Planeta Herois

Planeta Herois
Cartel PH

ESPIÃO PH

Planeta Heróis Show

sábado, 13 de outubro de 2012

Asilo Arkham



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Asilo (Elisabeth) Arkham para criminosos insanos é um local fictício nas histórias em quadrinhos, desenhos animados e filmes do Batman. Trata-se de um manicômio localizado em Gotham City onde se concentram todos os vilões insanos de Batman (O Pingüim e Mulher-Gato não são e nunca foram internos e são casos a parte, uma vez que não são considerados loucos, sendo sentenciados a cadeias e penitenciárias normais). Alguns outros vilões insanos do Universo DC também estão no asilo, que não tem conexão direta com Batman, como é o caso do Doutor Destino, que é um vilão da Liga da Justiça, e do Pirata Psíquico, inimigo da Sociedade da Justiça.

Criação

Inspirado por trabalhos de H.P. Lovecraft, o asilo foi criado pelo escritor Dennis O'Neil, com primeira aparição em Batman #258 (Outubro 1974); muito de sua história foi criada por Len Weindurante os anos 80.

Origem

No universo ficcional das histórias de Batman, o asilo foi fundado pelo psiquiatra Amadeus Arkham em honra de sua finada mãe, Elizabeth Arkham. Antes de abrir o asilo, em 1 de abril de 1921, a esposa e filha de Amadeus foram estupradas e mutiladas por Martin "Mad Dog" Hawkins, um criminoso insano. Quando o asilo abriu suas portas, Hawkins foi um dos primeiros internos. O doutor Arkham, após cuidar dele por meses, o matou no aniversário do assassinato da família em 1922, a base de eletrochoques, fazendo parecer acidente. No fim, o próprio Amadeus se tornou insano e foi interno, morrendo no asilo. Jeremiah Arkham é o neto de Amadeus e por muitos anos foi diretor, realizando reformas na estrutura do edifício do Arkham e no tratamento ameno com os internos,que depois descobriu-se tratar de uma farsa. Foi descoberto que Jeremiah levava vida dupla, como Máscara Negra, formando uma gangue de vilões como Pinguim e o Espantalho.

Internos famosos

Entre os famosos internos há:
Inimigos de Batman: O CoringaDuas-Caras, Pinguim, Dr. Hugo StrangeO EspantalhoHera Venenosa, Dr. Phosphorus, Maxie Zeus, ArlequinaVentríloquo, Sr. Zsasz, Máscara Negra, Cara-de-Barro, Chapeleiro Louco, Charada, Sr. Frio, Crocodilo,
Vilões de outros herois: Doutor Destino (DC Comics)Pirata Psíquico, Homem-Florônico, Cheetah (Barbara Minerva), Jean Loring (ex-mulher de Eléktron, assassina de Sue Dibny em Crise de Identidade)
Desconhecidos: "Jane Doe", "Junkyard Dog", "Doodlebug", "Lunkhead", "Death Rattle", "Humpty Dumpty". Também, nos anos 40, estavam o interno que esculpiu uma antiga lâmpada de trem a partir duma antiga lâmpada chinesa, dando origem a Lanterna de Alan Scott, o primeiro Lanterna Verde.

Os internos do Asilo Arkham são em sua vasta maioria vilões de Batman.

Graphic Novel

Asilo Arkham também é o nome duma graphic novel de mesmo nome baseada no supracitado asilo. Lançado originalmente no Brasil em 1990, Asilo Arkham é considerado um dos títulos mais lidos e comentados na história dos quadrinhos. A história soa como um golpe de misericórdia na moral do Batman. Os internos do Asilo Arkham - incluindo Coringa e demais inimigos do Batman, tomam conta do asilo e exigem a presença do herói, que é conduzido numa jornada de tortura física e psicológica pelos vilões.
Seguindo a mesma linha de Piada Mortal (de Alan Moore e Brian Bolland) e Justiça Cega (de Sam Hamm), Asilo Arkham mostra os pontos mais fracos do justiceiro de Gotham City. Grant Morrison, o roteirista, mostra o que leva um sujeito - atormentado pela morte dos pais na infância - se vestir de morcego e sair à cata de marginais, acreditando que isso mudará o mundo.
Tudo começa com uma rebelião no manicômio judiciário de Gotham, o Asilo Arkham. Os presidiários do local, liderados pelo Coringa, exigem a presença de Batman. Dentro do Asilo, a situação se inverte: os maníacos é que perseguem o herói. Batman então revela sua fragilidade e se descontrola.
Paralelamente, o leitor conhece a história do Dr. Amadeus Arkham, fundador do asilo que leva seu nome. Marcado na infância pela loucura de sua mãe, ele resolve se dedicar à psiquiatria, mas acaba insano após o brutal assassinato de sua esposa e filha.
O estilo do desenhista Dave McKean é fundamental para o clima “dark” e delirante da história. Somando isto à presença marcante do Coringa, Asilo Arkham é leitura obrigatória para qualquer fã do Homem-Morcego.

Aparições em outras mídias

O asilo já apareceu nos filmes Batman EternamenteBatman e Robin e Batman Begins. Ele também já apareceu nos desenhos de Batman e da Liga da Justiça, ambos da Warner Bros. Nos filmes Batman Eternamente e Batman e Robin, o asilo é uma torre alta em cima de um penhasco e parece muito ficticio. Recentemente o Asilo Arkham foi o tema príncipal do novo jogo lançado para Xbox 360, Playstation 3 e PC intitulado Batman: Arkham Asylum, onde o jogador guia o super-herói em busca do líder de uma rebelião, justamente o Coringa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário