Planeta Herois

Planeta Herois
Cartel PH

ESPIÃO PH

Planeta Heróis Show

sábado, 27 de outubro de 2012

Galeria de Vilões: Cavaleiro Fantasma (Fantasma Fidalgo) - Jim Craddock


Cavalheiro Fantasma


Dados da publicação
Publicado porDC Comics
Primeira apariçãoFlash Comics #88 (Outubro de 1947)
Criado porRobert Kanigher (texto)
Joe Kubert (arte)
Características do personagem
Alter egoJames Craddock
EspécieFantasma
Terra natalLondresInglaterra
AfiliaçõesSociedade da Injustiça
Sociedade Secreta de Super-Vilões
Base de operaçõesAntigamente, Londres, Inglaterra
Mais tarde, St. Roch, Louisiana
Mais tarde, Midway City.
Situação presenteFalecido
CausaEnganado pelo demônio Astaroth
Personagem deFlash
Codinomes conhecidosO Fantasma
"Cavaleiro Jim"
Jim Craddock
HabilidadesInvisibilidade
Intangibilidade
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada
Cavalheiro Fantasma é um personagem fictício, um supervilão, publicado pela DC Comics. Ele apareceu pela primeira vez em Flash Comics#88 (Outubro 1947), e foi criado por Robert Kanigher e Joe Kubert. Atualmente, na Panini Comics, o personagem é chamado de Fantasma Fidalgo.[1]

Biografia do personagem

"Cavalheiro Fantasma" Jim Craddock é filho de um senhor inglês que abandonou Jim e sua mãe, forçando-os a serem pobres. Craddock cresceu e se tornou um ladrão notório e que aterrorizou a Inglaterra no século 19. Ele viaja para os Estados Unidos e encontra os pistoleiros Nighthawk e Cinnamon. O cabeça-quente Nighthawk lincha Craddock depois de supor que ele abusou sexualmente de Cinnamon, mas de alguma forma Craddock escapa da morte e ressurgir como um fantasma.
O Cavalheiro Fantasma descobre que deve vagar pela terra até que o espírito de seu assassino vá para o próximo plano de existência. Infelizmente, Nighthawk e Cinnamon viram a ser a reencarnação das realezas do Antigo Egito, Príncipe Khufu e Chay-Ara: suas almas (devido à sua exposição ao metal Nth Thanagar) nunca puderam realmente passar. Ambos acabam sendo ressuscitados a como Gavião-Negro e Mulher-Gavião, e o Cavalheiro Fantasma tornou-se o inimigo número #1 deles durante a década de 1940. Craddock tem, ao longo das décadas, ameaçado outros heróis, incluindo Max Mercúrio e Stargirl, mas o Fantasma vingativo sempre retorna a seu principais adversários, os Hawks, ora como inimigo, ora como amigo.
Cavalheiro Fantasma entrou em conflito com Batman e Superman em diferentes ocasiões. Em JSA Classified, edições de 5-7, Cavalheiro Fantasma é membro da Sociedade da Injustiça. Em Villains United #1, ele junta-se a Sociedade Secreta de Super-Vilões.
Sua origem é explorada e alterada nas páginas da JSA #82-87 (2006). O filho natural de um pai abusivo e uma mãe pobre, o jovem Jim Craddock logo cai na vida do crime, fazendo contatos com o sobrenatural. Depois de uma cigana profetizar que ele será capaz de transcender a morte e voltar à vida lutando e matando seus inimigos em solo inglês, sua carreira de vilão é colocado ao fim quando ele é capturado e condenado à morte. Retornando como um fantasma, ele luta contra a SJA, na esperança de que a profecia se torne realidade.
O Fantasma é visto brevemente na Crise Infinita, durante o ataque da Sociedade Secreta de Supervilões à Metropolis e suas dezenas de superpoderosos e defensores. Depois, o Fantasma torna-se envolvido em uma briga com Alan Scott. Isto acaba mal para Scott, deixando-o em coma.
Quando chega o tempo certo, o Fantasma ganha o poder adicional de convocar os fantasmas vingativos de seus inimigos (a SJA) do passado. Seu plano é frustrado por Stargirl, que, como uma menina virgem, é impermeável aos ataques fantasmagórico, Pantera e, surpreendentemente, um descendente da Casa Real da Inglaterra. Por fim vencido, ele desaparece.
Cavalheiro Fantasma é visto como um dos vilões enviados para recuperar o cartão Saída do Inferno Grátis do Sexteto Secreto.

Poderes e habilidades

Originalmente, o Cavalheiro Fantasma parecia contar com dispositivos para simular uma existência fantasmagórica; as histórias originais de 1940 deixaram a questão da sua natureza aberta à especulação. Mais tarde, porém, ele foi "retconado" em um verdadeiro fantasma e suas capacidades alteradas para seguir o exemplo. Como um fantasma, Craddock tem várias habilidades. Ele pode se tornar intangível e passar facilmente por meio de material sólido. Ele pode se tornar completamente invisível. Na verdade, a aparência de sua cabeça como um chapéu flutuante e um monóculo é para esconder seu rosto decomposto. Ele foi apresentado como sendo capaz de se teletransportar em uma curta distância de algumas salas ou atravessar estados. Cavalheiro Fantasma também podem invocar armas espectrais incluindo uma bengala que atira fogo espectral e pistolas de pederneira. Na forma fantasmagórica de Craddock, as pessoas às vezes sentem um certa sensação de frio. Quando isso não acontece, parece que ele controla esse efeito. Craddock pode aparentemente localizar energia psiônica e viajar através das dimensões como ele fez quando seguiu uma corrente astral de Wizard para Johnny Sorrow. Em certas ocasiões, a maioria das manifestações de suas habilidades como teletransporte e mutação são acompanhadas por um brilho roxo de energia espectral ou uma névoa transparente (cortesia possivelmente de diferentes desenhistas). Na época do seu retorno a vida, ele ganha o poder de convocar e controlar os espíritos dos mortos.
O Cavalheiro Fantasma é aparentemente incapaz de tocar ou ser tocado por virgens. Isto é confirmado por sua incapacidade de fazer mal a Stargirl e Jakeem Trovão. No entanto, ele pode pegar uma arma real e ser capaz de prejudicá-los, como quando ele manipulava o Bastão Cósmico.
Como um ser sobrenatural, Cavalheiro Fantasma não pode ser morto e é muito difícil de sentir dor. Entretanto, aquele com sangue real pode prejudicá-lo fisicamente e, quando inconscientes, a energia lhe provocar dor. Qualquer arma de metal enésimo também pode causar danos ao Cavalheiro Fantasma como fantasmas não podem passar por isso.
No episódio "O Renascer de um Homem Morto" de Batman: Os Bravos e Destemidos, é mostrado que, se ele for atingido por um metal Nth, ele momentaneamente mostra sua verdadeira forma, uma versão deteriorada de si com terno preto e chapéu. Como é mostrado no mesmo episódio, que outros fantasmas podem lhe causar dor, como Homem Morto. É mostrado também que, se ele está sério, ele permanece em sua forma preta. Além disso, apesar do fato de que ele é facilmente derrotado por Batman durante os primeiros episódios, Cavalheiro Fantasma, posteriormente, demonstra ser um hábil combatente corpo-a-corpo/marcial, como mostrado por exemplo, quando ele simultaneamente luta com Batman e Homem Morto. Sua versão heróica da Terra-Três inverte seu esquema de cores, aparecendo como um fantasma com um terno preto e chapéu e fica branco quando atingido.

Outras versões

  • Na edição #2 de 1996 da minissérie da DC ComicsReino do Amanhã de Alex Ross e Mark Waid, Cavalheiro Fantasma aparece como um personagem de fundo em pé perto de Solomon Grundy, durante uma cena em que Superman visita de um bar meta-humano.

    Em outras mídias

    Televisão

    • Cavalheiro Fantasma aparece em Superamigos no episódio intitulado "Fantasma", onde um homem lança um feitiço para trazer o Cavalheiro Fantasma à vida para que ele possa se vingar deSuperman e Mulher-Maravilha para aprisionar seu espírito. Ele usa seus poderes para transformar representantes da ONU em fantasmas e depois transforma Superman e Mulher-Maravilha em fantasmas. A maldição é finalmente quebrada, depois que os Superamigos usaram o bastão místico de Merlin para mandar o Cavalheiro Fantasma de volta para sua sepultura, para nunca mais voltar. Ele é conhecido apenas como "Cavalheiro Jim Craddock" no episódio, não como "Cavalheiro Fantasma".
    • Em Liga da Justiça Sem Limites, Cavalheiro Fantasma é visto como um membro da Sociedade Secreta do Gorila Grodd. Em um aspecto particular, ele é visto tentando superar o Lanterna Verde até que Gavião Negro o pega com uma rede feita de metal enésimo.
    • Cavalheiro Fantasma aparece em vários episódios da série animada Batman: Os Bravos e Destemidos, dublado por McKeidy Lisita. Ele aparece pela primeira vez no "Antes da Abertura" de "Terror na Ilha dos Dinossauros!", onde é derrotado por Batman, Homem-Borracha e Fogo. Ele é o vilão destaque em "O Renascer de um Homem Morto!", no qual ele enterrou Batman vivo. O Fantasma é posteriormente derrotado por Batman, Homem Morto e Arqueiro Verde. Uma versão heróica do Fantasma aparece em "Um Disfarce para Batman!", que é definida em um universo alternativo baseado na Terra-Três da DC Comics. O Cavalheiro Fantasma aparece no episódio da 1ª temporada, "Julgamentos do Demônio!", onde suas origens são reveladas no final doséculo 19 em Londres. Originalmente conhecido como Cavalheiro Jim Craddock, ele fez um pacto com um demônio chamado Astaroth para se tornar imortal em troca de roubar dez almas que ele, necessárias para entrar no reino mortal (provavelmente baseado nos assassinatos de Jack, o Estripador). Craddock rouba a décima alma de Sherlock Holmes e lhe é concedido o que parece ser seu desejo, apesar da advertência de Batman sobre o que vai acontecer. Etrigan e Batman derrotam Craddock e Astaroth. Holmes e as outras nove vítimas têm suas vidas restauradas quando Craddock é condenado à morte, saindo de seu túmulo mais tarde, em sua conhecida forma fantasmagórica. Agora Cavalheiro Fantasma e culpando Batman de seu estado, Craddock vota por esperar ao longo dos séculos para se vingar dele. Craddock aparece novamente em "Death Race to Oblivion!". Ele é sequestrado por Mongul com outros heróis e vilões e obrigado a dirigir em uma corrida de morte. Ele uniu-se com Arraia Negra para tirar o Batmóvel do jogo, mas Batman conseguiu sobreviver e Arraia Negra o traiu, destruindo seu velho carro preto e desqualificando Craddock.

      Filme

Nenhum comentário:

Postar um comentário