Campeões do Crime
Nome original: Crime Champions
Licenciador: DC Comics
Criado por:
Membros (6)
Cronos I (David Clinton)
Doutor Alquimia, O Senhor Elemento (Albert "Al" Desmond)
Félix Fausto (Félix Fausto)
Geada I (Dr. Joar Mahkent)
Mago (William Asmodeus I. Zard)
Violinista (Isaac Bowin)
Primeira aparição: gibi "Justice League of America" 21 (1963).
Cronos, Doutor Alquimia (Senhor Elemento) e Félix Fausto se uniram para assaltar um teatro quando foram ajudados involuntariamente por Violinista, Geada e Mago - três criminosos de um outro mundo, a "Terra-2", um planeta semelhante ao nosso, só que situado em outro plano dimensional.
Os seis então se uniram, denominando-se Campeõs do Crime, em torno de um plano: após cometeem uma série de crimes, se esconderiam uns nas Terras dis outros, onde são deconhecidos. Entretanto, como precaução, os bandidos aprisionaram os dois Flashes (Joel Ciclone e Flash) - os únicos que podiam identificar os vilões em qualquer dos dois mundos - em uma impenetrável bolha de energia na fronteira das Terras.
Campeões do Crime
Liga da Injustiça
(acima, o personagem desenhado por Gil Kane)
Inimigo de Eléktron. Primeira aparição: "The Atom" 3 (1962).
No Brasil, também já foi chamado de "Crono" (na EBAL e na Nova Sampa) e "Chronos" (na EBAL).
Doutor Alquimia, O Senhor Elemento
Nome: Albert "Al" Desmond
Nome original: Doctor Alchemy/Mr. Element
Grupos
Campeões do Crime
(não confundir com o outro Doutor Alquimia, Alvin Desmond)
Primeira aparição: gibi "Showcase" 13 (1958).
Inimigo do Flash (Barry Allen), Albert Desmond sofria de personalidade múltipla. Quando sua face criminosa surgiu, ele passou a agir como o Senhor Elemento. Após ser preso por Allen, Desmond de alguma maneira achou a pedra filosofal, capaz de transformar um elemento em outro. Assim, após escapar da cadeia, o criminoso passou a usar a alcunha de "Doutor Alquimia".
Eventualmente, a personalidade boa de Al veio à tona, e ele renunciou à sua antiga vida criminosa, tornando-se um grande amigo de Allen.
Porém, tempos depois, ele acabou se tornando novamente o Doutor Alquimia.
No Brasil, também foi chamado de "Alquimista" (na EBAL e na Nova Sampa).
Félix Fausto
Nome: Félix Fausto
Nome original: Felix Faust
Grupos
Liga da Injustiça
Campeões do Crime
Sociedade Secreta dos Supervilões
No Brasil, também foi chamado de "Felix, o Mago" (na EBAL e na Nova Sampa).
Um dos mais poderosos inimigos da "Liga da Justiça". Estudou línguas mortas em Viena, arqueologia em Londres, história em Sourbonne; visitou as ruínas de Ur e Lagash na Caldéia, famosa por seus magos... Conseguiu também uma cópia do lendário Necronomicon, livro de magia negra escrito por Abdul Al Hazred, um árabe. Com todas as pesquisas, Fausto conseguiu conjurar os demônios Abnegazar, Rath e Gast da Dimensão Prisão dos Demônios. O feiticeiro precisava dos artefatos Jarra, Sino e Roda para libertar os perversos seres. Estes advertiram-no de que precisava de superpoderes para poder passar pelos guardiões dos respectivos artefatos. Daí lhe ocorreu a idéia de lograr a Liga da Justiça para conseguir atingir suas metas. A equipe caiu em sua conversa, derrotou os guardiões dos artefatos e os trouxe. Fausto libertou os demônios, mas a Liga conseguiu novamente aprisiona-los.
Além disso, o velhaco já deu dor de cabeça a Liga outras vezes. Ele já se associou aos Campeões do Crime. Uma vez, ele criou magicamente dois clones de si enquanto dormia na cadeia. Outra vez, ele ressuscitou Trimegistrus a fim de que este lhe ensinasse o segredo da imortalidade. O que houve foi que Trimegistrus ficou com ódio por ter sido ressuscitado e tornou mais tênue a linha que divide os vivos dos mortos. O resultado é que os membros da Liga começaram a rever fantasmas de pesoas mortas ligadas as suas vidas.
O bandido teve um filho, Fausto. Felix Fausto vendeu a alma do filho ao demônio para conseguir seus poderes. O fato é que o filho ficou sem alma, mas também com poderes mágicos. Este Fausto certa vez integrou uma formação dos Renegados. Recentemente ele fez parte dos Sentinelas da Magia. Ele não pode ter sentimentos.
Fausto possui vastos poderes mágicos. Quando ele tinha conseguido os artefatos Jarra, Sino e Roda, Abnegazar, Rath e Gast aumentaram ainda mais estes poderes, mas era um aumento temporário, uma vez que os demonios foram novamente aprisionados.
O personagem participou do desenho animado "Batman: The Brave and the Bold" (episódio "Evil under the sea", 2008).
Geada I
Nome: Dr. Joar Mahkent
Grupos
Sociedade da Injustiça
Campeões do Crime
(acima, o personagem em 1947)
Personagem das HQs do "Lanterna Verde" original (Alan Scott, dos anos 40). Trata-se de um cientista europeu que descobriu uma maneira de transformar seu corpo em gelo.
No Brasil, também foi chamado de "Dardo de Gelo" e "Pingente" (na EBAL e na Nova Sampa).
Mago
Nome: William Asmodeus I. Zard
Grupos
Sociedade da Injustiça
Campeões do Crime
Primeira aparição: gibi "All Star Comics" 34 (data de abril/maio de 1947 na capa).
O Mago é um dos inimigos da Sociedade da Justiça. Sua carreira começou quando ele era um assassino da máfia americana. Frustrado por ser preso, ele decidiu mudar de estratégia: viajando ao Tibete, ele aprendeu com um lama local os segredos da magia. Retornado aos Estados Unidos, ele começou uma carreira de mágico criminoso. Paralelamente, ele criou uma organização de criminosos, a Sociedade da Injustiça.
Mas os novos planos do Mago também foram detidos. Nos anos 50, assumindo o "aliás" de "Frederick P. Garth", começou a perder a confiança em si mesmo e, em conseqüência, perdeu todos os seus poderes, passando a viver como um vagabundo em Metropolis. Tempos depois, recuperou sua auto-estima e procurou vingança contra a Canário Negro original por esta ter desbaratado sua segunda Sociedade da Injustiça. O criminoso se vingou na filha de Canário, a pequena Dinah Drake, que recebeu um grito sônico capaz de acabar com tudo à sua volta. (Dinah, claro, se recuperou anos mais tarde e se transformou na Canário Negro atual, substituindo a mãe)
Cinéfilos de carteirinha devem se lembrar do Mago: ele é o vilão do seriado da Columbia "Batman and Robin" (“A volta do Homem-Morcego”, no Brasil), de 1949. Na fita, ele foi interpretado por Leonard Penn.
Uma curiosidade: o Mago também já foi chamado no Brasil de "O Bruxo" (na EBAL e na Nova Sampa).
Violinista
Nome: Isaac Bowin
Nome original: The Fiddler
Grupos
Campeões do Crime
Tropa dos Lanternas Negros
Inimigo de Joel Ciclone e da Sociedade da Justiça. Primeira aparição: gibi "All Flash Comics" 32 (data de jan. 1948 na capa, mas a revista chegou às bancas americanas no final do ano anterior).
Fonte: Guia dos Quadrinhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário