Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Azrael | |
---|---|
Dados da publicação | |
Publicado por | DC Comics |
Primeira aparição | Batman: Sword of Azrael #1(Outubro de 1992) |
Criado por | Denny O'Neil Joe Quesada |
Características do personagem | |
Alter ego | Jean-Paul Valley Jr. |
Afiliações | Ordem de São Dumas Bat-Família |
Situação presente | Desconhecido |
Codinomes conhecidos | Batman |
Habilidades | Armadura especial blindada; Exímio lutador; Intelecto genial; Perito em computação. |
Projecto Banda desenhada · Portal da Banda desenhada | |
Azrael (uma tradução do arábico Ezra'il or Ezra'eil عزرائیل) (Jean-Paul Valley) é um personagem de histórias em quadrinhos, pertencente ao universo da DC Comics. O nome "Azrael", é em homenagem ao anjo da morte árabe homônimo.
História
Jean Paul Valley foi treinado para se tornar Azrael, o executor de uma sociedade secreta chamada Ordem de São Dumas e que guarda uma certa semelhança com os Templários. Ele é um bebê de proveta, cujos genes foram combinados com os de animais para garantir melhores habilidades. Além disso sofreu um intenso processo de lavagem cerebral através de um processo ao qual a Ordem se refere como "O Sistema".
Ele só soube de seu passado e de seu destino através de seu pai, quando este estava prestes a morrer. O pai de Jean-Paul havia recebido o mesmo condicionamento e também tornara-se Azrael. Consciente da verdade, Jean-Paul lutou contra o condicionamento o máximo que pode, tentando levar uma vida normal.
A queda do Morcego
Jean-Paul assumiu o lugar de Bruce Wayne como Batman na saga A Queda do Morcego. Na primeira parte desse arco de histórias, Bruce teve a coluna fraturada pelo vilão Bane e perdeu o movimento das pernas. Para assumir seu lugar teve de escolher entre Dick Grayson (o Asa Noturna) e Jean Paul Valley. Acabou optando por Valley, mais frio e enérgico. Esse arco chama-se A Cruzada.
No decorrer dessa saga, Azrael foi se tornando cada vez mais agressivo à medida que sucumbia ao condicionamento psicológico do Sistema. No ápice de sua decadência deixou o vilão Matadouro (num ato de duvida entre se seguiria São Dumas ou seu pai que o continuaria a atormentar) morrer, deixando-o cair num recipiente de aço derretido de uma fundição antes que este pudesse ser interrogado sobre o paradeiro de seu primo, que acabou morto vítima de sua máquina de tortura, e quando Bruce se recuperou de seus ferimentos se negou a devolver-lhe a identidade de Batman, sendo depois derrotado por Wayne.
"Azrael" e "Agente de Batman"
Azrael ganhou uma série mensal própria que o mostrava combatendo principalmente a Ordem de São Dumas. A partir da edição 47 a revista passa a se chamar "Azrael: Agent of the Bat", reaproximando o personagem ao universo de Batman.
Nas últimas edições de sua série de quadrinhos, Azrael enfrentou seres que supostamente eram alucinações causadas pelo Sistema. As alucinações representavam seu pai e São Dumas, o fundador da Ordem.
Azrael foi assassinado no último número de sua série (Azrael: Agent of the Bat #100), o mistério envolvendo o paradeiro de Azrael foi resolvido quando o mesmo apareceu como Lanterna Negro na saga a Noite Mais densa.
Azrael IV
Nome: Jean-Paul Valley
Nome original: Azrael IV
Licenciador: DC Comics
Criado por:
Outras identidades
Grupos
Nome: Azrael
Nome Verdadeiro: Jean-Paul Valley
Altura: 1,88
Peso: 95 Kg
Olhos: Azuis
Cabelos: Loiros
Poderes e Habilidades: Armadura especial blindada, exímio lutador, intelecto genial e perito em computação.
Afiliações Anteriores: Ordem de São Dumas, BatSquad
Grupo Afiliado: Nenhum
Condição: Desaparecido
HISTÓRICO:
Jean-Paul Valley foi treinado para se tornar Azrael, o executor de uma sociedade secreta chamada Ordem de São Dumas e que guarda uma certa semelhança com os Templário. Ele é um bebê de proveta, cujos genes foram combinados com os de animais para garantir melhores habilidades. Além disso sofreu um intenso processo de lavagem cerebral através de um processo ao qual a Ordem se refere como "O Sistema".
Ele só soube de seu passado e de seu destino através de seu pai, quando este estava prestes a morrer. O pai de Jean-Paul havia recebido o mesmo condicionamento e também tornara-se Azrael. Consciente da verdade, Jean-Paul lutou contra o condicionamento o máximo que pode, tentando levar uma vida normal.
Jean-Paul assumiu o lugar de Bruce Wayne como Batman na saga A Queda do Morcego, quando Batman teve a coluna fraturada pelo vilão Bane e perdeu o movimento das pernas.
Quando Bruce se recuperou de seus ferimentos se negou a devolver-lhe a identidade de Batman, o que inevitavelmente forçou os dois a lutarem pelo “Manto do Morcego”, e como era de se esperar acaba com a vitória de Bruce.
Azrael ganhou uma série mensal própria que o mostrava combatendo principalmente a Ordem de São Dumas. A partir da edição 47 a revista passa a se chamar "Azrael: Agent of the Bat", reaproximando o personagem ao universo de Batman.
Nas últimas edições de sua série de quadrinhos, Azrael enfrentou seres que supostamente eram alucinações causadas pelo “Sistema”. As alucinações representavam seu pai e São Dumas, o fundador da Ordem.
Azrael foi assassinado no último número de sua série (Azrael: Agent of the Bat #100), mas seu corpo nunca foi encontrado. A DC Comics informou seu estado atual como desconhecido.
Primeira Aparição: Batman - A Espada de Azrael 01 - Novembro de 1993 (Brasil)
Batman: Sword of Azrael #1 - Outubro de 1992 (USA)
Atualizado em: 16/07/2010
Por: Ulisses Nonato
Ordem de São Dumas
Licenciador: DC Comics
Membros (7)
Azrael III (Ludovic Valley)
Nome: Jean-Paul Ludovic Valley
Nome original: Azrael III (Ludovic Valley)
Licenciador: DC Comics
Grupos
Pai de Jean-Paul Valley, e o Azrael anterior a este.
Primeira aparição (nos EUA): Batman: Sword of Azrael #1 (outubro de 1992)
Primeira aparição (no Brasil): Batman - A Espada de Azrael # 1 (novembro de 1993).
Azrael V
Nome:
Nome original: Azrael V
Licenciador: DC Comics
Grupos
Nome verdadeiro: desconhecido.
Treinado para ser o substituto de Jean-Paul Valley na função de Anjo Vingador da Ordem de São Dumas.
Primeira aparição (nos EUA): Azrael #1 (fevereiro de 1995).
Primeira aparição (no Brasil): Batman: Vigilantes de Gotham # 0 (outubro de 1996).
Lilhy
Nome:
Licenciador: DC Comics
Grupos
Abade Cinzento
Nome:
Nome original: Gray Abbott
Licenciador: DC Comics
Criado por:
Grupos
O Abade é o responsável por implementar O Sistema nos futuros Azraéis, desde a suas mais tenra idades.
A Ordem de São Dumas
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ordem de São Dumas é uma sociedade secreta fictícia, no universo de estórias do Batman, da DC Comics. Foi criada como trama de fundo do personagem Azrael. Seus membros são infiltrados em todas os segmentos da sociedade - De motoristas de taxi a mega-empresários.
História da Ordem
A ordem foi originalmente a Ordem dos Cavaleiros Templários - Um grupo de monges-guerreiros na época das cruzadas. Após a queda da Ordem dos Templários os ex-templários criaram seus próprios grupos. Dumas criou uma ordem que levou seu nome (Mesmo que ele nunca tenha sido um santo, a ordem levou o nome de São Dumas).
Assim como sua predecessora, a Ordem de São Dumas enriqueceu e caiu no anonimato. Se voltaram apenas a aprender os ensinamentos de São Dumas. O primeiro campeão da Ordem foi um asiático chamado Stephen Forrest Lee, o assassino conhecido como Mark Shaw conhecido como Dumas. A queda desse assassino levou a ordem em se dividir em duas.
Gerando os campeões
A Ordem sempre teve campeões para defendê-la. Com os séculos, desenvolveram uma técnica para aprimorar a estrutura corpórea do futuro campeão. Assim que o embrião era concebido, esse era removido de sua mãe natural (que depois era "dispensada") e crescia em um tubo com fluidos químicos de vários animais, incluindo macacos. De vez em quando, o bebê sofria descargas elétricas. Esse condicionamento continuava após o "nascimento" da criança na forma de sugestão hipnótica.
O campeão possuía uma dupla personalidade. Na qual quando necessário, o campeão deixava aflorar a personalidade violenta e determinada (quase animalesca) do Azrael.
Crenças, religiosidade e filosofia
A Ordem tem uma aparência católica, com São Dumas como o intercessor entre os membros da Ordem e Deus. É comum os seus membros rezarem e pedirem favores a São Dumas - Como vários católicos fazem com os santos de que são devotos. Porém, mesmo se considerando católicos, possuem uma linha gnóstica que difere seus membros de verdadeiros católicos (pois agnose é um tipo de doutrina totalmente rejeitado pela Igreja Católica). Os ensinamentos de São Dumas são os que tornam tão diferentes. Segundo seus ensinamentos, o corpo deveria gozar de uma plenitude de ascensão em pureza e teurgia (Algo que se assemelha a idéias nazistas de eugenia). Para conseguir tal êxito, apelavam para a magia, alquimia e até engenharia genética. O própria Azrael foi criado de forma que se tornasse o Anjo Vingador da Ordem.
Essa doutrina era passada aos seus membros através de uma lavagem cerebral e sugestões hipnóticas. Essas técnicas eram chamadas de O Sistema.
A Ordem dividida
O ramo principal ficou nas sombras e o ramo violento criou um novo campeão chamado Azrael, um título hereditário. Com uma força quase sobre-humana era o defensor e o assassino da Ordem. A Ordem cresceu em numero e por matar seus inimigos, absorvendo conhecimento e sequestrando os maiores pensadores do mundo. A ordem chegou ao ponto de criou uma contrainformação para assegurar que os sequestros eram lendas urbanas.
A queda do ramo violento
O ramo violento da ordem foi distruida pelo atual Azrael - Chamado Jeal-Paul Valley
O novo campeão
O ramo principal da ordem recentemente recrutou Mark Shaw para ser seu novo campeão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário