Planeta Herois

Planeta Herois
Cartel PH

ESPIÃO PH

Planeta Heróis Show

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Eléktron (Átomo II) - Ray Palmer


Elektron



Nome: Raymond "Ray" Palmer
Nome original: The Atom II
Licenciador: DC Comics 
Criado por:




Grupos
  • Novos Titãs II
  • Superamigos
  • Liga da Justiça da América
  • Tribo Índigo




  • O Eléktron (nome que os tradutores convencionaram-se dar a The Atom ou átomo em inglês) é um super-herói da DC Comics, surgido na Era de Prata como repaginação do antigo herói da Sociedadeda Justiça, o Átomo. A tradução como Eléktron mantem-se desde os tempos da extinta Ebal.

    Criado por Ben Flinton e Bill O'Connor, o Átomo original, Al Pratt, apareceu pela primeira vez em All-American Comics #19 (outubro de 1940), da All-American Publications. Ele não tinha o poder de encolher como seu sucessor; antes, ele era um estudante de física de 1,60m, que era apelidado pelos imbecis da escola de Átomo devido a seu tamanho.

    O Eléktron foi o físico e professor universitário Ray Palmer, com aparecimento em 1961 na revista Showcase #34 e que teve Gil Kane como seu principal desenhista. Ele confeccionou um cinto a partir do material duma estrela anã branca, que permitia a ele encolher e ter controle sobre seu peso. Ele desapareceu na serie Crise de identidade.

    Assim nasceu o herói conhecido como Eléktron e, logo após adquirir seus poderes, ele juntou-se à Liga da Justiça da América (LJA), onde atuou com grande distinção ao longo dos anos. Palmer conheceu e se casou com Jean Loring, revelando seu alter ego à esposa e se tornou amigo íntimo de Flash (Barry Allen) e Homem-Elástico. Com o passar do tempo, os compromissos do herói acabaram abalando seu casamento, e eles então se divorciaram.

    Neste período, Eléktron descobriu um mundo subatômico na Amazônia, onde passou a viver por certo tempo. Um tempo depois, Ray sentiu falta de seu mundo real e retornou, ajudando o Esquadrão Suicida em algumas missões. Após isto, voltou a se juntar à LJA.

    Durante os eventos Zero Hora, o vilão conhecido como Extemporâneo fez com que Palmer retrocedesse seu corpo à idade juvenil, ou seja, uma mente de trinta e poucos anos num corpo de dezessete.

    Eléktron retornou à Universidade de Ivy, onde lecionou Física, para tentar encontrar um meio de voltar ao normal. Lá, ele conheceu Isaiah Crockett e ambos foram abduzidos quando os poderes térmicos de Isaiah manifestaram-se.


    Na nave de H’San Natall, Ray encontrou outros jovens na mesma situação, em conjunto, resgataram outra garota meta-humana criada em um programa que simulava realidade virtual. O grupo de adolescentes escapou dos aliens e retornou à Terra, onde encontraram segurança e apoio junto a Loren Júpiter e sua enigmática parceira, Sina.

    Durante uma aventura, os jovens descobriram que eram meio-alienígenas, e que suas mães haviam sido inseminadas por H’San Natall anos atrás. Todos tinham nascido em 21 de junho. Esses jovens eram parte de um plano de H’San Natall para derrotar os seres poderosos da Terra.

    Eléktron atuou como líder do grupo por um tempo, mas sentia falta de sua época de justiceiro. Eventualmente, ele passou a sofrer oscilações cronais. Tempus intercedeu e inseriu um pedaço do DNA do próprio Ray Palmer coletado antes de Zero Hora para usar como uma forma de cura. Assim, Eléktron retornou a sua idade normal e essa formação dos Titãs de desfez no mesmo período.

    Assim como o Átomo original, depois dos anos 60 ele não apareceu muito em histórias próprias, atuando mais como participante da Liga da Justiça da América.

    Há ainda um terceiro herói, Adam Cray, um coadjuvante das histórias do Esquadrão Suicida (Suicide Squad), mas que foi assassinado; e um quarto, Ryan Choi, que surgiu em Agosto de 2006 em uma nova série que relança o personagem. Recentemente , série Crise de Identidade, a esposa de Ray Palmer é revelada como autora do assassinato da esposa de Homem Elástico. Após este epsódio, Ray Palmer acabou por se isolar cdo concivio com os outros heróis. Em uma outra séria mais recente, Contagem Regressiva, a descoberta do paradeiro de Eléktron parece ser essencial para a sobrevivencia do Multiverso.

    Ray Palmer pode encolher a tamanhos microscópicos e até subatômicos, mantendo a mesma força que tem em tamanho normal. Ele também pode aumentar sua densidade, ficando extremamente pesado. Esta habilidade combinada com o encolhimento é muito útil para desequilibrar ou tombar oponentes.

    Fonte Wikipédia




    Elektron 

    Super-herói da editora DC, um dos marcos da chamada “Era de Prata” dos gibis americanos. Baseado em um antigo herói dos anos 40, Elektron apareceu pela primeira vez no número 34 da revista “Showcase”, com data de setembro de 1961. A trama: enquanto ainda fazia o curso de Física na Universidade lvy, Ray Palmer (homenagem do editor Julius Schwartz ao editor homônimo de “Amazing Stories”, considerada a primeira revista de ficção científica, lançada em 1926) se dedicava ao estudo e desenvolvimento de um método para miniaturizar objetos. Suas experiências foram um contínuo fracasso, até que ele se deparou com um pedaço de uma estrela anã branca que havia caído na Terra. (Estrelas anãs brancas são aquelas que haviam sido, originalmente, maiores do que o nosso Sol, mas foram reduzidas ao tamanho da Terra. Por causa disso, são muito densas em sua estrutura e têm o mesmo peso que tinham em seu tamanho original)

    Palmer transformou o pedaço da estrela numa lente e descobriu que, colocando-a em sua máquina redutora e fazendo passar por ela uma luz ultravioleta, conseguia encolher objetos para qualquer tamanho; entretanto, esses objetos tornavam-se instáveis e explodiam. Palmer levava sua lente para todo lugar, na esperança de encontrar uma resposta. A solução surgiu quando ele estava numa viagem de pesquisa de campo, com sua namorada Jean Loring e vários estudantes. Todos ficaram presos após o desabamento numa caverna e Palmer arriscou a vida para salvar os acompanhantes. Prendeu a lente em estalactites diante de uma abertura por onde passava luz solar, e ficou debaixo dela. Combinado com a água da caverna e a química corporal de Palmer, o raio de luz deixou-o pequeno bastante para sair da caverna, voltar ao tamanho normal e conseguir ajuda para salvar os estudantes. Por algum motivo desconhecido, sua química corporal impediu que ele explodisse, como acontecera com os outros objetos. Palmer logo aperfeiçoou os efeitos do raio em seu corpo e reduziu os controles da máquina encolhedora para caber em seu novo capuz, passando a se chamar Eléktron e, usando suas inusitadas habilidades de encolher, ele passou a ajudar à humanidade. 

    Eléktron consegue encolher para qualquer tamanho, até mesmo menor que o átomo e pode usar toda a massa original de seus 82 quilos. A concentração dessa massa permite que ele dê um potente soco apesar de seu tamanho subatômico. Ele consegue cavalgar num pássaro, como se este fosse um cavalo ficando suficientemente pequeno e leve para montar nos impulsos elétricos de uma linha telefônica. Isso permite ao Eléktron viajar distâncias incríveis no mesmo tempo que se leva para fazer uma ligação telefônica.

    Pouco depois de obter seus poderes, Palmer uniu-se à Liga da Justiça da América, onde serviu com distinção no decorrer de vários anos. Mais tarde Ray se casou. Todos os membros da LJA estavam presentes, mas sem os uniformes. Infelizmente, o casamento não deu certo e os dois divorciaram-se. Na tentativa de reatar seu casamento, a ex-esposa de Elektron, Jean Loring, traça um plano em que as pessoas próximas aos heróis corram perigo, e acaba causando as mortes de Sue Dibny, Jack Drake - pai de Robin - e aparentemente o Nuclear original. Elektron descobre tudo e interna sua esposa no Asilo Arkham, abandonando assim sua vida de herói.

    Eléktron apareceu também em diversos desenhos animados para a TV, seja como personagem principal ou convidado. Em 1967 estrelou sua própria animação, pela Filmation. Na versão brasileira ele foi rebatizado de "O Atômico", nome mantido quando ele apareceu como um dos heróis do desenho da "Liga da Justiça", naquele mesmo ano. Recentemente, participou do desenho animado "Batman: The Brave and the Bold" (episódio "Evil under the sea", 2008).

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário