacidade de voar propriamente dita (atribuída em
versões atuais). Também no Pré-Crise, ela possuía telepatia.
Também é treinada em todas as habilidades de luta
armada e desarmada da antiga Grécia. Fala as línguas Themysciriana, Grego moderno e antigo, inglês, português, castelhano, francês, japonês, chinês, alemão, russo, coreano e hindi.
Armas
e equipamentos
A Mulher-Maravilha, além dos poderes, recebeu dos
deuses presentes que ajudam a aumentar suas habilidades: dois braceletes
indestrutíveis, que usa para desviar projéteis e raios, uma tiara que pode ser
usada como bumerangue e um laço mágico inquebrável que faz com que as pessoas
tocadas digam a verdade. O laço também fez o deus Ares enxergar a loucura
de seus atos, pois se destruísse todos os humanos, não teria mais adoradores.
Em histórias posteriores, escritas por Joe Kelly (o arco "Paraíso
Imperfeito", na revista em quadrinhos/banda desenhada da Liga da Justiça)
foi explicado que este laço (às vezes apelidado de laço da verdade) é um
símbolo da verdade em nosso mundo, cabendo a Mulher-Maravilha, portanto, o
papel de guardiã da verdade. A Mulher-Maravilha possuía uma espécie de rádio
receptor/emissor de ondas telepáticas, com os quais podia se comunicar com as
Amazonas que estavam em Themiscyra.
Na versão original a Mulher-Maravilha possuía um
avião invisível feito do metal fictício Amazonium (pois ela não voava), causa
de muitas piadas (na revista MAD,
por exemplo) e que aos poucos foi sendo retirado das histórias. Mas seu uso
destacado no seriado da TV dos anos 1970 e nos desenhos dos Super Amigos, fez
com que ele fosse reutilizado algumas vezes nesse período. Com a versão da
Mulher-Maravilha de George
Perez, foi estabelecido que ela pode voar com seus próprios poderes;
o avião foi descartado. Recentemente, o avião foi reintegrado a cronologia,
sendo um dote da raça dos aliens lansiranianos.
História
A Ilha Paraíso era habitada pelas
antigas amazonas da mitologia, e
não havia homens na ilha. A Mulher-Maravilha veio ao mundo na Ilha Paraíso como uma estátua
de menina criada por Hipólita,
rainha das amazonas. Tão apaixonada por sua escultura, a rainha pediu aos
deuses que dessem vida a figura, e foi atendida (semelhante ao mito grego de Pigmaleão). Recebeu
o nome de Diana. Junto com a vida, os deuses também deram várias habilidades a
garotinha, que já em tenra idade era forte capaz de arrancar uma árvore a mãos
nuas e correr mais que uma gazela.
Quando Diana estava adulta, Steve Trevor, piloto
da Força Aérea americana colidiu com seu avião na Ilha Paraíso. A Rainha
Hipólita decretou que a amazona que vencesse diversas provas
entre elas teria a incumbência de levar Steve de volta aos Estados Unidos, e se
tornaria uma campeã em nome das amazonas em território americano. Proibida de
participar por sua mãe, Diana se disfarçou e ganhou o contesto, que incluía
lutas armadas sobre kangoos (espécies de canguru nativos da Ilha Paraíso),
competição de corrida, e aparar balas com seus braceletes.
A Mulher-Maravilha adotou a identidade secreta de Diana Prince, uma
enfermeira da Força Aérea americana. Era apaixonada por Steve Trevor. Nesta
versão ela não voava realmente (planava em correntes de ar) e usava um rádio de
ondas telepáticas.
Na história publicada em Sensation Comics #1, janeiro de 1942, havia uma
enfermeira de nome Diana Prince, a qual a Mulher-Maravilha ajudou. Esta Diana
aceitou deixar que a super-heroína, que desejava ficar do lado do paciente
Steve Trevor, assumisse sua identidade enquanto ela partiu para junto de um
soldado namorado seu, que estava na América do Sul. Uma das personagens
coadjuvantes de maior sucesso era a gordinha Etta Candy, uma das
fãs da Mulher-Maravilha denominadas "Garotas Hollyday" (conforme
tradução para o português na revista brasileira "Coleção DC 70 anos
#3", da Editora Panini, julho de 2008).
Como oponentes, a Mulher-Maravilha tinha diversos
vilões clássicos da Era de Ouro dos Quadrinhos (Maligna
(originária de Saturno), Giganta, Mulher-Leopardo, Rainha Clea (da Atlântida),
Doutora Veneno, a sacerdotisa Zara), algumas reformuladas na Era de Prata e que
continuam aparecendo nas histórias modernas.
Sem
poderes
No ano de 1969, as amazonas alcançaram seu 10.000º
ano na Terra, e com isso tinham que se deportar para outra dimensão, a fim de
renovar seus poderes. A Mulher-Maravilha recusou-se a acompanhá-las, pois Steve Trevor, seu
amado, havia sido culpado de alta traição pelos Estados Unidos da América, e ela queria encontrá-lo e
ajudar a limpar seu nome. Como resultado, Diana perdeu seus poderes e pediu
afastamento da Liga da Justiça.
Diana abandonou as roupas tradicionais e os óculos,
e passou a adotar um novo visual, para chamar a atenção de Steve e fazer com
que ele esquecesse a Mulher-Maravilha e passou a usar o nome Diana Prince. Ela,
neste estado, estrelou uma série cujo título em português era As aventuras de
Diana (publicada na revista brasileira Quem Foi? da Ebal[8], com
algumas histórias reeditadas pela Abril), na qual era um tipo de agente
secreto, ajudada por I-Ching,
um mestre oriental.
A ausência de poderes durou até 1972, quando Gloria Steinem, a
editora real da revista feminista Ms. Magazine (já citada),
ofendida pelo fato da maior super-heroína estar sem poderes, a pôs na capa da
revista Ms. Magazine #1 com seu traje
original. Isto gerou polêmica, e a DC rapidamente, em fevereiro de 1972,
restaurou a Mulher-Maravilha com seu traje e poderes clássicos.[9]
"Morte"
No final de Crise nas Infinitas Terras, a Mulher-Maravilha
recebeu uma rajada do Antimonitor,
que involuiu seu corpo de modo que retornou no tempo, voltando a ser barro da Ilha Paraíso. Um
último tributo a Mulher-Maravilha Pré-Crise foi vista em Legend of Wonder Woman, minissérie escrita por Kurt Busiek, 1986.
Nesta saga, as amazonas se reúnem perante Hipólita, que conta uma aventura de
Diana que houve antes de sua "morte". Ao final, a deusa Afrodite aparece, e diz que
estava usando seu poder para manter esta versão pré-crise da Ilha Paraíso e
suas habitantes a parte das mudanças causadas pela Crise nas Infinitas Terras;
Hipólita diz que não deseja isso. Afrodite então atende seu pedido, eliminando
os escudos místicos sobre a ilha. A ilha e as amazonas pré-crise começam a se
dissolver, como se nunca tivessem existido. Como um último suplício, Afrodite
as transforma em estrelas. Todas as memórias e existência desta versão da
Ilha-Paraíso, assim como a Mulher-Maravilha do Pré-Crise, deixam de existir…
A primeira aparição de Mulher-Maravilha, na
cronologia DC pós-Crise, é Wonder
Woman vol. 2, #1 (Fev. 1987). Como super-heroína atuando com os outros heróis,
ela apareceu na minissérieLendas.
De acordo com a última redefinição da cronologia da
Mulher-Maravilha feita por George
Perez após a Crise nas Infinitas Terras, Hipólita e o restante das amazonas seriam a
reencarnação de mulheres que ao longo da história morreram como resultado do
ódio e da incompreensão dos homens. No caso, Hipólita foi a primeira mulher
morta por um homem; a Princesa Diana (A
Mulher-Maravilha) era a encarnação da filha não nascida desta mulher. Antes de
serem exiladas na Ilha Paraíso, as Amazonas viveram na Grécia, de onde
foram banidas após um conflito com Herácles(Hércules) e seus
exércitos. Mulher-Maravilha só teria vindo ao mundo dos homens após Crise, o
que também causou dela não ter participado da fundação da Liga da Justiça.
Atualmente ela também não possui identidade secreta. A Mulher-Maravilha ganhou
de Gaia, a Deusa Terra, o poder da telepatia e também o poder dos braceletes,
que ao serem tocados soltam rajadas cósmicas capazes de ferir super-seres,
além, é claro, de nenhum telepata conseguir invadir sua mente, graças à tiara.
Etta Candy se casaria com o já idoso Steve Trevor, reintroduzido nas aventuras
atuais.
Outras versões
Mulher-Maravilha
da Terra 2
Veja artigo principal Mulher-Maravilha da Terra 2
Em 2011, a DC Comics anunciou a reformulação de 52
de seus maiores personagens,[10] inclusive da
Mulher Maravilha. Sem nenhuma ligação com Batman, nem com qualquer outro
personagem da DC, Mulher Maravilha aparece ainda mais profundada na mitologia
grega revelando ainda mais segredos.
Na oitava edição da publicação, a personagem passa
a utilizar armas de fogo e armadura.[11]
Inimigos
§ Giganta
§ Ares
Outras mídias
A
atriz Lynda Carter interpretou a personagem na série de televisão exibida
durante a década de 1970.
Série
de televisão
Ver artigo principal: Wonder
Woman (série)
Na década de 1970 a personagem foi interpretada por Lynda Carter em uma série de
televisão exibida pelo canal CBS nos Estados Unidos. Pela sua beleza e
plástica, Adrianne Palicki,
foi recentemente escolhida (fev/2011) para ser a protagonista da nova série
Mulher Maravilha pela NBC.
Filme animado
Filme
Em 2007 a Warner Bros teve a idéia de
fazer um filme da Mulher Marvilha. Algum tempo saiu um poster do filme com a
atriz Megan
Fox no papel.
Jogos eletrônicos
A Mulher-Maravilha já apareceu em 2 jogos
eletrônicos: um exclusivo da DC Comics, "Justice League", em que
certas vezes atua com Zatanna e Superman. Já o outro é "Mortal
Kombat vs DC Universe",
onde aparece no enredo da história. Ela está na sua ilha, quando esta começa a
se fundir com a Ilha do Mago Shang Tsung [do Mortal Kombat]. Ela não deseja
lutar, mas o mago diz que a ilha é sua. Após travarem um combate, Batman
contacta Diana, dizendo que a Terra está em constante estado de fusão com outro
universo. Linhas amarelas brilhantes separam os dois universos.
Diana tem a missão de procurar e achar Superman,
que desapareceu após a derrota de Darseid. Ela procura na Metrópole, quando a
Princesa Kitana [Mortal Kombat] aparece e diz que o mundo está rumo ao apocalipse.
Após uma luta, Kitana foge e Mulher-Maravilha acha Superman. Ele estava
congelado pelo Ninja Lin-Kuei Sub-Zero [Mortal Kombat]. Diana luta com Sub-Zero
e salva Superman. Ela pergunta quem está atrás dessa invasão, então o guerreiro
responde que os invasores são eles.
Apos conversar com Sub-Zero e prendê-lo, Diana é
informada que a Base da Liga está em crise, e o Capitão Marvel está
enlouquecido (chamada "Rage"). Todos os personagens, Mortal Kombat e DC, sofrem
de uma enxaqueca, resultado da fusão de 2 mundos. Isso ocorre pois, SHao Khan
(Mortal Kombat) e Darkseid unem forças, causando assim uma enorme confusão. O
Capitão Marvel não consegue se controlar e acaba atacando Lanterna Verde. Após
lutar com ele, Diana vê que ele fala que a "Raiva" irá consumí-lo e
clama por ajuda.
Junto com Sonya Blade Mortal Kombat, foi a
única mulher do jogo a ter um capítulo inteiro para si no modo Story.
Curiosidades
§ O distribuidor de
revistas norte-americano Todd McDevitt pediu Maribeth Castelli em casamento por
meio de uma história da Mulher-Maravilha. Ele procurou o editor-chefe da DC
Comics, Paul
Levitz, e lhe perguntou se seria possível publicar a proposta.
Levitz levou a ideia para o editor da revista, que acabou topando. O pedido
apareceu na página 20 da publicação número 179 e foi elaborado por Phil Jimenez com base em fotos
do casal.
§ Em um episódio de Os
Padrinhos Mágicos, Timmy e Poof são raptados por uma águia, e Wanda
diz: "Wanda Maravilha ao resgate!", e se veste como a Mulher
Maravilha, uma clara paródia da super heroína
§ Em Luzes,
Drama, Ação no episódio 17 Lindsay relembra a Mulher Maravilha
de antigamente com o seu avião invisível.
Notas e
Referências
8. ↑ Resenha - As Aventuras de Diana # 1 (Ebal) - Revista
mensal (em português) (11/07/04).
Página visitada em 06/11/2009.
9. ↑ Saia Justa: O Feminismo nos Quadrinhos (em
português). site Fanboy. Página visitada em
06/11/2009.
10. ↑ NALIATO, Samir (31 de agosto de 2011). Guia da Reformulação DC: conheça as novas revistas.
Universo HQ.
11. ↑ BORGO, Érico (16 de Abril de 2012). Mulher-Maravilha ganha armas e armadura em nova HQ. Omelete.
Ver também
Mulher-Maravilha II
Nome: Ártemis
Licenciador: DC Comics
Criado por:
William "Bill" Messner-Loebs
Amazona que ganhou o direito de ser a nova "Mulher Maravilha", substituindo a princesa Diana. Seu nome é uma homenagem à deusa da caça. (ALR)
Mulher-Maravilha III
Nome: Hipólita
Licenciador: DC Comics
Outras identidades
Grupos
Mulher-Maravilha IV
Nome: Donna Hinckley Stacy Troy
Nome original: Wonder Woman IV
Licenciador: DC Comics
Outras identidades
Mulher-Maravilha V
Nome: Cassandra Sandsmark
Licenciador: DC Comics
Grupos
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