Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Duela Dent | |
---|---|
Dados da publicação | |
Publicado por | DC Comics |
Primeira aparição | Batman Family #6 (1976) |
Criado por | Bob Rozakis |
Nome completo | Duela Dent Napier Nigma |
Espécie | Humana |
Afiliações | Novos Titãs Novos Titãs do Leste |
Parentesco | Harvey Dent (pai verdadeiro- Pré Crise)
Jokester, contraparte doCoringa na Terra-3 (pai verdadeiro- Pós Crise)
|
Codinomes conhecidos | Filha do Coringa Filha do Charada Filha do Pinguim |
Habilidades | Duela é uma excelente acrobata e lutadora corpo-a-corpo. A Arlequim não possui super-poderes, mas utiliza de um cinto de utilidades com os mais supreendentes apetrechos, todos muito semelhantes ao doCoringa. |
Projecto Banda desenhada · Portal da Banda desenhada | |
Duela Dent, a Arlequim, é o nome de uma super-heroína da editora norte-americana DC Comics.
Histórico
Pré-Crise Nas Infinitas Terras
Duela Dent apareceu pela 1ª vez como filha Coringa em Batman Family. Ela ganhou a atenção de Robin, mais tarde ela reivindicou ser filha de Pinguim, Espantalho, Charada e Mulher-Gato. Ela deduziu a identidade do Robin, e revelou que na verdade era filha do Duas-Caras.
Duela quis se juntou aos Novos Titãs. Mas nem todos foram a favor desta ideia. Em Teen Titans #48 ela muda sua identidade para Arlequim.
Após Teen Titans ser cancelada, ela começou a aparecer nos títulos do Batman. Chamando a si mesma de Card Queen (Rainha das Cartas), ela se infiltrou em uma organização chamada MAZE.
A última aparição de Duela antes da Crise foi em Tales Of The Teen Titans #50, como convidada no casamento de Donna Troy, onde ela aparece como uma senhora de meia-idade. Dick Grayson nota que ela velha demais para ser filha do Duas-Caras, o que ela confirma, mas desaparece antes de prestar mais esclarecimentos.
Pós-Crise Nas Infinitas Terras
Após o evento da Crise Nas Infinitas Terras, as origens dos Titãs foram reformuladas e Duela não foi citada como ex-integrante nem da Turma Titã, nem dos Titãs da Costa Oeste. Ao que indicava a heroína teria sido "apagada" da continuidade da DC Comics. Porém, no encontro dos Titãs com a Liga da Justiça (1999), Duela reaparece como uma ex-aliada da Turma Titã, e totalmente esquizofrênica. Já em The Titans Secret Files #2, Duela é mencionada como ex-membro dos Titãs da Costa Oeste. Nessa edição é revelado que Duela teria um problema de disfunção química em seu cérebro, por isso ela se dizia filha de vários vilões do Universo DC.
Uma Ano Depois
A Filha do Coringa e a Filha do Charada serviram aos Titãs no ano perdido. Duela é membro dos Titãs do Leste, com o escritor Geoff Johnsfalando: "Sim. Nós realmente vamos trabalhar nela. Tony Daniel repaginou a filha do Coringa para os Titãs do Leste." [1]
Em Teen Titans #43, Miss Marte e Cyborg chegam na prisão de Belle Reve para fazer perguntas a sua ex-companheira de equipe Granada, que traiu a equipe. Páreo e Batgirl chegam, e Batgirl (supostamente) assassina Granada com um batarangue. Duela e a Filha do Charada cortam a energia da prisão, fugindo dos ataques de Miss Marte e Cyborg.
As duas capturam e atormentam Ravena, usando tortura psicológica. Duela revela que entrou nos Titãs do Leste simplesmente porque pediram. Ravena diz que Duela sempre foi aliada dos Titãs, e pede que ela se junte ao time. Ela luta ao lado dos Titãs de encontro aos Titãs do Leste. Quando a batalha termina, Duela e Batgirl desaparecem.
Contagem Regressiva
Duela aparece na 1ª edição de Contagem Regressiva. Ela sequestra uma jovem celebridade de um clube noturno, mas é parada por Jason Todd. Ela clama dizendo que é do Universo DC. Depois de escapar, Duela é morta por um Monitor, que fala, "Este mundo não é seu. Sua presença não e tolerada. A pena é a morte."[2] Quando informado que Duela morreu, o Coringa diz que nunca teve uma filha.[3] O monitor de uma nova Terra sugere que o pai de Duela é de uma Terra alternativa. Dan DiDio, o editor-chefe da DC, fala que a morte a morte de Duela teria efeito em toda a série.[4] Os Novos Titãs investigam a morte de Duela, mas sua investigação é acabada por um dos monitores, que desvia sua atenção.[5]
Em Contagem Regressiva Apresenta a Procura por Ray Palmer: Sociedade do Crime é revelado que na Terra 3 a versão heroica do Coringa, o Jokester, é o pai de Duela Dent, e a mãe é Evelyn Dent, Três-Caras (a versão da Terra 3 do Duas-Caras). Duela foi criada por Três-Caras e seu padrasto, o Charada da Terra 3, e juntos os três fizeram a família Charada. Quando o Jokester é incluido na Família Charada, Duela revela ter um relacionamento com Talon, O parceiro adolescente do Homem-Coruja. O Jokester briga com sua filha e Duela sai com Talon momentos antes do Sindicato do Crime invadir o apartamento. Duela passa a vagar por diversas Terras do Multiverso, o que lhe causa a confusão mental que a faz imaginar-se filha de diversos vilões diferentes. Quanto a sua família da Terra-3, O Charada é morto pelo Ultraman e Três-Caras tem seu braço inutilizado pela Supermulher; o Jokester consegue fugir mas é morto por Solomon, o monitor que matou Duela.
Parentesco com Vilões
Duela reivindicou ser a prole dos seguintes vilões
- Coringa[6]
- Mulher-Gato[7]
- Espantalho[8]
- Charada[8]
- Pinguim[8]
- Duas-Caras[8]
- Gnu
- Apocalipse
- Dr.Luz
-
Outras Versões
Crise Infinita
Em Crise Infinita #6, Alexander Luthor cria várias terras. Na Terra-154, Superman e Batman, junto com seus filhos Superman Jr. and Batman Jr., veem por cima duas jovens, as versões femininas de Coringa e Charada, e a filha de Lex Luthor, Ardora.Titãs do Amanhã
Na história "Titãs do Amanhã" (baseada em possível futuro), Duela destrói o Asilo Arkham para tentar se reconciliar com o pai , mas ela a ignota. Com raiva ela mata Batgirl, Alfred Pennyworth, eBette Kane. Ela foi responsável pela morte de vários policiais da GCPD, especificamente Crispus Allen. Chamando-se outra vez de filha do Coringa. Ela é morta porBatman IV, o Robin do futuro. Antes de ser morta, ela fala que gostava mais dele quando era mais novo.Tangent Comics
Uma versão feminina do Coringa apareceu em Tangent Comics história de edição única (Tangent Comics: The Joker) em 1997. Essa Coringa tinha pouca semelhança com a persongem, e foi desenhado com influência em Duela.O Reino do Amanhã
Na minissérie O Reino do Amanhã, de Mark Waid e Alex Ross, aparece uma personagem que, apesar de não ser Duela, também se intitula Filha do Coringa. Seu visual foi isnpirado na desenhista Jill Thompson.Notas e Referências
Arlequina, A Filha do Coringa
Nome: Duela Dent
Nome original: Harlequin
Licenciador: DC Comics
A verdadeira origem de Arlequim ainda é um mistério. Ganhou notoriedade por denominar-se filha do Coringa e por ter o nome de Duela Dent. Ironicamente, Duela foi aliada da Turma Titã, assim como dos Titãs da Costa Oeste. Logo ficou aparente que a jovem era insana, por dizer ser filha de inúmeros vilões.
Nos últimos anos, Duela esteve internada em várias instituições para deficientes mentais. Arlequim ajudou os Titãs novamente durante o conflito com o Império Technis, o qual envolveu a Liga da Justiça e vários Titãs. Aparentemente, o Sistema Automático de Victor buscou todos os membros e aliados dos Titãs, incluindo Arlequim, que estava em uma das Instituições no momento.
Quando o primo de Gar, Matt Logan tentou recrutar membros para a nova turma dos Titãs da Costa Oeste, rapidamente organizou uma festa. Enciumada por não ter sido convidada a se juntar ao time, Arlequim apareceu na festa com um grupo de vilões. Terra e Labareda derrotaram a demente, levando-a para a Casa De Auxílio Para Dementes, na Califórnia. Mas Arlequim parece ter escapado da instituição, pois recentemente, Duela ajudou os Titãs em um confronto com o Dr. Luz.
Após os eventos de “Crise Infinita”, Duela se juntou novamente aos Titãs, permanecendo por pouco tempo no grupo. Devido ao vínculo entre ela e os Titãs, o Exterminador a recrutou como integrante dos Titãs do Leste. Arlequim é uma exímia acrobata e utiliza vários instrumentos como armas. Pode ser perigosa quando suas diversas personalidades entram em conflito, devido a um desequilíbrio químico em seu cérebro.
Fonte: Guia dos Quadrinhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário