Planeta Herois

Planeta Herois
Cartel PH

ESPIÃO PH

Planeta Heróis Show

sábado, 13 de outubro de 2012

Galeria de Vilões: Espantalho



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Espantalho



Nome: Jonathan Crane
Nome original: Scarecrow
Licenciador: DC Comics 
Criado por:
Bill Finger
Bob Kane


Grupos

  • Gangue da Injustiça
  • Liga da Injustiça
  • Sociedade Secreta dos Supervilões
  • Tropa Sinestro

  • Espantalho
    Espantalho

    Dados da publicação
    Publicado porDC Comics
    Primeira apariçãoWorld's Finest Comics #3 (1941)
    Criado porBill Finger
    Bob Kane
    Características do personagem
    Alter egoJonathan Crane
    AfiliaçõesGangue da Injustiça
    Liga da Injustiça
    Sociedade Secreta dos Super-Vilões
    HabilidadesConhecimentos sobre psicologia do medo
    Desenvolvimento de várias ferramentas que produzem medo
    Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada
    O Espantalho, supervilão inimigo do Batman, é o alter ego do mentalmente perturbado Jonathan Crane, um cientista e professor de psicologia (ou um psiquiatra, em algumas histórias). Durante a adolescência, Jonathan foi um sujeito perturbado, que por seu tipo físico era motivo de piadas em seu colégio, recebendo o apelido de Espantalho. Suas experiências como adolescente o levaram a se perguntar como funciona o medo na mente humana, o levando à estudar na Universiade de Psicologia de Gotham, onde posteriormente foi professor. A especialização de Crane é a natureza do medo e, conseqüentemente, o Espantalho se utiliza de técnicas, armas e equipamentos especiais cujo objetivo é aterrorizar seus oponentes. Sua marca registrada é o gás do medo, que usa em suas vítimas, para que elas visualizem seu pior medo. O Espantalho foi criado por Bill Finger e Bob Kane, e sua primeira aparição foi em 1941. Apesar de geralmente ser mais refinado e articulado que outros inimigos de Batman, como o Coringa e o Duas-Caras, isto não o torna menos perigoso ou insano. Recentemente, na saga O Voo do Corvo, ao ser supostamente morto pelo Pinguim, ele ressuscita em forma de um verdadeiro monstro, voltando ao normal após uma luta com Batman
    Nos filmes Batman Begins e The Dark Knight, o doutor Jonathan Crane/Espantalho é interpretado pelo ator irlandês Cillian Murphy. Sua primeira aparição fora das histórias em quadrinhos se deu em Batman: A Série Animada, onde é mostrado com um frio psicopata que tem prazer em causar medo, com seu visual mais fiel às histórias. Na continuação desse desenho, The New Adventures of Batman, ele muda de métodos, usando um gás capaz de fazer o indivíduo enfrentar seu maior medo.
    O Espantalho também aparece no jogo Batman Arkham Asylum.

     

    Crane era um professor de Psicologia, ridicularizado por sua aparência magra e roupas fora de moda. Despedido, ele se tornou então o Espantalho, símbolo da pobreza e do medo, usando este último para extorquir dinheiro.

    O Espantalho foi transformado num psico-farmacologista (ao invés de professor) no filme "Batman begins" (2005), onde foi interpretado por Cillian Murphy.

    Primeira aparição: gibi "World's Finest Comics" 3 (1941).

    Ver também

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário