Planeta Herois

Planeta Herois
Cartel PH

ESPIÃO PH

Planeta Heróis Show

sábado, 13 de outubro de 2012

Besouro Azul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.




BeetlePopOut.png
Besouro Azul
Blue Beetle

Publicado porFox Comics
Holyoke Publishing
Charlton Comics
Americomics
DC Comics
Primeira ApariçãoMystery Men Comics #1 (Agosto de 1939)
Criado porCharles Nicholas Wojtkowski
Personagens
Dan Garret
Ted Kord
Jaime Reyes
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada
Besouro Azul (Blue Beetle) é um personagem de banda desenhada publicado pela DC Comics. O primeiro Besouro Azul foi criado em 1939 pela Fox Feature Syndicate[1].
Os direitos e o nome do personagem foram vendidos para a Charlton Comics, que logo lançou sua própria versão. Juntamente com os demais "Heróis de Ação" da Charlton, seus direitos seriam comprados posteriormente pela DC Comics.

Versão da Fox

Era o alter-ego de Dan Garret, filho de um policial que fora assassinado. Começou a ser publicado em Mystery Men Comics número 1 de 1939. Seus poderes adivinham de uma vitamina, e ele usava um uniforme à prova de balas[2].
Seu uniforme se assemelha ao do Fantasma de Lee Falk.[2]

Versão da Charlton

Publicado a partir de 1954, a Charlton Comics adquire os direitos de publicação do Besouro Azul original, inicialmente reimprime suas primeiras aventuras[2].
Mais tarde, o manto seria passado a Ted Kord, porém sem os super-poderes mas com uma nave em forma de besouro que se tornou sua marca registrada. Publicado a partir de 1966 (durante a chamada Era de Prata da banda desenhada)[2].
Enquanto investigava a recém descoberta tumba do lendário faraó maligno Khaf-re, o Dr. Dan Garrett, arqueólogo, descobriu um escaravelhoazul no topo do sarcófago dourado do faraó. Ao tocar a gema do escaravelho, ele repentinamente se encontrou na presença do que parecia ser a representação humana do antigo deus egípcio Khepri. O deus disse a Garrett que ele era um homem de coragem e honra, e que havia sido escolhido para se tornar o campeão da humanidade. Daquele momento em diante, quando Garrett segurasse o objeto sagrado e pronunciasse as palavras místicas "Kaji Dha", se transformaria no Besouro Azul[2].
Este Besouro Azul possuía incrível força, capacidade de vôo, visão de raios-x e a habilidade de atirar raios energéticos. Sua armadura era feita de uma cota de malha especial.
O novo Besouro teve histórias produzidas por Steve Ditko (co-criador do Homem-Aranha) e Gary Friedrich[2].

Versão da DC

Quando a DC adquiriu os direitos do personagem, manteve as principais características de sua última encarnação, o inventor e cientista Ted Kord. Começou a ser publicado depois da série Crise Nas Infinitas Terras, de 1985[3].
Durante os eventos ocorridos em Crise Infinita, um jovem chamado Jaime Reyes achou o escaravelho que dá poderes do besouro a quem o possuir e se tornou o novo Besouro Azul.

Referências

  1.  Marcus Ramone (07/11/06). Besouro Azul: quase sete décadas de históriaUniverso HQ.
  2. ↑ a b c d e f Leonardo Vicente Di Sessa (03/07/2006). Besouro Azul - Parte 1HQManiacs.
  3.  Leonardo Vicente Di Sessa (13/09/2006). Besouro Azul - Parte 2. HQManiacs.

    Ligações externas

    Commons possui uma categoriacom multimídias sobre Besouro Azul

Besouro Azul I



Nome: Dan Garrett
Nome original: Blue Beetle
Licenciador: DC Comics 
Criado por:
Charles Nicholas Wojtkoski


BeetlePopOut.png 

(acima, o personagem na era de ouro dos quadrinhos)

Esse super-herói, que lembrava visualmente o “Fantasma” de Lee Falk, apareceu pela primeira vez na revista “Mystery Men Comics” 1 (data de ago. de 1939 na capa), propriedade do chefão dos quadrinhos Victor Fox (a empresa respondia pelos nomes de Fox Feature Syndicate, Fox Comics e Fox Publications). O Besouro era, na verdade, o policial novato Dan Garrett, que secretamente combatia o crime como super-herói. Para isso, seguia uma dieta secreta e usava uma roupa de cota que o tornava “quase invulnerável”. 

Há controvérsias sobre quem exatamente criou o Besouro Azul. Sabe-se que ele foi concebido visualmente pelo desenhista Charles Nicholas. Mas o escritor permanece uma incógnita. Pesquisadores sérios como Ron Goulart sugerem que o autor POSSIVELMENTE foi Will Eisner, mas não dão certeza. Sites como a Toonopedia, de Don Markstein, também credita apenas Nicholas. A verdade é que, até que surja uma evidência palpável, o roteirista continuará anônimo.

Animado com o sucesso do Besouro, Fox o lançou também em forma de tiras diárias (em preto e branco) para jornais, veiculadas pelo Fox Feature Syndicate. A tira estreiou em janeiro de 1940. Embora fosse creditada a Nicholas, o verdadeiro desenhista dessas “daily strips” era Jack Kirby. 

Em 1941, no entanto, Fox, por motivos financeiros, suspendeu todas as suas revistas. Besouro passou a ser publicado no ano seguinte pela Holyoke Publishing (que imprimia os gibis de Fox). Dois anos depois os direitos do personagem voltaram para Fox. 

Em 1954, o Besouro Azul foi comprado por uma editora recente, que estava se firmando no campo dos quadrinhos: a Charlton. Hoje, o personagem pertence à DC Comics.

Em 1964, quando os super-herói voltaram com força total na chamada Era de Prata dos comics, a Chalton fez uma segunda tentativa com o Besouro. A nova revista “Blue Beetle” foi lançada naquele mesmo ano, com data de junho na capa. As novas aventuras eram escritas por Joe Gill, que recebeu a missão de revitalizar o personagem. Assim, agora Dan era um arqueólogo e cientista aventureiro que se transformava em seu alter ego com a ajuda de um escaravelho mágico que ele achou numa tumba egípcia e a palavra mágica “Kaji Dha”. Gill mudou também o uniforme do Besouro, eliminando a máscara, a malha de cota e adicionando óculos vermelhos e uma crista. 

Em 1967, a série ganhou um novo desenhista, o conhecido Steve Ditko, vindo da concorrente Marvel, onde fazia o Homem-Aranha. Ditko apresentou um novo Besouro, Ted Kord, que, apesar do título, era um outro personagem, com um uniforme diferente, lembrando até o Aranha (seria uma alfinetada do desenhista, que pedira demissão da Marvel por não suportar seu editor, Stan Lee). 

O Besouro original era publicado entre nós em “Globo Juvenil Mensal” (como “Escaravelho”) e “O Guri" (como “Escaravelho Azul”). Passou a ser chamado de “Besouro Azul” na Abril.

Recentemente, esse Besouro Azul original apareceu no desenho animado “Batman: The Brave and the Bold”. 

- Antônio Luiz Ribeiro 


Notas e fontes —
Ron Goulart, “The Comic Book Reader's Companion”, pág. 20; 
http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=materias&cod_materia=149
charltonlibrary.blogspot.com.br/2011/08/blue-beetle-1-vol2-june-1964.html





 


Super-herói do mesmo co-criador do “Homem-Aranha”. Apareceu pela primeira vez no gibi “Captain Atom” 83 (com data de novembro de 1966), da antiga editora Charlton, como historieta complementar. Na história seguinte, revela-se que Ted Kord — um cientista cuja base ficava no velho edifício Kord, construído por seu pai — era o Besouro Azul. 

Sua derradeira aparição na revista do Capitão foi também o final da colaboração entre o roteirista Gray Friedrich e o artista Steve Ditko. A revista do Besouro Azul surgiu em julho de 1967, escrita por D.C. Glanzman. Sua origem não tardou a ser revelada: ele trabalhava com seu tio Jarvis em experiências secretas quando uma explosão destruiu o laboratório. Ted sobreviveu, mas o corpo de seu tio não foi encontrado nos escombros. Para investigar o mistério, ele chamou seu velho amigo da faculadade, Dan Garret. Os dois foram parar então numa ilha, onde seu tio havia formado um exército de mercenários. Durante a luta contra o velho Kord, Garret foi morto, mas não antes de revelar sua identidade secreta de Besouro azul para seu jovem amigo, que prometeu ao seu mentor seguir seus passos como herói, dando continuidade a seu trabalho.

Um anos depois, o número final do Besouro Azul apresentava um estilo um tanto diferente, mais na linha do Questão (o segundo personagem da revista do Besouro). Ted e o Questão eram perseguidos por um supervilão. A aventura seguinte não foi publicada até o ano de 1974, quando saiu no “Charlton Portfolio”, um fanzine sob o comando de Bob Layton.

Com o passar dos anos, foram revelados aos leitores mais detalhes sobre o passado de Ted, principalmente depois que este foi para a DC. Ele era um menosprezado gênio das finanças que fez fortuna à frente dos negócios da família na Kord Omniversal Pesquisa e Desenvolvimento Ltda. 

Diferente do Besouro original, que dependia de seus superpoderes, Ted vale-se de sua inteligência, agilidade e um vasto arsenal de armas. Treinando até o limite da perfeição física (apesar de sua tendência de relaxar e assistir a muitos vídeos musicais), Ted criou seu uniforme e estabeleceu sua identidade, apesar de não ter herdado os poderes de seu antecessor, mesmo estando de posse do antigo escaravelho. Ted idealizou e construiu, sozinho, sua nave, o “Inseto”, baseado em antigas pesquisas da KORD Ltda., porém bastante melhorado por ele.

Quando a companhia foi destruída ele decidiu se tornar super-herói em tempo integral, unindo-se à recém formada Liga da Justiça de Maxwell Lord. Durante seu tempo na equipe, Besouro e seu melhor amigo, Gladiador Dourado, ganharam reputação de serem mais palhaços do que membros efetivos da equipe. Mais tarde, Besouro e Gladiador se uniram ao Capitão Átomo para fundarem o grupo dissidente da LJI, a Justiça Extrema.

Tempos depois, Kord descobriu que Lord planejava exterminar todos os heróis da Terra através do Irmão-Olho. Nesta batalha, Kord foi apparentemente morto por Lord.

Na TV:

Recentemente, participou do desenho animado "Batman: The Brave and the Bold" — episódio "Fall of the Blue Beetle" (2009). 

Besouro Azul III



Nome: Jaime Reyes
Nome original: Blue Beetle
Licenciador: DC Comics 


Grupos

  • Novos Titãs III

  •  

    Durante Crise Infinita, o escaravelho caiu da Rocha da Eternidade em El Paso, Texas. Jaime Reyes o encontrou, despertando o escaravelho. Na noite do dia em que Jaime encontrou o escaravelho, o mesmo se fundiu à coluna dorsal do adolescente. Assim, Jaime despertou balbuciando uma língua alienígena, se comunicando com o escaravelho, que avisou o garoto que toda vez que enfrentasse algum perigo, ele adqüiriria poderes especiais. A princípio, isso deixou o jovem assustado, mas antes que isso o dominasse, foi recrutado pelos heróis da Terra a ajudar a derrotar o Irmão-Olho. Esta missão levou Jaime ao seu destino heróico. Agora, como Besouro Azul III, Jaime protege El Paso de criminosos e ameaças místicas, além de tentar desvendar o mistério de quem criou o escaravelho e quando eles virão.

    A armadura do Besouro pode gerar rajadas de energia, escudos e asas, possibilitando o vôo.

    Na TV:

    Recentemente, participou do desenho animado "Batman: The Brave and the Bold" - episódios "Rise of the Blue Beetle!" (episódio de estréia), "Invasions of The secret Santas" (ambos de 2008) e "Fall of the Blue Beetle" (2009).

  • Fonte: Guia dos Quadrinhos
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário