Planeta Herois

Planeta Herois
Cartel PH

ESPIÃO PH

Planeta Heróis Show

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Homem-Bala e Mulher-Bala

Homem-Bala

Homem-Bala



Nome: James "Jim" Barr
Nome original: Bulletman
Licenciador: DC Comics 
Criado por:


Grupos
  • Esquadrão da Justiça


  • Super-herói da Fawcett (hoje pertencente à DC Comics), do mesmo co-criador do "Capitão Marvel" (Bill Parker). "Homem-Bala" estreiou em 1940, no n° 1 (com data de maio) de "Nickel Comics", um gibi experimental mais barato lançado pela editora para verificar se o mercado aceitava um novo formato. A experiência fracassou, mas o herói foi transferido para uma revista tradicional da Fawcett, a "Master Comics" (a partir do n° 7, de outubro daquele mesmo ano), onde acabou fazendo sucesso. 

    O personagem era, na verdade, o policial forense Jim Barr que, assim como "Batman" e "Vingador" (O Carrasco), buscava vingar a morte do pai, também policial. Usando seu gênio científico e seus conhecimentos científicos de química e balística, Barr desenvolveu uma fórmula capaz, acreditava ele, de eliminar as toxinas que fazem o ser humano enveredar pelo crime. Usando a fórmula em si mesmo, Jim sofreu um efeito colateral: se tornou musculoso e com a capacidade intelectual aumentada. Foi aí que ele bolou um capacete especial capaz de fazê-lo controlar a gravidade a seu redor, permitindo-lhe voar e fazer projéteis se desviar dele.

    No número 13 (abril de 1943) de "Master Comics", a namorada de Jim, Susan Kent, descobre sua identidade e se torna também sua parceira de aventuras, a Mulher-Bala.
    Homem-Bala foi publicado ininterruptamente até 1949, quando desapareceu, como a maioria dos super-heróis do pós-Guerra. Sua última aparição na "Era de Ouro" dos quadrinhos se deu no número 106 (agosto de 1949) de "Master Comics". 

    O personagem foi muito popular nos anos 40, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. Sabendo disso, a concorrente DC Comics, nos anos 70, adquiriu vários títulos da Fawcett e, em 1976, trouxe o Homem-Bala de volta, desta vez como coadjuvante na revista da "Liga da Justiça". De lá para cá, o personagem tem aparecido esporadicamente nos títulos da DC.

  • Mulher-Bala
    Mulher-Bala



    Nome: Susan Kent-Barr
    Nome original: Bulletgirl
    Licenciador: DC Comics 



    Grupos
  • Esquadrão da Justiça


  •  




    (acima, a personagem desenhada por Charles Sultan em 1942)

    Super-heróina da Fawcett (hoje pertencente à DC Comics). Apareceu pela primeira vez no número 13 da revista "Master Comics" (com data de abril de 1941 na capa). 

    Quando publicada na editora Cruzeiro era chamada de Moça-Bala. (ALR)


  • Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Homem-Bala e Mulher-Bala
    (Bulletman e Bulletgirl)

    Dados da publicação
    Publicado porFawcett Comics (1940–1953)/
    DC Comics (1972–presente)
    Primeira apariçãoNickel Comics, número 1 de maio de 1940
    Criado porBill Parker e Jon Smalle
    Características do personagem
    Alter egoJames "Jim" Barr e Susan Clark-Barr
    Espéciehumanos com poderes induzidos quimicamente
    AfiliaçõesEsquadrão da Justiça
    Comando Invencível
    InimigosChorão
    Black Rat
    Revenge Syndicate
    Codinomes conhecidosDetetives Voadores
    Habilidadessuperforça e inteligência, capacete que permite voar e desviar de balas
    Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada
    Homem-Bala e Mulher-Bala (Bulletman e Bulletgirl no original em inglês), apelidados de "Detetives Voadores", eram personagens de quadrinhos da Fawcett Comics, um casal de super-heróis criado por Bill Parker e Jon Smalle cuja primeira aventura foi na revista Nickel Comics número 1 de maio de 1940 (Era de Ouro dos Quadrinhos). Atualmente aparecem nas aventuras da DC Comics.

    Biografia ficcional

    Jim Barr era filho de um policial que foi assassinado e que queria continuar a luta contra o crime do pai. Foi rejeitado para o serviço de policial devido a causas físicas mas pegou um emprego no setor de balística. Como muito dos personagens da época, Jim usou produtos químicos para desenvolver poderes em si mesmo: ganhou massa muscular e aumentou sua inteligência com o uso de sua fórmula "cura para o crime". Ele inventou um Capacete Regulador de Gravidade (que tinha a forma de uma bala de revólver e que devido a isso ficou conhecido como o Homem-Bala), com o qual conseguia voar e desviar de tiros. O primeiro caso foi a captura de um gângster em seu esconderijo.[1]
    Pouco tempo depois Jim construiu um segundo capacete e o deu para sua namorada e mais tarde esposa Susan Kent, filha do Sargento da Polícia Kent. Ela adotou o nome de "Mulher-Bala".[2] A fórmula química os fazia fortes o suficiente para esmagarem um tanque de guerra. O capacete era tão resistente que uma vez um tanque nazista passou em cima da Mulher-Bala mas ela ficou apenas desacordada.
    Homem-Bala e Mulher-Bala eram os segundos mais populares super-heróis da Fawcett Comics, atrás apenas do Capitão Marvel e a Família Marvel. Os personagens foram assumidos pela DC Comics em 1972 mas antes dessa aquisição cairam em domínio publico nos Estados Unidos, tendo sido reprisadas suas aventuras pela AC Comics.
    O casal de super-heróis apareceu com outros companheiros da Fawcett no Esquadrão da Justiça do Mago Shazam numa aventura contra as forças do Rei Kull, que estava tentando dominar a Terra-1, Terra-2 e Terra-S capturando os seres mágicos que deram aos Marvels seus poderes. Apareceram na história o Coringa da Terra-2 além de Weeper (conhecido nas revistas brasileiras da Editora Cruzeiro da década de 1950 como "Chorão") , Shade e Doutor Luz. Homem-Bala e Mulher-Bala estão com a mesma aparência da década de 1940, sem explicação. Voltaram a aparecer em algumas aventuras posteriores do Capitão Marvel e família.
    Homem-Bala e Mulher-Bala acabaram por serem incorporados a cronologia do Universo DC como membros do Comando Invencível. Foi estabelecido que durante a Segunda Guerra MundialHomem-Bala encontrou Abin Sur, antigo Lanterna Verde da Terra. Nas revistas números 39-40 de Starman (1998) James Barr é acusado de ser um traidor dos Estados Unidos.
    Na revista The Power of Shazam #32 (novembro de 1997), James Barr e Susan Kent tem uma filha chamada Deanna Barr. Ela usa o capacete da sua mãe a opera brevemente com o nome de Windshear e forma um time com seus pais para resgatar a Família Marvel (Billy Batson, Mary Bromfield e Freddy Freeman) do vilão "Chain Lightning".[2]

    Bulleteer

    Em 2005, uma nova Mulher-Bala chamada "Bulleteer" foi apresentada como um dos membros dos "Sete Soldados da Vitória" de Grant Morrison. Na revista número 3 do grupo, Susan Barr aparece brevemente visitando sua sucessora.

    Infinite Crisis

    Homem-Bala e Mulher-Bala reapareceram em Infinite Crisis no ressurgimento da Terra S juntamente com outros super-heróis da Fawcett.

    Weeper

    Homem-Bala e Mulher-Bala enfrentaram muitos vilões em suas aventuras pela Fawcett Comics mas apenas um reapareceu na fase da DC Comics. O nome dele é Weeper ou "Chorão", em português. Era um gênio do crime e assassino que chorava por suas vítimas e provocava tragédias quando alguém estava feliz. Foi revelado, contudo, que o primeiro "Chorão" havia morrido. O "Chorão II" se tornou membro do "Revenge Syndicate", trio de vilões, e se aliou ao Coringa da Terra 2 para roubarem jóias, numa aventura da Liga da Justiça (revista Justice League of America#136). Outros inimigos do Homem-Bala foram "Black Rat", um vilão com superforça e que assustava os outros criminosos com seu uniforme. Era outro membro do "Revenge Syndicate" mas aparentemente morreu na revista All-American Comics #2, ao cair num tonel de metal fundido. O terceiro membro era o Profeta Assassino.

    Outras versões

    Na década de 1970, a companhia de brinquedos americana Hasbro produziu aparentemente sem licença figuras de ação de um personagem similar ao Homem-Bala como parte da coleção G.I. Joe. As diferenças eram as armas prateadas e as pernas descobertas.
    Homem-Bala e Mulher-Bala apareceram na minissérie de Alex Ross e Mark Waid chamada O Reino do Amanhã (Kingdom Come).

    Adaptações

    Televisão

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário