Flash II (Barry Allen)
Nome: Bartholomew Henry "Barry" Allen
Nome original: Flash II
Licenciador: DC Comics
Criado por:
Grupos
Barry Allen é um super-herói da DC Comics, o segundo a usar o nome Flash. Sua estréia aconteceu na revista Showcase 16, marcando o início da Era de Prata dos Quadrinhos, quando alguns personagens da DC foram re-inventados a partir do zero, como se nada tivesse existido antes.
Barry Allen era funcionário da polícia científica, quando sofreu um acidente químico, sendo banhado por produtos químicos após seu laboratório ser atingido por um raio. Esse acidente fez que ele, assim como Flash/Jay Garrick, fosse capaz de acessar e canalizar o poder vindo do "Campo de Velocidade", sendo, a partir desse momento, capaz de correr em velocidades altíssimas. Barry então decidiu se tornar um super-herói. Deu-se o nome de "Flash", vestiu uma máscara e um uniforme colante vermelho e passou a patrulhar Central City.
Liga da Justiça
Mais tarde, se uniu a outros heróis para formar a primeira Liga da Justiça: Ajax, o Marciano (atualmente conhecido apenas como "Caçador de Marte"); Superman; Batman; Mulher-Maravilha; O Lanterna Verde da Era de Prata, Hal Jordan; e Aquaman.
Kid Flash
Wally West era apenas o sobrinho de Barry Allen, até sofrer um acidente com os mesmo produtos químicos que haviam transformado seu tio num herói, no momento que este explicava como havia ganho seus poderes. Wally, então, inspirado pelo seu tio, decidiu se tornar o Kid Flash.
Flash de dois mundos
Barry também viria a se encontrar o Flash da Era de Ouro, chamado Jay Garrick, que foi descoberto como vivendo em outra dimensão muito semelhante a nossa, a Terra 2, o que levaria à criação de diversos universos paralelos na DC Comics, cada um com seus próprios super-heróis.
Crise
Toda essa confusão, levaria à Crise nas Infinitas Terras, um dos maiores épicos da história dos quadrinhos. Barry Allen se sacrifica nesta saga, a fim de impedir que o canhão de antimatéria do Anti-Monitor destruísse as 5 Terras paralelas restantes. Após a Crise, o Universo DC foi novamente "resetado", como um universo coeso. Muitos personagens ganharam novas origens, mas as memórias sobre Barry continuaram "existindo", e seu manto foi passado para Wally West, que, desse instante em diante, se tornaria o novo Flash, seguindo o legado de seu falecido tio.
Ajustes na história Pós-Crise
* Nos tempos Pós-Crise, Superman, Batman e Mulher-Maravilha não estavam presentes na fundação da Liga da Justiça, mas sim a segunda Canário Negro, Dinah Lance, filha da Canário Negro original.
* No Pós-Crise, ficou estabelecido que Jay Garrick e Barry Allen eram nativos da mesma dimensão. O Penumbra, O Pensador e O Violinista haviam transportado Keystone City para outra dimensão, posto toda população em animação suspensa (incluindo Jay Garrick), de modo que passaram anos vivendo e se esbaldando com as riquezas da cidade. Barry Allen, ao exibir seus poderes para uma escola, acidentalmente penetrou nessa dimensão, onde libertou Jay e ajudou-o a devolver Keystone a nossa dimensão e também a prender os bandidos.
Poderes e habilidades
* The Flash possui super velocidade: isto dá, não só a habilidade de mover-se depressa, mas também de enxergar o mundo como estivesse em camera lenta, podendo enxergar a trajetória de balas e objetos muito rápidos e pegá-los com as mãos. Ele consegue atingir a velocidade da luz. Tal velocidade permite correr sobre a superfície das águas e pelas paredes.
* Uma aura protege o corpo do Flash quando em supervelocidade: assim, ele não se fere com o atrito do ar. Isto protege também objetos e até pessoas em contato com o corpo do Flash.
* O Flash consegue criar ventos fortes por girar em círculos ou agitando membros do corpo, como os braços.
* Flash consegue vibrar através de objetos sólidos. Os átomos do seu corpo deslizam suavemente entre os espaços das moléculas que compõe a matéria.
* Uma explicação parecida permite que o Flash atinja outras dimensões. As Terras Paralelas, ao menos, eram separadas por defasagem vibracional; Flash só tinha que vibrar mais rápido que essas vibrações e voilá!, atingia outra dimensão.
* Barry Allen também era um talentoso cientista e inventor, tendo descoberto a existência dos táquions, partículas subatômicas mais velozes que a luz, e criado a esteira cósmica, que permite viagem no tempo e dimensões para qualquer pessoa dotada de supervelocidade que corra encima dela. Ele também trabalhava fazendo perícias para a polícia de Central City.
Fonte Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário