Planeta Herois

Planeta Herois
Cartel PH

ESPIÃO PH

Planeta Heróis Show

sábado, 20 de outubro de 2012

Kriptonitas


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
http://blogs.publico.es/comics/files/2008/03/kr.jpg

Nas histórias relacionadas ao Superman (histórias em quadrinhos, filmes e séries de TV), a kryptonita é um mineral que tem o efeito principal de enfraquecer o (de outro modo invulnerável) Super-Homem.

O mineral, usualmente explicado como tendo sido criado dos restos do planeta natal do SupermanKrypton, geralmente tem efeitos nocivos ao Superman. O nome "kryptonita" cobre uma variedade de formas do mineral, mas usualmente se refere à forma mais comum, a Kryptonita Verde.
O primeiro encontro de Superman com a kryptonita não aconteceu nos quadrinhos. Foi na verdade introduzida em 1943 na série de rádio do Superman, tanto como um elemento de roteiro como para permitir que o ator que interpretava o Superman, Bud Collyer, pudesse ocasionalmente descansar. Demorou até 1949 para que as histórias em quadrinhos incorporassem esta idéia, tento como um perigo e fraqueza conveniente como para adicionar um elemento interessante para suas histórias.
A primeira idéia de Kryptonita foi criada em 1940 pelo co-criador do SupermanJerry Siegel, em uma história que envolvia um pedaço de Krypton, chamado de "K-Metal", que roubava a força de Superman enquanto dava aos terráqueos super-poderes, mas nunca foi publicada.
Curiosamente, no filme de 2006 Superman Returns foi dada a fórmula química do mineral, que quase coincidiu com o mineral Jadarita, descoberto no mesmo ano.

História

Versões originais

Originalmente, o Universo DC possuía uma variedade de minerais coletivamente chamados de Kryptonita. A variedade mais comumente encontrada é verde, embora tenha sido colorida de vermelho na sua primeira aparição em Superman (1a. série) #61 (Novembro / Dezembro de 1949). Outras variedades de Kryptonita começaram a aparecer frequentemente a partir do final dos anos 50, alcançando um pico de aparições nas histórias do Superman dos anos 60.
A Kryptonita (essencialmente a verde) foi produzida do material do planeta Krypton, quando foi destruído em uma explosão. É normalmente encontrada na forma de uma rocha ou de um metal verde fosforescente, mas formas cristalinas apareceram algumas vezes (A Jóia de Kryptonita sendo o caso mais notável; ver Formas de Kryptonita abaixo) e várias variantes de cores diferentes tal como a Kryptonita Vermelha.
É possível criar artificialmente a Kryptonita Verde, que o arqui-vilão Lex Luthor realizou em várias ocasiões, bem como o Batman, em sua história mais famosa, Cavaleiro Das Trevas.

Formas de Kryptonita

Verde

A mais comum, é fatal a qualquer Kryptoniano, causa fortes dores e pode levar a morte se a Exposição à sua radiação for prolongada.

Vermelha

Criada quando uma chuva de meteoros de kryptonita verde passou por uma estranha nuvem de gás vermelho, causa uma de muitas mutações imprevísiveis em nível físico e mental em kryptonianos: pode alterar as emoções do Super-Homem, fazê-lo criar 2 braços extra, torna-lo um anão, um gigante, um dragão, uma criança, separá-lo num Superman mau e um Clark Kent bondoso e sem poderes, dividi-lo em um Superman azul e outro vermelho, torna-lo muito gordo, torna-lo muito cabeludo e barbudo, fazê-lo ficar com cabeça de formiga, fazê-lo incapaz de dizer qualquer coisa sem ser em kryptonês, fazê-lo amnésico, fazê-lo perder a invulnerabilidade na parte esquerda do corpo, etc. Os efeitos duram de 24 a 48 horas, e nunca se repete um mesmo efeito. Aparentemente, cada pedaço de kryptonita vermelha só podia afetar um kryptoniano uma única vez, necessitando outro pedaço para um novo efeito (mas que nunca seria o mesmo)

Azul

Letal para Bizarro, mas cura efeitos de outras kryptonitas em Superman (exceto a dourada). Foi criada com o Raio Duplicador Bizarro. Já no Smallville em alguns episódios ela tira os poderes dos kriptonianos que estiverem perto dela. Deixando eles humanos a se estiver próximo a essa pedra.

Rosa

Altera a condição sexual dos kryptonianos - ou seja um kryptoniano hetero vira homossexual por um determinado tempo. Foi usada numa história da Supergirl pós-crise: Supergirl (vol. 4) #79, 2003, escrita por Peter David. Ela foi publicada no Brasil na mini-série em três edições Supergirl - Os Últimos Dias. Nessa história, a Supergirl Linda Danvers troca de lugar com a Supergirl daTerra Ativa pré-crise. Ela cita um caso envolvendo a pedra em que aparentemente Superman flerta com Jimmy Olsen naquela realidade. Ou seja, não existe kryptonita rosa na Terra 0 (pós-52), apenas na antiga Terra Ativa.[1]

Branca

Letal para a vida vegetal.

Anti-kryptonita

Possui o efeito inverso da Kryptonita Verde, ela não é letal aos Kryptonianos com poderes (criados sob um sol amarelo), mas é fatal aos Humanos Normais e kryptonianos sem poderes (sob um sol vermelho). Ela se formou no solo de Argo City, cidade kryptoniana da Supermoça.

kryptonita X

Verde, dá poderes a humanos normais. Temporário,mas pode ser feito permanente. Provavelmente é a Kryptonita encontrada na série Smallville e que dá poderes aos variados inimigos e alguns aliados de Clark Kent.





Dourada

O mais raro isótopo de kryptonita, elimina PERMANENTEMENTE os poderes de kryptonianos a menor exposição, bem como qualquer possibilidade de vir a desenvolve-los. Nem mesmo a kryptonita X ou a azul pode devolvê-los (Felizmente, nas histórias oficiais Superman nunca se expôs a ela, ou seria o fim do Homem de Aço…). Entretanto, nas histórias imaginárias, tudo é possível...
  • Na história imaginária Superman/Batman: Gerações, quando Lois Lane foi capturada por Lex Luthor, e ela estava grávida de um filho de Superman, foi exposta a kryptonita dourada, removendo os poderes de seu filho. O filho deste filho também não demonstrou poderes.
  • Numa história imaginária com os Superfilhos, Superman expõe Superman Jr. a k dourada depois que julga o menino como sendo incapaz de lidar cuidadosamente com seus poderes.
  • Na história imaginária O que aconteceu ao Super-Homem?, Superman usa kryptonita dourada em si mesmo depois de ter matado MXYZPTLK. Em seguida, o herói saiu sem nenhum agasalho ao Ártico, onde supôs-se que ele morreu de hipotermia, pois agora era um humano comum.

    Kryptonita jóia

    Criada pelo interno da Zona Fantasma Jax-Ur, esta não é realmente kryptonita, nem mesmo radioativa. Esta pedra permite aos internos da Zona Fantasma a poder influenciar o mundo fora da Zona. Eles podem focalizar suas forças de vontade na pedra a fim de criar os efeitos de poderes mentais que afetam seres e objetos na Terra, como hipnoserajadas mentaisrajadas telescinéticasilusões e controle mental.

    kryptonita lenta

    Esta causa envenenamento em humanos normais.
    Criada por um cientista da Terra em experimento único e irrepetível.

    Versões televisivas

    • Em um episódio de Super Amigos,Darkseid consegue um pedaço de kryptonita dourada num leilão intergalático. Ele quase conseguiu êxito em seu plano de retirar os poderes de Superman, mas foi logrado por Batman, que havia se disfarçado como o kryptoniano.
    • Na Série Smallville que conta a historia do Superman enquanto este era jovem, ou seja quando era "Superboy", existem alguns tipos de kryptonita:
    • Verde - É letal para o Superboy;
    • Vermelha - Faz com que o lado negro (rebelde) de Superboy aflore;
    • Preta - Divide (ou une) o Superboy;e criada com kryptonita verde muito aquecida,ex:visão de calor e uma kryptonita verde=kryptonita preta.
    • Prateada - (Não é de fato uma kryptonita, e sim um pedaço da nave negra de ZOD) - deixa Superboy paranóico;
    • Azul - Cura os efeitos de outras kryptonitas (exceto a dourada) nos kriptonianos, mas o deixa sem poderes enquanto a usa. É letal para o Bizarro.

      Referências

      Notas
      1.  http://dc.wikia.com/wiki/Kryptonite#Pink_Kryptonite
      2. Bibliografia

      Na Série Smallville elas são:

      Kriptonitas

       

      http://blogs.publico.es/comics/files/2008/03/kr.jpg

      Na série, são apresentados alguns tipos de kriptonitas, não somente as verde e vermelha como de costume, mas as preta, prata e azul.
      • Verde
      Na primeira temporada da série, Clark descobre um tipo de "pedra" verde, que todos acham que são fragmentos dos meteoros que caíram em Pequenópolis. Mais tarde, esses "fragmentos" radioativos são chamados de kryptonita (que vem de Krypto, planeta natal de Clark). Esta kryptonita tem o poder de enfraquecer Clark, com contato direto ou não.





      • Vermelha
      Na segunda temporada da série, Clark descobre um novo tipo de kriptonita, a vermelha. Esta kryptonita muda a personalidade de Clark, deixando de ser tímido, romântico e sossegado, para ser um cara impulsivo e totalmente imprevisível.
      • Preta
      Não se sabe muito sobre essa pedra. Só se sabe que somente ela tem o poder de separar as personalidades como a de Clark e Kal-El. No começo da quarta temporada, Martha Kent ultilizou essa pedra para trazer a personalidade de Clark de volta, e também no episódio 4.17 que divide Lex em uma parte boa, e outra ruim.
      • Prata
      Essa pedra causa paranóia em Clark, impossibilitando-o de distinguir a realidade da ilusão. Na quinta temporada, ele acabou sendo infectado por uma dessas pedras e acabou atacando todos, inclusive seus pais, Lana, Lex e Chloe. Se livrou da pedra que o infectou com a ajuda do seu professor, Milton Fine (que revelou ser Brainiac), sendo esse o culpado pela armadilha.
      • Azul
      Essa pedra retira os poderes de Clark temporariamente (não se sabe por quanto tempo). Na sétima temporada, Clark utiliza uma dessas pedras para derrotar Bizarro que, ao ser exposto a pedra azul, morre. Infelizmente, o preço é alto e Clark acaba perdendo seus poderes, mais o efeito não foi duradouro.


      Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário